Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Museu do Futebol: personagens históricos das quatro linhas

 

24/05/2013

Autor e Coautor(es)
TIAGO SOARES ALVES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores históricos
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Ensino Médio Sociologia Ideologia e a indústria cultural
Ensino Médio Filosofia Teoria do conhecimento
Ensino Médio Filosofia História da filosofia
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer e analisar o futebol por meio de alguns elementos históricos;

  • Refletir sobre a inserção do futebol em nossa cultura na atualidade;

Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios;

Estratégias e recursos da aula

Aula 1 - Uma viagem pela História de Futebol

1. Contextualizando os Museus como espaços de conhecimento historicamente acumulados.

- O professor deve iniciar a aula despertando os interesses dos alunos para a importância dos Museus em nossa sociedade. Num primeiro momento, é preciso identificar o conhecimento que eles já possuem sobre museus (se já visitaram algum museu, ou já ouviram falar da existência de algum). Veja alguns questionamentos possíveis para identificação dos conhecimentos prévios dos alunos.

a) Alguém já visitou algum museu? Qual?

b) Vocês consideram os museus importantes em nossas vidas? Por quê?

- Após os alunos se posicionarem com argumentos, diante da segunda pergunta, é fundamental que o professor reforce a importância dos museus em nossas vidas como espaços carregados de valores culturais, e ricos de bens imateriais (conhecimentos, registros), onde podemos ter acesso mediante uma visita devidamente orientada.

 

2. Em seguida, é preciso apresentar imagens de alguns museus brasileiros para que, na sequência, o professor localize o museu específico (Museu do Futebol) que permitirá nossa viagem pela história do futebol.

Sugestões de imagens sobre museus:

Museu da Inconfidência

 museu inconfidencia

Fonte: http://www.em.ufop.br/, acesso em 14/05/2013

 

Memorial Carlos Drummond de Andrade

museu drummond

Fonte: http://www.vivaitabira.com.br/viva-artes-cultura/VisualizaConteudo.php?IdConteudo=81, acesso em 14/05/2013

 

 museu do futebol 2

Fonte: www.museudofutebol.org.br/, acesso em 14/05/2013

 

Sugestões de sites Guia de Museus (listas de museus no Brasil):

http://www.museus.gov.br/noticias/guia-dos-museus-brasileiros/, acesso em 14/05/2013

http://www.museus.art.br/brasil.htm, acesso em 14/05/2013

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_museus_do_Brasil, acesso em 14/05/2013

 

3. Após a exposição das imagens o professor convidará os alunos para uma viagem pela história do Futebol por meio do Museu do Futebol em São Paulo, que eles conhecerão, inicialmente, sem sair da sua sala, por meio de um passeio virtual, na próxima aula.

 

Aula 2 - Apresentação do Vídeo "Conhecendo Museus - Museu do Futebol/SP" (TV Escola)

Professor nessa estratégia propomos a apresentação do vídeo na íntegra, já na segunda aula, de modo a atender a expectativa dos alunos sobre o museu. No entanto, é possível trabalhar com recursos como pequenos vídeos, ou seja, você pode editar o vídeo em pequenos "curtas", e apresentaria algumas salas dos museus em cada aula disponível para esse projeto. Entendemos que as duas formas possibilitam um trabalho adequado com o uso do vídeo dentro dos objetivos propostos.

1. O professor lembrará os alunos que hoje iniciaremos nossa viagem pela história do futebol por meio de uma visita virtual ao Museu do Futebol em São Paulo/SP. Em seguida, antes de projetar o vídeo, apresentará o site do Museu e contextualizará o mesmo em termos de localização, sua história e organização. Todas essas informações estão disponíveis no site.

 

MUSEU FUTEBOL

http://www.museudofutebol.org.br/, acesso em 14/05/2013

 

2. Logo depois, poderá ser projetado o vídeo e solicitado que os alunos assistam e anotem as "salas do museu" que eles mais gostaram.

          logo_tvescola     video museu do futebol

http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=12628, acesso em 14/05/2013

 

3. Após a apresentação do vídeo, o professor permitirá que os alunos comentem sobre suas anotações.

Sugestões de perguntas motivadoras para que os alunos expressem suas percepções do Museu do Futebol:

a) O que vocês acharam do Museu do Futebol?

b) Gostaria de conhecê-lo? Por quê?

c) Qual sala do museu você mais gostou? Por quê?

