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Crianças naturalmente artistas - LETRA VIVA - PGM. 10: CRIANÇAS: PROTAGONISTAS DA PRODUÇÃO CULTURAL

 

24/05/2013

Autor y Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto; Luciana Soares Muniz; Mariane Éllen da Silva; Nádia Carvalho S. Fraga; Priscila Gervásio Teixeira; Laís de Castro Agranito; Vaneide Corrêa Dornellas.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Inicial Artes Teatro: Teatro como apreciação
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Descobrir que a arte auxilia no processo de alfabetização;

·         Compreender que são naturalmente artistas;

·         Reconhecer que as produções culturais trazem benefícios não só para o aprendizado na escola, mas também para a saúde corporal e mental;

·         Formular hipóteses sobre o tema da aula;

·         Desenvolver a habilidade de ler e interpretar imagens reconhecendo características de diferentes épocas;

·         Localizar palavras no dicionário;

·         Desenvolver a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o tema;

·         Aprender algumas técnicas musicais;

·         Construir instrumentos musicais com materiais reutilizáveis;

·         Desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupo;

·         Respeitar diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto.

Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 03 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de expor oralmente suas ideias e de se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse: http://pacto.mec.gov.br - Acesso em 08/05/2013.

Professor, esta aula tem como parâmetro o programa da TV Escola: LETRA VIVA - PGM. 10: CRIANÇAS: PROTAGONISTAS DA PRODUÇÃO CULTURAL, que tem como foco a importância da inserção da criança enquanto agente da cultura.

A aula será desenvolvida a partir dos conhecimentos prévios da turma, ela irá ampliar as informações dos alunos acerca das manifestações culturais. Inicie a atividade dialogando com os alunos sobre o que eles sabem a respeito de artes plásticas, música e teatro. Caso eles possuam alguma história sobre estes tópicos, deixe-os contar para criar um clima introdutório amistoso na aula. Dependendo da faixa etária de seus alunos, provavelmente não conhecerão muita coisa, mas isso não é determinante para o desenvolvimento da aula. É também oportunidade para que os alunos façam leitura de imagens, fundamental para a arte como um todo.

1ª Atividade: Mostrando o potencial artístico das crianças. Duração de aproximadamente 60 minutos.

Professor, para esta atividade, os alunos devem ter acesso a muitos livros. Por isso, inicie esta aula na biblioteca da escola, na sala de leitura ou se optar pela sala de aula, leve muitos livros e os deixe com fácil acesso aos alunos.

RODA DE CONVERSA

Professor, utilize o espaço da “rodinha” para motivar os alunos, organize-os em um círculo, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espaço será suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Neste momento, apresente a eles nos 15 primeiros minutos da atividade, o vídeo abaixo, que trata do auxílio das manifestações artísticas e culturais ao processo de aprendizagem escolar, no que diz respeito à leitura e à escrita.

Crianças protagonistas

Vídeo completo disponível em: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4280> – Acesso em 08/05/2012.

Momento 01

Solicite que os alunos procurem e escolham um livro que considerem muito bom pelo título ou pela capa. Peça para que eles expliquem o porquê da escolha e de pé, que leiam um parágrafo do livro em voz alta para que toda a turma escute.

Crianças lendo

Imagem disponível em: <http://www.relacionamentos.org/familiar/meu-filho-nao-gosta-de-ler-como-ajuda-lo> - Acesso em 08/05/2013.

Logo após, trabalhe as atividades no caderno de Língua Portuguesa, mas antes, oriente-os, caso eles não saibam ainda como consultar o dicionário:

Momento 02:

Pesquisando no dicionário

Procure no dicionário, o significado das seguintes palavras:

a)      Pensamento;

b)      Nobre;

c)      Versos;

d)     Delicado;

e)      Ensinamento;

f)       Útil.

Momento 03:

Explorando o vídeo

Após a exibição do vídeo, solicite que os alunos retornem aos seus lugares para a continuidade da aula. Relate a importância das várias manifestações culturais na vida do ser humano. Resgate a parte do vídeo que aborda sobre o concurso proposto pelo Califa. Leia para seus alunos, a fala do Estrangeiro ao Califa:

“É aí que está o segredo majestade – respondeu o homem – nas mãos de um ignorante estas páginas não têm valor, mas nas mãos de um letrado podem se tornar mais valiosas do que o anel de Salomão, basta que ele as preencha com pensamentos nobres, versos delicados e ensinamentos úteis”. O califa reconheceu a verdade e decretou o Estrangeiro o vencedor do concurso.

