Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Viajando pelos estados do Brasil

 

24/05/2013

Autor e Coautor(es)
INIA FRANCO DE NOVAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Angela Cristina dos Santos, Antomar Araújo Ferreira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula o aluno poderá:

  • Conhecer os estados do país em que vive;
  • Compreender a organização do território brasileiro por meio da linguagem cartográfica;
  • Observar, coletar e organizar informações referentes à organização dos estados brasileiros;
  • Exercitar o processo de observação e analise da organização territorial;
  • Ter uma leitura crítica da organização do território brasileiro.
Duração das atividades
03 horas aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Domínio dos conceitos de município e estado.  O processo de organização do estado em que vive e do território brasileiro.

Estratégias e recursos da aula

Professor(a) para que o processo de aprendizagem torne-se significativo e cumpra os objetivos propostos pelo Pacto de Alfabetização na Idade Certa as diferentes áreas do conhecimento devem fazer-se presente, conforme um dos objetivos do projeto que é o da valorização dos “conhecimentos oriundos das diferentes áreas que podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade”.

Seguindo tal perspectiva a Geografia faz-se presente neste processo, já que o contexto que envolve o processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental não pode ser analisado de maneira neutra, apolítica, é de extrema importância compreender o papel e a contribuição das disciplinas que compõem o currículo nesse nível de ensino. O caráter complexo da Geografia Escolar deve desencadear novos olhares na prática docente, as diversas transformações de ordem cultural, política e econômica pelas quais a sociedade passa requer o desenvolvimento de uma leitura acurada do mundo.

Nunca é demasiado repetir que uma alfabetização com qualidade é essencial para que o aluno se insira na sociedade, o sucesso ou o fracasso dessa inserção depende, em grande parte, do processo de alfabetização. A Geografia Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem uma contribuição a oferecer: a de alfabetizar geograficamente, desenvolvendo nos alunos a capacidade de observar, ler, compreender o meio, uma vez que o educando deve conquistar a cidadania plena e atuar na sociedade.

Sugere, abaixo, procedimentos para o desenvolvimento da aula com alunos do Ensino Fundamental I.

 

ATIVIDADE

 

PRIMEIRO MOMENTO

Professor leve para a sala de aula o mapa Político do Brasil em tamanho grande para que os alunos possam: pesquisar, localizar e identificar os estados brasileiros e também, uma cópia para cada aluno do mapa Político do Brasil mudo (em folha A4 para cada aluno).

 

mapa mudo

Imagem: Modelo Mapa do Brasil mudo

Fonte: http://www.santiago.pro.br/mapas/brasil/brasil_mudo2.jpg

Disponível em: maio de 2013 

 

Solicite aos alunos que escreva, em letra de forma e no lugar correto, o nome dos estados brasileiros. Para isso poderão consultar o mapa Político do Brasil ou Atlas. Depois, utilizando o lápis de cor, pinte cada estado de uma cor, de forma que cores iguais não se encontrem. Sublinhe o nome do estado em que vivem.

 

SEGUNDO MOMENTO

Retome o mapa Político do Brasil e realize as atividades no caderno:

a. Escreva o nome do estado em que vive.

b. Escreva os nomes dos estados que são vizinhos ao seu.

c. Escreva, em ordem alfabética, o nome dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal.

d. Escreva o nome dos estados que conhece.

e. Agora, escreva o nome dos estados que não conhece.

 

TERCEIRO MOMENTO

Agora, solicite aos alunos que elaborem, individualmente, um roteiro de viagem. Para tanto, apresente aos alunos as seguintes instruções: 

 

  1. Observe o mapa Político do Brasil e escolha cinco estados que gostaria de visitar, podem ser estados que já conhece;
  2. A viagem terá início onde você mora e poderá conhecer mais cinco estados. No mapa, utilizando o lápis de escrever trace a rota da viagem;
  3. Pesquise em revistas, livros ou na internet informações que considere importante sobre cada um dos estados que pretende visitar;
  4. Elabore o seu roteiro de viagem evidenciando os motivos da escolha do estado e o que tem neste lugar de interessante para ser conhecido.

 

Então, mãos a obra e boa viagem! 

Imagem: Ilustração bloco de anotações

Fonte: http://www.bluue.com.br/wp-content/uploads/2011/09/roteiro.jpg

Disponível em: maio de 2013 

Recursos Complementares

Sugestão de leitura e pesquisa para o professor(a):

 

Entendendo o Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa.

Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto

Acesso em: maio de 2013

 

Conhecendo o Brasil

Disponível em: http://www.brasil.gov.br/navegue_por/mapas/mapas/

Acesso em: maio de 2013

 

CASTROGIOVANNI, A. C. COSTELLA, R. Z. Brincar e cartografar com os diferentes mundos geográficos: Alfabetização espacial. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006. 

Avaliação

Além da participação nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios:

  1. A participação na realização das atividades sugeridas;
  2. O interesse em desenvolver as atividades de maneira colaborativa;
  3. A realização das atividades solicitadas, que podem ser objeto de avaliação formal;
  4. A utilização da representação cartográfica para reconhecer e identificar os estados brasileiros;
  5. A habilidade  de reconhecer, a partir da representação cartográfica, o seu estado no território brasileiro;
  6. A produção do texto solicitado (roteiro).
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • shirlei , E.E.Profº Carlos Cristovam Zink , São Paulo - disse:
    shirlei3_@hotmail.com

    12/06/2013

    Cinco estrelas

    Muito boa a aula,super completa,vou aproveitar para trabalhar com meus alunos,aproveitando as Copa das Confederações.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.