24/05/2013
Angela Cristina dos Santos, Antomar Araújo Ferreira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Com esta aula o aluno poderá:
Domínio dos conceitos de organização dos municípios e das unidades federativas ou estados.
Professor(a) para que o processo de aprendizagem torne-se significativo e cumpra os objetivos propostos pelo Pacto de Alfabetização na Idade Certa as diferentes áreas do conhecimento devem fazer-se presente, conforme um dos objetivos do projeto que é o da valorização dos “conhecimentos oriundos das diferentes áreas que podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade”.
Seguindo tal perspectiva a Geografia faz-se presente neste processo, já que o contexto que envolve o processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental não pode ser analisado de maneira neutra, apolítica, é de extrema importância compreender o papel e a contribuição das disciplinas que compõem o currículo nesse nível de ensino. O caráter complexo da Geografia Escolar deve desencadear novos olhares na prática docente, as diversas transformações de ordem cultural, política e econômica pelas quais a sociedade passa requer o desenvolvimento de uma leitura acurada do mundo.
Nunca é demasiado repetir que uma alfabetização com qualidade é essencial para que o aluno se insira na sociedade, o sucesso ou o fracasso dessa inserção depende, em grande parte, do processo de alfabetização. A Geografia Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem uma contribuição a oferecer: a de alfabetizar geograficamente, desenvolvendo nos alunos a capacidade de observar, ler, compreender o meio, uma vez que o educando deve conquistar a cidadania plena e atuar na sociedade.
Sugere, abaixo, procedimentos para o desenvolvimento da aula com alunos do Ensino Fundamental I.
PRIMEIRO MOMENTO
Professor provoque nos alunos o interesse por estudar e conhecer o lugar em que vivem, é importante retomar os conceitos de município e de estado.
Leve para a sala de aula o mapa Político do Brasil em tamanho grande para que os alunos possam: pesquisar, localizar e identificar o estado em que vivem e também, uma cópia para cada aluno do mapa Político do Brasil mudo (em folha A4 para cada aluno).
Imagem: Mapa Político do Brasil
Disponível em: http://www.guiageo.com/pictures/brasil-politico.jpg
Acesso em: maio de 2013
Imagem: Modelo Mapa do Brasil mudo
Fonte: http://www.santiago.pro.br/mapas/brasil/brasil_mudo2.jpg
Disponível em: maio de 2013
No mapa, proponha aos alunos realizarem as atividades a seguir. Para isso poderão consultar o mapa Político do Brasil ou Atlas.
SEGUNDO MOMENTO
Professor, o computador é uma importante ferramenta na construção do conhecimento aproveite este recurso para incentivar os alunos a conhecerem o lugar em que vivem. Para tanto, desenvolva com os alunos a atividade a seguir:
1. No laboratório de informática, com as máquinas conectadas à internet, convide os alunos a acessarem o endereço web http://www.ibge.gov.br/estadosat/ .
Imagem: Página inicial do IBGE - Estados
Fonte do programa: http://www.ibge.gov.br/estadosat/
Acesso em: maio de 2013
2. Na barra de ferramentas, é possível acessar a sigla das Unidades da Federação do Brasil. Acesse a sigla do estado em que os alunos moram para que tenham acesso ao mapa e informações do estado. Vale lembrar que diferentes informações e dados sobre o estado podem ser acessados.
Imagem: IBGE – Estados com destaque para o estado de Santa Catarina
Fonte: http://www.ibge.gov.br/estadosat/perfil.php?sigla=sc
Acesso em: maio de 2013
3. À esquerda da tela segue informações relativas ao estado como: a população do estado (segundo censo de 2010), o tamanho do território do estado (área), o número de habitantes por km² e o número de municípios que o estado possui. Destaque as informações e evidencie as características do estado.
4. No caderno, anote as informações do estado em que o aluno vive e dos estados vizinhos e elaborem uma tabela com os seguintes dados:
DADOS |
Santa Catarina |
Paraná |
Rio Grande do Sul |
CAPITAL |
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POPULAÇÃO |
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NÚMERO DE MUNICIPIOS |
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5. Depois, volte no mapa e escreva o nome das capitais dos estados pesquisados.
TERCEIRO MOMENTO
1. Analise os dados da tabela e, no caderno, responda as seguintes questões:
a. Qual é população do estado em que você vive?
b. Qual é o estado com a maior população?
c. Qual é o estado com a menor população?
d. Qual a diferença populacional entre estes estados?
2. Tendo como referência o total de habitantes dos estados elabore um gráfico de barras apresentando os dados da população dos estados pesquisados.
Imagem: Exemplo de gráfico de colunas simples
Fonte: http://alfaconnection.net/graficos/colunas.htm
Disponível em: maio de 2013
3. Analise o gráfico e responda as questões a seguir:
a. Quantos municípios existem no estado em que você vive?
b. Além do município em que você mora, quantos municípios compõem o estado em que você mora?
c. Qual o total de municípios entre os estados pesquisados?
d. Qual o estado possui mais municípios?
e. Qual o estado que possui menos municípios?
Aproveite a atividade para realizar a interdisciplinaridade com Geografia e Matemática.
Sugestão de leitura e pesquisa para o professor(a):
Entendendo o Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa.
Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto
Acesso em: maio de 2013
Os elementos que compõem os mapas.
Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/elementos-compoem-mapa-639045.shtml
Acesso em: maio de 2013
Construção e Interpretação de gráficos de colunas
Disponível em: http://alfaconnection.net/graficos/colunas.htm
Acesso em: maio de 2013
CASTROGIOVANNI, A. C. COSTELLA, R. Z. Brincar e cartografar com os diferentes mundos geográficos: Alfabetização espacial. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.
Além da participação nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios:
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