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Conhecendo o estado em que vivo

 

24/05/2013

Autor e Coautor(es)
INIA FRANCO DE NOVAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Angela Cristina dos Santos, Antomar Araújo Ferreira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula o aluno poderá:

  • Conhecer o estado do país em que vive;
  • Compreender a organização do território do estado em que vive e seu contexto no território brasileiro por meio da linguagem cartográfica;
  • Observar, coletar e organizar informações referentes à organização do estado em que vive;
  • Utilizar os recursos tecnológicos como possibilidade de pesquisa e construção do conhecimento;
  • Exercitar o processo de observação e analise da organização do estado em que vive.
Duração das atividades
03 horas aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Domínio dos conceitos de organização dos municípios e das unidades federativas ou estados. 

Estratégias e recursos da aula

Professor(a) para que o processo de aprendizagem torne-se significativo e cumpra os objetivos propostos pelo Pacto de Alfabetização na Idade Certa as diferentes áreas do conhecimento devem fazer-se presente, conforme um dos objetivos do projeto que é o da valorização dos “conhecimentos oriundos das diferentes áreas que podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade”.

Seguindo tal perspectiva a Geografia faz-se presente neste processo, já que o contexto que envolve o processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental não pode ser analisado de maneira neutra, apolítica, é de extrema importância compreender o papel e a contribuição das disciplinas que compõem o currículo nesse nível de ensino. O caráter complexo da Geografia Escolar deve desencadear novos olhares na prática docente, as diversas transformações de ordem cultural, política e econômica pelas quais a sociedade passa requer o desenvolvimento de uma leitura acurada do mundo.

Nunca é demasiado repetir que uma alfabetização com qualidade é essencial para que o aluno se insira na sociedade, o sucesso ou o fracasso dessa inserção depende, em grande parte, do processo de alfabetização. A Geografia Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem uma contribuição a oferecer: a de alfabetizar geograficamente, desenvolvendo nos alunos a capacidade de observar, ler, compreender o meio, uma vez que o educando deve conquistar a cidadania plena e atuar na sociedade.

 

 

ATIVIDADE

Sugere, abaixo, procedimentos para o desenvolvimento da aula com alunos do Ensino Fundamental I.

 

PRIMEIRO MOMENTO

Professor provoque nos alunos o interesse por estudar e conhecer o lugar em que vivem, é importante retomar os conceitos de município e de estado.

Leve para a sala de aula o mapa Político do Brasil em tamanho grande para que os alunos possam: pesquisar, localizar e identificar o estado em que vivem e também, uma cópia para cada aluno do mapa Político do Brasil mudo (em folha A4 para cada aluno).

 

mapa brasil

Imagem: Mapa Político do Brasil

Disponível em: http://www.guiageo.com/pictures/brasil-politico.jpg

Acesso em: maio de 2013

 

 

mapa mudo  

 Imagem: Modelo Mapa do Brasil mudo

Fonte: http://www.santiago.pro.br/mapas/brasil/brasil_mudo2.jpg

Disponível em: maio de 2013 

 

No mapa, proponha aos alunos realizarem as atividades a seguir. Para isso poderão consultar o mapa Político do Brasil ou Atlas.

  • Identifique no mapa o estado em que vive;
  • Escreva, em letra de forma e no lugar correto, o nome do estado em que vive;
  • Pinte o estado em que vive;
  • Escreva o nome dos estados vizinhos do estado em que mora;
  • Localize e escreva, no mapa, o nome do oceano que banha o litoral brasileiro.
  • O estado em que você mora é banhado pelo mar? Algum estado vizinho ao seu localiza-se no litoral? Qual ou quais?
  • Que estados se localizam ao: norte, sul, leste e oeste do estado em que você vive?

 

SEGUNDO MOMENTO

Professor, o computador é uma importante ferramenta na construção do conhecimento aproveite este recurso para incentivar os alunos a conhecerem o lugar em que vivem.  Para tanto, desenvolva com os alunos a atividade a seguir:

1. No laboratório de informática, com as máquinas conectadas à internet, convide os alunos a acessarem o endereço web http://www.ibge.gov.br/estadosat/ .

 

ibge estados 1  

Imagem: Página inicial do IBGE - Estados

Fonte do programa: http://www.ibge.gov.br/estadosat/

Acesso em:  maio de 2013

 

2. Na barra de ferramentas, é possível acessar a sigla das Unidades da Federação do Brasil. Acesse a sigla do estado em que os alunos moram para que tenham acesso ao mapa e informações do estado. Vale lembrar que diferentes informações e dados sobre o estado podem ser acessados.

 

 ibge estados 2

Imagem: IBGE – Estados com destaque para o estado de Santa Catarina

Fonte: http://www.ibge.gov.br/estadosat/perfil.php?sigla=sc

Acesso em:  maio de 2013

 

3. À esquerda da tela segue informações relativas ao estado como: a população do estado (segundo censo de 2010), o tamanho do território do estado (área), o número de habitantes por km² e o número de municípios que o estado possui. Destaque as informações e evidencie as características do estado.

 

4. No caderno, anote as informações do estado em que o aluno vive e dos estados vizinhos e elaborem uma tabela com os seguintes dados:

DADOS

Santa Catarina

Paraná

Rio Grande do Sul

CAPITAL

 

 

 

POPULAÇÃO

 

 

 

NÚMERO DE MUNICIPIOS

 

 

 

 

5. Depois, volte no mapa e escreva o nome das capitais dos estados pesquisados.

 

TERCEIRO MOMENTO

1. Analise os dados da tabela e, no caderno, responda as seguintes questões:

a. Qual é população do estado em que você vive?

b. Qual é o estado com a maior população?

c. Qual é o estado com a menor população?

d. Qual a diferença populacional entre estes estados? 

 

2. Tendo como referência o total de habitantes dos estados elabore um gráfico de barras apresentando os dados da população dos estados pesquisados.  

 

 

gráfico barras  

Imagem: Exemplo de gráfico de colunas simples

Fonte: http://alfaconnection.net/graficos/colunas.htm

Disponível em: maio de 2013 

 

3. Analise o gráfico e responda as questões a seguir:

a. Quantos municípios existem no estado em que você vive?

b. Além do município em que você mora, quantos municípios compõem o estado em que você mora?

c. Qual o total de municípios entre os estados pesquisados?

d. Qual o estado possui mais municípios?

e. Qual o estado que possui menos municípios?

 

Aproveite a atividade para realizar a interdisciplinaridade com Geografia e Matemática.

Recursos Complementares

Sugestão de leitura e pesquisa para o professor(a):

 

Entendendo o Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa.

Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto

Acesso em: maio de 2013

 

Os elementos que compõem os mapas.

Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/elementos-compoem-mapa-639045.shtml

Acesso em: maio de 2013

 

Construção e Interpretação de gráficos de colunas

Disponível em: http://alfaconnection.net/graficos/colunas.htm

Acesso em: maio de 2013

 

CASTROGIOVANNI, A. C. COSTELLA, R. Z. Brincar e cartografar com os diferentes mundos geográficos: Alfabetização espacial. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006. 

Avaliação

Além da participação nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios:

  1. A participação na realização das atividades sugeridas;
  2. O interesse em desenvolver as atividades de maneira colaborativa;
  3. A realização das atividades solicitadas, que podem ser objeto de avaliação formal;
  4. A utilização da representação cartográfica para reconhecer e identificar os estados brasileiros;
  5. A habilidade  de reconhecer, a partir da representação cartográfica, o seu estado no território brasileiro;
  6. A elaboração de tabelas e gráficas e a sua interpretação.
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