- Após a discussão acima, o professor informará que nossa viagem na história do futebol está apenas no começo. Daremos sequência a ela na próxima aula.

 

Aula 3: E a viagem continua... Próxima Parada: Sala Holográfica dos Grandes Ídolos do Futebol

1. Nessa aula, o professor levará os alunos para uma quadra ou campo de futebol. Em roda, no centro da quadra (ou do gramado), iniciará uma roda de conversa de modo a resgatar a visita virtual que os alunos fizeram em duas salas específicas do Museu: 1ª Sala Holográfica dos Grandes Ídolos do Futebol; e, 2ª Sala Especial de Homenagem a Pelé e Garrincha.

 pelé e garrincha1

Fonte: Google Images, acesso em 14/05/2013

2. O professor deve indagá-los sobre suas noções/conceitos de ídolos e o que eles simbolizaram no futebol brasileiro. Após os alunos enunciarem seus conhecimentos sobre ídolos o professor poderá ampliar os conceitos dos alunos localizando-os nas ciências humanas, por exemplo, mediante uma breve exposição oral.

Dica: Essa discussão sobre a perspectiva do Mito, para além do senso comum, abre um "leque" de possibilidades de trabalho em parceria com outras áreas, por exemplo: Filosofia, História e Sociologia. Pode ser feito um trabalho da compreensão das dimensões mitológicas e ideológicas que o conceito de mito recebeu em nossa sociedade.

3. Em seguida, eles deverão comentar sobre  a importância desses personagens históricos do futebol (reconhecidos como ídolos) no esporte strictu sensu, ou seja, o lugar que eles ocuparam na história e evolução do futebol, criação de jogadas, o que revolucionaram nesse esporte (Ex: Garrincha revolucionando a ideia de ídolo/mito – “o Pelé com corpo perfeito, Garrincha com as pernas tortas”, etc.);

 

4. Após a discussão, o professor, de uma forma bem descontraída, perguntará: quem gostaria de ser um "craque" de futebol? Em seguida, abrirá o "Desafio do penalty":

- Professor nesse momento, os alunos irão se divertir com o momento de clímax do futebol o gol. No entanto, é possível explorar alguns conhecimentos que essa atividade enseja, a saber:

a) Dialogar sobre a necessidade ou não de separação por gênero (desafios masculinos separados dos femininos), e a possibilidade do desafio misto, em que se permite jogar meninas e meninas na mesma equipe – neste caso, discutir a questão das relações desiguais de gênero presente no futebol;

b) Conhecimentos específicos: existem técnicas de chute a gol, que permitem uma cobrança mais eficiente do penalty? Quais? Nesse momento, o professor poderá dar algumas orientações. No entanto, será um momento muito rico a troca de conhecimentos entre os colegas (inclusive meninos com meninas), de modo que um aluno ensine ao outro o que sabe sobre um chute a gol eficiente ( sobre a sua técnica, sobre a sua tática para vencer o goleiro, etc.)

Dica: Para discussão do tema das relações de gênero nos esportes e, em específico no futebol, é possível um trabalho em parceria com áreas que também lidam este tema: Sociologia, História, Filosofia, Psicologia, dentre outras, podem contribuir bastante nos esclarecimentos necessários à compreensão desse tema.

 

Aula 4: Próxima "estação" da viagem: Sala da Exaltação.

1. Nessa aula, o professor, ainda em sala de aula, solicitará que os alunos comentem sobre suas percepções da Sala da Exaltação do Museu do Futebol.

2. Em seguida, ele apresentará vídeos e imagens de torcidas organizadas. O professor orientará os alunos a observarem: a) como as torcidas compõem a dimensão de grandiosidade ligada ao futebol (arquitetura dos estádios somada a estética da torcida); b) Como as torcidas transmitem as diversas emoções que o futebol desperta?

