Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Uso dos porquês na produção textual

 

03/10/2008

Autor e Coautor(es)
RITA DE CASSIA DELCONTE FERREIRA
imagem do usuário

CAMPO MOURAO - PR NTE - CAMPO MOURÃO

EZIQUIEL MENTA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Usar adequadamente a grafia dos porquês; Conhecer as regras para uso dos porquês; Utilizar a linguagem para expressar suas idéias observando as situações comunicacionais.
Duração das atividades
03 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
- Conhecer a forma como são grafados os vocábulos; - Dominar normas que definem o modo correto de registro da cada palavra; - Ter consciência de que essas normas existem porque a escrita não é somente fonética; - Conhecer a origem das palavras.
Estratégias e recursos da aula

 As estratégias utilizadas serão:

- aula interativa;

- aula em laboratório de informática;

-atividades em pequenos grupos na sala de aula.

 ATIVIDADE 1

Assistir com os alunos o vídeo Por que salvo previamente num dvd/cd para exibição na televisão ou computador: 

 

 

O professor então promove um debate:
- é importante que haja regras para se escrever as palavras?
- como podemos saber as formas gramaticalmente corretas de escrever as palavras?
- será que ocorre alguma alteração no significado das palavras escritas de forma diferente do que dizem as regras de grafia?

ATIVIDADE 2

Levar os alunos ao laboratório de Informática. Orientá-los a se organizar em pequenos grupos (3 ou 4) e pesquisar as regras para utilização dos "Porquês"

Algumas indicações de sites:

www.brasilescola.com/gramatica/por-que.htm

redacaoescola.blogspot.com/2007/10/por-que-por-qu-porque-ou-porqu.html

kplus.cosmo.com.br/materia.asp

www.cursoderedacao.com/p_c/sub_pag.php

Solicite que registrem sua pesquisa em um editor de texto, auxiliando-os a referenciar o material pesquisado.

 ATIVIDADE 3


Apresentar aos alunos o texto: Os porquês do porquinho solicitando que preencham as lacunas com o “porquê” adequado.


                                                                                  Os porquês do porquinho


Aconteceu na Grécia!
Era uma vez um jovem porquinho, belo e bom, muito pequenino, cuja vida foi dedicada à procura dos ________da floresta. Tal porquinho, incansável em sua busca, passava o dia percorrendo matas, cavernas e savanas perguntando aos bichos e aos insetos que encontrava pelo caminho todos os tipos de ________ que lhes viessem à cabeça.
- ________você tem listras pretas se os cavalos não as têm? – perguntava gentilmente o porquinho às zebras.
- Pernas compridas __ ______, se outros pássaros não as têm? indagava às siriemas , de forma perspicaz.
- ________isso? Por que aquilo?
Era um festival de ________, dia após dia, ano após ano, sem que ele encontrasse respostas adequadas aos seus questionamentos de porquinho.
Por exemplo, sempre que se deparava com uma abelha trabalhando arduamente, ele perguntava ________. E a pergunta era sempre a mesma:
- Saberias, por acaso, ________fazes o mel, oh querida abelhinha?
E a abelha, com seus conhecimentos de abelha, sempre respondia assim ao ________:
- Fabrico o mel porque tenho que alimentar a colméia.
Mas a resposta das abelhas não o satisfazia, ________ eram os ursos os maiores beneficiados com aquela atividade.
- Alguma coisa deve estar muito errada, ________ eram os ursões que ficavam com quase todo o mel, sem ter produzido um pingo de mel.- pensava o porquinho.
Então, valente como os porquinhos de sua época, seguia pela floresta à procura de ursões, fortes e poderosos, ansioso ________eles soubessem a resposta. Quando encontrava um, perguntava:
- Senhor, grande e esperto ursão, poderias me dizer a razão e solucionar o ________ da questão?
E alguns ursos, mais exibidos, até tentavam responder, ________ de mel eles entendiam muito, mas sobre trabalho... as respostas eram sempre do senso comum de ursão e não resolviam a questão.
- Elas fabricam o mel ________ ele é muito gostoso. – diziam uns.
- Elas o fabricam ________ o mel é delicioso. – diziam outros.
Havia aqueles que se limitavam a olhar feio e, ainda, aqueles que até ameaçavam o pobre porquinho e iam embora, sem dizer ________. Apesar disso, o porquinho seguia em frente.
Um dia - ________ toda história têm um dia especial - o porquinho encontrou um oráculo em seu caminho e resolveu elaborar o seu mais profundo ________. Afinal, oráculo é para essas coisas. E ntão, ele perguntou com sua voz fininha, mas de modo firme e sonoro
- ________existo?
Houve um profundo silêncio na floresta e o porquinho pensou que aquele ________ nunca seria respondido, afinal.
Mas de repente, o oráculo falou, estrondosamente, ________ era oráculo.
- Procure o Sr. Leão, rei da floresta, e pergunte a ele ________você existe. Só ele lhe dará uma resposta adequada.
Então, feliz, animado e saltitante, lá se foi o porquinho à casa do grande e sábio rei da floresta, carregando o seu também grande e sábio ______ __ .
Ao chegar à ; casa do leão, o porquinho bateu à porta e, quando foi atendido por sua realeza, tratou logo de lascar o seu ________ mais precioso:
- Sr. Leão, rei dos reis, sábio dos sábios, poderia Vossa Alteza me dizer ________existo?
E o leão, ________ era leão, respondeu mais que depressa.
Nhac.
________ é o da história!
Fim
Clóvis Sanches
Texto disponível em Nova Escola: revistaescola.abril.com.br/online/planosdeaula/ensino-fundamental2/PlanoAula_278686.shtml

