Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O uso dos jogos para a reflexão fonológica no processo de alfabetização

 

24/05/2013

Autor e Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizotto; Eliana Aparecida Carleto; Luciana Soares Muniz; Nádia Carvalho Arcênio Fraga; Priscila Gervásio Teixeira; Rones Aureliano de Souza; Vaneide Corrêa Dornellas.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender que para aprender a escrever é preciso refletir sobre os sons e não apenas sobre o significado das palavras;
  • Desenvolver a consciência fonológica, por meio da exploração dos sons iniciais das palavras (aliteração) ou finais (rimas);
  • Comparar as palavras quanto às semelhanças e diferenças sonoras;
  • Perceber que palavras diferentes possuem partes sonoras iguais;
  • Identificar a sílaba como unidade fonológica;
  • Segmentar palavras em sílabas;
  • Comparar palavras quanto ao tamanho, por meio da contagem do número de sílabas;
  • Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – Quatro (4) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta atividade é necessário que já tenham sido desenvolvidas algumas estratégias de participação e de interação em sala de aula, pois é importante que os alunos sejam capazes de exporem oralmente suas ideias e se relacionarem com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

 Informações ao professor

 

Professor, por meio do Portal do Professor, pretendemos ir ao encontro do programa de formação do MEC: Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa, na medida em que podemos trocar e compartilhar ideias sobre as práticas pedagógicas que realizamos, o que contribui significativamente para a nossa formação docente.

O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse: http://pacto.mec.gov.br (Acesso em 18/05/2013.).

 

Professor, sabemos que os jogos são importantes recursos didáticos para a aprendizagem do SEA (Sistema de Escrita Alfabética), uma vez que o “brincar com a língua” faz parte das atividades que os alunos realizam fora da escola, desde muito cedo. Na alfabetização, os jogos são poderosos aliados para que os alunos possam refletir sobre o SEA, sem, necessariamente, serem obrigados a realizar treinos enfadonhos e sem sentido. Ao utilizar o jogo, as crianças mobilizam saberes acerca da lógica de funcionamento da escrita, consolidando aprendizagens já realizadas ou se apropriando de novos conhecimentos nessa área.

Fonte:

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a aprendizagem do sistema de escrita alfabética. Brasília: MEC, SEB, 2012, p. 36.

 

Nesse sentido, propomos essa aula sobre a temática “jogos” para a reflexão fonológica dos alunos, socializando alguns jogos pedagógicos de apoio à alfabetização enviado pelo Ministério da Educação para as escolas públicas, haja vista o interesse e o prazer dos alunos pelos jogos.

 

kit

Fonte: http://ceelufpe.blogspot.com.br/2008/01/noticia-ceel-apresenta-kit-de-jogos.html - Acesso em 18/05/2013.

 

A partir do trabalho com os jogos, evidenciamos a possibilidade de abordar alguns direitos de aprendizagem dos alunos, como, por exemplo:

  • Participar de interações orais em sala de aula;
  • Compreender que palavras diferentes compartilham certas letras;
  • Perceber que palavras diferentes variam quanto ao número, repertório e ordem de letras;
  • Identificar semelhanças sonoras em sílabas e em rimas;
  • Perceber que as vogais estão presentes em todas as sílabas;
  • Dominar as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a ler palavras.

 

Fonte:

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios. Brasília: MEC, SEB, 2012, p. 32-37.

 

Professor, nossa proposta em todos os momentos dessa aula,  é realizar jogos que propiciem a reflexão fonológica no processo de alfabetização. Portanto, faz-se necessário compreender que a consciência fonológica não se restringe à noção de consciência fonêmica, mas de um olhar amplo que diz respeito à “reflexão consciente sobre a linguagem, envolvendo palavras, partes das palavras, sentenças, características e finalidades dos textos, bem como as intenções dos que estão se comunicando oralmente ou por escrito. Quando reflete sobre os segmentos das palavras, a pessoa está pondo em ação a consciência fonológica”.

Fonte:

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a aprendizagem do sistema de escrita alfabética. Brasília: MEC, SEB, 2012, p. 21.

