Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Falsos amigos (False friends)

 

24/05/2013

Autor e Coautor(es)
ANA CLAUDIA CUNHA SALUM
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- reconhecer os falsos amigos (false friends), também chamados de falsos cognatos, definidos como palavras que diferem completa ou parcialmente quanto ao significado

- perceber que, apesar de a ortografia ser semelhante entre as línguas inglesa e portuguesa, o significado das palavras não é o mesmo nas duas línguas.

Duração das atividades
2 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios dos alunos, uma vez que o conteúdo é de caráter introdutório e básico para o aprendizado da língua inglesa.

Estratégias e recursos da aula

ff

Figura 1: Imagem ilustrativa do tema da aula. Disponível em http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=643&q=false+friends+english+portuguese&oq=false+friends&gs_l=img.1.5.0j0i24l9.1303.4403.0.9179.15.11.1.3.3.0.174.937.8j3.11.0...0.0...1ac.1.14.img.dUTNnoUEm5Q (acesso em 18.05.2013)

 

 

Recursos:

  • Laboratório de informática;
  • Notebooks, Datashow;
  • Sites de estudo da língua inglesa, sites de busca, vídeos.

 

 

 ATIVIDADE 1: AN INTRODUCTION

No laboratório de informática, o professor pedirá aos alunos para que acessem o site http://www.youtube.com/watch?v=eL6rb5nA73s, para a introdução do tema da aula. O professor deverá frequentemente pausar o vídeo, questionando os alunos e os levando a observarem e traduzirem as frases apresentadas, antes mesmo da resposta do vídeo, provocando neles certa curiosidade.

 

fa

Figura 2: Exemplos ilustrativos de falsos cognatos. Disponível em http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=643&q=false+friends+english+portuguese&oq=false+friends&gs_l=img.1.5.0j0i24l9.1303.4403.0.9179.15.11.1.3.3.0.174.937.8j3.11.0...0.0...1ac.1.14.img.dUTNnoUEm5Q#imgrc=H1Hc4G-L-lxXZM%3A%3B2vrHAgbOb6J1lM%3Bhttp%253A%252F%252Freallifebh.com%252Fwp-content%252Fuploads%252F2012%252F07%252Ffalse-cognates-wordle.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Freallifebh.com%252Fthe-17-most-dangerous-brazilian-false-cognate-errors-in-english%3B307%3B200 (acesso em 18.05.2013)

 

   Atividade 2: SOME OF THE FALSE FRIENDS

 

Depois de assistir ao vídeo, o professor, com o datashow, apresentará aos alunos uma lista com os falsos cognatos mais comuns,  por exemplo, os da lista abaixo. Em grupos, os alunos farão a leitura da lista e discutirão com o professor os casos mais comuns e que podem causar erro de interpretação e tradução. 

 

 

 A

Actual - real, verdadeiro

atual – current

Actually - na verdade, de fato

atualmente - currently, nowadays

Adept - perito, profundo conhecedor

adepto - follower, supporter

Advert – notar

advertir - to warn, to advise

Agenda - pauta do dia, pauta para discussões

agenda - organizer, diary

 

Alias – nome falso, cognato

aliás - else, moreover, furthermore/ besides / by the way

Alms – esmola

almas – souls

Alumnus – aluno já formado

aluno - student, pupil

Amass – acumular, juntar

amassar - to crush

Anthem – hino

antena - aerial, antenna / antena parabólica - satellite dish

Anticipate - prever; preceder

antecipar (adiantar) - to advance, to move forward

Antique – objeto de arte antigo, antiguidade

antigo - old, ancient

Apologize – desculpar-se

apologizar (fazer apologia) - to make defense

Apparel – vestuário em geral

aparelho - equipment, apparatus / device/ machine / braces (aparelho ortodôntico)

 


Example: 
She was refined in her choice of apparel.

(Ela tinha bom gosto na escolha de seu vestuário.)

