Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Trabalhando agenda telefônica

 

20/05/2013

Autor y Coautor(es)
NADIA CARVALHO ARCENIO FRAGA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto; Luciana Soares Muniz; Mariane Éllen da Silva; Priscila Gervásio Teixeira; Laís de Castro Agranito; Rones Aureliano de Sousa; Vaneide Corrêa Dornellas.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar a letra inicial dos nomes dos alunos;
  • Utilizar a ordem alfabética para inserção dos nomes na agenda telefônica;
  • Reconhecer o uso da letra maiúscula para nomes próprios;
  • Reconhecer os contextos de uso da agenda telefônica;
  • Identificar letras do alfabeto;
  • Distinguir como leitor, diferentes tipos de letras;
  • Usar adequadamente a página;
  • Conhecer as direções e o alinhamento da escrita;
  • Reconhecer os gêneros textuais diversos e suas finalidades;
  • Escrever palavras.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos - 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhados com o aluno a ordem alfabética, os quatro tipos de letras e o uso da letra maiúscula em nome próprio. Além da utilização dos recursos das TICs como: tablet e laptop do Projeto UCA. É importante que o aluno seja capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula tem como foco contribuir com as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo a formação docente crítica, reflexiva e problematizadora. O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto (Neste sítio você poderá obter informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.). Acesso 07/05/2013.

http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_1_MIOLO.pdf (Neste sítio você poderá saber mais sobre os Direitos de Aprendizagem direcionados para cada ano de ensino da alfabetização inicial, que o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa propõe). Acesso: 07/05/2013.

Estratégias e recursos da aula

Professor para esta aula você poderá utilizar os seguintes recursos:

  • Diferentes agendas de telefone para reconhecimento;
  • Fichas com nome dos alunos;
  • Agenda de telefone para que os alunos preencham (Folha impressa);
  • Cartaz para montar a agenda em um quadro proposto pelo professor;
  • Lápis;
  • Alfabeto Móvel;
  • Alfabeto afixado na parede.

1ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

Explorando o tema

Professor, organize a sala de aula em semicírculo para que possa ser desenvolvido o trabalho do dia, que necessitará da interação dos alunos nas atividades.

Exponha para os alunos, o que será trabalhado neste dia,  atividades sobre o gênero textual “Agenda de telefone”. Mostre para eles vários modelos de agenda e em quais situações elas são usadas. Uma opção seria solicitar aos alunos que tragam de casa alguma agenda telefônica utilizada pela família.

Caso não tenha em mãos este recurso, é possível também apresentar em data show através de imagens encontradas na internet.

Se a sua escola participa do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem o laptop Classmate por meio do programa Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox).

Veja o modelo abaixo encontrado no sítio:

Agenda

Fonte: http://blog.tiradepano.com.br/2009/10/agenda-telefones.html Acesso 08/05/32013.

Questione os alunos sobre as ocasiões em que eles costumam ver os adultos utilizando esse portador de texto. Solicite que citem situações em que precisariam fazer isso, por exemplo: ligar para um colega e convidá-lo para ir à sua casa, ou outros.

Desafie os alunos a observarem os diferentes aspectos da organização de uma agenda: o tamanho, os espaços reservados para a escrita dos diferentes dados, as letras que a subdividem etc. Questione a necessidade dos nomes e números serem registrados por escrito na agenda.

Professor, lembre também do uso das novas tecnologias, como a agenda eletrônica, em telefone celular, tablet, notebook, dentre outros, como meio de memorizar  telefones e compromissos.

Mostre alguns exemplos destas novas tecnologias através de imagens encontradas na internet.

Telefones

Fonte: http://www.matutando.com/agenda-o-que-e-e-para-que-serve/ Neste sítio você encontrará informações sobre o uso da agenda como também os modelos que encontramos no comércio. Acesso 08/05/2013.

Questione os alunos: por que não podemos guardar essas informações somente na memória? Essas indagações ajudam a compreender que a agenda permite arquivar dados a serem consultados posteriormente.

Indague os alunos sobre a função das letras que aparecem dividindo as partes desse caderninho. Por que elas sempre aparecem? Por que estão em ordem alfabética? Onde será que devemos escrever o número do telefone? Será que tem um campo para escrever o endereço do amigo?

2ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

Professor, disponibilize para a turma cópias das fichas com os nomes de todos os alunos e sugira que agrupem aquelas, que começam com a mesma letra, respeitando a ordem alfabética.

Neste momento é importante que na sala de aula tenha o alfabeto afixado na parede em forma de cartaz. É interessante que o alfabeto exposto para os alunos já tenha os quatro tipos de letras para ajudá-los a diferenciá-las. Este é um Direito de Aprendizagem citado no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Veja abaixo um sítio que tem um exemplo de alfabeto com os quatro tipos de letras para afixar na sala de aula:

  http://alfabetizacaocefaproponteselacerda.blogspot.com.br/2013/01/alfabeto-quatro-tipos-de-letras.html Acesso 08/05/2013.

