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Eu tenho um nome e sobrenome: uso de documentos

 

24/05/2013

Autor e Coautor(es)
VANEIDE CORREA DORNELLAS
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize D Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto; Laís de Castro Agranito; Luciana Soares Muniz; Mariane Éllen da Silva; Nádia Carvalho S. Fraga; Priscila Gervásio Teixeira; Rones Aureliano de Sousa.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Reconhecer-se como membro de sua família;

- Compreender sua importância dentro da sua família;

- Resgatar e conhecer a história do seu nome;

- Interagir e socializar com seus colegas por meio de atividades relacionadas com o seu nome;

- Conhecer os vários documentos de identificação pessoal e suas utilidades (Certidão de Nascimento, Registro Geral - RG, Título de Eleitor, entre outros);

- Compreender a importância da Certidão de Nascimento e da Carteira de Identidade;

- Conhecer os seus direitos com relação a sua identidade;

- Desenvolver habilidades relativas à fala por meio de interação e de sua participação nas diversas atividades propostas sobre a sua família;

- Formular hipóteses sobre o tema da aula;

- Desenvolver a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o tema;

- Desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupo.

Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para que esta aula seja realizada é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias e que ele seja capaz de expor oralmente o que pensa. Além disso, é preciso que o aluno tenha habilidades de leitura e de escrita.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

As primeiras manifestações de escrita de uma criança quase sempre estão ligadas à escrita de seu próprio nome. As crianças que se encontram em fase de alfabetização aprendem muitas coisas a partir do trabalho com seus nomes e dos nomes dos colegas de turma. Esse tipo de atividade geralmente promove a socialização das crianças e é bem interessante aos pequenos que tenham a oportunidade de detectar o conhecimento prévio de seus alunos. A partir da escrita dos nomes dos colegas, o aluno pode demonstrar suas hipóteses de escrita e com isso o professor tem acesso a um importante instrumento de avaliação diagnóstica. Com base na escrita de seu nome a criança pensa na escrita de outras palavras. Na fase inicial da alfabetização (fase pré-silábica) é comum as crianças usarem apenas as letras do seu nome para escrever outras palavras. Essa aula é destinada para crianças maiores que não se encontram mais nessa fase de iniciação da escrita, mas carregam consigo essa experiência.

Contemplando ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Professor, esta aula objetiva contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

De acordo com os documentos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa aos oito anos de idade, as crianças já precisam ter o entendimento e a compreensão do funcionamento do sistema de escrita e o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que não dominem todas as convenções ortográficas irregulares. Elas também precisam ter a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.

Dentro da visão de alfabetização do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para isso, precisa entender a alfabetização para além de uma visão tradicional em que considera a aprendizagem da leitura e produção de texto como uma aprendizagem de habilidades individuais e de simples codificação e decodificação. Para tanto, alfabetização precisa abarcar os conceitos do letramento que tem como objeto de aprendizagem os aspectos sociais da língua escrita. Dessa forma, se faz necessário que o professor proponha a seus alunos leitura e produção textual de temas ligados ao seu cotidiano ou para que compreendam a importância social da leitura e da escrita. E que ainda, valorize e acolha a bagagem cultural diversificada que seus alunos possuem, independente da escola, pois eles já são participantes de atividades nos grupos sociais a que pertencem.

O aluno precisa entender a função da leitura e da escrita para a sua vida e de sua comunidade. Portanto, o professor precisa trabalhar temas que sejam significativos para eles, pois, dessa forma, haverá maior possibilidade do aluno se interessar pelos conteúdos propostos.

A proposta dessa aula se justifica dentro da visão do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa porque leva em consideração um dos direitos gerais da aprendizagem do Ensino de História que é, segundo Brasil (2012, p. 31) “identificar-se, a si, e as demais pessoas como membros de vários grupos de convívio (familiares, étnico-culturais, profissionais, escolares, de vizinhança, religiosos, recreativos, artísticos, esportivos, políticos etc.)”.

BRASIL.Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: planejamento escolar: alfabetização e ensino da língua portuguesa: ano 1 : unidade 2. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Brasília: MEC, SEB, 2012.

