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Incluir e respeitar: um exercício cotidiano - LETRA VIVA - PGM. 01: INFÂNCIA, CULTURA E EDUCAÇÃO

 

24/05/2013

Autor y Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto; Luciana Soares Muniz; Mariane Éllen da Silva; Nádia Carvalho S. Fraga; Priscila Gervásio Teixeira; Laís de Castro Agranito; Vaneide Corrêa Dornellas.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Compreender que o ato de incluir deve ser exercitado diariamente;

·         Conhecer os conceitos de inclusão e exclusão;

·         Conhecer algumas necessidades educacionais especiais;

·         Formular hipóteses sobre o tema da aula;

·         Aprofundar nos conhecimentos culturais, tais como música e seus estilos;

·         Localizar palavras no dicionário;

·         Desenvolver a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o tema;

·         Desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupo;

·         Respeitar diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto.

Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 03 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de expor oralmente suas ideias e de se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse: http://pacto.mec.gov.br - Acesso em 08/05/2013.

Professor, esta aula tem como parâmetro o programa da TV Escola: LETRA VIVA - PGM. 01: INFÂNCIA, CULTURA E EDUCAÇÃO, que tem como foco a importância da inserção da criança enquanto agente da cultura.

A aula será desenvolvida a partir dos conhecimentos prévios da turma, ela irá ampliar as informações dos alunos acerca da inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais. Inicie a atividade dialogando com os alunos sobre o que eles sabem a respeito de infância, cultura e educação. Caso eles possuam alguma história sobre estes tópicos, deixe-os contar para criar um clima introdutório amistoso na aula. Dependendo da faixa etária de seus alunos, provavelmente não conhecerão muita coisa, mas isso não é determinante para o desenvolvimento da aula. É também oportunidade para que os alunos aprendam com as histórias e exemplos citados pelos colegas.

1º Momento: Conhece-te a ti mesmo (aproximadamente 60 minutos).

A frase a seguir é atribuída ao filósofo grego Sócrates de Atenas. Com ela, o filósofo propõe que antes que nós viéssemos a conhecer algo ou alguém, antes, é necessário conhecermos a nós mesmos. Tanto em relação ao outro como ao mundo em que vivemos. Com a criança que está em processo de alfabetização e letramento não é diferente. Antes de conhecer qualquer coisa que seja, precisa se conhecer primeiro.

Professor, para iniciarmos nossa aula, é necessário diferenciar dois elementos citados no vídeo: alfabetização e letramento (LETRA VIVA - PGM. 01: INFÂNCIA, CULTURA E EDUCAÇÃO). Fonte: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4270 - Acesso em 07/05/2013.

Segundo o livro Letramento, um tema em três gêneros, da autora professora Mágda Soares, alfabetização é o aprendizado da leitura e da escrita que permite ao indivíduo codificar e decodificar a língua escrita; já letramento é o resultado da ação de ensinar e aprender as práticas sociais de leitura e escrita. Um indivíduo alfabetizado não é necessariamente um indivíduo letrado; alfabetizado é aquele que sabe ler e escrever; letrado é aquele que usa socialmente a leitura e a escrita, pratica a leitura e a escrita, responde adequadamente as demandas sociais da leitura e da escrita.

Professor, a seguir, assista ao vídeo abaixo que trata das diversidades, inclusão de crianças portadoras de deficiência e de diferenças de linguagem, esses temas são essenciais para subsidiar seu trabalho com os alunos. 

Infancia, cultura e educacao

Vídeo completo disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4270 - Acesso em 09/05/2013.

RODA DE CONVERSA

Professor, utilize o espaço da “rodinha” para motivar os alunos, organize-os em um círculo, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espaço será suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Verifique o saber prévio dos alunos sobre o conceito de infância (quem é criança? o que criança faz? do que criança gosta? Dentre outros), diversidade (ninguém é igual a ninguém, todos são diferentes e possuem cada um o seu valor), necessidades educacionais especiais (o que é? para que serve? como lidar com ela?) e inclusão (faço, não faço, gosto de todos, excluo alguns, sou excluído?).

Atividade 01: Professor, logo após essa roda de conversa, materialize essa discussão por meio da atividade do autorretrato (o retrato que o autor faz de si mesmo. Maiores informações sobre, acesse: http://pt.wikipedia.org/wiki/Autorretrato - acesso em 09/05/2013). Deixe a disposição deles, papel, caneta, lápis, borracha, tinta guache e pincel.  Esta atividade objetiva fazer com que o aluno tome consciência de si mesmo em relação ao outro e ao mundo em que vive, o faz reconhecer que é diferente um do outro, mas que assim como todos, é possuidor de muitos defeitos e de muitas qualidades.

a)      Solicite que seus alunos façam um autorretrato, preferencialmente do rosto. 

b)      Com o autorretrato em mãos, peça que – na frente da sala – eles apresentem o desenho aos colegas e explique porque o desenhou assim.

c)      Após mostrar o desenho, os alunos devem relatar apenas duas de suas muitas qualidades.

