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O que são funções da linguagem?

 

24/05/2013

Autor e Coautor(es)
ROGERIO DE CASTRO ANGELO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer as diferentes funções da linguagem;
  • Reconhecer  qual função da linguagem é predominante em diferentes textos;
  • Produzir textos de diferentes gêneros, utilizando primordialmente uma ou outra função da linguagem de acordo com o efeito de sentido almejado.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Condições de produção de um texto (contexto);
  • intencionalidade discursiva;
  • elementos da comunicação.
Estratégias e recursos da aula

 

  • Quadro-negro e giz;
  • vídeo do youtube;
  • exposição oral;
  • brainstorming;
  • diagramas;
  • exercícios individuais e em grupo.

Módulo 1

Atividade 1 - Ativando conhecimentos prévios

Primeiramente, o professor apresentará aos alunos, a título de revisão ou mesmo de explicação, para as turmas que ainda não tenham visto, os elementos presentes na comunicação. Isso se faz necessário, uma vez que cada uma das funções da linguagem está intimamente relacionada com um dos elementos da comunicação.

Para fazer essa explicação, sugere-se que o professor projete, desenhe no quadro ou imprima em uma folha para os alunos colarem no caderno, o seguinte esquema:

 

Elementos da comunicação

 

Cabe aqui uma breve explicação sobre a figura acima: Professor, revise esses conceitos com os alunos.

a) Emissor ou locutor: é aquele que envia a mensagem (pode se tratar de uma única pessoa ou um grupo de pessoas).

b) Mensagem: é o próprio contéudo ou assunto, ou seja, as informações que são transmitidas.

c) Receptor ou destinatário: é aquele a quem a mensagem é endereçada, que também pode ser um indivíduo ou um grupo.

d) Referente ou contexto: é o objeto ou a situação a que a mensagem se refere.

e) Canal de comunicação: é o meio pelo qual a mensagem é transmitida (Rádio, telefone, televisão, internet, ar).

f) Código: é o conjunto de signos e de regras de combinação desses signos utilizado para elaborar a mensagem: o emissor codifica aquilo que o receptor irá decodificar. Por exemplo temos a Língua Portuguesa, a LIBRAS, o código morse, a pintura, etc.

 

Para ilustrar, sugere-se que o professor, depois de ter explicado o diagrama, dê um exemplo com uma situação da própria sala de aula, por exemplo:

  • O professor diz aos alunos: "Garotos, copiem esse diagrama no caderno".

Seria interessante inclusive anotar o que se acabou de dizer no quadro.

Com isso, o professor pode indicar os elementos da comunicação, quais sejam:

 

Emissor = professor

Mensagem = Garotos, copiem esse diagrama no caderno.

Receptor = alunos

Referente = diagrama desenhado no quadro

Canal = ar

Código = Língua Portuguesa

 

Atividade 2 - Motivação

Após a breve explicação sobre os elementos da comunicação, o professor deverá explicar aos alunos que, dependendo da intenção do emissor, a comunicação pode assumir predominantemente uma das diferentes funções da linguagem. É interessante notar que cada uma das funções da linguagem se volta para um dos elementos da comunicação, que foram explicitados acima.

Neste momento, o professor pedirá aos alunos que formem duplas, para que possam realizar a atividade seguinte que será de relacionar as funções da linguagem com os elementos da comunicação.

Para aguçar a curiosidade dos alunos, o professor deverá escrever no quadro os nomes das funções da linguagem, na ordem listada abaixo, e pedir para que os alunos tentem, em dupla, relacionar as funções da linguagem com os elementos da comunicação que acabaram de ser relembrados/explicados, sendo cada função relativa a um dos elementos da comunicação. Além disso, os alunos deverão anotar no caderno os motivos pelos quais eles acreditam que aquelas funções da linguagem relacionam-se com aqueles elementos da comunicação.

  1. Função Referencial
  2. Função Emotiva (ou Expressiva)
  3. Função Conativa (ou Apelativa)
  4. Função Poética
  5. Função Fática
  6. Função Metalinguística

Em seguida, o professor sorteará algumas duplas de alunos para que eles digam qual a relação foi estabelecida, listando no quadro as relações que foram feitas pelos alunos.

Atividade 3 - Apresentação do conteúdo

Após os alunos terem feito suas tentativas de relacionar as funções da linguagem com os elementos da comunicação, eles assistirão a um vídeo pedagógico, no qual as Funções da Linguagem são apresentadas.

 

Video funções da ling

Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=-SeDJyo8nJQ> Acesso em: 18 de mai. 2013.