É importante que o professor, conheça os direitos de aprendizagem dos alunos que estão contemplados em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja concretizado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de aprendizagem. Eles estão disponibilizados no link abaixo:

http://pacto.mec.gov.br (Acesso em 10/05/2013) – Cadernos de Formação.

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos

Professor, para a presente aula, você deverá organizar os alunos em roda de conversa e estabelecer um diálogo a respeito do que eles sabem sobre a história de seu nome. O diálogo e a roda de conversa é um espaço privilegiado de troca de e deve ser sempre utilizado pelo professor, lembrando que é fundamental oferecer a oportunidade de participação para todos os alunos e valorizar a sua fala. A aula deverá ser desenvolvida a partir dos conhecimentos prévios da turma, e ampliar as informações dos alunos acerca da importância de ter um nome. Deve ser esclarecido que cada pessoa tem, além de seu nome, um sobrenome e que esse, carrega o nome de uma família. E ainda, que antigamente, os nomes eram escolhidos pelos seus significados, mas que hoje em dia essa prática não é muito utilizada como requisito para escolha de nomes, pois, na maioria das vezes, os pais não têm conhecimento do significado dos nomes dos filhos.

Na roda de conversa você poderá fazer perguntas a respeito do nome do aluno, como, por exemplo:

1)      O que você acha do seu nome?

2)      Quem escolheu o seu nome? Por quê?

3)      Você sabe qual é o significado do seu nome?

4)      Qual é o sobrenome da família de seu pai? E da sua mãe?

Certamente, muitos alunos não saberão responder algumas perguntas, por isso, nesse dia, sugerimos como atividade de casa uma consulta aos pais sobre o nome dos filhos. Solicite que enviem uma cópia da Certidão de Nascimento do filho. É interessante que você estipule um prazo para que os pais tenham tempo para providenciar, talvez dois ou três dias.

Sugerimos a tarefa:

Tarefa de casa

Fonte: Acervo da autora.

Trabalhando com a música: Gente tem sobrenome

Professor, a música é um recurso muito rico para trabalharmos diversos temas, além de possibilitar um trabalho interdisciplinar, ela possui uma linguagem lúdica que motiva as crianças, despertando o interesse pelo tema trabalhado. Portanto, sugerimos a música "Gente Tem Sobrenome" de Toquinho e Elias Andreato, ela pode ser usada como sensibilização para trabalhar o uso de sobrenomes e sua importância para identificar pessoas únicas.

É interessante que você monte um mural ou apresente em Power Point uma sequência de fotos das pessoas que são citadas na música. As crianças gostam de reconhecer ou conhecer as pessoas que aparecem na música. As fotos podem ser colhidas na internet ou recortadas de jornais ou revistas usadas.

Letra da música: http://som13.com.br/toquinho/gente-tem-sobrenome (Acesso em 10/05/2013).

Gente Tem Sobrenome (Letra)

Todas as coisas têm nome,
Casa, janela e jardim.
Coisas não têm sobrenome,
Mas a gente sim.
Todas as flores têm nome:
Rosa, camélia e jasmim.
Flores não têm sobrenome,
Mas a gente sim.

O Jô é Soares, Caetano é Veloso,
O Ary foi Barroso também.
Entre os que são Jorge
Tem um Jorge Amado
E um outro que é o Jorge Ben.
Quem tem apelido,
Dedé, Zacharias, Mussum e a Fafá de Belém.
Tem sempre um nome e depois do nome
Tem sobrenome também.

Todo brinquedo tem nome:
Bola, boneca e patins.
Brinquedos não têm sobrenome,
Mas a gente sim.
Coisas gostosas têm nome:
Bolo, mingau e pudim.
Doces não têm sobrenome,
Mas a gente sim.

Renato é Aragão, o que faz confusão,
Carlitos é o Charles Chaplin.
E tem o Vinícius, que era de Moraes,
E o Tom Brasileiro é Jobim.
Quem tem apelido, Zico, Maguila, Xuxa,
Pelé e He-man.
Tem sempre um nome e depois do nome
Tem sobrenome também.

