Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Animais de estimação x aprendizagem

 

24/05/2013

Autor e Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto; Luciana Soares Muniz; Mariane Éllen da Silva; Nádia Carvalho S. Fraga; Priscila Gervásio Teixeira; Laís de Castro Agranito; Vaneide Corrêa Dornellas.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Conhecer alguns animais exóticos de estimação;

·         Descobrir os benefícios que estes animais trazem aos seres humanos;

·         Descobrir os cuidados que devemos ter com os animais;

·         Localizar palavras no dicionário;

·         Localizar informações no texto;

·         Formular hipóteses sobre o tema da aula;

·         Desenvolver a leitura e a escrita por meio de músicas;

·         Desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupo.

Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 04 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de expor oralmente suas ideias e de se relacionar com os colegas, respeitando seus gostos, tanto em relação aos animais de estimação quanto em relação às músicas que gosta de ouvir.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse: http://pacto.mec.gov.br - Acesso em 12/05/2013.

A aula será desenvolvida a partir dos conhecimentos prévios da turma, ela irá ampliar as informações dos alunos acerca de animais de estimação e suas potencialidades, além de possibilitar um trabalho interdisciplinar, pois dialoga com diferentes áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática e Ciências.

1ª Atividade:  duração aproximadamente 60 minutos.

Animais de estimação: o que são e para que servem?

Informações ao professor

São animais criados no convívio com os seres humanos por razões afetivas, gerando uma relação benéfica. Têm como destinações principais: terapia, companhia, lazer, auxílio aos portadores de necessidades especiais, esportes, ornamentação, participação em torneio e exposições, conservação, preservação, criação, melhoramento genético e trabalhos especiais.

Os principais grupos de animais de estimação são: aves cantoras e ornamentais, domésticas, silvestres e exóticas; cães; gatos; peixes ornamentais e outros (répteis, pequenos roedores, pequenos mamíferos), domésticos, silvestres e exóticos.

Animais de estimação

Imagem e conceito disponíveis em: http://acisa.org.br/ministro-anuncia-criacao-de-cadeia-produtiva-dos-animais-de-estimacao/ - Acesso em 12/05/2013.

RODA DE CONVERSA

Professor, utilize o espaço da “rodinha” para motivar os alunos, organize-os em um círculo, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espaço será suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Inicie a aula de modo bem descontraído e com a participação efetiva de seus alunos. Pergunte quem deles possui um animal de estimação. Deixe os alunos falarem o nome e qual animal é.

Momento 01: Utilizando o dicionário

Dicionário

Imagem disponível em: http://seriesfreaks.blogspot.com.br/p/mini-dicionario-de-series.html - Acesso em 12/05/2013.

Localize no dicionário o significado das seguintes palavras:

a)      Estimação: ___________________________________________________________________________________________________________________

b)      Exótico: ______________________________________________________________________________________________________________________

Depois de procurar e ler o significado das palavras discuta com eles sobre o que descobriram.

Momento 02: Escrevendo sobre meu animal

Aluna UCA - Atividades

Solicite que cada aluno escreva em seu caderno de Ciências, um pequeno texto de no máximo cinco linhas descrevendo as principais características físicas de seu animal de estimação: espécie, razão do nome escolhido, tamanho, cor, raça e outras. Descreva também características da “personalidade” do animal: amigo, preguiçoso, brincalhão, bravo, dentre outras. Caso ele não tenha nenhum animal de estimação deverá descrever um animal que já teve ou que gostaria de ter.

Quadro Ilustração

Fonte: Acervo do autor.

Momento 03: No texto, vimos que os animais de estimação trazem benefícios aos seres humanos. O seu animal de estimação lhe traz algum benefício? Se sim, qual ou quais?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

2ª Atividade:  duração de aproximadamente 60 minutos.

Animais exóticos de estimação

Professor, discuta com os alunos sobre os animais exóticos de estimação, mas destaque que devemos ter cuidado com estes animais e os perigos em lidar com eles. Você poderá utilizar um projetor multimídia e projetar as imagens a seguir.

Agora vocês já sabem o significado do termo exótico. Quero ver se sabiam que muitas pessoas fazem de animais exóticos, seus animais de estimação.

Foi-se o tempo em que as crianças e os jovens sonhavam com um animal de estimação fofinho e inofensivo para chamar de seu. Os favoritos da garotada eram os mais companheiros (cachorros, gatos, hamsters, peixes e até pássaros) e os pais já estavam até mesmo acostumados com a ideia. Mas hoje em dia as coisas estão bem diferentes e os animais de estimação bem mais, digamos, exóticos.

Isso mesmo, a moda agora são os animais de estimação exóticos, o que inclui seres pouco fofinhos e até mesmo perigosos. A prática virou febre após ganhar o apoio de celebridades como o cantor teen Justin Bieber que andava pelas festas exibindo uma Corn Snake (isso mesmo, uma cobra).

Texto extraído do sítio: http://www.noticiasnumclick.com.br/animais-de-estimacao-exoticos-tarantula-furao-piton-sapo-e-dica-   Acesso e 12/05/2013.