O professor pedirá aos alunos que assistam ao vídeo, ainda em duplas, com o qual eles e eles deverão cumprir o seguinte roteiro:

  1. Verfique se a relação que vocês haviam feito entre os Elementos da Comunicação e as Funções da Linguagem está de acordo com a relaçõa apresentada no vídeo. Caso negativo, anotar a relação apresentada.
  2. Para cada Função da Linguagem apresentada, o apresentador do vídeo dá um exemplo. Anote cada um dos exemplos apresentados com suas palavras.
  3. Elaborem suas próprias definições sobre as funçõe de linguagem, ressaltando qual a intenção do emissor em cada uma delas. Em seguida, construam pelo menos um exemplo próprio para cada Função da Linguagem.

Módulo 2

Exercícios de fixação

1. Os alunos deverão ler os textos/trechos a seguir e identificar quais as funções da linguagem presentes em cada um deles, indicando qual das funções predomina em cada um deles.

A)

Amar:

Fechei os olhos para não te ver
e a minha boca para não dizer...
E dos meus olhos fechados desceram lágrimas que não enxuguei,
e da minha boca fechada nasceram sussurros
e palavras mudas que te dediquei...

O amor é quando a gente mora um no outro.
Mario Quintana

Disponível em: <http://pensador.uol.com.br/poemas_de_amor_mario_quintana/> Acesso em: 18 de mai. 2013.

B)

A bailarina


Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.
Não conhece nem dó nem ré
mas sabe ficar na ponta do pé.

Não conhece nem mi nem fá
Mas inclina o corpo para cá e para lá

Não conhece nem lá nem si,
mas fecha os olhos e sorri.

Roda, roda, roda, com os bracinhos no ar
e não fica tonta nem sai do lugar.

Põe no cabelo uma estrela e um véu
e diz que caiu do céu.

Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.

Mas depois esquece todas as danças,
e também quer dormir como as outras crianças.

Disponível em: <http://pensador.uol.com.br/frase/NjA4NzQy/> Acesso em: 18 de mai. 2013.

C)

- Alô! Como vai?
- Tudo bem, e você?
- Vamos ao cinema hoje?
- Prometo pensar no assunto. Retorno mais tarde para decidirmos o horário.

Disponível em: <http://www.portugues.com.br/redacao/funcoes-linguagem-.html> Acesso em: 18 de mai. 2013.

D)

Kolynos

Disponível em: <http://mmacieldealmeida.wordpress.com/2011/01/29/as-funcoes-da-linguagem/> Acesso em: 18 de mai. 2013.

 

E)

dicionário | s. m.

dicionário
(francês dictionnaire)
s. m.
1. Coleção organizada, geralmente de forma alfabética, de palavras ou outras unidades lexicais de uma língua ou de qualquer ramo do saber humano, seguidas da sua significação, da sua tradução ou de outras informações sobre as unidades lexicais.
2. Coleção de palavras usadas habitualmente por uma pessoa, por um grupo social ou profissional, num domínio técnico, etc. = GLOSSÁRIO, VOCABULÁRIO
3. [Linguística]  Conjunto de unidades lexicais identificadas, organizadas e codificadas.
[Figurado]  dicionário vivo: pessoa erudita.

Disponível em: <http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=dicionário> Acesso em: 18 de mai. 2013.

F)

Dilma inaugura Estádio Nacional de Brasília ao lado de governador do DF
Estádio foi inaugurado com cinco meses de atraso e após dois adiamentos.
Em cerimônia, presidente agradeceu aprovação da MP dos Portos.

Disponível em: <http://g1.globo.com/politica/noticia/2013/05/dilma-inaugura-estadio-nacional-de-brasilia-ao-lado-de-governador-do-df1.html> Acesso em: 18 de mai. 2013.

 

2. Os alunos deverão ser agrupados em trios e criar três textos curtos, cada um focando em uma função da linguagem diferente.

Em seguida, a professora pedirá para que os integrantes de cada grupo leiam seus textos, sendo que após a leitura de cada texto, os colegas dos outros grupos deverão identificar qual função da linguagem predomina no texto em questão.

Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos serão avaliados em relação à participação e o interesse durante todas as atividades propostas.

O professor deverá verificar se os alunos conseguiram resolver os exercícios propostos, se conseguiram construir definições e exemplos adequados para cada função da linguagem, se conseguiram identificar qual função da linguagem é predominante nos diferentes textos trabalhados e por que razão essa classificação é estabelecida.

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