Proponha a eles o desafio que o Estrangeiro propôs ao Califa e peça para que eles preencham parte (o que conseguirem) de uma folha em branco do caderno, com pensamentos nobres, versos delicados e ensinamentos úteis. O texto pode ser ilustrado com um desenho que se relacione com o conteúdo que escreveram.

2ª Atividade: Duração de aproximadamente 60 minutos.

Aprendendo por meio de diferentes linguagens               

Professor, o vídeo apresenta claramente a partir de 02min 20seg aprendizados por meio de diferentes linguagens: visual, artesanal, oral, verbal. Neste momento, optaremos por três linguagens artísticas: artes plásticas, música e teatro.

1)      Artes plásticas:

Aquarela

Imagem disponível em: <http://guiadeteresina.com/2012/07/salao-de-artes-plasticas-de-teresina-prepara-mais-uma-edicao.html> - Acesso em 08/05/2013.

“As artes plásticas ou belas artes são as formações expressivas realizadas utilizando-se de técnicas de produção que manipulam materiais para construir formas e imagens que revelem uma concepção estética e poética em um dado momento histórico. O surgimento das artes plásticas está diretamente relacionado com a evolução da espécie humana”. Conceito extraído do sitio:

<http://pt.wikipedia.org/wiki/Artes_pl%C3%A1sticas> - Acesso em 08/05/2013.

Professor, este vídeo apresenta a manipulação de materiais para construir um livro com mais imagens do que palavras. Sabe-se que ler é fundamental no processo de aprendizagem da leitura e da escrita, ainda mais se a leitura for prazerosa e não tem maior prazer que ler um livro escrito por nós mesmos. Vamos lá professor, incentive seus alunos a produzirem seus próprios livros.

Livros produzidos

Vídeo completo disponível em: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4280 > - Acesso em 08/05/2013.

Momento 01: Produzindo nosso próprio livro

Orientações:

a) Utilize um espaço adequado para a realização da atividade;

b) Divida a sala de aula em pequenos grupos de 04 ou 05 alunos;

c) Providencie alguns materiais para a confecção dos livros: papel A4, cartolina, papel contact, jornal, plástico, garrafas pet, lápis de cor, giz de cera, pincel atômico, E.V.A, barbante, tecido, não tecido, cola, tesoura e outros que julgue necessário;

d) Cada grupo fará duas histórias:

1ª)Tema livre: podem ser abordadas as relações de gênero: menino x menina; preferências: coisas que gostam e coisas que não gostam; a visão que possuem da escola; situações alegres ou tristes; os personagens (familiares, vizinhos ou imaginários criados por eles), modelo do livro (formato de coração se o tema falar de amor, capa, enfim, tudo de seus livros);

2ª)Tema específico: na segunda história faça a sugestão de um tema específico “ÉTICA” e os personagens devem ser obrigatoriamente colegas da sala de aula.Os alunos devem retratar uma situação onde um determinado conflito é resolvido após uma conversa educada, honesta e verdadeira.

e) O aluno deve se apresentar como autor do livro, escrevendo seu nome em destaque na capa, logo abaixo do título do livro;

f) Cada etapa do trabalho deve ser registrada por meio de fotos e/vídeos;

g) Crie uma Mostra com os trabalhos dos alunos de sua turma, convide as outras turmas para visitarem a Mostra e prestigiarem os trabalhos. Aproveite para expor as fotos em um mural.

2) Música:

Música

Imagem disponível em: http://bloguinfo.blogspot.com.br/2012/05/trabalhando-com-musica-na-escola.html - Acesso em 08/05/2013.

A lei nº 11.769, que foi sancionada em 18 de agosto de 2008, determina que a música deve ser conteúdo obrigatório em toda a Educação Básica. Ano, 2013 é o limite para incluirmos o ensino da música em nossas aulas, não como uma disciplina, mas de forma interdisciplinar incluindo esse conteúdo no projeto pedagógico da escola.

É importante ressaltar que o objetivo não é formar músicos, e sim desenvolver a criatividade, a sensibilidade e a integração dos alunos, conforme afirma a professora Clélia Craveiro, conselheira da Câmara de Educação Básica do CNE (Conselho Nacional de Educação).

A lei não determina conteúdos que devem ser trabalhados, mas sabemos que a música ajuda no desenvolvimento integral dos alunos, desenvolvendo as habilidades físico-cinestésicas, espacial, lógico-matemática, verbal e musical. O MEC propõe a exploração da diversidade cultural brasileira, trabalhando além das noções básicas de música, dos cantos cívicos nacionais e dos sons de instrumentos de orquestra, cantos, ritmos, danças e sons de instrumentos regionais e folclóricos. O importante é trabalhar:

  • A coordenação motora; 
  • O senso rítmico e melódico; 
  • O pulso interno; 
  • A voz; 
  • O movimento corporal; 
  • A percepção; 
  • A notação musical sobre bases sensibilizadoras; 
  • Além de um repertório que atinja os universos erudito, folclórico e popular. 