Bieber

Imagem disponível em: http://capricho.abril.com.br/blogs/amigaquebafo/e-isso-mesmo-justin-bieber-levou-uma-cobra-de-verdade-ao-vma-o-que-voce-achou/justin-cobra/ - Acesso em 12/05/2013.

Conheça alguns animais exóticos de estimação:

Tarântulas: não são venenosas e vivem até 20 anos.

Tarântula

Imagem disponível em: http://www.bradbyers.com/tarantula.html - Acesso em 12/05/2013.

 

Sapos: algumas espécies inofensivas são adotadas especialmente por adolescentes.

Sapo

Imagem disponível em: http://linguasdagata.blogs.sapo.pt/27052.html - Acesso em 12/05/2013.

 

Píton: é dócil, mas muito grande, exige espaço e cuidados especiais.

Píton

Imagem disponível em: http://estranhoplaneta.blogspot.com.br/2008/03/garoto-amigo-da-pton-continua-vivo.html - Acesso em 12/05/2013.

 

Chinchila: silenciosa e limpa pode viver até 15 anos.

Chinchila

Imagem disponível em: http://www.saudeanimal.com.br/artigo54.htm - cesso em 12/05/2013.

 

Porquinhos da Índia:  precisam de poucos cuidados e são muito carinhosos.

Porquinhos da ìndia

Imagem disponível em: http://www.omo.com.br/lavanderia/meu-animal-de-estimacao-e-um-porquinho-da-india - Acesso em 12/05/2013.

Os animais de estimação exóticos também podem causar riscos à saúde dos seres humanos. Por isso professor, solicite que seus alunos acessem os sítios http://saudeinfantil.blog.br/2013/05/os-perigos-de-animais-de-estimacao-exoticos/ e http://saudeinfantil.blog.br/2011/10/doencas-transmitidas-por-animais/ - acesso em 12/05/2013 - e faça com eles a leitura das reportagens indicadas. Peça que cada aluno faça em voz alta a leitura de uma frase do texto indicado. Caso considere o texto muito grande, selecione alguns trechos que evidenciem que esses animais podem causar perigos e prejuízos à nossa saúde.

Você poderá utilizar o Laboratório de Informática ou se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).

Após a leitura discuta com os alunos sobre o que entenderam. Cientes de seu conteúdo proponha que realizem individualmente, as atividades abaixo.

Momento 01: Fazendo a diferenciação

Marque um (X) na opção que apresenta o nome de um animal exótico:

a)      (   ) cachorro

b)      (   ) píton

c)      (   ) gato

d)     (   ) tarântula

Momento 02: Trabalho com recorte e colagem com a família

Aluno UCA - Atividades de Casa

Escolha dois dos animais da atividade acima, um exótico e o outro não. Procure em revistas e/ou jornais, fotos deles, após encontrar, recorte e cole em seu caderno. Peça auxílio de seus familiares. Caso não encontre animais exóticos no material pesquisado, desenhe ou pesquise na internet e imprima, lembre-se de anotar o sítio que pesquisou e a data de acesso.

3ª Atividade: duração de aproximadamente 60 minutos.

Cantando e aprendendo com os animais

Momento 01:

Professor, projete o vídeo a seguir, mas se os alunos possuem o laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).

Música 01: Animais de estimação

Patati Patatá

Vídeo completo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=V86TBCJe9MA - Acesso em 10/05/2013.

Animais de Estimação

Patati e Patata

Animais, animais
De estimação...
São demais, são demais
Querem proteção...
Se você quer ter um trate com carinho...
E você nunca mais vai ficar sozinho (2x)

Pode ser
Cachorrinho
Gato ou
Passarinho
Papagaio ou
Tartaruga
São todos mansinhos
São pequenos
São grandões
Isso não importa
Eles dão muito amor
Abra a sua porta

Depois que assistirem ao vídeo, distribua a letra da música e solicite que ilustrem a música com o animal que mais gostam, dentre os citados na música. Em seguida solicite que colem no caderno e façam a atividade a seguir:

1-      Responda de acordo com a música: Animais de estimação

a)      Quem canta esta música?_________________________________________

b)      O que os animais de estimação querem?_____________________________

__________________________________________________________________

c)      Por que eles precisam de proteção?_________________________________

_________________________________________________________________

d)     Por que você nunca vai ficar sozinho?________________________________

_________________________________________________________________

e)      Você acha certo maltratar um animal de estimação?­­­­­­­­­­­­­­­­­____________________

_________________________________________________________________

f)       Quantos animais de estimação aparecem na música?__________________

_________________________________________________________________

Professor, a seguir apresentamos outra possibilidade para que você enriqueça sua aula.

Momento 02:

Música 02: A Orquestra dos Bichos

Professor, a música é um excelente recurso para trabalharmos com os alunos diferentes temas, pois além da melodia ela utiliza uma linguagem lúdica, por isso propomos a seguinte atividade:

Leve os alunos até ao Laboratório de Informática ou utilize um projetor multimídia para projetar o vídeo a seguir. Assistam ao vídeo e cantem a música.

