24/05/2013
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto; Eliana Aparecida Carleto; Luciana Soares Muniz; Mariane Éllen da Silva; Rones Aureliano de Sousa; Priscila Gervásio Teixeira; Laís de Castro Agranito; Vaneide Corrêa Dornellas.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno leitura, escrita e produção de textos, além da utilização dos recursos das TICs como: tablet e laptop Classmate. É importante que o aluno seja capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula tem como foco contribuir com as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo a formação docente crítica, reflexiva e problematizadora. O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.
Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto (Neste sítio você poderá obter informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.). Acesso 07/05/2013.
http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_1_MIOLO.pdf (Neste sítio você poderá saber mais sobre os direitos de aprendizagem direcionados para cada ano de ensino da alfabetização inicial que o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa propõe). Acesso: 07/05/2013.
Estratégias e recursos da aula
1º Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e inicie questionando-os:
Após instigá-los, apresente a definição de bilhete.
Professor explique para eles que o bilhete deve possuir a seguinte estrutura:
|
Professor, mostre para os alunos exemplos de bilhetes. Caso na sua escola tenha os recursos tecnológicos, é possível também apresentar em data show, através de imagens encontradas na internet.
Se a sua escola participa do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem o laptop Classmate por meio do programa Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox).
Veja a seguir alguns modelos que poderá utilizar para projetar:
Fonte: http://escolainfantilrainhadomar.blogspot.com.br/2012_04_01_archive.html Acesso 15/05/2013.
Professor, se estas tecnologias não estiverem disponíveis para seu acesso, utilize os bilhetes que a escola fornece para os alunos no caderno, ou na própria agenda (caderno de recado).
Veja abaixo outros modelos de bilhete que você poderá explorar com seus alunos:
Modelo 1
Cris, Fui buscar os pães, vá arrumando a mesa. O bolo está na geladeira e no armário você encontra as xícaras. Volto logo. Mamãe 16/08/2012 |
Modelo 2
Camila, Passei em sua casa para pegar os livros de Ciências. Como você não estava, sua mãe me deixou procurá-los no seu quarto. Vou começar as pesquisas e amanhã a gente se encontra para terminar. Até mais. Giovana 27/05/2007 |
Professor, após apresentar para os alunos os modelos de bilhetes, trabalhe a interpretação de texto oral e escrita para desenvolver as seguintes habilidades:
Distribua cópias das atividades abaixo para registro dos alunos. Estas atividades têm como objetivo a fixação do que está sendo desenvolvido na aula e o resgate dos direitos de aprendizagem citados no Pacto pela Alfabetização na Idade Certa encontrado no sítio abaixo: http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_1_MIOLO.pdf Acesso: 15/04/2013.
Observando o bilhete do modelo 2 responda:
___________________________________________________________________ 2. A quem o bilhete se destina? ___________________________________________________________________ 3. Quando a mensagem foi escrita? ___________________________________________________________________ 4. Os bilhetes costumam ter uma expressão de despedida. Copie a expressão de despedida do bilhete lido: ___________________________________________________________________
5. Assinale com um X o assunto do bilhete: ( ) Familiar ( ) Escolar ( ) Profissional
6. Você sabe para que servem os bilhetes? Assinale com um X a resposta correta: ( ) Narrar uma história. ( ) Dar um recado a alguém. ( ) Divertir pessoas.
7. Leia as informações abaixo e, com base no bilhete lido, assinale as que indicam as características de um bilhete: ( ) A mensagem escrita costuma ser longa. ( ) É um texto que costuma ser assinado. ( ) A linguagem é formal, e difícil de entender. ( ) A mensagem é curta e breve. |
Fonte: Acervo da autora.
Professor, após o aluno desenvolver a atividade acima é interessante você fazer a correção coletiva, assim é possível que o aluno que ainda tenha dificuldade em identificar a estrutura do bilhete possa saná-la com as suas explicações.
Para você consolidar esta aula proponha uma Atividade de Casa, onde o aluno possa construir um bilhete com ajuda da família e trazer na próxima aula, para expor em sala de aula, junto com os colegas.
Hoje na aula conhecemos o gênero textual bilhete, vimos sua estrutura e finalidade. Em casa com a ajuda de sua família construa um bilhete para a professora e traga para próxima aula, a fim de ser exposto na sala de aula. |
Fonte: Acervo da autora.
