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As paisagens brasileiras: conhecer, analisar e representar

 

24/05/2013

Autor e Coautor(es)
INIA FRANCO DE NOVAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Angela Cristina dos Santos, Antomar Araújo Ferreira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Transformando a natureza: diferentes paisagens
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula o aluno poderá:

  • Conhecer as paisagens do território brasileiro;
  • Observar, coletar e organizar informações referentes às paisagens do território brasileiro;
  • Exercitar o processo de observação, análise e produção dos elementos presentes nas paisagens;
  • Ter uma leitura crítica da diversidade de paisagens que compõem o território brasileiro.
Duração das atividades
03 horas aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Domínio dos conceitos de elementos naturais, elementos humanizados e de paisagem.

Estratégias e recursos da aula

 ATIVIDADE

 

Professor(a) para que o processo de aprendizagem torne-se significativo e cumpra os objetivos propostos pelo Pacto de Alfabetização na Idade Certa as diferentes áreas do conhecimento devem fazer-se presente, conforme um dos objetivos do projeto que é o da valorização dos “conhecimentos oriundos das diferentes áreas que podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade”.

Seguindo tal perspectiva a Geografia faz-se presente neste processo, já que o contexto que envolve o processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental não pode ser analisado de maneira neutra, apolítica, é de extrema importância compreender o papel e a contribuição das disciplinas que compõem o currículo nesse nível de ensino. O caráter complexo da Geografia Escolar deve desencadear novos olhares na prática docente, as diversas transformações de ordem cultural, política e econômica pelas quais a sociedade passa requer o desenvolvimento de uma leitura acurada do mundo.

Nunca é demasiado repetir que uma alfabetização com qualidade é essencial para que o aluno se insira na sociedade, o sucesso ou o fracasso dessa inserção depende, em grande parte, do processo de alfabetização. A Geografia Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem uma contribuição a oferecer: a de alfabetizar geograficamente, desenvolvendo nos alunos a capacidade de observar, ler, compreender o meio, uma vez que o educando deve conquistar a cidadania plena e atuar na sociedade.

Sugere, abaixo, procedimentos para o desenvolvimento da aula com alunos do Ensino Fundamental I.

 

PRIMEIRO MOMENTO

Professor provoque nos alunos o interesse por estudar e conhecer o país em que vivem. Para tanto, em uma aula anterior solicite que cada aluno traga de casa a imagem de uma paisagem que pode ser de revistas, da internet ou uma fotografia de um lugar visitado por ele ou por algum parente. A exigência é que seja de algum lugar do Brasil, peça para que anotem, no caderno, de que lugar é a imagem selecionada.

 

CRIANÇA PESQUISANDO

Imagem: Ilustração criança pesquisando

Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/-Wk10xRMAHKw/Te1gbOXmL9I/AAAAAAAABPU/gQksIMfXejk/s1600/menina_lendo.jpg

Acesso em: maio de 2013

 

SEGUNDO MOMENTO

Em sala de aula, retome as imagens trazidas pelos alunos. Solicite que  registrem, no caderno, as seguintes questões:

  1. Que lugar é apresentado na imagem?    
  2. Por qual motivo escolheu esta imagem?
  3. A paisagem da imagem selecionada é parecida com o lugar em que você mora? Justifique.
  4. Conhece o lugar apresentado na imagem? Caso positivo, como é este lugar? Caso negativo, por que motivo gostaria de conhecer?
  5. Faça uma lista com os elementos naturais e os elementos humanizados presentes na paisagem da imagem selecionada.
ELEMENTOS NATURAIS ELEMENTOS HUMANIZADOS
 

 

 

 

 

 

Após a realização da atividade, possibilite aos alunos que falem e descrevam as imagens selecionadas, proporcionando-lhes um momento para a troca de informações. Desse modo, juntos, os alunos poderão encontrar semelhanças e diferenças nas escolhas, o que possibilita que ampliem a visão de mundo e do capital cultural.

 

TERCEIRO MOMENTO

A paisagem de um lugar pode ser representada de diversas maneiras, por meio de fotografia, de pintura ou de desenho. Sendo assim, vamos representar a paisagem da imagem selecionada por meio de desenho. A proposta é produzir um cartão postal á partir da releitura, por meio do desenho, da imagem selecionada.

O cartão postal é um pequeno retângulo de papel mais resistente, que tem em um dos lados uma imagem que pode ser de uma paisagem, pessoa, obra de arte entre outras ilustrações e, do outro lado, o espaço destinado para o selo, para escrever alguma mensagem e o endereço do destinatário, pessoa que receberá o cartão postal que é entregue pelos Correios.

 

CARTAO POSTAL

Imagem: Ilustração cartão postal

Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/-aLz9V06Mpbg/T5ykqkT0H7I/AAAAAAAAEXU/I2Uj-GffrXo/s1600/casapraia_postal.jpg

Acesso em: maio de 2013

Para a produção do cartão postal os alunos precisarão de um pedaço de papel mais firme que pode ser cartolina no tamanho padrão de um cartão postal que é de aproximadamente 15 cm X 10 cm, lápis de escrever, lápis de cor e borracha.

Depois, represente a imagem da paisagem selecionada por meio de desenho no papel em forma de cartão postal.

No dia combinado, organize uma exposição com os cartões postais produzidos pelos alunos.

Recursos Complementares

Sugestão de leitura e pesquisa para o professor(a):

 

Entendendo o Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa.

Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto

Acesso em: maio de 2013

 

História dos cartões postais

Disponível em: http://www2.assis.unesp.br/cedap/arquivos_pessoais_memoria_coletiva/contexto_historico.html

Acesso em: maio de 2013

 

História dos cartões postais

Disponível em: http://www.girafamania.com.br/introducao/cartofilia1.html

Acesso em: maio de 2013

 

Site Correios

Disponível em: http://www.correios.com.br/

Acesso em: maio de 2013

Avaliação

Além da participação nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios:

  1. A participação na realização das atividades sugeridas;
  2. O interesse em desenvolver as atividades de maneira colaborativa;
  3. A realização das atividades solicitadas, que podem ser objeto de avaliação formal;
  4. A habilidade  de reconhecer, a partir da imagem características das diferentes paisagens;
  5. A produção de desenhos que é uma das etapas para a aquisição da alfabetização cartográfica.
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