24/05/2013
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizotto; Eliana Aparecida Carleto; Luciana Soares Muniz; Nádia Carvalho Arcênio Fraga; Priscila Gervásio Teixeira; Rones Aureliano de Souza; Vaneide Corrêa Dornellas.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
· Desenvolver a consciência fonológica, por meio da exploração dos sons finais das palavras (rimas);
· Comparar as palavras quanto às semelhanças sonoras;
· Perceber que palavras diferentes possuem partes sonoras iguais;
· Identificar a sílaba como unidade fonológica;
· Diferenciar poemas, músicas e cantigas de roda;
· Desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupo.
Para a realização desta atividade é necessário que já tenham sido desenvolvidas algumas estratégias de participação e de interações em sala de aula, pois é importante que os alunos sejam capazes de exporem oralmente suas ideias e se relacionarem com os colegas.
Professor, por meio deste portal, pretendemos ir ao encontro do programa de formação do MEC: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, na medida em que podemos trocar e compartilhar sobre as práticas pedagógicas que realizamos, contribuindo, significativamente, para a nossa formação docente.
O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.
Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse: http://pacto.mec.gov.br (Acesso em 11/05/2013).
Reconhecendo que a consciência fonológica é uma condição necessária, mas não suficiente para uma criança se alfabetizar, consideramos essencial criar situações por meio das quais nossos alunos possam refletir sobre as formas orais e escritas das palavras. Elas envolvem as capacidades de partir palavras em sílabas, comparar palavras quanto ao tamanho, e comparar palavras quanto a semelhanças sonoras (de suas sílabas, rimas ou fonemas iniciais).
Nessa perspectiva, alguns textos se prestam especialmente para refletirmos sobre a dimensão sonora das palavras, pois seu uso permite uma reflexão específica sobre as relações entre partes orais (o que pronunciamos) e as partes escritas do texto (as palavras, sílabas e letras) que substituem, no papel, o que pronunciamos ao cantar o texto.
Fonte:
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a aprendizagem do sistema de escrita alfabética. Brasília: MEC, SEB, 2012, p. 29.
Nesse sentido, propomos e escolhemos os poemas, músicas e cantigas populares para explorar as rimas e possibilitar a abordagem de alguns direitos de aprendizagem dos alunos, como, por exemplo:
· Participar de interações orais em sala de aula;
· Identificar semelhanças sonoras em sílabas e em rimas;
· Localizar informações explícitas em textos de diferentes gêneros, lidos pelo professor;
· Perceber que as vogais estão em todas as sílabas;
· Dominar as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a ler e escrever palavras e textos.
Fonte:
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios. Brasília: MEC, SEB, 2012, p. 32-37.
Professor, alfabetizar letrando implica proporcionar às crianças situações em que elas possam ler, escrever e pensar sobre o funcionamento do sistema de escrita. Porém, é fundamental destacar que para esse trabalho ser construtivo é preciso que ele seja feito de forma prazerosa.
Nesse primeiro momento abordaremos um trabalho voltado para os poemas, visando não somente a reflexão dos alunos sobre a dimensão sonora das palavras, como também oportunizar práticas de leitura e de produção de texto.
Tendo em vista que você é um modelo de leitor para os alunos, é importante que prepare-se para a leitura dos poemas. Veja algumas sugestões:
· Leia o poema algumas vezes para preparar a leitura em voz alta e perceber a entonação adequada em cada verso;
· Antes da leitura, converse com a turma, informando o nome do poema e do (a) autor (a).
Sugerimos o trabalho com o poema INFÂNCIA, da autora Sônia Miranda, pois a partir dele os alunos podem brincar com as palavras, uma vez que irão ouvir e ler rimas sobre o nome de crianças e brincadeiras, o que pode tornar o momento da aula bastante prazeroso.
Escreva-o em um papel pardo ou Kraft para apresentar à turma e afixar no quadro, observe:
INFÂNCIA
ANINHA
PULA AMARELINHA
HENRIQUE
BRINCA DE PIQUE
MARÍLIA
DE MÃE E FILHA
MARCELO
É O REI DO CASTELO
MARIAZINHA
SUA RAINHA
CAROLA
BRINCA DE BOLA
RENATO
DE GATO E RATO
JOÃO
DE POLÍCIA E LADRÃO
JOAQUIM
ANDA DE PATINS
TIETA
DE BICICLETA
E JANETE
DE PATINETE
LUCINHA!