Trem da Alegria

Orquestra dos bichos

Vídeo completo disponível em: http://letras.mus.br/trem-da-alegria/75288/ - Acesso em 10/05/2013.

O Jumento descobriu
Que era um gênio musical
Decidiu então fazer
Uma orquestra
E os bichos reuniu
Lá no fundo do quintal
Veio bicho da fazenda
E da floresta.

Começou a ensaiar
Todo mundo quis tocar
Nunca teve confusão
Igual a esta.

Uma Vaca no trombone
Galo no saxofone
E a Galinha foi cantar
No microfone. (2x)

Quá! Quá Quá!
Quá Quá Quá Quá Quá!
Quá! Quá Quá!
Quá Quá Quá Quá Quá!

A galera explodiu
Foi assim que surgiu
A Galinha cantora
Mais famosa do Brasil. (2x)

Um tambor para o Pavão
Porco toca o violão
O Cachorro atacou
De bombadino.

O Pintinho no flautim
E o Peru no tamborim
E o Burro veio
Com seu violino...

O Cabrito no pistom
Gato no acordeon
Na guitarra
Um Cavalo campolino.

Uma Vaca no trombone
Galo no saxofone
E a Galinha foi cantar
No microfone. (2x)

Quá! Quá Quá!
Quá Quá Quá Quá Quá!
Quá! Quá Quá!
Quá Quá Quá Quá Quá!

A galera explodiu
Foi assim que surgiu
A Galinha cantora
Mais famosa do Brasil. (2x)

Quá! Quá Quá!
Quá Quá Quá Quá Quá!
Quá! Quá Quá!
Quá Quá Quá Quá Quá!

A galera explodiu
Foi assim que surgiu
A Galinha cantora
Mais famosa do Brasil. (4x)

Momento 03: Explorando a música

Escolha alguns elementos da música acima (fazenda, floresta, galinha, vaca, saxofone, trombone, microfone) e os represente. Se sua escola fizer parte do Projeto UCA, eles poderão ilustrar o texto utilizando para isso o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaint). Caso não faça parte, a representação poderá ser feita, em cartolina, através de desenhos e ou recortes.

Momento 04: Utilizando alguns elementos geométricos

Imprima a letra da música para os alunos realizarem a atividade a seguir:

1-      Consulte o texto da música acima e faça o que se pede.

a)      Faça um círculo em torno do nome de animais.

b)      Faça um triângulo em torno do nome dos autores da música.

c)      Faça um traço com lápis de escrever nas palavras terminadas com a letra A.

d)     Faça um traço com lápis de cor (qualquer uma) nas palavras com dois rr seguidos.

e)     Numere os animais que você encontrar na música.

2- Escreva a seguir os nomes dos animais que aparecem na música:

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

3- Escolha dois animais da música que gostaria de ter como animal de estimação e elabore frases destacando os cuidados que deve ter com eles.

  ___________________________________________________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

4ª Atividade: duração de aproximadamente 60 minutos.

Brincando com os animais

Professor, para finalizar, propomos os jogos a seguir. Eles reforçam a ideia de que precisamos cuidar dos animais. Se os seus alunos possuem o laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet), mas se não tiverem, leve-os até o Laboratório de Informática.

Animal Shelter

Os animais deste abrigo precisam que cuide deles. Por isso não deixe que passem necessidades, atingindo, assim, as metas do jogo.

Jogo 1

http://www.njogos.pt/animal_shelter.html - Acesso em 10/05/2013.

Jogo 2

Jogo Shopping Pets

Sua tarefa é atender a todos os animais de estimação e vendo qual a sua necessidade. Preste atenção no que cada bichinho quer, sem deixá-los esperando muito tempo para eles não irem embora insatisfeitos.

http://jogos360.uol.com.br/shopping_pets.html - Acesso em 10/05/2013.

Recursos Complementares

Professor, a seguir, são apresentados alguns sítios que você pode consultar para auxiliar em seu planejamento:

- Animais de estimação x aprendizagem: http://ensinoeaprendizagem-amor.blogspot.com.br/2008/08/animais-de-estimao.html

- Animais exóticos: http://exoticopet.com.br/

- Cuidados com animais: http://www.escolakids.com/cuidados-com-os-animais.htm

- Músicas envolvendo animais: http://letras.cifras.com.br/musicas-infantis/bichos-grandes-e-bichos-pequenos

- Jogos: http://jogosdeanimais.org/

Acessados em 10/05/2013.

Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e principalmente por meio da verificação das atividades propostas nos momento desta aula.

Professor, verifique se os alunos  conseguiram descobrir os cuidados que devemos ter com os animais e seus benefícios para os seres humanos; o que aprenderam sobre animais exóticos de estimação e seus possíveis riscos à saúde humana; se conseguiram desenvolver a leitura e a escrita por meio de músicas; se já aperfeiçoaram a prática de localizar palavras no dicionário; se já estão formulando hipóteses sobre o tema da aula e se interagiram, colaborando e trocando experiências em grupo.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.