 

ATIVIDADE 4


No laboratório de informática com os alunos em pequenos grupos, solicitar que elaborem estórias em quadrinhos contemplando a utilização dos “porquês” e reescrevendo o final da estória "Os porquês do porquinho" utilizando o BrOffice Impress e as ferramentas de desenho que o mesmo possibilita.


Após a elaboração, cada grupo apresentará com o uso de projetor multimídia ou na tela do computador sua criação aos colegas e professor.

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Por que Vídeo
Recursos Complementares
Sugere-se outros recursos para aprofundamento do conteúdo: Televisão e Dvd/vídeocassete; retroprojetor; Dicionário; Gramática. Sugestão de leitura para o professor: Linguagem: oralidade e escrita - O essencial para saber ler e escrever no processo inicial de alfabetização. Luiz Carlos Cagliari. TV ESCOLA/ SALTO PARA O FUTURO. Boletim 3, 2007 Um mundo de letras: práticas de leitura e escrita. Disponível em [http://www.tvebrasil.com.br/SALTO/].
Avaliação
A avaliação se dará de forma coletiva em todos os momentos em que os alunos estiverem participando das discussões sobre os aspectos gramaticais e individualmente, quando os empregarem em produções escritas (elaboração das estórias em quadrinhos).
Opinião de quem acessou

Três estrelas 17 classificações

  • Cinco estrelas 5/17 - 29.41%
  • Quatro estrelas 5/17 - 29.41%
  • Três estrelas 7/17 - 41.18%
  • Duas estrelas 0/17 - 0%
  • Uma estrela 0/17 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Carla Candido Gomes de Andrade, EMEF Profª Maria Thereza de Souza castro , São Paulo - disse:
    andrade_carla30@yahoo.com.br

    19/05/2013

    Quatro estrelas

    Adorei!


  • americo junior, Leonidas de Araujo , Bahia - disse:
    americojunior_1@hotmail.com

    08/04/2013

    Três estrelas

    Gostei faltou mais detalhes para elaborar oa quadrinhos


  • Diana Antoniaki, Escola Senador Salgado Filho , Rio Grande do Sul - disse:
    dianaantoniaki@yahoo.com.br

    25/11/2012

    Quatro estrelas

    Muito boa a atividade sobre os Por ques.... Leciono para o Ensino Fundamental e certamente irei utilizar esse material. Obrigado.