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, inicie sua aula retomando o gênero textual bilhete e peça para cada aluno ler o bilhete que escreveu em casa. Aproveite este momento para trabalhar a oralidade com os alunos. Após a apresentação dos bilhetes faça uma exposição na sala de aula, para os alunos socializarem seus trabalhos.
Outra forma de trabalhar o uso do bilhete é utilizar a história “Os bilhetinhos de desculpas da Bruxa Pampolinha” da escritora Maria Heloísa Penteado.
Este pequeno texto é mais um recurso para você trabalhar o gênero textual bilhete. Com ele você também poderá explorar os gêneros textuais: convite e lista de convidados.
Professor, antes de começar a contação de história procure através da música, chame a atenção dos alunos para este momento, um ambiente mais tranquilo é fundamental para a contação da história. No sítio você encontrará sugestão de música.
http://www.youtube.com/watch?v=wjDkqXGizs8 (Neste sítio você assistirá a um vídeo com a música “Uma história”). Acesso 15/05/2013.
Letra da Música.
Eu vou te contar uma história, agora, atenção!
Que começa aqui no meio da palma da tua mão
Bem no meio tem uma linha ligada ao coração
Quem sabia dessa história antes mesmo da canção?
Dá tua mão, dá tua mão, dá tua mão, dá tua mão...
Fonte: http://letras.mus.br/palavra-cantada/283418/ - Acesso 15/05/2013.
Professor, após a contação de história entregue cópias da história para os alunos registrarem as atividades no caderno de Língua Portuguesa.
A Bruxa Pampolinha Maria Heloísa Penteado. A bruxa Pampolinha convidou todos os bichos da mata para a festa do seu aniversário. _ Vai ser a festa mais bonita do mundo — disse ela. — Mas vejam lá se não se esquecem dos presentes. – Iremos com muito prazer — responderam os bichos. E se responderam assim, foi porque tinham medo dela. Na verdade, ninguém queria ir, principalmente por causa das comidas horríveis que a bruxa servia. E o resto da semana que faltava para a festa, eles passaram imaginando uma boa desculpa para não ir. Chegou o dia, e a bruxa não fazia outra coisa que abrir bilhetinhos. “Sinto muito querida Pampolinha, não posso ir a festa porque estou resfriadíssimo” . Assinado: Tomé Cricri. “Muitas felicidades. Machuquei a orelha esquerda e não posso ir aí.” Assinado: Onça Maria Pia. E assim, não foi bicho nenhum à festa. Pampolinha recebeu cento e setenta e sete bilhetinhos de desculpas e ficou furiosa. - Eles vão ver só! Vou fazer um feitiço bem ruim pra eles!
|
Professor, converse com seus alunos sobre a história, faça a interpretação oral questionando os alunos sobre o que acharam da história. Questione sobre como foi que os convidados da bruxa justificaram sua ausência. Neste momento é possível perceber se os alunos identificaram o uso dos bilhetes.
Após a interpretação oral, distribua cópias das atividades sobre a história, para os alunos terem como registro no caderno de Língua Portuguesa.
Ouvimos a história “A bruxa Pampolinha”, escrita por Maria Heloisa penteado. Com atenção responda as atividades abaixo:
( ) Os bichos foram todos capturados por caçadores. ( ) A bruxa cancelou a festa. ( ) Ninguém queria comer as comidas horríveis da bruxa. 2. Responda: Qual foi a única coisa que a bruxa fez no dia de seu aniversário?
_____________________________________________________________________
3. Numere as seguintes frases de acordo com a sequência do texto:
· ( ) Os bichos aceitaram o convite porque tinham medo da bruxa. · ( ) Pampolinha convidou todos os bichos da mata para a sua festa de aniversário. · ( ) Pampolinha leu os bilhetes de desculpa e ficou furiosa. · ( ) No dia da festa, nenhum dos bichos compareceu porque não queriam comer as comidas horríveis que a Pampolinha fazia. 4. Se fosse você, teria coragem de ir à festa da Bruxa Pampolinha? Justifique sua resposta. _____________________________________________________________________
5. “Pampolinha recebeu cento e setenta e sete bilhetinhos de desculpa ...” Observe as informações que devem conter em um bilhete e depois, invente e escreva um bilhete de desculpas para bruxa Pampolinha justificando sua ausência à festa de aniversário dela. Seja criativo para a bruxa acreditar! Veja o bilhete da Preguiça Lili:
Agora é com você, crie seu bilhete!
|
Fonte: Acervo da autora.