EU ESTOU SOZINHA.
VOCÊ QUER BRINCAR
COMIGO?
Fonte: http://umaprofessoramaluquinha.com.br/2013/01/03/sequencia-didatica-poema-infancia/
(Acesso 17/05/2013).
Antes de iniciar a leitura pergunte aos alunos se sabem o título do poema, se alguém conhece e depois faça a leitura em voz alta.
Em seguida, proponha uma atividade de leitura para os alunos tentarem localizar o nome das crianças e das brincadeiras que aparecem no poema. Veja algumas sugestões:
· Atividades de reflexão sobre a escrita, análise e comparação de letras, sílabas inicial e final;
· Identificação dos nomes das crianças com o lápis de cor azul;
· Identificação dos nomes das brincadeiras com o lápis de cor vermelho;
· Identificação dos nomes dos brinquedos com o lápis de cor verde;
· Destaque no texto palavras que rimam, relacionando nomes apresentados no poema às brincadeiras correspondentes.
Convide os alunos, um por vez, para localizar e circular no poema o nome de uma criança, por exemplo, CAROLA. Faça intervenções que orientem o aluno a encontrar o nome.
· Onde está escrito o nome CAROLA?
· Qual o som inicial do nome CAROLA?
· Onde está escrito CA?
Logo após, peça para encontrar no texto, e sublinhar, a brincadeira da referida criança, no caso BOLA.
· CAROLA brinca de quê?
· CAROLA rima com...?
· Onde está escrita a palavra BOLA?
· Qual é o som inicial da palavra BOLA?
· Como eu escrevo BO?
Além de brincar com as palavras e encontrar rimas, as crianças têm que localizar as palavras dentro do texto, com isso elas desenvolvem a consciência das palavras por um lado e, por outro lado fazem correspondências entre parte do escrito e parte do falado.
Veja um exemplo que pode acontecer:
Você pede para o aluno encontrar a palavra BOLA e ele aponta a palavra BRINCAR, somente com sua intervenção é que levará o aluno realmente a pensar sobre as diferenças: BOLA – BRINCAR, o que vem depois do B?
Professor, para a realização dessa atividade sua mediação é fundamental, pois é o trabalho como mediador que vai proporcionar a reflexão sobre o sistema de escrita.
A seguir, proponha atividades de escrita sobre a temática do poema que é brincadeira, bem como atividades de interpretação do poema.
Professor, aproveite a temática e liste as brincadeiras mais conhecidas dos alunos. Para tanto, organize a turma em duplas e solicite que escrevam em uma folha de papel fornecida por você, o nome de uma brincadeira. Em seguida, recolha os papéis e registre na lousa o nome das brincadeiras do jeito que os alunos escreveram, pois pode acontecer falta ou troca de letras.
Exemplos:
· BOL DI CUDE
· BOLA DE GUDE
Esse momento de elaboração de hipóteses e de participação ativa da turma oportuniza aos alunos a pensarem sobre as possibilidades de escrita dessas palavras, na medida em que permite que eles reflitam sobre a correspondência entre sons e letras e isso é extremamente importante no momento da apropriação do sistema de escrita.
Registre também atividades de interpretação do poema, disponibilizando-o para todos os alunos colarem no caderno de Língua Portuguesa.
1) Responda:
a) Qual é o título do poema?
b) Quem escreveu o poema?
c) Quem no texto está sozinha?
d) Que pergunta ela faz no poema?
2) Escreva o nome das crianças do poema.
3) Numere a segunda coluna de acordo com a primeira. De que brincam as crianças do poema?
Fonte: Acervo da autora.
4) Escolha duas personagens do poema e desenhe suas brincadeiras:
NOME DA PERSONAGEM: ___________________________________________ BRINCADEIRA: ___________________________________________
|
|
NOME DA PERSONAGEM: ___________________________________________ BRINCADEIRA: ___________________________________________
|
|
5) Escreva outras palavras que rimem com:
Aninha – amarelinha ______________________________________________
Marcelo – castelo ________________________________________________
Renato – rato ____________________________________________________
6) Volte ao poema INFÂNCIA e pinte cada rima que aparece no poema com uma cor diferente.
Fonte: http://emfelixpacheco.blogspot.com.br/2012/09/infancia-sonia-miranda.html
(Acesso 17/05/2013).
Vou comprar um presentinho,
Para meus amiguinhos.