A audição é uma parte importante da educação musical. A tecnologia facilitou o acesso à música nos últimos anos, o que aumentou as possibilidades de atividades musicais, assim como os gêneros, programas e dimensões que cada mídia oferece.

Texto disponível em: <http://bloguinfo.blogspot.com.br/2012/05/trabalhando-com-musica-na-escola.html> - Acesso em 08/05/2013.

Verificando nossa atenção: Leia o texto acima e responda as seguintes questões:

a)      O texto acima fala de uma lei. Marque com um (X) o que você acha que é uma lei:

a.1) (   ) uma ordem para fazer ou não fazer alguma coisa;

a.2) (   ) um pedido para fazer ou não fazer alguma coisa.

b)      Qual é o número da lei que determina que a música deve ser conteúdo obrigatório em toda a Educação Básica? _______________________________

c)      Qual foi a data que essa lei foi sancionada (aprovada)?____________________

d)     Qual o valor da soma dos cinco algarismos da lei 1+1+7+6+9? _______________________

 Aprendendo com um exemplo de superação

Apesar da existência da lei citada acima, sabemos que na maioria das escolas, isso ainda não é uma realidade. O que não nos impede de inserirmos nossos alunos no universo artístico musical. Assista com seus alunos ao vídeo abaixo que serve de motivação para aqueles que enfrentam dificuldades, mas lutam para realizar seus sonhos. Você poderá utilizar o Laboratório de Informática ou se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).

Menino violinista

Vídeo completo disponível em: <http://globotv.globo.com/rede-globo/encontro-com-fatima-bernardes/v/professora-da-aula-de-musica-para-criancas-no-cantagalo/2487466/> - Acesso em 08/05/2013.

Depois de assistirem ao vídeo, discuta com os alunos sobre o que aprenderam e solicite que façam um pequeno texto relatando um sonho que gostariam de realizar.

Momento 01: Cantando e aprendendo

Sabendo da importância da música para o aprendizado escolar, vamos aprender cantando. Incentive seus alunos para realizarem com bastante dedicação a atividade abaixo. Para isso, organize os alunos em grupos e proponha a seguinte atividade:

Banda musical

Imagem disponível em:  http://dicasmiudas.com.br/tags/chico-e-vinicius-para-criancas - Acesso em 08/05/2013.

a)      Nos mesmos grupos da atividade acima, com a ajuda de seu professor, criem uma banda e interpretem uma música infantil escolhida pelo seu grupo e que seja bem conhecida em sua região;

b)      Os instrumentos devem ser criados por vocês a partir de produtos reutilizáveis limpos (lata de tinta, pedaços de madeira, balde plástico, copo de extrato de tomate com areia, copo de extrato de tomate com brita e outros que julgarem interessantes.).

Professor, sugerimos em um momento posterior, após muitos ensaios, que essas bandas (uma em cada dia) se apresentem nos horários do recreio ao longo de uma semana. Atenção: as autorizações das apresentações devem ser solicitadas antecipadamente junto à direção da escola.

Para organizar as apresentações, monte um calendário, para que as “bandas” possam se organizar e trazerem os instrumentos que vão utilizar. Se quiser, poderá também convidar a família para assistir.

3)      Teatro:

Teatro - mascaras

Imagem disponível em: <http://brunokabuki.blogspot.com.br/p/teatro.html> - Acesso em 08/05/2013.

O teatro é a terceira linguagem artística que abordaremos nesta aula. Você já assistiu alguma peça teatral, já fez teatro ou pelo menos sabe do que se trata?

Teatro é um termo de origem grega que designa simultaneamente o conjunto de peças dramáticas para apresentação em público e o edifício onde são apresentadas essas peças. É uma forma de arte na qual um ou vários atores apresentam uma determinada história que desperta na plateia sentimentos variados. Dá-se o nome de dramaturgia à arte de escrever peças de teatro, sendo o dramaturgo a pessoa responsável pela composição dos textos. Existem muitos gêneros de teatro, dentre os quais se destacam: auto, comédia, drama, fantoche, ópera, musical, revista, tragédia, tragicomédia.

Conceito disponível em: <http://www.significados.com.br/teatro> - Acesso em 08/05/2013.

Professor, talvez em sua escola exista um professor de teatro, mas assim como a música, essa não é a realidade das escolas, em geral. O que também não nos impede de inserirmos nossos alunos no universo artístico teatral, pois, mais que despertar o lado artístico da criança, a fim de torná-la um profissional, o teatro traz vários benefícios às crianças. Assista com seus alunos ao vídeo abaixo que serve de motivação para aqueles que enfrentam dificuldades, mas lutam para realizar seus sonhos. Você poderá utilizar o Laboratório de Informática ou se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).