Application - inscrição, registro, uso

aplicação (investir dinheiro)- to invest money

Appoint – nomear, marcar, designar

apontar (para alguém ou alguma coisa) - to point to, to point at

Appointment - compromisso profissional

apontamento (observação) - note

Assist - ajudar, dar assistência

assistir (ver, olhar) - to watch

Assume - presumir, supor

assumir - to undertake, to take over

Attend - assistir, participar de

atender (a telefone, porta ou campainha)- to answer the telephone, the door, the door-bell

Available – válido, disponível

avaliável – ratable

Avocado – abacate

advogado – lawyer

       

 

 

 

 

 

 B

Balcony - sacada, varanda suspensa

balcão - counter

Example:

The legendary balcony where Juliet Capulet is said to have pined for Romeo is one of the most visited sites in Italy.

(A lendária sacada onde dizem que Julieta Capuleto sentiu saudades de Romeu é uma das mais visitadas da Itália.)

 

 

Barracks – caserna, quartel

barraca - tent

Beef - carne bovina

bife - steak

Bond – elo, vínculo, apólice

bonde - streetcar, trolley car (USA), cable car, tram

Brand – marca

brando - tender, soft, mild, temperate

 

 C

Cafeteria - refeitório, bandejão, cantina

 cafeteria - coffeehouse, coffee shop, coffee bar, cafe, etc.

Camp – acampamento militar

campo – field

Candor – sinceridade, franqueza

candura – candidness

Cargo – carga

cargo - post, position

 

Carton - caixa de papelão

cartão – card

Casualty - baixa (mortes em acidente ou guerra)

casualidade – chance

Chef - chefe de cozinha

chefe - boss, chief

China– porcelana, louça de porcelana

China (país) – China

Cigar – charuto

cigarro – cigarette

Collar - gola, colarinho, coleira

colar (noun) - necklace / colar (verb) - to glue

College – faculdade

colégio – school

Commodity - artigo, mercadoria

comodidade - convenience

Comprehensive - abrangente, extenso

compreensivo - understanding / tolerant, sympathetic

Conceal - ocultar, dissimular

conselho - advice (a piece of advice = um conselho)

Confident – confiante

confidente – confidant

Construe – explicar, interpelar

construir - to build

Contest - competição, concurso

contestar - to impeach, to impugn / to controvert, to challenge /to object

Conversant – conhecedor, versado

conversador - talkative person, loquacious person, talker, conversationalist

Converse – oposto, contrário

conversa - chat, talk

Convict - réu, condenado, prisioneiros

convicto - sure, certain, positive


Example:

Two of the convicts have escaped from prison
(Dois dos prisioneiros escaparam da prisão.)

 

Costume - fantasia (traje), traje típico

costume - habit, custom

Curse - maldição, praga, xingamento

curso – course

 

 

 D

Dairy - laticínios, fábrica de laticínios

diário (noun) - diary; daily (adjective)

Data - dados (números, informações)

data – date

Deception - engano, ilusão

decepção - disappointment

Dent - amasso, marca de batida

dente – tooth

 

Example: 

My car has a dent where it hit a tree.

(Meu carro está amassado onde se chocou contra uma árvore.)

 

Dependable – confiável

dependente - dependant, dependent / relative; subordinate

Design - projetar, criar / projeto, estilo

designar - to appoint

Devolve – transferir

devolver - to return, give back, refund (especially money), to render (restituir)

Discrete – distinto, separado

discreto - discreet, tactful, reserved,

Discussion – debate, considerações

discussão (desavença, bate-boca) – argument

Disgusting – nojento, repulsivo

desgostoso - displeased, dissatisfied

Divert – desviar

divertir - to entertain, to amuse / divertir-se - to enjoy oneself, to have fun

Diversion – desvio

diversão - amusement / fun / entertainment, pastime / parque de diversões - amusement park.