 

É preciso deixar bem claro, que nessa perspectiva é concebido que a consciência fonológica é um conjunto de habilidades necessárias, mas não suficientes para que o aprendiz se alfabetize ao iniciar. Crianças pequenas em situações que lhes permitam refletir sobre o funcionamento das palavras escritas são ajudadas a começar a observar certas propriedades do sistema alfabético (como a ordem, a estabilidade, e a repetição de letras nas palavras), ao mesmo tempo em que, divertindo-se, analisam as semelhanças sonoras (de palavras que rimam ou têm sílabas iguais ou mediais iguais), bem como examinam a quantidade de partes (faladas e escritas) das palavras.

Fonte: MORAIS, A. e LEITE, T. Como promover o desenvolvimento das habilidades de reflexão fonológica dos alfabetizandos? In: MORAIS, A; ALBUQUERQUE, E; LEAL, T. (Orgs.). Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

 

1ª Atividade:

 

   

Professor, sugerimos o jogo: BINGO DOS SONS INICIAIS que possibilita ao aluno  observar que a palavra é composta de sons equivalentes a sílabas e que estes sons podem se repetir em palavras diferentes.

Para isso, organize a sala de aula, crie um ambiente propício para o jogo. Motive os alunos, perguntado quem gosta de jogar.  Explore as regras e aproveite para trabalhar com texto instrucional. Chame a atenção dos alunos para a estrutura deste gênero textual. 

Agora é hora de jogar!

 

Meta do jogo:

Vence o jogo quem primeiro completar a sua cartela, marcando todas as figuras.

 

Jogadores:

Individual ou em duplas (no caso da escolha pela organização em duplas é importante sugerir que eles conversem antes de marcarem a palavra, favorecendo, assim, a discussão entre os pares.).

 

Componentes:

  • 1 Cartela com seis figuras e as palavras escritas correspondentes às mesmas para cada aluno. Veja alguns exemplos:

 


cartela certa   carteal 2 dcerta

Fonte: Kit jogos de jogos educativos - CEEL ( Centro de Estudos em Educação e linguagem) - Universidade Federal de Pernambuco.

 

  • Fichas com palavras escritas contendo o mesmo som inicial das figuras das cartelas. Veja alguns exemplos correspondendo às fichas apresentadas acima:

 


fichas bingo 1  fichas bingo 2

Fonte: Kit jogos de jogos educativos - CEEL ( Centro de Estudos em Educação e linguagem) - Universidade Federal de Pernambuco.

 

  • Um saco para guardar as fichas de palavras.

 

Regras:

 

  1. Cada jogador ou duplas recebe uma cartela.
  2. O professor sorteia uma ficha do saco e lê a palavra em voz alta.
  3. Os jogadores que tiverem em sua cartela uma figura cujo nome comece com a sílaba da palavra sorteada deverão marcá-la.
  4. O jogo termina quando um jogador ou uma dupla marcar todas as palavras de sua cartela.

 

 

Professor, outro aspecto interessante nesse jogo é que, como as cartelas apresentam não só as figuras, mas as palavras correspondentes a elas, é possível que os alunos comecem a observar que palavras que têm o mesmo “pedaço” inicial também apresentam as mesmas letras no início. Dessa forma, enquanto os alunos refletem sobre os segmentos sonoros (silábicos) iniciais das palavras também são estimulados e refletir sobre a sua forma escrita.

Professor, você é o mediador da situação de jogo, então crie situações ou desdobramentos desse jogo por meio de intervenções e atividades que possibilitem a reflexão das palavras estudadas. Observe:

 

  • Inicialmente, quando o aluno marcar uma palavra no jogo poderá copiá-la e circular a sílaba que inicia a palavra. Assim, será feito para cada palavra da cartela. À medida que o jogo for se desenrolando chame a atenção para as novas palavras que forem surgindo e pergunte se algum aluno já encontrou, em sua cartela, alguma palavra que começa com a sílaba inicial da palavra lida. Caso isso tenha ocorrido, todos os alunos que tiverem copiado palavras com aquela sílaba deverão escrever a nova palavra logo abaixo e destacar a sílaba inicial.

