24/05/2013
Angela Cristina dos Santos, Antomar Araújo Ferreira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Com esta aula o aluno poderá:
Domínio dos conceitos de município e estado. O processo de organização do estado em que vive e do território brasileiro.
Professor(a) para que o processo de aprendizagem torne-se significativo e cumpra os objetivos propostos pelo Pacto de Alfabetização na Idade Certa as diferentes áreas do conhecimento devem fazer-se presente, conforme um dos objetivos do projeto que é o da valorização dos “conhecimentos oriundos das diferentes áreas que podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade”.
Seguindo tal perspectiva a Geografia faz-se presente neste processo, já que o contexto que envolve o processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental não pode ser analisado de maneira neutra, apolítica, é de extrema importância compreender o papel e a contribuição das disciplinas que compõem o currículo nesse nível de ensino. O caráter complexo da Geografia Escolar deve desencadear novos olhares na prática docente, as diversas transformações de ordem cultural, política e econômica pelas quais a sociedade passa requer o desenvolvimento de uma leitura acurada do mundo.
Nunca é demasiado repetir que uma alfabetização com qualidade é essencial para que o aluno se insira na sociedade, o sucesso ou o fracasso dessa inserção depende, em grande parte, do processo de alfabetização. A Geografia Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem uma contribuição a oferecer: a de alfabetizar geograficamente, desenvolvendo nos alunos a capacidade de observar, ler, compreender o meio, uma vez que o educando deve conquistar a cidadania plena e atuar na sociedade.
Sugere, abaixo, procedimentos para o desenvolvimento da aula com alunos do Ensino Fundamental I.
PRIMEIRO MOMENTO
Professor leve para a sala de aula o mapa Político do Brasil em tamanho grande para que os alunos possam: pesquisar, localizar e identificar os estados brasileiros e também, uma cópia para cada aluno do mapa Político do Brasil mudo (em folha A4 para cada aluno).
Imagem: Modelo Mapa do Brasil mudo
Fonte: http://www.santiago.pro.br/mapas/brasil/brasil_mudo2.jpg
Disponível em: maio de 2013
Solicite aos alunos que escreva, em letra de forma e no lugar correto, o nome dos estados brasileiros. Para isso poderão consultar o mapa Político do Brasil ou Atlas. Depois, utilizando o lápis de cor, pinte cada estado de uma cor, de forma que cores iguais não se encontrem. Sublinhe o nome do estado em que vivem.
SEGUNDO MOMENTO
Retome o mapa Político do Brasil e realize as atividades no caderno:
a. Escreva o nome do estado em que vive.
b. Escreva os nomes dos estados que são vizinhos ao seu.
c. Escreva, em ordem alfabética, o nome dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal.
d. Escreva o nome dos estados que conhece.
e. Agora, escreva o nome dos estados que não conhece.
TERCEIRO MOMENTO
Agora, solicite aos alunos que elaborem, individualmente, um roteiro de viagem. Para tanto, apresente aos alunos as seguintes instruções:
Então, mãos a obra e boa viagem!
Imagem: Ilustração bloco de anotações
Fonte: http://www.bluue.com.br/wp-content/uploads/2011/09/roteiro.jpg
Disponível em: maio de 2013
Sugestão de leitura e pesquisa para o professor(a):
Entendendo o Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa.
Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto
Acesso em: maio de 2013
Conhecendo o Brasil
Disponível em: http://www.brasil.gov.br/navegue_por/mapas/mapas/
Acesso em: maio de 2013
CASTROGIOVANNI, A. C. COSTELLA, R. Z. Brincar e cartografar com os diferentes mundos geográficos: Alfabetização espacial. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.
Além da participação nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios:
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
12/06/2013
Cinco estrelasMuito boa a aula,super completa,vou aproveitar para trabalhar com meus alunos,aproveitando as Copa das Confederações.