O que será que vou dar?
Vocês vão adivinhar.
Para o João
Vou dar um _______________
Para a Gabriela
Vou dar uma _______________
Para o Renatinho
Vou dar um _________________
Para a Geovana
Vou dar uma ________________
Para o Marcelo
Vou dar um _________________
Para a Sofia
Vou dar uma ________________
Para o Samuel
Vou dar um _________________
Para a Lara
Vou dar uma _______________
Professor, a utilização da música na alfabetização é muito significativa, pois favorece a interação sociocultural, além de contribuir no desenvolvimento cognitivo do aluno aflorando a sua criatividade, facilitando assim a sua aprendizagem na leitura e na produção escrita. Portanto, é muito importante desenvolver a música nos processos de alfabetização e letramento.
Nesse momento, vamos realizar um trabalho com um poema musicado de Vinícius de Moraes. Os poemas musicados desse compositor podem ser encontrados no CD “A arca de Noé” (Volume 1).
Professor, providencie a letra do poema musicado para os alunos e organize a turma para assistirem ao vídeo da música.
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=LfhX1--GFEQ (Acesso em 18/05/2013).
Em seguida, cole a letra do poema musicado no caderno de Língua Portuguesa e proponha que os alunos realizem as seguintes atividades:
1) Complete o poema musicado com as rimas que estão faltando:
Era uma casa
Muito ____________
Não tinha teto
Não tinha ___________
Ninguém podia
Entrar nela _____________
Porque na casa
Não tinha ____________
Ninguém podia
Dormir na ____________
Porque na casa
Não tinha ____________
Ninguém podia
Fazer ______________
Porque penico
Não tinha ______________
Mas era feita
Com muito ______________
Na Rua dos Bobos
Número ______________
2) Preencha as lacunas completando as palavras:
Era uma ___sa
Mui___ engraça____
Não __nha __to
Não ___nha na____
Ninguém ___dia
Entrar ___la não
Porque __ Ca___
Não ti___ chão
3) Reescreva este outro trecho na ordem correta.
DORMIR NA REDE
NÃO TINHA PAREDE
NINGUÉM PODIA
PORQUE NA CASA
_______________________________
_______________________________
_______________________________
_______________________________
Professor, organize a turma em duplas e solicite que os alunos escrevam um poema parecido com “ A Casa”. Eles devem inventar outras coisas irreais para tornar essa casa mais engraçada. Prepare uma folha de papel para cada dupla para preencherem as lacunas com palavras que indiquem uma moradia, os objetos ou cômodos que existiriam e imaginem coisas que as pessoas poderiam fazer nela.
Oriente os alunos a pensarem em palavras que rimem para manter as mesmas características do texto original. Caso os alunos sintam dificuldades, elabore coletivamente, uma lista de rimas na lousa, a fim de que possam consultá-la durante a escrita. Veja um exemplo:
ERA UM PRÉDIO.
MUITO GRANDÃO.
NÃO TINHA ELEVADOR.
NÃO TINHA PORTÃO.
NINGUÉM PODIA
______________________
PORQUE _________________
NÃO TINHA _________________
NINGUÉM PODIA
_________________________
PORQUE _________________
NÃO TINHA _________________
NINGUÉM PODIA
_________________________
PORQUE _________________
NÃO TINHA _________________
MAS ERA __________________
COM MUITO _______________
NA RUA ___________________
NÚMERO __________________
Por serem facilmente memorizadas, as cantigas podem contribuir para que os alunos compreendam as relações que as letras mantêm com os sons, facilitando o trabalho com os alunos que ainda não relacionam letra/som. As atividades que exploram as rimas favorecem o desenvolvimento da compreensão leitora e a construção da escrita.
Professor, explore uma obra de arte que retrate brincadeiras de roda, sugerimos: Ronda Infantil, de Candido Portinari (1932).
Para acessar a imagem você poderá utilizar o Laboratório de Informática ou se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, solicite que utilizem o caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).Também poderá imprimir a imagem para explorá-la.
Fonte: http://marciliomedeiros.zip.net/arch2009-01-11_2009-01-17.html (Acesso em 12/05/2013).
Contextualize a obra de arte com o objetivo de construir conhecimento e ampliar o repertório cultural dos alunos. Indague à turma:
· O que vocês veem nessa cena?
· O que chama mais a atenção?
· O que as crianças estão fazendo?