  • michelle da silva anunciaçao, colegio estadual severiano cardoso , Sergipe - disse:
    mily_aagata@hotmail.com

    04/09/2011

    Cinco estrelas

    adorei, estava precisando de uma aula para dar aos meus alunos de 4° ano, e essa foi o que eu estava precisando.... estou estaigiando esse é o meu ultimo periodo de magisterio!


  • regina maria bittencourt siqueira, SAO PEDRO E E E FUND , Paraná - disse:
    donaregisbitten@gmail.com

    15/10/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito do texto apresentado dos porquinhos. Parabéns pela aula.


  • ROSELY PARISI DE CASTRO, COLÉGIO ESTADUAL MARECHAL RONDOM , Goiás - disse:
    roselyparisi@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    ACHEI ESTA AULA ÓTIMA ,CRIATIVA E DINÂMICA.COM CERTEZA VOU TRABALHAR COM MEUS ALUNOS.


  • Arilânia Brasil Pereira, CERE Padre José Alves de Macêdo , Ceará - disse:
    aryeamor@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Professora Rita de Cassia, também sou professora de língua portuguesa, e achei sua sugestão de aula excelente. Esse texto Os porquês dos porquinhos é brilhante. Parabéns pela sua criatividade.


  • Andréa Cláudia Palmeira Cabral, ESCOLA DR. RUI BARBOSA , Pernambuco - disse:
    andreaiara@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Três estrelas

    Amei essa sugestão de aula, é muito interessante para um melhor aprendizado!Parabéns!O texto os porquês dos porquinhos é excelente!


  • Genilda, EEEF ADOLFINA ZAMPROGNO , Espírito Santo - disse:
    genildardsilva@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Gostei muito desta aula. Conheço a história dos porquês dos porquinhos. Parabéns


  • Viviane Alves Souza, PREF MUN DE MANOEL VITORINO , Bahia - disse:
    alves_viviane2005@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Gostei muito da sugestão de aula dos porquês, ensino, leciono com a turma da 3ª serié do ensino fundamental e se possível receber de você mas sugestõesde aulas para serem aplicadas com a minha turma. adorei mesmo.


  • ANA CASSIA SOUSA OLIVEIRA, HUMBERTO BEZERRA EEFM CEL , Ceará - disse:
    aninhaoli_2005@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    muito colaborativa para o uso ortografico.


  • fatima lima neves, Secretaria Municipal de Educação de REGISTRO , São Paulo - disse:
    fatima.neves@gmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    adorei sua sugestão de aula, irei aproveitá-la para trabalhar com meus alunos. trabalho com multisseriada -3ª e 4ª série.


  • Leila Pereira Bomfim, DIREC 30 , Bahia - disse:
    leildagbi@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente a aula, pois os alunos tem oportunidade para criar, participar, desenvolver o vocabulario, elaborar textos, historias e aprender muito com tudo isso.


  • Elizelene Dutra Freicho, Emef "Aristóbulo Barbosa Leão" , Espírito Santo - disse:
    elizadf@uol.com.br

    24/03/2010

    Três estrelas

    Gostei muito do projeto de sua aula deve ter sido bem interessante , pois esse assunto do porque , que as vezes os alunos ficam um pouco perdido e desta maneira dá para fixar bem o conteúdo. Meus parabéns.


  • Roseli Apparecida Corrêa de Moraes, MARIA N.M.VERONESE PROFA EMEF , São Paulo - disse:
    roseamoraes@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Olá Rita Achei bastante interessante a sua aula e dinâmica qto a utilização do laboratório de informática, penso que quando os alunos passam pela prática com vídeos e sites explicando a matéria a fixação passa a ser melhor. Parabéns...


  • Jucilene Lima, Escola Municipal Ex-Intendente Manoel Cândido Ferreira , Sergipe - disse:
    jucilenels@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Os recursos utilizados nesta aula foram interessantes. Assim, o aluno fica motivado e tem vontade de aprender.


  • ida samuel de souza, Escola Municipal "Francesco Battista GiobbI' , Mato Grosso do Sul - disse:
    idasamuelsouza@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei da aula, vc utilizou os meios certos , tenho certeza de que eles conseguiram gravar o conteúdo com mais facilidade Muito bom.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.