Doze – cochilar

doze (number) - twelve / dose - dose

 

 

Fonte: http://www.solinguainglesa.com.br/conteudo/falsos_cognatos1.php, acesso em 11/05/2013.

 

 

                                ATIVIDADE 3: PRACTICING

 

false friends

Figura 3: Outros exemplos de falsos cognatos. Imagem disponível em http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=643&q=false+friends&oq=false+friends&gs_l=img.3..0j0i24l9.1557.2872.0.5559.13.11.0.2.2.1.172.1135.7j4.11.0...0.0...1ac.1.14.img.LtHwWh_z6Sg#imgrc=mg_oAgKxPApNtM%3A%3BzOtXV1uJXxOeJM%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.infoescola.com%252Fwp-content%252Fuploads%252F2009%252F08%252Ffalso-cognato1.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.infoescola.com%252Fingles%252Ffalsos-cognatos%252F%3B287%3B225 (acesso em 18/05/2013)

 

Para a próxima atividade, o professor deverá entregar aos alunos a xerox do exercício sobre false friends, como o sugerido a seguir:.

 

Choose the most appropriate word: (Escolha a palavra entre parênteses mais apropriada)

 

  1. Did you know that Chris got ……………… (embarrassed/pregnant) on holiday in Brazil?
  2. The …………………… (discipline/subject) I hate most is Maths.
  3. ………………. (Actually/Nowadays) I´m living with my parents again.                                                                 
  4. I´ve got a …………. (cold/constipation). Please pass me the tissue.
  5. I was only living with my parents …………… (eventually, temporarily).
  6. The government have ………. (invested/inverted) a lot of money in the new scheme.
  7. Do not ……………. (invert/invest) this package.
  8. We did not enjoy the party ……………. (at all/absolutely).
  9. English is very ……….. (important/interesting) for my job.
  10. My family live in England, but I have some ………. (parents/relatives) in Britain.
  11. He …………. (pretends/intends) to be a soldier.
  12. ……….. (Eventually/Temporarily) we decided to go on holiday rather tham buy a plasma TV.
  13. If you eat this plant you will get ……………. (intoxicated/poisoned).

 

Respostas: pregnant – subject – Nowadays – cold – temporarily – invested – invert – at all – important – relatives – intends – eventually - poisoned

 

Adaptado dos sites:

http://www.autoenglish.org/gr.false.pdf (acesso em 11.05.2013)

http://www.englishexercises.org/makeagame/viewgame.asp?id=3266 (acesso em 11.05.2013)

 

 

                           ATIVIDADE 4: More practice

 

Com o site http://www.oocities.org/collegepark/Square/6264/index413.htm, o professor deverá continuar incentivando os alunos a fazerem os exercícios sobre falsos cognatos, chamando a atenção para o quão comum eles são e, portanto, podem prejudicar uma boa comunicação na língua.

 

 

PORTUGUESE FALSE FRIENDS EXERCISES

 REWRITE EACH OF THE FOLLOWING SENTENCES SUBSTITUTING THE WORD IN RED BY A WORD WHICH MAKES SENSE.
EXAMPLE:

THAT AVENUE IS VERY LARGE.
THAT AVENUE IS VERY 
WIDE.

 

01) He's really kind. He's very comprehensive.

     CHECK YOUR ANSWER!     UNDERSTANDING 

02) I have the costume of having lunch at home.

     CHECK YOUR ANSWER!     HABIT 

03) Could you take these letters to the courier for me?

     CHECK YOUR ANSWER!     POST OFFICE 

04) You can't use this word in this contest.

     CHECK YOUR ANSWER!     CONTEXT 

05) You can find a lot of commodity in that hotel.

     CHECK YOUR ANSWER!     COMFORT 

06) We have a new chef at the office.

     CHECK YOUR ANSWER!     BOSS / CHIEF 

07) Actors have to decorate their lines before a show.

     CHECK YOUR ANSWER!     MEMORIZE 

08) He was designed leader of the group.

