20/05/2013
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto; Luciana Soares Muniz; Mariane Éllen da Silva; Priscila Gervásio Teixeira; Laís de Castro Agranito; Rones Aureliano de Sousa; Vaneide Corrêa Dornellas.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhados com o aluno a ordem alfabética, os quatro tipos de letras e o uso da letra maiúscula em nome próprio. Além da utilização dos recursos das TICs como: tablet e laptop do Projeto UCA. É importante que o aluno seja capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula tem como foco contribuir com as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo a formação docente crítica, reflexiva e problematizadora. O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.
Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto (Neste sítio você poderá obter informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.). Acesso 07/05/2013.
http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_1_MIOLO.pdf (Neste sítio você poderá saber mais sobre os Direitos de Aprendizagem direcionados para cada ano de ensino da alfabetização inicial, que o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa propõe). Acesso: 07/05/2013.
Estratégias e recursos da aula
Professor para esta aula você poderá utilizar os seguintes recursos:
1ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.
Explorando o tema
Professor, organize a sala de aula em semicírculo para que possa ser desenvolvido o trabalho do dia, que necessitará da interação dos alunos nas atividades.
Exponha para os alunos, o que será trabalhado neste dia, atividades sobre o gênero textual “Agenda de telefone”. Mostre para eles vários modelos de agenda e em quais situações elas são usadas. Uma opção seria solicitar aos alunos que tragam de casa alguma agenda telefônica utilizada pela família.
Caso não tenha em mãos este recurso, é possível também apresentar em data show através de imagens encontradas na internet.
Se a sua escola participa do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem o laptop Classmate por meio do programa Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox).
Veja o modelo abaixo encontrado no sítio:
Fonte: http://blog.tiradepano.com.br/2009/10/agenda-telefones.html Acesso 08/05/32013.
Questione os alunos sobre as ocasiões em que eles costumam ver os adultos utilizando esse portador de texto. Solicite que citem situações em que precisariam fazer isso, por exemplo: ligar para um colega e convidá-lo para ir à sua casa, ou outros.
Desafie os alunos a observarem os diferentes aspectos da organização de uma agenda: o tamanho, os espaços reservados para a escrita dos diferentes dados, as letras que a subdividem etc. Questione a necessidade dos nomes e números serem registrados por escrito na agenda.
Professor, lembre também do uso das novas tecnologias, como a agenda eletrônica, em telefone celular, tablet, notebook, dentre outros, como meio de memorizar telefones e compromissos.
Mostre alguns exemplos destas novas tecnologias através de imagens encontradas na internet.
Fonte: http://www.matutando.com/agenda-o-que-e-e-para-que-serve/ Neste sítio você encontrará informações sobre o uso da agenda como também os modelos que encontramos no comércio. Acesso 08/05/2013.
Questione os alunos: por que não podemos guardar essas informações somente na memória? Essas indagações ajudam a compreender que a agenda permite arquivar dados a serem consultados posteriormente.
Indague os alunos sobre a função das letras que aparecem dividindo as partes desse caderninho. Por que elas sempre aparecem? Por que estão em ordem alfabética? Onde será que devemos escrever o número do telefone? Será que tem um campo para escrever o endereço do amigo?
2ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.
Professor, disponibilize para a turma cópias das fichas com os nomes de todos os alunos e sugira que agrupem aquelas, que começam com a mesma letra, respeitando a ordem alfabética.
Neste momento é importante que na sala de aula tenha o alfabeto afixado na parede em forma de cartaz. É interessante que o alfabeto exposto para os alunos já tenha os quatro tipos de letras para ajudá-los a diferenciá-las. Este é um Direito de Aprendizagem citado no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Veja abaixo um sítio que tem um exemplo de alfabeto com os quatro tipos de letras para afixar na sala de aula:
http://alfabetizacaocefaproponteselacerda.blogspot.com.br/2013/01/alfabeto-quatro-tipos-de-letras.html Acesso 08/05/2013.
Oriente os alunos para consultarem o alfabeto disponível na parede da sala de aula. O desafio de ler os nomes dos colegas possibilita refletir sobre a escrita deles.
