24/05/2013
Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
- reconhecer os falsos amigos (false friends), também chamados de falsos cognatos, definidos como palavras que diferem completa ou parcialmente quanto ao significado
- perceber que, apesar de a ortografia ser semelhante entre as línguas inglesa e portuguesa, o significado das palavras não é o mesmo nas duas línguas.
Não há necessidade de conhecimentos prévios dos alunos, uma vez que o conteúdo é de caráter introdutório e básico para o aprendizado da língua inglesa.
Figura 1: Imagem ilustrativa do tema da aula. Disponível em http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=643&q=false+friends+english+portuguese&oq=false+friends&gs_l=img.1.5.0j0i24l9.1303.4403.0.9179.15.11.1.3.3.0.174.937.8j3.11.0...0.0...1ac.1.14.img.dUTNnoUEm5Q (acesso em 18.05.2013)
ATIVIDADE 1: AN INTRODUCTION |
No laboratório de informática, o professor pedirá aos alunos para que acessem o site http://www.youtube.com/watch?v=eL6rb5nA73s, para a introdução do tema da aula. O professor deverá frequentemente pausar o vídeo, questionando os alunos e os levando a observarem e traduzirem as frases apresentadas, antes mesmo da resposta do vídeo, provocando neles certa curiosidade.
Figura 2: Exemplos ilustrativos de falsos cognatos. Disponível em http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=643&q=false+friends+english+portuguese&oq=false+friends&gs_l=img.1.5.0j0i24l9.1303.4403.0.9179.15.11.1.3.3.0.174.937.8j3.11.0...0.0...1ac.1.14.img.dUTNnoUEm5Q#imgrc=H1Hc4G-L-lxXZM%3A%3B2vrHAgbOb6J1lM%3Bhttp%253A%252F%252Freallifebh.com%252Fwp-content%252Fuploads%252F2012%252F07%252Ffalse-cognates-wordle.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Freallifebh.com%252Fthe-17-most-dangerous-brazilian-false-cognate-errors-in-english%3B307%3B200 (acesso em 18.05.2013)
Atividade 2: SOME OF THE FALSE FRIENDS |
Depois de assistir ao vídeo, o professor, com o datashow, apresentará aos alunos uma lista com os falsos cognatos mais comuns, por exemplo, os da lista abaixo. Em grupos, os alunos farão a leitura da lista e discutirão com o professor os casos mais comuns e que podem causar erro de interpretação e tradução.
|
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
Fonte: http://www.solinguainglesa.com.br/conteudo/falsos_cognatos1.php, acesso em 11/05/2013.
ATIVIDADE 3: PRACTICING |
Para a próxima atividade, o professor deverá entregar aos alunos a xerox do exercício sobre false friends, como o sugerido a seguir:.
Choose the most appropriate word: (Escolha a palavra entre parênteses mais apropriada)
Respostas: pregnant – subject – Nowadays – cold – temporarily – invested – invert – at all – important – relatives – intends – eventually - poisoned
Adaptado dos sites:
http://www.autoenglish.org/gr.false.pdf (acesso em 11.05.2013)
http://www.englishexercises.org/makeagame/viewgame.asp?id=3266 (acesso em 11.05.2013)
ATIVIDADE 4: More practice |
Com o site http://www.oocities.org/collegepark/Square/6264/index413.htm, o professor deverá continuar incentivando os alunos a fazerem os exercícios sobre falsos cognatos, chamando a atenção para o quão comum eles são e, portanto, podem prejudicar uma boa comunicação na língua.
PORTUGUESE FALSE FRIENDS EXERCISES
REWRITE EACH OF THE FOLLOWING SENTENCES SUBSTITUTING THE WORD IN RED BY A WORD WHICH MAKES SENSE.
EXAMPLE:
THAT AVENUE IS VERY LARGE.
THAT AVENUE IS VERY WIDE.
01) He's really kind. He's very comprehensive.
CHECK YOUR ANSWER! UNDERSTANDING
02) I have the costume of having lunch at home.
CHECK YOUR ANSWER! HABIT
03) Could you take these letters to the courier for me?
CHECK YOUR ANSWER! POST OFFICE
04) You can't use this word in this contest.