· Vocês podem imaginar onde elas estão? Será que moram numa grande cidade? Justifiquem.
A seguir mostre o desenho de algumas crianças brincando de roda
Fonte: http://caiobrincandoeaprendendo.blogspot.com.br/2010_03_01_archive.html (Acesso em 09/05/2013).
Pergunte à turma:
· Vocês conseguem imaginar que músicas as crianças estão cantando? Converse com os colegas e escreva o nome de algumas músicas que vocês pensaram.
Socialize as hipóteses dos alunos, fazendo no quadro uma lista geral da turma.
Professor, as cantigas de roda fazem parte do nosso folclore e servem para brincar e divertir. Indague os alunos:
· Quais cantigas vocês conhecem?
· Quais brincadeiras usam cantigas?
Elabore um painel com as letras das cantigas e convide os alunos a cantarem e a brincarem de roda. Segue alguns links onde estão disponibilizadas várias letras de cantigas:
http://www.qdivertido.com.br/cantigas.php Sítio que indica várias letras de cantigas populares que fazem parte do folclore
http://letras.mus.br/cantigas-populares/ Sítio que aborda várias letras de cantigas populares
http://www.letras.com.br/#!cantigas-populares Sítio que traz a letra e o áudio das cantigas populares
Acessados em 18/05/2013
Professor, promova um momento de brincadeira com as palavras. Diga à turma: “vocês sabiam que para cantar usamos bastante a memória? Vamos ver se vocês sabem muitas cantigas de cor”.
Prepare um saquinho com palavras que encontramos em cantigas infantis, por exemplo: Tororó, Borboletinha, Quartel, Alecrim, Canoa, Barata, dentre outras.
Retire uma palavra do saquinho, quem souber uma cantiga que tenha essa palavra levanta a mão e canta para a turma, se mais de um aluno levantar a mão poderão cantar todos juntos.
Para a brincadeira ficar mais emocionante, organize a sala em dois grupos para ver qual grupo conhece mais cantigas.
Professor, em dias subsequentes, proponha que os alunos cantem apontando a letra da música com um lápis, a fim de ajustarem texto/leitura, e que a leiam. Organize brincadeiras de roda, com as cantigas escolhidas no repertório da turma.
Em seguida, providencie um cartaz com alguma cantiga de roda e leia para a turma. Exemplificaremos com a seguinte cantiga:
BORBOLETINHA
TÁ NA COZINHA
FAZENDO CHOCOLATE
PARA A VIZINHA
POTI, POTI, PERNA DE PAU,
OLHO DE VIDRO
NARIZ DE PICA-PAU.
(Cantiga Popular)
Em seguida, faça algumas intervenções:
· Destaque no cartaz a palavra BORBOLETINHA e pergunte à turma se alguém sabe o que é, se alguém já viu.
· Indague se alguém sabe onde está escrito a palavra BORBOLETINHA.
· Pergunte o que essas palavras têm em comum: COZINHA - VIZINHA.
· Espera-se que os alunos digam: O ZINHA de COZINHA é o mesmo de VIZINHA, vejam VI-ZI- NHA, CO-ZI-NHA (fale a ultima sílaba mais alto).
· Pergunte se há outras palavras com esse som final que não estavam no texto.
Professor, a seguir proponha atividades de registro:
1) Complete as lacunas com as palavras da cantiga
____________________
TÁ NA __________________
FAZENDO CHOCOLATE
PARA A __________________
POTI, POTI, PERNA DE PAU,
OLHO DE VIDRO
NARIZ DE PICA-PAU.
2) As palavras que completam a cantiga terminam com o mesmo som. Escreva outras palavras que rimem com:
BORBOLETINHA |
|
COZINHA |
|
VIZINHA |
Num momento seguinte, prepare uma atividade de complementar a cantiga de roda, propondo questões que explorem as rimas. O texto sugerido é o poema de Vinicius de Moraes: “As borboletas”. Faça comparações com os alunos sobre a diferença entre o gênero cantiga de roda e o gênero poema.
Disponibilize em um cartaz o poema: As borboletas, de Vinícius de Moraes.
AS BORBOLETAS
Brancas
Azuis
Amarelas
E pretas
Brincam
Na luz
As belas
Borboletas
Borboletas brancas
São alegres e francas.
Borboletas azuis
Gostam muito de luz.
As amarelinhas
São tão bonitinhas!