     CHECK YOUR ANSWER!     APPOINTED / DESIGNATED 

09) I love designing with crayons.

     CHECK YOUR ANSWER!     DRAWING 

10) He's very educated. He always greets everybody.

     CHECK YOUR ANSWER!     POLITE 

11) Can you enroll that sheet and put it away, please?

     CHECK YOUR ANSWER!     ROLL 

12) She's going to envy it by mail.

     CHECK YOUR ANSWER!     SEND 

13) They eventually play tennis together.

     CHECK YOUR ANSWER!     SOMETIMES / OCCASIONALLY 

14) Would you like to experiment the cake?

     CHECK YOUR ANSWER!     TRY 

15) His exit as a singer is extraordinary.

     CHECK YOUR ANSWER!     SUCCESS 

 

Fonte: http://www.oocities.org/collegepark/Square/6264/index413.htm (acesso em 18.05.2013)

 

 

                           ATIVIDADE 5 : Conclusion

 

Como fechamento da aula, o professor pedirá aos alunos que façam a tradução do texto contido no site < http://www.sk.com.br/sk-fals.html          >, atentando para os falsos cognatos. Essa atividade poderá ficar para casa, a ser corrigida na aula seguinte, ou mesmo ser considerada como uma atividade avaliativa.

 

 

Exercite no texto abaixo vários falsos cognatos em meio a outros cognatos não falsos:

Palavras semelhantes, com o mesmo sentido.
Palavras semelhantes, com sentido diverso.

A DAY AT WORK

In the morning I attended a meeting between management and union representatives. We were anticipating a difficult bargaining but it wasactually easy. The discussion was very comprehensive, covering topics like working hours, days off, retirement age, etc. Both sides wereinterested in an agreement and ready to compromise. The secretary recorded everything in the notes. Eventually, they decided to set a new meeting to sign the final draft of the agreement.

Back at the office, a colleague of mine asked me if I had realized that the proposed agreement would be partially against the companypolicy not to accept workers that have already retired. I pretended to be really busy and late for an appointment, and left for the cafeteria.Actually, I didn't want to discuss the matter at that particular moment because there were some strangers in the office.

After lunch I attended a lecture given by the mayor, who is an expert in tax legislation and has a graduate degree in political science. He said his government intends to assist welfare programs and senior citizens, raise funds to improve college education and build a publiclibrary, and establish tougher limits on vehicle emissions because he assumes this is what the people expect from the government.

Copyright © 1996 - 2012 S&K

 

 

Fonte: http://www.sk.com.br/sk-fals.html (acesso em 18.05.2013)

Caso os alunos não se lembrem, poderão consultar novamente a lista com os falsos cognatos, conforme sugeridas durante as atividades das aulas. Se necessário, peça que consultem os Recursos Complementares.

Recursos Complementares

Outras listas com falsos cognatos podem ser encontradas nos sites:

http://www.sk.com.br/sk-fals.html Acesso em: 18 maio 2013.

http://www.infoescola.com/ingles/falsos-cognatos/ Acesso em: 18 maio 2013. 

 

Para mais exercícios com false friends, acessar os sites:

http://www.inglesvip.com/exercises/false-friend.html Acesso em: 19 maio 2013.

http://www.clever-klicken.de/uebung_false-friends.htm Acesso em: 19 maio 2013.

http://www.tolearnenglish.com/exercises/exercise-english-2/exercise-english-48579.php Acesso em: 19 maio 2013.

http://wordbridge.blogspot.com.br/2011/11/exercicio-com-os-false-friends.html Acesso em: 19 maio 2013.

Avaliação

Os alunos serão avaliados durante a aula, ou seja, em processo, na execução e participação nas atividades propostas.

Poderá, ainda, ser aplicado um teste usando os exercícios de alguns dos sites sugeridos acima. A atividade anterior (texto) poderá, também, servir como uma atividade avaliativa, conforme sugerido na atividade 5.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.