24/05/2013
Lérida de Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
Ensino Médio | Biologia | Origem e evolução da vida |
Identificar os fundamentos de teorias sobre a origem e evolução da vida.
Explorar os mecanismos de modificação das espécies.
Reconhecer a importância histórica das teorias sobre a origem e evolução da vida.
Noções básicas sobre as teorias da evolução (Ensino Fundamental).
Noções básicas de Informática.
Interpretação de textos.
Esse momento da aula poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a exibição dos vídeos selecionados abaixo. Caso seja necessário, o professor pode também fazer o download dos vídeos previamente e gravá-los em DVD, para exibição em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula.
Fica a critério do professor a interrupção parcial dos vídeos para a discussão de algumas cenas. Essa estratégia possivelmente será mais proveitosa se a turma demonstrar, mediante comentários espontâneos, maior interesse em determinadas passagens. Outra possibilidade é a exibição completa dos vídeos seguida da discussão.
Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=dQH5j2P3bAg (Acesso em 16/05/2013)
Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=eqlWK_UVh2U (Acesso em 16/05/2013)
Finalizada a exibição dos vídeos, o professor iniciará um debate entre os alunos por meio da apresentação de questões norteadoras. São elas:
1 - Qual o significado da palavra “evolução”?
2 - Na introdução do vídeo 1 é divulgado que todos os seres vivos surgiram de uma força divina. Qual é sua opinião a respeito?
3 - Em que consiste a chamada “revolução científica”?
4 - No vídeo 2 foi apresentada a teoria de Copérnico. Em que consiste tal teoria?
5 - O que você pensa a respeito da teoria da geração espontânea?
O professor deve ficar atento a possíveis equívocos, cabendo a ele imediatamente interferir e posicionar os alunos em relação às questões em pauta, assim como estimular a argumentação dos alunos por meio de perguntas complementares.
Esse momento da aula pode ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Agora serão utilizados caderno para anotações, caneta e lápis e, sendo possível, computadores com acesso à internet – nesse caso, o professor deverá organizar a turma em duplas para a utilização dos computadores, sendo necessário um computador por dupla.
As duplas deverão, inicialmente, realizar a leitura dos textos indicados abaixo e discutir a respeito das diferentes teorias da evolução, registrando no caderno as informações que considerarem mais relevantes. Os textos podem ser previamente enviados pelo professor aos alunos via e-mail em um arquivo do Microsoft Word ou o endereço eletrônico dos textos poderão ser exibido no quadro pelo professor. Os textos podem ainda ser distribuídos aos alunos durante a aula em cópias impressas caso o professor não disponha de um Laboratório de Informática.
TEXTO 1: Teorias da Evolução
Fonte: http://www.algosobre.com.br/biologia/teorias-da-evolucao.html (Acesso em 16/05/2013)
TEXTO 2: Evolução: Teoria é a plataforma básica para os estudos biológicos
Fonte: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/evolucao-teoria-e-a-plataforma-basica-para-os-estudos-biologicos.htm (Acesso em 16/05/2013)
Concluída a leitura dos textos, cada uma das duplas deverá ser orientada pelo professor a, utilizando o software Microsoft Word, responder o Questionário 1.
Vale destacar que o Questionário 1 deverá ter sido previamente enviado pelo professor aos alunos via e-mail ou então distribuído aos mesmos durante a aula em cópias impressas caso o professor não disponha de um Laboratório de Informática.
1. Relacione as colunas:
( 1 ) Fóssil
( 2 ) Lamarck
( 3 ) Darwin
( 4 ) Evolução
( ) Criou a teoria de que o ambiente modifica o ser
( ) Cientista que percebeu o papel da seleção natural
( ) Teoria segundo a qual os seres vivos se modificam
( ) Restos de seres pré-históricos
2. Marque certo (C) ou errado (E) nas afirmativas abaixo e justifique suas respostas
a) As espécies de plantas e animais que hoje conhecemos são as mesmas que sempre existiram na Terra ( )
b) Espécies atuais, ainda que distintas, podem ser evoluídas de um mesmo antepassado ( )
3. Analise as seguintes afirmativas:
I - A seleção natural tende a limitar a variabilidade da espécie pela eliminação dos caracteres não adaptativos.
II - Um animal qualquer é bem-sucedido na luta pela existência se sobreviver até a reprodução.
III - As recombinações cromossômicas e as mutações resultam em populações com menor variabilidade genética.
IV - A variabilidade genética é função direta das mutações cromossômicas e independe das recombinações cromossômicas.
Estão CORRETAS as afirmativas:
a) I e II
b) I e III
c) II e III
d) II e IV
e) III e IV
4. Uma explosão populacional de gafanhotos tem como consequência imediata:
a) a especiação.
b) a redução de pressão seletiva.
c) a formação de barreiras ecológicas.
d) o aumento de variabilidade genética.
e) a formação de barreiras reprodutivas.
5. A teoria sintética ou moderna para explicar o mecanismo da evolução considera como fatores principais:
a) migração, seleção natural e adaptação.
b) mutação, oscilação gênica e adaptação.
c) mutação, recombinação gênica e seleção natural.
d) segregação cromossômica, recombinação e especiação.
e) segregação cromossômica, especiação e oscilação gênica.
1-
( 2 )
( 3 )
( 4 )
( 1 )
2.
a) ( E )
Padrão de resposta esperado na justificativa: Errado, porque as espécies se modificam ao longo do tempo.
b) ( C )
Padrão de resposta esperado na justificativa: Certo, pois ao longo da evolução formam-se espécies distintas, já que em locais diversos a seleção atua de modos variados.
3. a) I e II
4. d) o aumento de variabilidade genética.
5. c) mutação, recombinação gênica e seleção natural.
Esse momento da aula também pode ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a projeção das figuras selecionadas abaixo. O professor pode também fazer o download das figuras e imprimi-las em transparências para exibição em um retroprojetor em sala de aula.
Disponível:http://expresso.sapo.pt/arvore-da-vida-cientistas-dizem-que-darwin-errou=f498173 (Acesso em 16/05/2013)
Disponível:http://www.nano-macro.com/2012/07/arvore-da-vida.html (Acesso em 16/05/2013)
Com base nos conteúdos trabalhos nos momentos anteriores da aula e a partir da projeção das figuras, o professor deverá solicitar aos alunos que, individualmente, elaborem uma redação com o seguinte tema:
“O ser humano está mesmo evoluindo? Em que aspectos?”
Essa atividade poderá ser feita em conjunto com o professor de Língua Portuguesa, que poderá, durante sua aula, realizar, com alunos, uma discussão sobre como elaborar uma redação dissertativa, por exemplo. Com isso, os alunos podem obter um melhor aproveitamento do conteúdo trabalhado na aula em ambos os conteúdos.
Disponível:http://www.vestibulandoweb.com.br/biologia/teoria-da-evolucao.asp (Acesso em 16/05/2013)
Disponível:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=11078 (Acesso em 16/05/2013)
Disponível: http://www.redacaoenem.com/ (Acesso em 16/05/2013)
Disponível:http://www.entrevistas.criacionismo.com.br/2007/01/contradies-do-evolucionismo.html (Acesso em 16/05/2013)
Disponível:http://www.slideshare.net/elvira.sequeira/apresentao-fixismo-e-evolucionismo (Acesso feito dia 16/05/2013)
A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições da turma como um todo, assim como a partir do envolvimento dos alunos nas atividades solicitadas ou do desempenho na redação e no Questionário 1.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!