Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Adivinhe se for capaz: o que é? O que é?

 

24/05/2013

Autor e Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizotto, Eliana Aparecida Carleto; Laís de Castro Agranito, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva, Nádia Carvalho S. Fraga; Priscila Gervásio Teixeira, Rones Aureliano de Sousa, Vaneide Corrêa Dornellas.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Desenvolver o raciocínio lógico;

·         Conhecer o conceito de enigmas/charadas;

·         Localizar palavras no dicionário;

·         Elaborar suas próprias charadas;

·         Formular hipóteses sobre o tema da aula;

·         Desenvolver a leitura e a escrita por meio de adivinhas;

·         Desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências.

Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 03 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que os alunos tenham habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que sejam capazes de exporem oralmente suas ideias e de se relacionarem com os colegas. É necessário que os alunos compreendam que as adivinhas são criadas pelas pessoas e fazem parte da cultura popular e do folclore brasileiro.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse: http://pacto.mec.gov.br - Acesso em 08/05/2013.

Professor, os alunos demonstram muita curiosidade nesta faixa etária, por isso é fundamental utilizarmos estratégias que aproveitem esta característica por meio de atividades motivadoras. Assim, propomos com esta aula além de motivar o interesse dos alunos, possibilitar a abordagem de alguns de seus direitos de aprendizagem, tais como:

  • Participar de interações orais em sala de aula;
  • Apreender assuntos/temas tratados em textos de diferentes gêneros;
  • Relacionar fala e escrita;
  • Dentre outros.

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios: ano 1: unidade 1, Brasília: MEC, SEB, 2012.

A aula será desenvolvida a partir dos conhecimentos prévios da turma, ela irá ampliar as informações dos alunos acerca da cultura popular e do folclore brasileiro além de desenvolver habilidades de leitura e de escrita.

1ª Atividade:  duração de aproximadamente 60 minutos.

Tradicionais enigmas/charadas

Na época de alguns filósofos gregos, há muitos anos atrás, para verificar se a pessoa tinha o raciocínio válido e se era inteligente, ela tinha que decifrar enigmas. Atualmente, chamamos esses enigmas de charadas ou adivinhas. Com o passar do tempo, essa prática perdeu o sentido filosófico. Hoje, tais enigmas são encontrados na voz anônima do povo e, particularmente na boca das crianças. Pergunte quem tem adivinhas guardadas na memória e verá que sempre temos alguma lá no “fundo do baú”.

RODA DE CONVERSA

Professor, utilize o espaço da “rodinha” para motivar os alunos, organize-os em um círculo, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espaço será suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Inicie a aula de modo bem divertido e com a participação efetiva de seus alunos. Pergunte quem deles conhece alguma charada, se alguém conhecer alguma, permita que ele proponha o desafio para a turma. Se eles ficarem com vergonha ou não se lembrarem de nenhuma, inicie você mesmo com uma charada que esteja no nível de entendimento deles.

Exemplos de algumas charadas mais conhecidas:

- O que é que é? Surdo e mudo, mas conta tudo?

Resposta: o livro.

- O que é o que é? Que sempre se quebra quando se fala?

Resposta: o segredo.

- Ele é magro pra chuchu, tem dentes, mas nunca come e mesmo sem ter dinheiro, dá comida a quem tem fome?

Resposta: o garfo.

- O que é que passa a vida na janela e mesmo dentro de casa, está fora dela?

Resposta: o botão.

- O que é feito para andar e não anda?

Resposta: a rua.

- O que é o que e? Dá muitas voltas e não sai do lugar?

Resposta: o relógio.

- Qual é a piada do fotógrafo? 

Resposta: ninguém sabe, pois ela ainda não foi revelada. 

- O que é o que é? Sobe quando a chuva desce? 

Resposta: o guarda-chuva.

- Você sabe em que dia a plantinha não pode entrar no hospital?

 Resposta: em dia de plantão.

- Qual a única pedra que fica em cima da água? 

Resposta: a pedra de gelo.

- O que a esfera disse para o cubo?

Resposta: deixa de ser quadrado. (Podem-se trabalhar as outras formas geométricas.).

Charadas disponíveis em: http://www.qdivertido.com.br/charadas.php - Acesso em 11/05/2013.

Professor, depois da atividade oral, faça o registro no caderno de Língua Portuguesa das descobertas, para isso, utilize o dicionário, mas observe se todos os alunos se lembram das regras para consultar o dicionário, caso seja necessário lembre-os.

Momento 01: Utilizando o dicionário

Dicionário

 

Imagem disponível em: http://seriesfreaks.blogspot.com.br/p/mini-dicionario-de-series.html - Acesso em 11/05/2013.

Localize no dicionário o significado das seguintes palavras:

a)      Enigmas

b)      Charadas

Momento 02: Trabalhando a leitura e o desenho

Aluna UCA - Atividades

Solicite que cada aluno escolha uma charada e faça a leitura oral para toda turma. Ao invés dos alunos responderem oralmente, responderão por meio de um desenho em seus cadernos. Depois, solicite que socializem suas respostas. Cada um deve mostrar aos colegas o que desenhou e o que significa seu desenho.