Você poderá enriquecer a aula com alguns dos vídeos a seguir, para isso, utilize um projetor multimídia e projete para os alunos. Veja a sugestão de alguns sítios que podem ser utilizados:

Meninos

http://www.youtube.com/watch?v=ulu9cc8UR9U – Acesso em 10/05/2013.

Casal fantasma

http://www.youtube.com/watch?v=i_YCI3caAGo – Acesso em 10/05/2013.

Menina Letícia

  http://www.youtube.com/watch?v=D3N78tw3qCk – Acesso em 10/05/2013.

Professor, depois de tocar a música cante também e convide os alunos a cantarem, em seguida proponha a montagem de um mural que ilustre a música com gravuras recortadas de revistas. Eles precisam entender que só as pessoas têm sobrenome e isso deve ficar ainda mais claro na hora da escolha e montagem das figuras.

É interessante ir além da música e trabalhar com outras imagens, diferenciando-as e caracterizando-as dentro de categorias como: o que tem nome e o que tem sobrenome.

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos

Professor, o nome é uma palavra bem significativa para uma criança. Desde bem pequena ela vê seu nome escrito e por meio dela se identifica perante os outros. O nome acompanha cada pessoa ao longo de sua vida. As pessoas sempre vão se referir ao outro pelo seu nome. Ele é, portanto, a sua primeira referência.

Você pode ajudar o seu aluno a descobrir a sua própria identidade ao compartilhar com o grupo suas experiências e valorizar as vivências e os conhecimentos dos alunos. Ofereça aos seus alunos a oportunidade de expressarem e contarem suas experiências de vida.

Aluna - Atividades

Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e resgate a tarefa de casa trabalhada na atividade anterior. Deixe os alunos se expressarem sobre a história do seu nome, agora, com uma bagagem de informações mais ampla. Certamente, o interesse pelo assunto deve ser bem maior do que na atividade anterior, uma vez que agora, ele possui informações para serem compartilhadas com os colegas, a partir de uma experiência única e individual, depois da provável conversa com seus pais.

Professor, em seguida, apresente o poema de Pedro Bandeira: NOME DA GENTE.

NOME DA GENTE

Pedro Bandeira

Eu não gosto do meu nome

não fui eu quem escolheu.

Eu não sei porque se metem

com um nome que é só meu

O nenê que vai nascer

vai chamar como o padrinho

vai chamar como o vovô

mas ninguém vai perguntar

o que pensa o coitadinho

Foi meu pai quem decidiu

que o meu nome fosse aquele

Isso só seria justo

se eu escolhesse o nome dele.

Quando eu tiver um filho,

Não vou pôr nome nenhum.

Quando ele for bem grande,

ele que escolha um!

Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops para acessarem o poema no sítio http://www.youtube.com/watch?v=TDSxWi37csk , acesso em 10/05/2013, por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet). Em seguida proponha a leitura coletiva. Caso sua escola não possua os laptops, leve os alunos até ao Laboratório de Informática, use um projetor multimídia para projetar ou faça a cópia impressa.

Vovô

http://www.youtube.com/watch?v=TDSxWi37csk  Acesso em 18/05/2013.

Os alunos deverão responder a seguinte questão:

Leia o trecho do poema e responda:

quando eu tiver um filho

Professor, envolva seus alunos na seguinte discussão:

Você sabe o que significa o seu nome? Certamente a escolha de seu nome foi um momento muito importante para os seus pais. Muitas famílias escolhem o nome do seu filho por ser um nome tradicional de sua família, que vem sendo dado de geração em geração a seus descendentes. Outras escolhem o nome para homenagear alguém. Outras escolhem levando em conta o seu significado. Mas, muitas famílias escolhem simplesmente porque acham bonito.

Você sabe o significado do seu nome?

Aluno - Atividades de Casa

Proponha aos alunos que façam uma pesquisa sobre a origem e o significado de seus nomes como Atividade de Casa.

Você pode sugerir alguns sítios, como os relacionados abaixo e muitos outros. Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops para fazerem a pesquisa utilizando o programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet). Caso sua escola não possua os laptops, leve-os até ao Laboratório de Informática. Escolha um momento adequado para essa pesquisa, se não, peça aos alunos que façam em casa. Você também poderá fazer a pesquisa e trazer para seus alunos, se eles não tiverem esse acesso em suas casas.