Oriente os alunos para consultarem o alfabeto disponível na parede da sala de aula. O desafio de ler os nomes dos colegas possibilita refletir sobre a escrita deles.


Ana Clara Oliveira

  

Bruno Costa

Fonte: Acervo do professor.

Talita Almeida

 

Ana Clara Oliveira


Professor, após os alunos organizarem as fichas com os nomes em ordem alfabética,  peça para localizarem as letras nas quais não há nomes para serem escritos.

Professor, é possível que os alunos percebam que tenham nomes iguais, neste momento, oriente-os para observarem a primeira letra do sobrenome do aluno e assim colocar na ordem alfabética;

A

TELEFONE

Ana Clara Machado

 

Ana Clara Oliveira

 

 

 

 

 

 

Fonte: Acervo da autora.

3ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

Professor, com a ajuda dos alunos escreva na lousa a lista com o nome dos alunos, que eles organizaram, em ordem alfabética. Dê a possibilidade de cada aluno registrar um nome na lousa seguindo os critérios da ordem alfabética, ao lado do nome, ele deverá colocar o número do seu telefone.

Professor, após registrar os nomes e telefones dos alunos disponibilize uma cópia da agenda telefônica para eles copiarem e deixarem registrado no caderno. Peça para observarem, que devemos colocar os nomes em ordem alfabética para facilitar a localização dos nomes na agenda telefônica.

Agenda telefônica - Turma 3º Ano A

Amigos

Telefone

A

 

 

 

 

 

B

 

 

 

 

 

C

 

 

 

 

 

D

 

 

 

 

 

E

 

 

 

 

 

F

 

 

 

 

 

G

 

 

 

 

 

H

 

 

 

 

 

I

 

 

 

 

 

J

 

 

 

 

 

K

 

 

 

 

 

L

 

 

 

 

 

M

 

 

 

 

 

 

 

N

 

 

 

 

 

O

 

 

 

 

 

P

 

 

 

 

 

Q

 

 

 

 

 

R

 

 

 

 

 

S

 

 

 

 

 

T

 

 

 

 

 

U

 

 

 

 

 

V

 

 

 

 

 

X

 

 

 

 

 

Y

 

 

 

 

 

W

 

 

 

 

 

Z

 

 

 

 

 

Fonte: Acervo da autora.

4ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

Professor, após ter montado com os alunos a agenda telefônica da turma, proponha outras atividades de fixação como registro no caderno de Língua Portuguesa do aluno. Proponha atividades que estejam de acordo com os Direitos de Aprendizagem propostos pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Neste momento como também nos anteriores é interessante falar sobre o uso da letra maiúscula em nomes próprios. Professor, observe abaixo algumas atividades que podem auxiliá-lo no processo de aprendizagem do aluno.

Nas atividades a seguir você poderá observar a habilidade do aluno de identificar o local de inserção de uma letra na ordem alfabética, em uma agenda de telefones. Você poderá observar se o aluno identifica a ordem alfabética, como também se o mesmo identifica o gênero textual que está sendo trabalhado.

 

 

Apostila em espiral

Fonte:http://www.simave.caedufjf.net/wp-content/uploads/2012/06/BOLETIM_PEDAGOGICO_PROALFA_2009.pdf  Acesso em 18/05/2013.

 

2) Qual é a ordem alfabética correta:

(   ) Carlos Eduardo, Gabrielle, Breno, Deivid;

(   ) Carlos Eduardo, Breno, Gabrielle, Deivid;

(   ) Gabrielle, Carlos Eduardo, Deivid, Breno;

(   ) Breno, Carlos Eduardo, Gabrielle, Deivid.

 

Qual tipo de texto é esse?

(   ) Propaganda;

(   ) Convite;

(   ) Receita;

(   ) Agenda de telefone.

Fonte: Acervo da autora.

Recursos Complementares

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6061 (Neste você encontrará outros exemplos de aulas sobre o gênero agenda.). Acesso: 02/05/2013.

http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/agenda-telefonica-turma-495985.shtml (Neste sítio você poderá buscar mais informações sobre o assunto aqui tratado.). Acesso: 08/03/2013.

Avaliação

Professor, a avaliação deverá acontecer no decorrer do processo, observando a participação dos alunos na construção da agenda, se eles: utilizam letra maiúscula para escrever os nomes próprios; reconhecem as letras do alfabeto e os diferentes tipos de letras; interagem com os colegas e fazem os registros no caderno. Lembrando que as respostas devem ser vistas como um processo de construção do conhecimento, por isso é importante valorizar todo o trabalho dos alunos.

A partir do momento que os alunos consultam a agenda, esta ação passa a ser uma atividade permanente para que entrem em contato com os colegas. Além disso, eles podem, ao longo do ano, incluir os dados de novas pessoas e, assim, o uso será ampliado para além do contexto escolar.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.