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor após realizar as atividades com a história da Bruxa Pampolinha, proponha aos alunos fazerem a brincadeira do Amigo invisível (Oculto). Nesta brincadeira ao invés de trocar presentes, haverá a troca de bilhetes.
Instruções para a brincadeira:
Faça papéis com os nomes dos alunos e peça para cada um tirar um papel, o nome que o aluno tirar, ele deverá escrever um bilhetinho para este amigo.
Professor, forneça papéis para que os alunos escrevam um bilhete. Veja sugestão abaixo:
Fonte: Acervo da autora.
Após cada aluno escrever o bilhete para seu amigo secreto, disponha um momento para a revelação, cada aluno vai à frente e diz com quem saiu, lê o bilhete para o amigo e o entrega para o mesmo.
Professor, neste momento coloque os alunos sentados em círculo para assim haver melhor condução do trabalho.
Logo depois da revelação, faça um mural com os bilhetinhos dos amigos secretos que foram revelados, para que possa haver a troca de vivências.
Professor, de acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012), algumas capacidades de leitura e escrita são relevantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tais como:
Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Direitos de aprendizagem no ciclo de alfabetização – Língua Portuguesa, Brasília: MEC, SEB, 2012.
Professor, concluídas estas atividades é interessante que você questione e avalie se os alunos tiveram alguma dificuldade em reconhecer o gênero textual, perceber sua finalidade, como também produzir outros bilhetes e se as atividades ajudaram a consolidar os direitos de aprendizagem citados no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
Sugestão de Link para professor
http://www.youtube.com/watch?v=OQPw-xUK_tk (Neste sítio você terá informações sobre o uso e como trabalhar os gêneros textuais na sala de aula.). Acesso 15/05/2013.
http://misturadealegria.blogspot.com.br/2011/05/trabalhando-com-bilhetes-em-sala-de.html (Você encontrará neste sítio sugestões de atividades sobre bilhete.). Acesso 15/05/2013.
http://www.atividadeeduca.com/2012/05/organizando-um-bilhete-atividade.html (Você encontrará neste sítio sugestões de estrutura de bilhete.). Acesso 15/05/2013.
A avaliação acontecerá no decorrer do processo de ensino e de aprendizagem, observando a participação dos alunos nas atividades, na contação de história, nas produções dos bilhetes; se eles conseguiram identificar o assunto, a finalidade do texto e localizar informações no texto; além de verificar se interagiram e trocaram experiências ao longo das atividades desenvolvidas. Lembrando que a resposta do aluno deve ser vista como um processo de construção do conhecimento, por isso é importante à valorização de todo o trabalho do aluno. Registre suas observações e utilize-as para elaborar seu planejamento.
Quatro estrelas 7 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
10/04/2014
Cinco estrelasGostei bastante!
05/03/2014
Quatro estrelasAdorei! Estava um pouco perdida sobre o gênero em questão, mas, as informações foram de suma importância para melhorias em minha prática educativa. Muito obrigada!!!
13/02/2014
Cinco estrelasBuscava orientações relacionadas à esse gênero para poder trabalhar com meus alunos. Encontrá-las no formato de estratégias e recursos de aula ajudarão muito no desenvolvimento e planejamento de minha prática docente.
15/11/2013
Quatro estrelasAdorei a informação, vou fazer uso desses recursos na minha sala de aula.
30/09/2013
Cinco estrelasEncontrar tais orientações relacionadas ao gênero textual bilhete, acrescentou positivamente ao meu planejamento e no desenvolvimento da minha prática. Sou muito grata!
09/09/2013
Cinco estrelasAdorei essa postagem. Pois irei dar a minha primeira aula de português e não sabia como explicar esse gênero textual tão simples. Obrigada!
26/07/2013
Cinco estrelasParabéns,as sugestões são ótimas,me ajudarão muito.Obrigada.