 

  • À medida que o jogo se desenrola, peça para os alunos citarem outras palavras que comecem com aquela mesma sílaba. Anote e forme no quadro uma lista de palavras. Ao final do jogo, reflita com os alunos sobre as partes semelhantes entre essas palavras, chamando os alunos para identificarem naquelas palavras a sílaba oral e sua correspondência escrita.

 

 

2ª Atividade:

 

Jogo jogado aprendizagem dobrada: DADO SONORO

 

Professor, este é  outro jogo que  possibilita ao aluno observar que a palavra é composta por segmentos sonoros e que estes podem se repetir em palavras diferentes é o jogo: DADO SONORO.

Os alunos devem entender que o jogo tem uma finalidade, não é apenas uma brincadeira, para isso explique-lhes o objetivo do jogo e as regras. Organize a sala de aula previamente e estimule a participação de todos.

 

Meta do jogo:

Ganha quem, ao final, tiver mais fichas.

 

Jogadores:

2 a 4.

 

Componentes:

  • Um dado de oito lados.
  • Uma cartela com 8 figuras de animais numeradas.

 

cartela dado certo

Fonte: Kit jogos de jogos educativos - CEEL ( Centro de Estudos em Educação e linguagem) - Universidade Federal de Pernambuco.

 

  • 24 fichas com figuras e palavras (para cada figura da cartela há 3 fichas/palavras que se iniciam com a mesma sílaba das figuras/palavras apresentadas na cartela.).

 

dado sonoro

Fonte: Kit jogos de jogos educativos - CEEL ( Centro de Estudos em Educação e linguagem) - Universidade Federal de Pernambuco.

 

 

Regras:

  1. A cartela com as figuras numeradas deve estar à vista dos jogadores durante todo jogo.
  2. Espalham-se as fichas sobre a mesa, com figuras e palavras voltadas para cima.
  3. Os jogadores decidem quem deve iniciar a partida.
  4. O primeiro jogador inicia a partida lançando o dado e verificando qual é a figura na cartela que corresponde ao número sorteado.
  5. O jogador deverá escolher uma figura cujo nome comece com a mesma sílaba da figura indicada na cartela.
  6. Escolhida a ficha, o jogador pega-a para si. O próximo participante joga o dado e repete o mesmo procedimento.
  7. A cada ficha encontrada o jogador ganha um ponto.
  8. Se outro participante jogar o dado e o número deste for referente a uma figura para qual não há mais fichas, passa-se a vez para o jogador seguinte.
  9. Cada jogador só poderá pegar uma ficha por vez.
  10. Ao final, ganha o jogo quem conseguir um maior número de fichas.

 

 

Professor, outras situações podem ser criadas a partir desse jogo. Como por exemplo:

 

  • Organize cruzadinhas e palavras com lacunas faltando as sílabas iniciais. O aluno deverá tentar preencher os espaços em branco corretamente.
  • Proponha uma rodinha e diga que os alunos vão participar de uma brincadeira, mas que essa brincadeira é um pouco diferente, pois é durante a brincadeira que eles vão descobrir como se brinca. Os alunos deverão prestar bastante atenção

 

Professor, diga: EU VOU VIAJAR E NA MINHA MALA VOU LEVAR..... BALA. E você, o que vai levar?

(Só vale, nesse caso, levar objetos com o mesmo som inicial....BA)

 

  • Organize um saco com vários objetos ou figuras e depois pergunte: Adivinhem o que tem neste saco? Dê pistas.
  • A primeira pista deve ser o fonema inicial da palavra que você pegou no saco ou que tem em mente
  • A seguir, dê pistas significativas, descrevendo o objeto, até que as crianças digam qual é a palavra.

 

3ª Atividade:

 

Professor, escolhemos o jogo: TRINCA MÁGICA porque permite que o aluno descubra que palavras diferentes podem ter o mesmo “pedaço” sonoro final (a rima).

 

- Organizando a sala: você poderá organizar em duplas ou em quartetos, para isso agrupe os alunos de forma que se aproximem alunos com diferentes  níveis de aprendizagem, assim a possibilidade de um ajudar o outro é maior.

