24/05/2013
Dalânea Cristina Flôr, Giandréa Reuss Strenzel, Graziela Beretta Lopez
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os lugares e suas paisagens |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
· Desenvolver sua criatividade.
· Interagir com os diferentes sujeitos da instituição.
· Explorar e reconhecer os diferentes espaços da instituição.
· Estreitar o vínculo entre diferentes grupos.
· Refletir sobre o espaço da instituição e as suas possibilidades de melhorias.
· Perceber o espaço da sala de referência como múltiplo em possibilidades.
· Organizar uma exposição fotográfica para as famílias.
Está aula é indicada para crianças de 4 a 5 anos, sendo que, não há necessidade de conhecimentos prévios.
1º Momento: Acolhimento das crianças.
Materiais Necessários: Tapetes, almofadas, brinquedos e materiais recicláveis para a organização dos espaços para brincadeira.
No primeiro dia de retorno às atividades com as crianças, a professora deverá organizar o espaço com intencionalidade, pensando nas diferentes possibilidades de brincadeiras que as crianças podem experimentar neste dia. Uma sugestão de organização de espaço é divisão de espaços, por exemplo: um canto organizado para a brincadeira de casinha (utensílios domésticos e recicláveis que enriqueçam a brincadeira), um canto aconchegante com uma caixa de livros para o manuseio do grupo, uma mesa com jogos diversos, um canto com uma pista com carrinhos. Deste modo, o momento de recepção será permeado pela exploração desses espaços organizados pelas professoras para que as crianças percebam as suas possibilidades.
Em seguida a professora convidará o grupo para uma conversa em um espaço aconchegante com tapetes e almofadas e pedirá para que as crianças se apresentem dizendo seu nome. Após todas as crianças se apresentarem, a professora conduzirá a conversa explicando que este espaço que brincaram anteriormente é a sala de referência do grupo, e que neste espaço eles serão acolhidos todos os dias, por isso ele foi organizado com atenção, pensando em diferentes propostas para o dia.
É importante questionar sobre o que as crianças gostariam de ter na sala, do que gostam de brincar, para que a professora possa planejar futuras alterações no espaço.
2º Momento: Conhecendo a sala ao lado.
Materiais Necessários: Tapetes e almofadas.
Para o segundo dia de atividades com as crianças a professora poderá planejar um momento conjunto com o grupo ao lado, com o objetivo de promover a interação entre os meninos e meninas. Para tal atividade é fundamental que haja combinação prévia entre as duas professoras. Antes de seguirem para sala ao lado a professora deverá fazer uma conversa com as crianças para explicar a atividade e fazer combinações. Ao chegarem na sala visitada poderão conhecer novos amigos, explorar o espaço e os brinquedos ali dispostos, assim como, conversar com seus pares identificando parcerias e ampliando o repertório de brincadeiras uns dos outros. Após este momento de encontro e exploração do espaço, os dois grupos serão convidados a realizar um passeio pela instituição com o intuito de identificar as mudanças que ocorreram neste espaço e apresentar o espaço aos novos
3º Momento: Reconhecendo os espaços da instituição.
Materiais Necessários: Máquina fotográfica.
Neste momento a professora necessitará de uma máquina fotográfica simples, para que as crianças possam manusear. A professora irá guiando as crianças pelos diferentes espaços da instituição, explicando onde ficam os banheiros, cozinha, parques, refeitório, biblioteca, sala de vídeo, sono, entre outros. Durante o trajeto a professora irá fotografar alguns espaços e em alguns momento pode contar com o auxílio das crianças para escolher o que fotografar e até mesmo permitir que elas tirem as fotografias.
Espaços físicos do NDI - UFSC
www.noticias.ufsc.br, acessado em 10/05
4º Momento: Gincana de reconhecimento dos espaços.
Materiais Necessários: Fotografias tiradas no dia anterior e caixas ou envelopes para guardar as fotografias.
Para este dia a professora irá precisar das fotografias do dia anterior impressas. Ela deverá organizar as imagens dentro de várias caixas espalhadas pelos espaços visitados pelas crianças. Na roda, a conversa iniciará com a pergunta da professora referente o passeio do dia anterior, relembrando a atividade do dia anterior. Depois de ouvir o que as crianças lembram e o que chamou mais atenção a professora guiará a conversa perguntando o que mudou, o que continua igual e o que deveria mudar. Após as crianças se expressarem, a professora irá mostrar a caixa e explicará para o grupo a brincadeira que vão realizar. A brincadeira sugerida é semelhante a uma caça ao tesouro, a diferença é que não haverá mapa, o que guiará as crianças são as fotografias, elas as levarão de um espaço a outro, culminando em um espaço da sala de artes, em que as crianças realizarão a próxima atividade.
5º Momento: Confecção do painel para a exposição fotográfica.
Materiais Necessários: Diferentes papéis (cartolina, papel cartão ou papel duplex), canetas de diferentes cores, cola, tesoura, colas coloridas e 3 metros de papel pardo para dar suporte (fundo) para exposição das fotografias.
Na sala de artes ou em um espaço amplo, previamente organizado com diferentes papéis, canetas hidrocores, lápis de cor, colas coloridas, entre outros, as crianças orientadas pela professora irão confeccionar um painel para fixar as fotografias dos diferentes espaços da instituição, com o intuito de compartilhar com as famílias as experiências vividas.
Artigo: O espaço da creche: que lugar é este?
Kátia Adiar Agostinho
Disponível em: http://www.anped.org.br/reunioes/27/gt07/t073.pdf
A avaliação do professor deve e pautar no envolvimento das crianças na proposta e na interação com os diferentes sujeitos envolvidos, o registro tem função central nesse momento, possibilitando ao professor refletir e reestruturar seu plano de aula para as proximas intervenções com o grupo.
Três estrelas 2 classificações
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08/06/2013
Cinco estrelasParabéns. Gostei da aula. Bem interativa. Penso que cada grupo de crianças tem suas especificidades, por isso somente o professor do grupo pode avaliar o que é mais interessante e desafiador para suas crianças.
28/05/2013
Uma estrelaMe desculpe a opinião, mas achei a aula fraca. Faltou potencializar e acreditar na capacidade das crianças. Achei que ficou infantilizada demais. Penso que as crianças podem muito mais e pedem muito mais do que foi proposto pela professora. Como professores devemos desafiar mais as crianças para que elas possam aprender cada vez mais e não ficar no senso comum dessa aula que foi fraca tendo em vista a faixa etária das crianças (4 e 5 anos). Att, Daivd Albuquerque