Se achar necessário, mostre alguns exemplos de autorretrato para que eles tenham um parâmetro. Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops e acessem no sítio abaixo utilizando o programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet). Mas, você poderá também levá-los até ao laboratório de informática ou então leve algum livro que tenha algum autorretrato para eles verem.

Autorretrato

Imagem disponível em: http://mundodatiacris.blogspot.com.br/2010/10/pablo-picasso-e-seu-autorretrato.html - Acesso em 07/05/2013.

Atividade 02: Leia para seus alunos o poema  O Auto Retrato de Mário Quintana.

O Auto Retrato

No retrato que me faço
- traço a traço -
às vezes me pinto nuvem,
às vezes me pinto árvore...
às vezes me pinto coisas
de que nem há mais lembrança...
ou coisas que não existem
mas que um dia existirão...
e, desta lida, em que busco
- pouco a pouco -
minha eterna semelhança,
no final, que restará?
Um desenho de criança...
Terminado por um louco!

Mario Quintana

Professor, utilize o poema de Mário Quintana para trabalhar a leitura e a linguagem poética. Lembre-se que um poema se lê com entonação de voz e com emoção poética. Para isso, faça a leitura adequadamente para os alunos ouvirem e depois solicite que leiam. Em seguida, realize a atividade:

Procure no dicionário, o significado das seguintes palavras:

a)      Lida:

b)      Eterna:

c)      Semelhança:

d)     Louco:

2º Momento: Diversos e diferentes saberes (aproximadamente 60 minutos).

Professor, certamente, sua turma é heterogênea e um aluno joga melhor do que outro, alguém canta e toca um instrumento musical melhor do que os outros, um tem mais facilidade para ler do que outro, um tem a letra mais bonita que o outro e assim por diante, mas é de fundamental importância que cada um de seus alunos saiba reconhecer o valor que possui, pois, ...

Ser diferente é normal

Imagem disponível em: http://paposereflexoesms.blogspot.com.br/2012/03/ser-diferente-e-normal-simmmm.html - Acesso em 09/05/2013.

A frase da figura acima é parte de uma campanha do Instituito MetaSocial e é uma iniciativa para promover a diferença através da conscientização. Foi uma campanha midiática, ou seja, com intensa divulgação na mídia televisiva, inclusive com personagens com Síndrome de Down protagonizando comerciais de TV de grandes marcas. Usando os meios de comunicação, o MetaSocial procura formas de induzir no inconsciente coletivo a noção de que ”Ser Diferente é Normal”, ou seja, todos são diferentes. Mas, que a diferença não deve impedir ninguém de ter os mesmos direitos.

Professor, este é um momento ideal para exibir para seus alunos um vídeo com a música tema da campanha. Você poderá utilizar o Laboratório de Informática, projetar o filme com o auxílio de um projetor multimídia ou se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).

Ser diferente é normal - Gil e Preta

Vídeo completo disponível em: http://www.itsnormaltobedifferent.com/pt/landing/ - Acesso em 09/05/2013.

Atividade: Professor, solicite que façam uma leitura silenciosa da música que acabaram de ouvir, pois, esse tipo de leitura possibilita a adaptação do aluno às suas características individuais de ritmo, pontuação, compreensão e interpretação. Após a leitura, apresente algumas tarefas.

Ser diferente é normal

(Adilson Xavier / Vinícius Castro)

EF#
Todo mundo tem seu jeito singular
A D
De ser feliz, de viver e de enxergar
E F#
Se os olhos são maiores ou são orientais
A D
E daí, que diferença faz?


E F#
Todo mundo tem que ser especial
A D
Em oportunidades, em direitos, coisa e tal
E F#
Seja branco, preto, verde, azul ou lilás
A D
E daí, que diferença faz?
A6 Am6
Já pensou, tudo sempre igual?
E/G# E7/G#
Ser mais do mesmo o tempo todo não é tão legal
A6 Am6
Já pensou, sempre tão igual?


E/G# F#7
Tá na hora de ir em frente:
A6 Am6 E F#7
Ser diferente é normal! (4x)


Todo mundo tem seu jeito singular
De crescer, aparecer e se manifestar
Se o peso na balança é de uns quilinhos a mais
E daí, que diferença faz?