Ana Clara Oliveira |
Bruno Costa |
Fonte: Acervo do professor.
Talita Almeida |
Ana Clara Oliveira |
Professor, após os alunos organizarem as fichas com os nomes em ordem alfabética, peça para localizarem as letras nas quais não há nomes para serem escritos.
Professor, é possível que os alunos percebam que tenham nomes iguais, neste momento, oriente-os para observarem a primeira letra do sobrenome do aluno e assim colocar na ordem alfabética;
A |
TELEFONE |
Ana Clara Machado |
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Ana Clara Oliveira |
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Fonte: Acervo da autora.
3ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.
Professor, com a ajuda dos alunos escreva na lousa a lista com o nome dos alunos, que eles organizaram, em ordem alfabética. Dê a possibilidade de cada aluno registrar um nome na lousa seguindo os critérios da ordem alfabética, ao lado do nome, ele deverá colocar o número do seu telefone.
Professor, após registrar os nomes e telefones dos alunos disponibilize uma cópia da agenda telefônica para eles copiarem e deixarem registrado no caderno. Peça para observarem, que devemos colocar os nomes em ordem alfabética para facilitar a localização dos nomes na agenda telefônica.
Agenda telefônica - Turma 3º Ano A
A |
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B |
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N |
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O |
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P |
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Q |
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T |
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U |
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Z |
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Fonte: Acervo da autora.
4ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.
Professor, após ter montado com os alunos a agenda telefônica da turma, proponha outras atividades de fixação como registro no caderno de Língua Portuguesa do aluno. Proponha atividades que estejam de acordo com os Direitos de Aprendizagem propostos pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Neste momento como também nos anteriores é interessante falar sobre o uso da letra maiúscula em nomes próprios. Professor, observe abaixo algumas atividades que podem auxiliá-lo no processo de aprendizagem do aluno.
Nas atividades a seguir você poderá observar a habilidade do aluno de identificar o local de inserção de uma letra na ordem alfabética, em uma agenda de telefones. Você poderá observar se o aluno identifica a ordem alfabética, como também se o mesmo identifica o gênero textual que está sendo trabalhado.
Fonte:http://www.simave.caedufjf.net/wp-content/uploads/2012/06/BOLETIM_PEDAGOGICO_PROALFA_2009.pdf Acesso em 18/05/2013.
2) Qual é a ordem alfabética correta:
( ) Carlos Eduardo, Gabrielle, Breno, Deivid;
( ) Carlos Eduardo, Breno, Gabrielle, Deivid;
( ) Gabrielle, Carlos Eduardo, Deivid, Breno;
( ) Breno, Carlos Eduardo, Gabrielle, Deivid.
Qual tipo de texto é esse?
( ) Propaganda;
( ) Convite;
( ) Receita;
( ) Agenda de telefone.
Fonte: Acervo da autora.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6061 (Neste você encontrará outros exemplos de aulas sobre o gênero agenda.). Acesso: 02/05/2013.
http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/agenda-telefonica-turma-495985.shtml (Neste sítio você poderá buscar mais informações sobre o assunto aqui tratado.). Acesso: 08/03/2013.
Professor, a avaliação deverá acontecer no decorrer do processo, observando a participação dos alunos na construção da agenda, se eles: utilizam letra maiúscula para escrever os nomes próprios; reconhecem as letras do alfabeto e os diferentes tipos de letras; interagem com os colegas e fazem os registros no caderno. Lembrando que as respostas devem ser vistas como um processo de construção do conhecimento, por isso é importante valorizar todo o trabalho dos alunos.
A partir do momento que os alunos consultam a agenda, esta ação passa a ser uma atividade permanente para que entrem em contato com os colegas. Além disso, eles podem, ao longo do ano, incluir os dados de novas pessoas e, assim, o uso será ampliado para além do contexto escolar.
Quatro estrelas 1 classificações
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24/05/2013
Quatro estrelasmuito boa essas atividades e dinâmicas eu já utilizo nas aulas e dão muito resultado. muito obrigado!