Teatro para criancas

Vídeo completo disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=TtwMPTjetFU> - Acesso em 08/05/2013.

Após assistirem ao vídeo, debata com os alunos sobre a mensagem principal do vídeo e a importância de acreditarmos em nossos sonhos. Solicite que façam uma sinopse e publiquem no mural da escola.

Momento 01: A arte de se relacionar com os outros

Dos vários benefícios citados no vídeo acima, podemos destacar a arte de relacionar com o outro. Para desenvolver essa arte em sua sala de aula, proponha a seguinte atividade:

a)      Forme em sua sala grupos de 05 ou 06 alunos (evite manter a mesma formação dos grupos anteriores, afinal, esta atividade busca a arte de relacionar com os outros);

b)      Forneça a eles apenas uma palavra para interpretarem. Essa palavra pode ser um sentimento (alegria, tristeza, saudade, etc.), uma situação (aniversário, velório, viagem etc.), uma data comemorativa (natal, páscoa etc.) ou outra palavra que julgar conveniente;

c)      Conte aos alunos a história dos Três Porquinhos e peça que eles a interpretem. Solicite que façam uma releitura da história, ou seja, que a interpretem segundo os dias atuais;

d)     Solicite que os alunos ilustrem uma história interpretada por outro colega, para que desenvolvam habilidades relacionadas à leitura do mundo por meio da expressão visual;

e)      Solicite a construção de um pequeno texto relatando os benefícios que verificaram ao participar da interpretação das peças acima solicitadas;

f)       Essa peça teatral deve ser filmada por algum componente do grupo para ser utilizada posteriormente. Para fazer as filmagens, você pode utilizar a filmadora da escola, uma máquina digital comum ou se sua escola faz parte do Projeto UCA, utilize seu laptop Classmate pelo seguinte caminho: (Área de Trabalho > Fotos).

3ª Atividade: Criando ferramentas para divulgar os trabalhos. Duração de aproximadamente 60 minutos.

Livro on line

Imagem disponível em: <http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/07/06/949155/professores-4-dicas-usar-tecnologia-nas-aulas.html> - Acesso em 08/05/013.

Professor, para que o trabalho com a turma não se perca, é de fundamental importância criar ferramentas para perpetuar o que foi realizado. Muitas são as opções, que podem ir desde um simples registro no caderno a ferramentas mais tecnológicas. Propomos para esta aula, duas ferramentas, a primeira, mais básica, no entanto, muito eficaz e pertinente para o processo de escrita e a segunda mais tecnológica, acompanhando a tendência dos alunos ao mundo virtual.

A primeira é o texto coletivo que como o próprio nome diz, é um texto feito coletivamente pelos alunos, contudo, com a sua mediação, que deverá orientar a participação ativa dos alunos e coordenar as ideias que forem surgindo. Os alunos vão expondo suas opiniões enquanto você escreve o texto na lousa, você deverá, juntamente com os alunos, fazer a revisão do texto e, finalmente, eles copiam a versão final em seus respectivos cadernos.

A segunda é criação de um blog. Professor, as redes sociais hoje representam uma excelente oportunidade para socializarem novos conhecimentos. Aproveite este recurso e proponha aos alunos que utilizem este meio para socializarem os resultados da pesquisa. Consulte os “Recursos do Portal do Professor MEC” Sítio: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=84, Intercâmbios virtuais e redes sociais, depois abra: Comunicação virtual e redes sociais: uso de redes sociais como método alternativo de aprendizagem ou redes sociais na escola.Para além do blog, outras dicas de registro se fazem necessárias, como a utilização de vídeos e fotos produzidos pelos próprios alunos no transcorrer dos trabalhos e a utilização de tarefas online, pois, como parte do tempo o aluno já está online, ele aproveita para realizar as tarefas como que brincando.

Este registro deve ser feito de forma individual, onde o aluno postará no blog: vídeos, o texto coletivo, a história tradicional dos Três Porquinhos e a releitura que fizeram dela, fotos da apresentação musical das bandas no momento do recreio e das fotos da Mostra de livros.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012.

Observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, ou seja, se reconheceram que a arte auxilia no processo de alfabetização e que são naturalmente artistas e se participaram das apresentações teatrais e musicais interagindo com o grupo, respeitando os diferentes pontos de vista, discutindo e produzindo textos. Faça um registro de suas observações, assim terá um parâmetro sobre as aprendizagens adquiridas pelos alunos no decorrer das atividades.

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