Todo mundo tem que ser especial
Em seu sorriso, sua fé e no seu visual
Se curte tatuagens ou pinturas naturais
E daí, que diferença faz?


Já pensou, tudo sempre igual?
Ser mais do mesmo o tempo todo não é tão legal
Já pensou, sempre tão igual?
Tá na hora de ir em frente:
Ser diferente é normal!

Meta socialGlobo Globo Cinerama

a)      Após a leitura, faça um círculo nas palavras que você não conhece, procure o seu significado no dicionário, escrevendo-as em seu caderno.

b)      “Todo mundo tem que ser especial
Em oportunidades, em direitos, coisa e tal
Seja branco, preto, verde, azul ou lilás
E daí, que diferença faz?”.

 Esse trecho da música retrata que existem pessoas com a cor da pele diferente e cita as cores branca, preta, verde, azul e lilás.

b.1) Você conhece alguém verde, azul ou lilás?

b.2) Porque você acha que o compositor da música utilizou estas cores?

c)      Você acha que uma pessoa é melhor do que a outra só porque ela é maior ou menor, mais pesada ou mais leve, se tem a pele mais clara ou mais escura, se usa óculos, muleta, cadeira de rodas, aparelho bucal ou não? Justifique.

d)     Você já foi apelidado de algo que não gostou como, por exemplo, baixinho, altão, negrinho, branquinho, gordinho, magrinho, quatro olhos ou coisa parecida? Você concorda em chamar alguém por um apelido de que ela não gosta? Justifique.

Professor, a criança é um ser completo que se relaciona com o mundo de diferentes modos é tão normal ser diferente que existem vários estilos pelos quais as crianças aprendem melhor. Veja as dicas da fonoaudióloga e pedagoga Elen Campos Caiado da equipe Brasil Escola.

Estilos de aprendizagem

Estilos de aprendizagem: as diferentes formas de adquirir conhecimento.

Cada indivíduo possui e apresenta uma maneira própria de aprender, a forma individual de adquirir conhecimento é definida como Estilo de Aprendizagem. Por exemplo: algumas crianças aprendem com maior facilidade cantando músicas, outras através de brincadeiras, brinquedos pedagógicos, entre outros.

Conforme colocado anteriormente, sendo o Estilo de Aprendizagem um aprendizado pessoal e único, vale ressaltar que não se trata do que o indivíduo aprende e sim a forma que ele utiliza durante o aprendizado.

No intuito de identificar qual o melhor tipo de abordagem para seu aluno ou filho, fazendo com que crie e oriente estratégias educacionais personalizadas de acordo com o perfil de aprendizagem e proporcionando um aprendizado de forma prazerosa e com maior facilidade, conheça os tipos de aprendizagem existentes, bem como a maneira ideal de ser utilizada.

Os sete tipos de Estilo de Aprendizagem identificados no indivíduo:

Físico: definido como o indivíduo que utiliza bastante a expressão corporal, as pessoas que apresentam esse perfil geralmente são inquietas, bisbilhoteiras e “destruidoras” de brinquedos, pois buscam saber como ocorre o funcionamento desses. Interagem melhor através do contato manual e corporal, costumam ter gosto pela prática de esportes, dança, invenção e construção de algo.
Segue abaixo algumas atividades recomendadas aos indivíduos que apresentam esse Estilo de Aprendizagem:

Sugestões de atividades:
• Realizar aulas práticas com montagens e construções de objetos e simulações;
• Incluir aulas virtuais em computadores;
• Alternar momentos teóricos e práticos durante a aula.

Intrapessoal: definido como o indivíduo que apresenta característica introspectiva, costuma ser solitário, tímido, antissocial, porém costuma apresentar melhor desempenho quando deixado à vontade.
Na escola tende a identificar melhor com atividades de escrita, pesquisa e
projetos independentes, apresentando raciocínio lógico muito apurado e é bastante reflexivo.

Sugestões de atividades:
• Realizar projetos independentes;
• Devido ser considerado pesquisador nato, pode requisitar inúmeros trabalhos de pesquisas;
• Evitar trabalhos em grupo, pois apresenta melhor desempenho em atividades isoladas.

Interpessoal: definido como um indivíduo extrovertido relaciona-se melhor com o mundo através de suas interações com os outros, apresenta melhor entendimento com pessoas que trabalham em grupo. É considerado prestativo e autêntico, apresenta melhor desempenho em atividades com equipes esportivas, grupos de discussões e organização de eventos, trabalhos de pesquisa em grupo, ou trabalho em pequenas equipes.