CHECK YOUR ANSWER! CONTEXT
05) You can find a lot of commodity in that hotel.
CHECK YOUR ANSWER! COMFORT
06) We have a new chef at the office.
CHECK YOUR ANSWER! BOSS / CHIEF
07) Actors have to decorate their lines before a show.
CHECK YOUR ANSWER! MEMORIZE
08) He was designed leader of the group.
CHECK YOUR ANSWER! APPOINTED / DESIGNATED
09) I love designing with crayons.
CHECK YOUR ANSWER! DRAWING
10) He's very educated. He always greets everybody.
CHECK YOUR ANSWER! POLITE
11) Can you enroll that sheet and put it away, please?
CHECK YOUR ANSWER! ROLL
12) She's going to envy it by mail.
CHECK YOUR ANSWER! SEND
13) They eventually play tennis together.
CHECK YOUR ANSWER! SOMETIMES / OCCASIONALLY
14) Would you like to experiment the cake?
CHECK YOUR ANSWER! TRY
15) His exit as a singer is extraordinary.
CHECK YOUR ANSWER! SUCCESS
Fonte: http://www.oocities.org/collegepark/Square/6264/index413.htm (acesso em 18.05.2013)
ATIVIDADE 5 : Conclusion |
Como fechamento da aula, o professor pedirá aos alunos que façam a tradução do texto contido no site < http://www.sk.com.br/sk-fals.html >, atentando para os falsos cognatos. Essa atividade poderá ficar para casa, a ser corrigida na aula seguinte, ou mesmo ser considerada como uma atividade avaliativa.
Exercite no texto abaixo vários falsos cognatos em meio a outros cognatos não falsos:
Palavras semelhantes, com o mesmo sentido.
Palavras semelhantes, com sentido diverso.
A DAY AT WORK
In the morning I attended a meeting between management and union representatives. We were anticipating a difficult bargaining but it wasactually easy. The discussion was very comprehensive, covering topics like working hours, days off, retirement age, etc. Both sides wereinterested in an agreement and ready to compromise. The secretary recorded everything in the notes. Eventually, they decided to set a new meeting to sign the final draft of the agreement.
Back at the office, a colleague of mine asked me if I had realized that the proposed agreement would be partially against the companypolicy not to accept workers that have already retired. I pretended to be really busy and late for an appointment, and left for the cafeteria.Actually, I didn't want to discuss the matter at that particular moment because there were some strangers in the office.
After lunch I attended a lecture given by the mayor, who is an expert in tax legislation and has a graduate degree in political science. He said his government intends to assist welfare programs and senior citizens, raise funds to improve college education and build a publiclibrary, and establish tougher limits on vehicle emissions because he assumes this is what the people expect from the government.
Copyright © 1996 - 2012 S&K
Fonte: http://www.sk.com.br/sk-fals.html (acesso em 18.05.2013)
Caso os alunos não se lembrem, poderão consultar novamente a lista com os falsos cognatos, conforme sugeridas durante as atividades das aulas. Se necessário, peça que consultem os Recursos Complementares.
Outras listas com falsos cognatos podem ser encontradas nos sites:
http://www.sk.com.br/sk-fals.html Acesso em: 18 maio 2013.
http://www.infoescola.com/ingles/falsos-cognatos/ Acesso em: 18 maio 2013.
Para mais exercícios com false friends, acessar os sites:
http://www.inglesvip.com/exercises/false-friend.html Acesso em: 19 maio 2013.
http://www.clever-klicken.de/uebung_false-friends.htm Acesso em: 19 maio 2013.
http://www.tolearnenglish.com/exercises/exercise-english-2/exercise-english-48579.php Acesso em: 19 maio 2013.
http://wordbridge.blogspot.com.br/2011/11/exercicio-com-os-false-friends.html Acesso em: 19 maio 2013.
Os alunos serão avaliados durante a aula, ou seja, em processo, na execução e participação nas atividades propostas.
Poderá, ainda, ser aplicado um teste usando os exercícios de alguns dos sites sugeridos acima. A atividade anterior (texto) poderá, também, servir como uma atividade avaliativa, conforme sugerido na atividade 5.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!