- Motive os alunos e explore as regras previamente, se necessário, faça uma demonstração para que compreendam a dinâmica do jogo.

 

Meta do jogo:

Ganha quem formar uma trinca de cartas contendo figuras de palavras que rimam.

 

Jogadores:

Duplas ou quartetos.

 

Componentes:

  • 24 cartas com figuras (8 trincas de cartas contendo figuras de palavras que rimam).

trinca 1  trinca 2

Fonte: Fonte: Kit jogos de jogos educativos - CEEL ( Centro de Estudos em Educação e linguagem) - Universidade Federal de Pernambuco

 

Regras:

 

  • Cada jogador recebe 3 cartas e o restante delas fica num “monte”, no centro da mesa, com a face voltada para baixo.
  • Decide-se quem irá começar a partida por meio de lançamentos de dados ou “zerinho ou um”. ESPECIFICAR, O QUE É ISSO?
  • O primeiro jogador inicia pegando uma carta do monte. Ele deverá observar se a figura vai rimar com alguma das cartas que está nas mãos. Se ele decidir ficar com a carta que pegou deverá descartar outra. O mecanismo do jogo é igual ao da caxeta.
  • O próximo jogador decide se pega a carta do monte ou a carta deixada pelo jogador anterior. Independente de qual carta pegar, o jogador deverá descartar uma, ficando sempre com três cartas nas mãos.
  • O jogo prossegue até que um dos jogadores faça uma trinca com 3 cartas de figuras cujos nomes rimam.

 

Professor, é importante que, antes do início do jogo, as palavras representadas pelos desenhos sejam faladas em voz alta. Esse procedimento é importante porque é possível que os alunos conheçam o objeto representado por outro nome e, por isso, não consigam encontrar seus pares. Por outro lado, muitas vezes, ao olharmos uma imagem, temos dúvidas sobre o que elas estão, de fato, representando.

 

 

1.       Como desdobramento, inicialmente, solicite aos alunos que pensem em outras palavras que rimem com a trinca encontrada.

2.       Peça aos alunos que escrevam as palavras que rimam e circulem as partes que possuem as mesmas letras (rimas).

3.       Elabore questionamentos sobre a ordem em que aparecem as letras que formam as rimas, fazendo o aluno perceber que se mudarmos a sequência de letras teremos mudança no som das palavras.

4.       Após o jogo, realize um caça-palavras denominado “CAÇA-RIMAS”, com algumas palavras da trinca mágica, solicitando aos alunos que coloram da mesma cor as palavras com segmentos sonoros iguais.

5.       Prepare uma atividade de cruzadinha com algumas palavras da trinca mágica associadas às figuras.

 

 

4ª Atividade:

 

Professor, propomos o jogo: Batalha de Palavras, pois consideramos que contar o número de sílabas e comparar o tamanho das palavras é uma atividade fundamental para os alunos em processo inicial de alfabetização, pois, assim, eles podem compreender que existe uma regularidade na composição das palavras, ou seja, à medida que os alunos são levados a pensar sobre quantas partes tem cada palavra e refletir sobre qual palavra é maior (quanto à quantidade de sílabas) estão sendo levados a perceber que as palavras são constituídas por unidades silábicas.

 

Meta do jogo:

Vence o jogo quem tiver mais fichas ao final.

 

Jogadores:

Duplas.

 

Componentes:

  • 30 fichas com figuras cujos nomes variam quanto ao número de sílabas.

 

Regras:

  1. As fichas devem ser distribuídas igualmente entre os dois jogadores. Estes as organizam de forma que fiquem com as faces viradas para baixo, uma em cima da outra, formando um monte.
  2. O primeiro jogador vira a primeira ficha de seu montinho ao mesmo tempo em que seu adversário também vira uma ficha do montinho dele.
  3. O jogador que virar a ficha cuja palavra contiver maior quantidade de sílabas ganha a sua ficha e a ficha virada por seu adversário. Observe no exemplo abaixo: BOR-BO-LE-TA ( 4 sílabas) - PEI-XE (2 sílabas).