Sugestões de atividades:
• Realizar projetos em grupos;
• Organizar trabalhos onde possa lidar com o público, como debates e entrevistas.

Linguístico ou Verbal: definido como o indivíduo que apresenta maior facilidade em se expressar com palavras, é considerado como “devorador” de livros, sendo extremamente culto, sempre tem domínio do assunto que é abordado. É simpatizante de atividades que envolvem o uso da palavra falada, escrita de poemas e leitura literária.

Sugestões de atividades:
• Realizar projetos literários, concursos para redação de textos publicitários;
• Realizar debates de temas polêmicos;
• Criar peça de teatro, etc.

Matemático: geralmente esses indivíduos utilizam mais o pensamento (raciocínio lógico), números, padrões e sequências, contagem e classificação de objetos, criação de tábuas cronológicas e tabelas, e solução de problemas complexos. São considerados gênios matemáticos e tendem a ser apaixonados por jogos.

Sugestões de atividades:
• Ensinar atividades que tenham como comprovar a resolução;
• Realizar projetos que propiciem a organização e classificação de coisas e objetos;
• Realizar projetos de pesquisas científicas ou comportamentais.

Musical: são indivíduos que se interessam mais por sons e músicas, geralmente vivem cantando ou entoando algum som, mesmo com a boca fechada. Apresentam habilidade natural para interagir e entender os sons, musicais ou não.

Sugestões de atividades:                                                                                                      

• Realizar projetos para criação de teatros musicais;
• Escrever letras para músicas já existentes;
• Realizar projetos de pesquisa, biografia e bibliografia musicais;
• Realizar projetos para criação de trabalhos em multimídia.

Visual: são indivíduos que tendem a explorar mais o aspecto visual das coisas, apresentando um talento natural para lidar com cores e harmonizar ambientes. Identificam-se através de pinturas, imagens, bem como criação de artes gráficas.

Sugestões de atividades:
• Criar projetos voltados para a criação de cenários para peças de teatro;
• Criar um Site para a turma ou escola;
• Solicitar apresentações multimídia dos trabalhos da escola;
• Realizar projetos com interpretação de mapas, diagramas e obras de arte;
• Trabalhar com ilustrações, gráficos, slides e filmes nas aulas.

É importante esclarecer que uma pessoa pode apresentar mais de um estilo de aprendizagem, mas geralmente tende a ter o estilo primário tido como o dominante e o secundário.

Por Elen Campos Caiado
Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Fonte: Orientação Escolar - Educador - Brasil Escola

Imagem e texto disponíveis em: http://educador.brasilescola.com/orientacao-escolar/os-diferentes-estilos-aprendizagem-cada-crianca.htm - Acesso em 09/05/2013.

Professor, como já foi falado anteriormente, as turmas devem ser sempre heterogêneas e cada aluno tem seu estilo próprio de aprendizagem, assim, cabe a você alternar a dinâmica de ensinar e buscar alcançar a todos os alunos. Nesta atividade já foi trabalhado o estilo musical por meio da música “Ser diferente é normal”. Seja criativo, inove, invente, porque ser diferente é normal e necessário! Boa sorte!

3º momento: Inclusão: o que é isso?  (aproximadamente 60 minutos).

Inclusão - bonecos em círculos

Imagem disponível em: http://www.contrapreconceito.com/2012/08/o-que-e-inclusao/ – Acesso em 09/05/2013.

Você sabe o que significa o termo Inclusão? Inclusão é inserir alguém que está fora em algum grupo, atividades, aprendizado. É simples, veja o exemplo de uma criança fictícia, (imaginária) de nome Matheus. Um caso inventado, mas muito comum. Matheus é muito pobre e não tem computador. Nunca sequer teve oportunidade de conhecer um. E nem dinheiro para ir a Lan House. Essa criança está excluída do mundo da informática. Mas, vejam só! O governo mantém, no bairro, onde Matheus mora, um centro de “Inclusão Digital”, que disponibiliza computadores para serem usados, de graça.

Isso é inclusão. Matheus estava completamente excluído, de fora da informática. Porém, o centro fez com que ele entrasse nesse mundo. Foi inserido, incluído.

Percebeu? O raciocínio é semelhante para outros tipos de inclusão.

Explicação disponível em: http://www.contrapreconceito.com/2012/08/o-que-e-inclusao/ – Acesso em 09/05/2013.

Professor, dificilmente conseguiremos falar de inclusão (escolar ou não) sem nos recorrermos ao seu contrário: a exclusão.  Baseando-se na explicação acima convide seus alunos para uma nova atividade.

Roda de conversa - Mônica

Imagem disponível em: http://professorarosangelarocha.blogspot.com.br/ - Acesso em 09/05/2013.