Momento 03: Eu também sei inventar adivinhas

Aluno UCA - Atividades de Casa

Solicite uma atividade para ser realizada em casa e com o auxílio dos pais. Fundamentando nos exemplos de adivinhas já trabalhados em sala de aula, o aluno deverá criar sua própria adivinha e ilustrá-la. O trabalho deverá ser realizado em uma folha de papel A4 (modelo abaixo), pois, será utilizada na 3ª atividade desta aula. Essa dinâmica de trabalho pedagógico proporciona maior envolvimento dos pais na vida escolar de seus filhos.

Quadro charadas

Fonte: Acervo do autor.

2ª Atividade:  duração de aproximadamente 60 minutos.

Outros tipos de enigmas/charadas

Professor, tradicionalmente, o estilo mais comum e conhecido de enigmas é por meio da tradicional pergunta: o que é o que é? No entanto, esta não é a única maneira de propor desafios divertidos e educativos às crianças. Veja alguns modelos no sítio: http://educarparaavida-educadoras.blogspot.com.br/2011/09/enigmas-de-palavras-e-reescrita-de.html - acesso em 09/05/2013. Aproveite e proponha algumas atividades aos alunos.

Momento 01: Brincar de colorir

Solicite que os alunos coloram os desenhos abaixo antes de iniciarem os desafios.

Momento 02: Siga a orientação da figura e complete os pontilhados.

Nomes secretos

Imagem disponível em: http://educarparaavida-educadoras.blogspot.com.br/2011/09/enigmas-de-palavras-e-reescrita-de.html - Acesso em 11/05/2013.

Momento 03: Após escrever seu nome e a data, troque os desenhos por palavras e descubra quais são as frases escondidas abaixo:

Frases

Imagem disponível em: http://educarparaavida-educadoras.blogspot.com.br/2011/09/enigmas-de-palavras-e-reescrita-de.html - Acesso em 11/05/2013.

Momento 04: Vamos testar nossa atenção e concentração. Procure as palavras no quadro abaixo. Depois de encontrá-las, diga qual a letra mais repetida nessas palavras.

Caça-Legal

Imagem disponível em: http://algotaodoceeducacao.blogspot.com.br/2011/01/enigmas-cruzadinhas-e-caca-palavras.html - Acesso em 11/05/2013.

Atividade 04: Agora, vamos testar nossa criatividade, completando as frases com as palavras da atividade acima.

a)      Lá na minha casa tem um ______________ muito grande de _____________ e ele é muito bom para praticar uma _______________ com meus colegas. Mas temos que ter cuidado porque tem também umas barras de __________ que podem nos machucar. Mas ninguém é ______________ de correr lá perto e se machucarmos, podemos levar uma _________________ de nossos pais. Antes de brincar a gente ______________ o ________________ para ficar tudo limpinho. Só vamos parar de brincar se o homem que tem uma ______________ no dedo chegar para instalar a nossa caixa de ____________ que estamos aguardando há muito tempo.

3ª Atividade: duração aproximadamente 60 minutos.

Somos autores de nosso livro de adivinhas

Professor, lembre seus alunos que na 1ª Atividade, momento 03: “Eu também sei inventar adivinhas”, foi proposto que eles criassem uma charada/adivinha com o auxílio dos pais. Solicite que façam a reunião de todas elas em um livro. Para tal, oriente-os na realização de cada etapa do momento abaixo:

Momento 01: Crie um livro de enigmas/charadas educativos e/ou divertidos e que coloquem a mente do leitor para exercitar. Veja as etapas que devem ser propostas para os alunos:

a)      Crie um nome para o livro e o coloque na capa (o nome pode ser escolhido por meio de uma votação ou ter o nome do título dessa aula: Adivinhe se for capaz: o que é? O que é?).

b)      Faça uma contracapa e escreva nela o nome completo dos autores (alunos da turma) em ordem alfabética.

c)      Faça duas dedicatórias no livro: ao professor e aos pais. 

d)     Cada enigma/adivinha deve ocupar a folha inteira para que possa conter a ilustração feita pelo autor.

e)      Numere todas as páginas.

f)       Se possível, faça uma festa de lançamento do livro e convide os pais dos autores.

Professor, planeje o evento de lançamento do livro juntamente com os alunos. Distribua tarefas.

Se optar por este evento aproveite para trabalhar o convite. Este é um gênero textual que tem suas especificidades, por isso explore alguns modelos. Chame a atenção dos alunos para as informações que devem conter em um convite: nome do evento, data, horário, local, quem está convidando. Os alunos poderão fazer os convites utilizando desenhos, colagens ou outros recursos que acharem melhor.

Veja um exemplo de convite:

Convite lançamento de livro

Fonte da imagem: http://catracalivre.com.br/sp/tag/troca-de-livros/ - Acesso em 10/05/2013.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e principalmente por meio da verificação das atividades propostas nos momento desta aula. Portanto, observe se eles: compreenderam o conceito de enigmas/charadas; conseguiram localizar as palavras no dicionário e formular hipóteses; interagiram com o grupo. Lembre-se de registrar as questões que achar pertinentes, pois estas informações serão importantes para o seu planejamento.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.