 

batalha

Fonte: Kit jogos de jogos educativos - CEEL ( Centro de Estudos em Educação e linguagem) - Universidade Federal de Pernambuco.

 

  1. Se duas palavras coincidirem quanto ao número de sílabas cada jogador deve virar mais uma ficha do seu montinho até que haja uma diferença quanto ao número de sílabas. Nesse caso o jogador que virar a ficha cuja palavra tiver o maior número de sílabas leva todas as fichas viradas na jogada.
  2. O vencedor será quem, ao final do jogo, conseguir ficar com o maior número de fichas.

 

Professor, para que os alunos iniciem o jogo é importante que entendam que é preciso contar as sílabas das palavras. Dê exemplos segmentando palavras em sílabas e comparando-as, até que se perceba certa autonomia para jogar. Observe:

 

  1. Brinque com a turma: Peça para cada aluno falar seu nome e bater palmas em cada sílaba.

 

 Fe – li – pe       Mar – ce – la              Ma – ri – a

 

Faça comparações entre os nomes: quantas sílabas têm esse nome? E esse outro? Qual nome da sala possui a maior quantidade de sílabas? Qual nome da sala possui a menor quantidade de sílabas? Dentre outros apontamentos.

Peça para os alunos pensarem em:

  1.    Um nome de colega com três sílabas.
  2.    Um nome de cor com quatro sílabas.
  3.    Um nome de brinquedo com quatro sílabas.

 

Professor, a partir do jogo BATALHA DE PALAVRAS pode-se realizar diferentes trabalhos com os alunos. Observe:

 

1.       Continue completando o quadro, de acordo com a legenda.

 

 

sdad

Fonte: Acervo da autora.

 

 

2.       Resolva as cruzadinhas escrevendo o nome das figuras (uma sílaba em cada quadrinho).

 

 

sas

Fonte: Acervo da autora.

 

 

3.       Que tal brincar de Jogo da Velha utilizando palavras no lugar dos sinais?  

 

·         O primeiro jogador escreve uma palavra de acordo com a sua escolha com relação ao número de sílabas, por exemplo, palavras que contém 3 sílabas.

·         Depois é seguido pelo segundo jogador, que deve escolher palavras com outro número de sílabas, por exemplo, palavras com 4 sílabas.

·         Ganha quem completar um trio de palavras

 

 

das

Fonte: Acervo da autora.

 

Professor, você poderá também dialogar com a Matemática, pois os jogos sugeridos ao longo desta aula apresentam dados numéricos que podem ser utilizados na elaboração de situações problema e outras atividades que trabalham conceitos matemáticos.

Recursos Complementares

CARLETO, Eliana Aparecida. Por que brincar é coisa séria: o lugar do lúdico nas práticas escolares e na formação do educador. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal de Uberlândia, 2000.

 

http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/35663/a-importancia-dos-jogos-nas-series-iniciais  Artigo: A importância dos jogos nas Séries Iniciais - Acesso 18/05/2013

Avaliação

Professor, a avaliação deverá acontecer ao longo do ano letivo e, com base nela e nas atividades desenvolvidas diariamente, sugerimos um quadro de registro para cada aluno, de modo a poder acompanhar os avanços de cada um, com relação à análise linguística: apropriação do sistema de escrita alfabética que foi trabalhada nessa aula. Por meio desse quadro é possível, também, analisar o rendimento dos alunos de modo a pensar nas soluções para que efetivamente eles aprendam.

 

O acompanhamento da aprendizagem das crianças: sugestão de instrumento de registro da aprendizagem

 

Escola: _________________________________________________________________

 

Aluno: __________________________________________________________________

Análise Linguística: apropriação do Sistema de escrita Alfabética

FEV.

JUN.

AGO.

DEZ.

Escreve o próprio nome.

 

 

 

 

Reconhece e nomeia as letras do alfabeto.

 

 

 

 

Diferencia letras de números e outros símbolos.

 

 

 

 

Conhece a ordem alfabética e seus usos em diferentes gêneros.

 

 

 

 

Reconhece diferentes tipos de letras em textos de diferentes gêneros e suportes textuais.