Sugestões de imagens:

 imagem torcida 1        imagem torcida 2   

imagem torcida 3

Fonte: Google imagem (torcida 1, torcida 2, torcida 3), acesso em 14/05/2013

Sugestões de vídeos:

video torcida fla   http://www.youtube.com/watch?v=Oj7dXhtOmrw, acesso em 14/05/2013

 

 

video torcida fla2  http://www.youtube.com/watch?v=AlcJO8UvUYY, acesso em 14/05/2013

 

3. Após o vídeo e imagens, o professor dialogará com a turma sobre a participação do torcida no futebol.  Ele permitirá que os alunos comentem o que perceberam nos vídeos em relação às duas perguntas orientadoras apresentadas pelo professor antes da projeção do vídeo e das imagens.

4. Após a discussão, o professor fará mais um convite: que tal organizarmos nossa torcida?

- Nessa atividade, o professor solicitará que a turma se divida em grupos (pelo menos 08 alunos), e, cada grupo, terá 15 minutos (no máximo) para compor seu "Grito de Torcida". No entanto, deve-se combinar com os alunos que as letras das músicas dos "Gritos" devem obedecer aos seguintes critérios: criativas, não ofensivas, não sexistas, não racistas, etc., e, evidentemente, passar uma mensagem que motive seu time. Depois, cada grupo apresentará o seu Grito para toda turma ao final da aula.

 

Aula 5: Sala do Rito de Passagem: um pouco de história das Copas do Mundo

1. Nesta aula, o professor poderá reproduzir novamente o trecho do vídeo que aborde a explicação da sala Rito de passagem. Poderá acrescer outros vídeos que rememoram outras copas do mundo (Ex. do vídeo: Copa de 1950).

Sugestão de vídeo sobre história das Copas do Mundo:

hist das copas  http://www.youtube.com/watch?v=SJA_zKMbFK4, acesso em 14/05/2013

2. Nessa atividade, os alunos podem identificar

- Quantas Copas do Mundo existiram;

- As características específicas de cada Copa. Exemplos:

a) Contexto Político de cada Copa do Mundo (por exemplo: no caso do Brasil, durante a Copa de 1970 no México, vivia por uma Ditadura Militar);

b) A evolução das copas do mundo nas diversas dimensões: esportiva (aspecto específicos do futebol), político-econômica (aumentos nos investimentos), social (inserção/ envolvimento das pessoas por classe, gênero, etnia), etc.;

Obs: Caso o professor tenha um prazo maior, do que o estipulado nessa aula, para o trabalho com o conteúdo do futebol, pode ser proposto aos alunos a organização de um evento esportivo de futebol, próximo à Copa do Mundo (no sistema disputa de jogos, estética do evento, nomes das equipes como países, etc.).

Recursos Complementares

Sugestões de vídeos sobre Museus:

Museu Histórico Nacional

http://www.youtube.com/watch?v=9AT3GFJO2h4, acesso em 14/05/2013

 

História dos Museus:

http://www.youtube.com/watch?v=0QEdakQumHA, acesso em 14/05/2013

 

Sugestões de sites sobre História do Futebol:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_futebol, acesso em 14/05/2013

http://pt.fifa.com/classicfootball/index.html, acesso em 14/05/2013

Avaliação

1. A avaliação deve ocorrer durante todo o processo, na medida em que o professor observa e dialoga com os alunos sobre a melhoria de sua compreensão científica sobre o Futebol (enquanto fenômeno social), especificamente nos aspectos históricos desse esporte;

2. Além, disso é preciso observar se também ampliaram a percepção e valorização dos alunos sobre os Museus em nossa sociedade, como espaços difusores de cultura. Nesse sentido, na última aula (Aula 6), eles alunos podem ser arguidos, da seguinte forma:

a) No que o Museu do Futebol contribui para o estudo deste esporte?

b) Como você enxerga os museus, atualmente, no que se refere ao seu aprendizado para sua vida presente e futura?

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • fidencio martendal, EEB RAUL POMPEIA , Santa Catarina - disse:
    fidenciomartendal@gmail.com

    27/05/2013

    Cinco estrelas

    Muito bom este tema, gostei principalmente por vivermos em 2014 uma copa do mundo de futebol aqui no Brasil. Os nossos estudantes gostam de futebol. Temos em nosso estado o campeonato escolar de futebol "Moleque Bom de Bola", masculino e feminino. A participação sempre é muito boa. Em 2014 esse tema do futebol vai fazer parte das minhas aulas e essas sugestões são muitoo válidas, obrigado......


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.