Professor, é importante que você faça uma pesquisa prévia, para evitar algum problema, pois poderá encontrar nome que possui significado não convencional o que pode acarretar constrangimento para a criança.

Sugestão de sítios para consulta:

http://www.dicionariodenomesproprios.com.br/   Neste sítio você pode encontrar mais de 6 mil significados e origem de nomes brasileiros e internacionais. (Acesso em 10/05/2013).

http://nomes.clickgratis.com.br/ Neste sítio há milhares de significados, origens e sugestões de nomes para meninos e meninas. Os nomes e seus significados estão separados por categorias e agrupados pela sua respectiva letra inicial. (Acesso em 10/05/2013).

 

Construindo um mural

Professor, a socialização das aprendizagens adquiridas é uma etapa fundamental, pois ela possibilita que o aluno reconheça a relevância social do conhecimento, além de valorizar o trabalho realizado, assim propomos que monte um mural de significados dos nomes. Cada aluno vai receber uma folha de papel com sua foto e deverá escrever o significado do seu nome encontrado na pesquisa.

Ao terminarem, os painéis devem ser colados na parede da sala de aula. Veja a seguir o exemplo do registro realizado por uma criança para a montagem do painel:

Mural - Giovana

Fonte: Acervo da autora.

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Descobrindo outros documentos

Professor, essa atividade tem como foco mostrar aos alunos que ter nome é um direito de todos, garantido pela legislação brasileira. Explique-lhes que quando uma criança nasce os pais são obrigados a fazerem a sua Certidão de Nascimento e o que pode acontecer com a criança quando não é registrada. Sem registro de nascimento, as crianças não podem ser vacinadas, nem mesmo matriculadas na escola. Quando adultos, também não poderão ter CPF e Carteira de Trabalho, não terão direito a nenhum tipo de benefício trabalhista e não poderão tirar Título de Eleitor. Na velhice, também não poderão receber aposentadoria da Previdência Social. O documento que registra o nascimento de uma pessoa também é necessário para atestar a sua morte.

Você sabia?

O Brasil ainda tem quase 600 mil crianças que “não existem” oficialmente, ou seja, que não foram registradas ao nascerem de acordo com o Censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que compilou os dados sobre as crianças que não haviam sido registradas até os dez anos de idade. Entretanto, juízes e especialistas afirmam que o número de brasileiros “invisíveis” é muito maior, porque o censo não incluiu a população adulta.

Um comercial recente foi colocado na mídia para sensibilização da população sem registro de nascimento e está no link http://www.youtube.com/watch?v=FtSoT5P91ZA. (Acesso em 10/05/2013). Se você tiver condições, passe para seus alunos, certamente muitos deles vão se lembrar dessa propaganda.

Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet).Caso sua escola não possua os laptops, leve os alunos até ao Laboratório de Informática ou utilize um projetor multimídia.

Casal de bonecos

http://www.youtube.com/watch?v=FtSoT5P91ZA. Acesso em 18/05/2013.

Mostre aos alunos a cópia de uma Certidão de Nascimento:

Certidão de Nascimento

Aproveite e projete para eles as imagens de alguns documentos que são feitos a partir da Certidão de Nascimento:

Documentos

Fonte da imagem: http://aterrasanta.com.br/website/quais-os-documentos-necessarios-para-tirar-o-passaporte - Acesso em 10/05/2013.

Professor, depois de coletar as cópias dos registros de nascimento dos alunos e de explicar a importância desse documento, proponha aos alunos, que trabalhem com a cópia de sua Certidão de Nascimento, e interpretem as informações para responderem ao seguinte questionário:

Quadro Registro de Nascimento

Fonte: Acervo da autora.

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Essa atividade consiste em confeccionar uma Carteira de Identidade baseada nos dados da Certidão de Nascimento dos alunos.

O intuito dessa aula é também incentivar os alunos a se interessarem a fazerem sua identidade oficial, junto aos órgãos competentes, a fim de estimular o senso de identidade e de cidadania dos alunos.