 

 

 

 

Compreende que palavras compartilham certas letras.

 

 

 

 

Percebe que palavras diferentes variam quanto ao número, repertório e ordem de letras.

 

 

 

 

Segmenta oralmente as sílabas de palavras e compara as palavras quanto ao tamanho.

 

 

 

 

Identifica semelhanças sonoras em sílabas e em rimas.

 

 

 

 

Reconhece que as sílabas variam quanto às suas composições.

 

 

 

 

Percebe que as vogais estão presentes em todas as sílabas.

 

 

 

 

Lê, ajustando a pauta sonora ao escrito.

 

 

 

 

Domina as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a ler palavras e textos.

 

 

 

 

Domina as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a escrever palavras e textos.

 

 

 

 

 

                                                                                                             Legenda: (S) Sim; (P) Parcialmente; (N) Não

 

Fonte:

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios. Brasília: MEC, SEB, 2012, p. 38.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 10 classificações

  • Cinco estrelas 8/10 - 80%
  • Quatro estrelas 2/10 - 20%
  • Três estrelas 0/10 - 0%
  • Duas estrelas 0/10 - 0%
  • Uma estrela 0/10 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Simone Vieira, IEC Congregacional , Bahia - disse:
    simonesertao@hotmail.com

    24/03/2015

    Cinco estrelas

    Excelente!!!! Obrigada por nos auxiliar


  • Aldete maria de siuza alves., Cief , Santa Catarina - disse:
    aldetemariadesouzaalves@yahoo.com.br

    16/12/2014

    Cinco estrelas

    Estes jogos irão contribuir muito na sala de aee são ótimos para a compreenção da linguagem.... obrigada.


  • Evânia, Professora , Mato Grosso do Sul - disse:
    evania_ms@hotmail.com

    03/03/2014

    Cinco estrelas

    Material excelente. Gostaria que tivessem todos os outros jogos. Parabéns.


  • Luciene Moraes Feijó, CIEP M CONSTANTINO REIS , Rio de Janeiro - disse:
    estrelalmfsolitaria@yahoo.com.br

    01/11/2013

    Quatro estrelas

    MUITO PODER RECORRER A ESSE SITE PARA UMA TROCA .


  • Valdinea Rocha, Escola M."padre José Ferreira" , Minas Gerais - disse:
    valdineaoliveira11@gmail.com

    24/09/2013

    Cinco estrelas

    Achei muito proveitoso!Me ajudou muito,obrigada!


  • Dionita Amorim, Colégio Dom Alano Marie Du Noday , Tocantins - disse:
    dionitaamorim@gmail.com

    10/09/2013

    Cinco estrelas

    Excelente sugestão de alfabetização a ser feita com os alunos. O professor, em suas aulas, necessita ser dinâmico, interessante, atrativo e com essa proposta do PACTO vejo inúmeras possibilidades de interação dentro da sala de aula instigando os alunos a aprenderem de forma lúdica.


  • Maíza Elizabete Pallú, UFPR , Paraná - disse:
    iza_pallu@hotmail.com

    07/09/2013

    Cinco estrelas

    Estou em formação e percebo que muitos materiais são simplesmente enviados às escolas e os educadores não sabem o que fazer. Conteúdo excelente!


  • Rosimeire, EMEF Maria Terezinha Camargo Jardim , São Paulo - disse:
    rosimeire_nascimento@yahoo.com.br

    28/08/2013

    Cinco estrelas

    Achei muito relevante, é uma ótima maneira de ensinar brincando; tenho uma turma de 1º ano e sempre fazemos jogos, agora mais ainda depois do pacto que estamos fazendo.


  • cícera Celidonio, CENTRO UNIVERSITÁRIO UnirG , Tocantins - disse:
    ariacely@gmail.com

    28/08/2013

    Quatro estrelas

    Muito bom. Usarei na prática de metologia da alfabetização.


  • Fabiana, EMEF Professora Elvira Yolanda Ervas , São Paulo - disse:
    souzafabiana28@msn.com

    24/07/2013

    Cinco estrelas

    Achei a página perfeita e atual! Bem dentro da proposta do PACTO!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.