E as pretas, então…
Oh, que escuridão!
Nesse poema os alunos encontrarão as seguintes rimas entre as palavras: “PRETAS e BORBOLETAS”, “BRANCAS e FRANCAS”, “AZUIS e LUZ”, “ENTÃO e ESCURIDÃO”.
· Após a leitura, realize um “CAÇA-RIMAS”, com algumas palavras do poema, solicitando aos alunos que coloram da mesma cor as palavras com segmentos sonoros iguais.
Fonte: Acervo da autora.
As atividades complementares se tornam relevantes, pois enriquecem a aula e possibilitam aos alunos que reflitam mais sobre as palavras enquanto sequência sonora, o que contribui significativamente para a compreensão dos princípios do nosso Sistema de Escrita Alfabética.
http://www.infoescola.com/folclore/cantigas-de-roda/ Esse sítio traz um texto que explica e exemplifica as Cantigas de Rodas. (Acesso em 09/05/2013).
Professor, a avaliação deverá acontecer ao longo do ano letivo e, com base nela e nas atividades desenvolvidas diariamente, sugerimos um quadro de registro para cada aluno, de modo a poder acompanhar os avanços de cada um, com relação à análise linguística: apropriação do sistema de escrita alfabética que foi trabalhada nessa aula. Por meio desse quadro é possível, também, analisar o rendimento dos alunos de modo a pensar nas soluções para que efetivamente eles aprendam.
O acompanhamento da aprendizagem dos alunos: sugestão de instrumento de registro da aprendizagem.
Escola: _________________________________________________________________
Aluno: __________________________________________________________________
Análise Linguística: apropriação do Sistema de escrita Alfabética |
FEV. |
JUN. |
AGO. |
DEZ. |
Escreve o próprio nome. |
|
|
|
|
Reconhece e nomeia as letras do alfabeto. |
|
|
|
|
Diferencia letras de números e outros símbolos. |
|
|
|
|
Conhece a ordem alfabética e seus usos em diferentes gêneros. |
|
|
|
|
Reconhece diferentes tipos de letras em textos de diferentes gêneros e suportes textuais. |
|
|
|
|
Compreende que palavras compartilham certas letras.. |
|
|
|
|
Percebe que palavras diferentes variam quanto ao número, repertório e ordem de letras |
|
|
|
|
Segmenta oralmente as sílabas de palavras e compara as palavras quanto ao tamanho. |
|
|
|
|
Identifica semelhanças sonoras em sílabas e em rimas. |
|
|
|
|
Reconhece que as sílabas variam quanto às suas composições. |
|
|
|
|
Percebe que as vogais estão presentes em todas as sílabas. |
|
|
|
|
Lê, ajustando a pauta sonora ao escrito. |
|
|
|
|
Domina as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a ler palavras e textos. |
|
|
|
|
Domina as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a escrever palavras e textos. |
|
|
|
|
Legenda: (S) Sim; (P) Parcialmente; (N) Não
Fonte:
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios. Brasília: MEC, SEB, 2012, p. 38.
Quatro estrelas 9 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
25/05/2014
Quatro estrelasOtima aula.
24/02/2014
Quatro estrelasGostei muito de sua elaboração usaria como uma sequência didática para trabalhar.
11/11/2013
Cinco estrelasGostei muito destas sugestões,muito util,excelentíssimas.Vou aplicar -las na minha turma.
06/11/2013
Cinco estrelasAdorei as atividades e o desenvolvimento das mesmas.Vou tirar exemplos para trabalhar com meus alunos do primeiro ano.Parabéns!
04/11/2013
Cinco estrelasAs ideias são maravilhosa , gostei muito e vou aplicar em sala de aula .obrigado pelasdicas
30/10/2013
Cinco estrelasGostei muito. As atividades são muito bem contextualizadas atendendo aos objetivos propostos.
25/09/2013
Cinco estrelasExcelente seu trabalho,pois estou trabalhando com poemas na minha sala de aula.Sou professora do 2º ano.
14/09/2013
Cinco estrelasSou professora do 2º ano do ensino fundamental. Estou trabalhando sequência didática com poemas. Gostei muito das atividades proposta nesta aula, vou desenvolve-las com meus alunos. Obrigada pela as sugestões de aulas ajudam muito no meu trabalho em sala de aula.
10/06/2013
Cinco estrelasmaravilhosa as atividades propostas