Eles devem ser anteriormente fotografados e as fotos reveladas e cortadas em tamanho 3x4 para serem coladas no lugar indicado na Carteira de Identidade. Ou pedir aos alunos que tragam de casa, uma foto 3x4, o que pode ser mais difícil de ser viabilizado. Se não houver condições de revelar as fotos, devem ser xerocadas em preto e branco mesmo.

Professor, explique a seus alunos porque são coletadas as digitais das pessoas e colocadas na Carteira de Identidade e porque é necessário a assinatura.

1.  Distribua cartões de 15 por 20 centímetros, previamente xerocados em papel Vergê (120g) para os alunos confeccionarem sua Carteira de Identidade.

Abaixo são apresentados dois modelos para você escolher qual melhor se adapta à sua atividade.

Cédula de identidade

Fonte: http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com.br/2010/05/identidade.html - Acesso em 10/05/2013.

Cédula para preencher

Fonte: http://adrinic.blogspot.com.br/2013/03/carteira-de-identidade.html - Acesso em 10/05/2013.

2.  Os alunos devem preencher, com a sua ajuda, e com a Certidão de Nascimento em mãos, todos os dados da sua carteira – nome, filiação, naturalidade, assinatura, entre outros.

3. Utilizando tinta guache preta ou almofada para carimbo os alunos deverão colocar sua impressão digital no local indicado.

4. As fotografias devem ser coladas no local indicado.

5. As carteiras devem ser dobradas e plastificadas com papel contact.

A confecção da Carteira de Identidade é apenas uma forma de trabalhar a individualidade das crianças.

A formação da identidade de uma criança está permeada pelas perguntas: “Quem eu sou?” e “Como são as pessoas que convivem comigo?” As respostas a essas perguntas são essenciais para a construção da sua identidade.

Trabalhar a identidade da criança é muito importante tanto para as crianças quanto para o professor. É uma ótima forma de iniciar as atividades pedagógicas no início de um ano letivo. As crianças têm oportunidade de entenderem melhor sua história de vida e que fazem parte de uma família e de uma comunidade. E o professor tem a oportunidade de obter importantes e significativas informações a respeito de seus alunos.

Professor, motive os alunos a apresentarem suas produções aos colegas. Organize o espaço e converse sobre a forma das apresentações de suas produções e conclusões socializando suas descobertas. Durante a execução dos trabalhos realizados pelos alunos cabe a você, de acordo com a sua realidade e da escola utilizar recursos tecnológicos, como máquina fotográfica, filmadora e tablet, para registrar por meio de fotos e vídeos e construir um mural e ou fazer a edição de um filme para ser divulgado para toda a comunidade escolar.

Recursos Complementares

Sugestões de sítios para pesquisa: 

http://www.portalbrasil.net/nomes/nomes.htm Neste sítio você encontra o significado de nomes separados em ordem alfabética. (Acesso em 10/05/2013).

http://www.significadodonome.com/ Neste sítio você encontra milhares de nomes e seus significados separados por países ou regiões de origem. (Acesso em 10/05/2013).

Avaliação

A avaliação acontece de forma contínua e processual. Ela começa quando o professor faz o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos indagando sobre o que o aluno conhece sobre o tema. É um procedimento investigativo do trabalho pedagógico, portanto, em todos momentos você precisa analisar o que o aluno já sabe e o que ainda precisa aprender sobre a questão trabalhada.

Ao ser ministrado esse conteúdo você deve estar preparado para intervir e mediar as atividades e conduzir os alunos a avanços na sua aprendizagem. É imprescindível fazer observações e anotações pessoais para sistematizar os dados e informações e recolher elementos importantes sobre como os alunos estão compreendendo e construindo os conceitos e relacionando as informações novas com seus conhecimentos anteriores.

Durante o processo, todos os avanços devem ser considerados. Observe se eles formulam hipóteses sobre: a sua importância dentro de sua família; seus direitos com relação a sua identidade; a necessidade da utilização dos documentos pessoais, em especial da Certidão de Nascimento e da Carteira de Identidade e se desenvolveram as habilidades de fala, leitura e escrita e atitudes de interação com os colegas. É importante observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas durante todo o processo no intuito de auxiliá-los na sua aprendizagem.

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