Introduza este momento falando desses dois termos opostos a seus alunos. Em seguida motive-os a falarem também sobre inclusão/exclusão. Traga os termos para o cotidiano deles, direcione-os a falarem dos colegas que se sentem acolhidos ou rejeitados por determinados grupos dentro da escola. Aqueles que são escolhidos primeiramente para o time de futebol da escola ou aquele colega que ninguém quer fazer trabalho com ele, por exemplo. Tome o cuidado de solicitar que eles não citem nomes para não causar conflitos ou constrangimentos. 

Atividade 01: Você inclui ou exclui? Faça uma autoavaliação de sua postura na escola em relação aos seus colegas. Marque um (X) nas alternativas abaixo e saiba se sua postura é de inclusão ou de exclusão.

a)      Você e seus colegas estão jogando na quadra da escola no horário do recreio e de repente chega alguém querendo jogar. Você...

(   ) Deixa ele jogar.

(   ) Pede para ele ir brincar em outro lugar com os colegas dele.

b)      Aproxima-se a data de seu aniversário e seus pais lhe prometeram uma bonita festa. Você...

(   ) Não convida seu colega que te ofendeu na semana passada.

(   ) Faz o convite a ele para por fim ao desentendimento.

c)      Um aluno novato é transferido para sua escola. Todos percebem pelas suas roupas que ele é muito pobre. Você...

(   ) O acolhe em grupo de amigos.

(   ) Sai falando mal dele pela escola.

d)     Um colega de sua sala nasceu com um problema de saúde que o impossibilita de conversar e andar direito. Você...

(   ) Faz dele motivo de piada

(   ) Faz dele seu amigo e o ajuda no que ele precisar

Atividade 02: Em duplas, escreva uma carta falando das vantagens de incluir as pessoas com necessidades e as desvantagens de se excluir pessoas necessitadas.

Dicas de como se escreve uma carta: http://www.alienado.net/como-se-escreve-uma-carta/ - Acesso em 09/05/2013.

Informações ao professor:

Fique por dentro: O mundo sempre esteve fechado para mudanças, em relação a essas pessoas, porém, a partir de 1981, a ONU (Organização das Nações Unidas) criou um decreto tornando tal ano como o Ano Internacional das Pessoas Portadoras de Deficiências (AIPPD), época em que se passou a perceber que as pessoas portadoras de alguma necessidade especial eram também merecedoras dos mesmos direitos que os outros cidadãos.

No contexto escolar, fala-se apenas da inclusão/exclusão escolar ou educacional, mas existem várias outras, tais como, a digital – conforme o exemplo da criança imaginária de nome Matheus, a inclusão social (inserção/exclusão no convívio social), cultural (inserção/exclusão no convívio cultural), no mercado de trabalho (inserção em um emprego/desemprego), financeira (relacionada ao dinheiro) e várias outras.

Atividade 03: Verificando o aprendizado. Separe as sílabas dos seguintes tipos de inclusão/exclusão:

a)      Escolar: ____, ____, ____.

b)      Cultural: ____, ____. ____.

c)      Social: ____, ____, ____.

d)     Trabalho: _____, _____, ____.

e)      Financeira: ____, ____, ____, ____.

Atividade 04: Represente por meio de um desenho, a exclusão financeira (falta de dinheiro).

 

 

 

 

 

 

Atividade 05: Montando um teatro e socializando

Em grupos de 05 ou 06 alunos, monte uma peça teatral onde consigam representar uma situação em que houve uma exclusão escolar de um aluno que possuía uma deficiência física e que depois de um saudável diálogo, esse quadro foi convertido em uma bonita inclusão escolar.

Esta é uma forma de socializar o resultado de seu trabalho, além de possibilitar a verificação da aprendizagem adquirida ao longo das atividades.

Recursos Complementares

Sugestões de sítios para consulta no momento de planejamento da aula:

- Inclusão escolar: http://revistaescola.abril.com.br/inclusao/; http://inclusaolasalle.zip.net/

- Teatro: http://pt.wikipedia.org/wiki/Teatro

- Tipos de aprendizagem: http://www.robertexto.com/archivo5/aprendizagem.htm

Acessados em 10/05/2013.

Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos.Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e verifique se eles compreenderam que o ato de incluir deve ser exercitado diariamente; se aprenderam sobre os conceitos de inclusão e exclusão e participaram das atividades orais, interagindo e formulando hipóteses, além de localizar palavras no dicionário, lendo poemas com entonação de voz e colaborando com o grupo. Estas observações serão úteis para que elabore o seu planejamento, por isso registre em seu caderno de plano de aula.

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