24/05/2013
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizotto; Eliana Aparecida Carleto; Luciana Soares Muniz; Nádia Carvalho Arcênio Fraga; Priscila Gervásio Teixeira; Rones Aureliano de Souza; Vaneide Corrêa Dornellas.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Para a realização desta atividade é necessário que já tenham sido desenvolvidas algumas estratégias de participação e de interação em sala de aula, pois é importante que os alunos sejam capazes de exporem oralmente suas ideias e se relacionarem com os colegas.
Professor, por meio do Portal do Professor, pretendemos ir ao encontro do programa de formação do MEC: Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa, na medida em que podemos trocar e compartilhar ideias sobre as práticas pedagógicas que realizamos, o que contribui significativamente para a nossa formação docente.
O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.
Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse: http://pacto.mec.gov.br (Acesso em 18/05/2013.).
Professor, sabemos que os jogos são importantes recursos didáticos para a aprendizagem do SEA (Sistema de Escrita Alfabética), uma vez que o “brincar com a língua” faz parte das atividades que os alunos realizam fora da escola, desde muito cedo. Na alfabetização, os jogos são poderosos aliados para que os alunos possam refletir sobre o SEA, sem, necessariamente, serem obrigados a realizar treinos enfadonhos e sem sentido. Ao utilizar o jogo, as crianças mobilizam saberes acerca da lógica de funcionamento da escrita, consolidando aprendizagens já realizadas ou se apropriando de novos conhecimentos nessa área.
Fonte:
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a aprendizagem do sistema de escrita alfabética. Brasília: MEC, SEB, 2012, p. 36.
Nesse sentido, propomos essa aula sobre a temática “jogos” para a reflexão fonológica dos alunos, socializando alguns jogos pedagógicos de apoio à alfabetização enviado pelo Ministério da Educação para as escolas públicas, haja vista o interesse e o prazer dos alunos pelos jogos.
Fonte: http://ceelufpe.blogspot.com.br/2008/01/noticia-ceel-apresenta-kit-de-jogos.html - Acesso em 18/05/2013.
A partir do trabalho com os jogos, evidenciamos a possibilidade de abordar alguns direitos de aprendizagem dos alunos, como, por exemplo:
Fonte:
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios. Brasília: MEC, SEB, 2012, p. 32-37.
Professor, nossa proposta em todos os momentos dessa aula, é realizar jogos que propiciem a reflexão fonológica no processo de alfabetização. Portanto, faz-se necessário compreender que a consciência fonológica não se restringe à noção de consciência fonêmica, mas de um olhar amplo que diz respeito à “reflexão consciente sobre a linguagem, envolvendo palavras, partes das palavras, sentenças, características e finalidades dos textos, bem como as intenções dos que estão se comunicando oralmente ou por escrito. Quando reflete sobre os segmentos das palavras, a pessoa está pondo em ação a consciência fonológica”.
Fonte:
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a aprendizagem do sistema de escrita alfabética. Brasília: MEC, SEB, 2012, p. 21.
É preciso deixar bem claro, que nessa perspectiva é concebido que a consciência fonológica é um conjunto de habilidades necessárias, mas não suficientes para que o aprendiz se alfabetize ao iniciar. Crianças pequenas em situações que lhes permitam refletir sobre o funcionamento das palavras escritas são ajudadas a começar a observar certas propriedades do sistema alfabético (como a ordem, a estabilidade, e a repetição de letras nas palavras), ao mesmo tempo em que, divertindo-se, analisam as semelhanças sonoras (de palavras que rimam ou têm sílabas iguais ou mediais iguais), bem como examinam a quantidade de partes (faladas e escritas) das palavras.
Fonte: MORAIS, A. e LEITE, T. Como promover o desenvolvimento das habilidades de reflexão fonológica dos alfabetizandos? In: MORAIS, A; ALBUQUERQUE, E; LEAL, T. (Orgs.). Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
Professor, sugerimos o jogo: BINGO DOS SONS INICIAIS que possibilita ao aluno observar que a palavra é composta de sons equivalentes a sílabas e que estes sons podem se repetir em palavras diferentes.
Para isso, organize a sala de aula, crie um ambiente propício para o jogo. Motive os alunos, perguntado quem gosta de jogar. Explore as regras e aproveite para trabalhar com texto instrucional. Chame a atenção dos alunos para a estrutura deste gênero textual.
Agora é hora de jogar!
Meta do jogo:
Vence o jogo quem primeiro completar a sua cartela, marcando todas as figuras.
Jogadores:
Individual ou em duplas (no caso da escolha pela organização em duplas é importante sugerir que eles conversem antes de marcarem a palavra, favorecendo, assim, a discussão entre os pares.).
Componentes:
Fonte: Kit jogos de jogos educativos - CEEL ( Centro de Estudos em Educação e linguagem) - Universidade Federal de Pernambuco.
Fonte: Kit jogos de jogos educativos - CEEL ( Centro de Estudos em Educação e linguagem) - Universidade Federal de Pernambuco.
Regras:
Professor, outro aspecto interessante nesse jogo é que, como as cartelas apresentam não só as figuras, mas as palavras correspondentes a elas, é possível que os alunos comecem a observar que palavras que têm o mesmo “pedaço” inicial também apresentam as mesmas letras no início. Dessa forma, enquanto os alunos refletem sobre os segmentos sonoros (silábicos) iniciais das palavras também são estimulados e refletir sobre a sua forma escrita.
Professor, você é o mediador da situação de jogo, então crie situações ou desdobramentos desse jogo por meio de intervenções e atividades que possibilitem a reflexão das palavras estudadas. Observe:
Jogo jogado aprendizagem dobrada: DADO SONORO
Professor, este é outro jogo que possibilita ao aluno observar que a palavra é composta por segmentos sonoros e que estes podem se repetir em palavras diferentes é o jogo: DADO SONORO.
Os alunos devem entender que o jogo tem uma finalidade, não é apenas uma brincadeira, para isso explique-lhes o objetivo do jogo e as regras. Organize a sala de aula previamente e estimule a participação de todos.
Meta do jogo:
Ganha quem, ao final, tiver mais fichas.
Jogadores:
2 a 4.
Componentes:
Fonte: Kit jogos de jogos educativos - CEEL ( Centro de Estudos em Educação e linguagem) - Universidade Federal de Pernambuco.
Fonte: Kit jogos de jogos educativos - CEEL ( Centro de Estudos em Educação e linguagem) - Universidade Federal de Pernambuco.
Regras:
Professor, outras situações podem ser criadas a partir desse jogo. Como por exemplo:
Professor, diga: EU VOU VIAJAR E NA MINHA MALA VOU LEVAR..... BALA. E você, o que vai levar?
(Só vale, nesse caso, levar objetos com o mesmo som inicial....BA)
Professor, escolhemos o jogo: TRINCA MÁGICA porque permite que o aluno descubra que palavras diferentes podem ter o mesmo “pedaço” sonoro final (a rima).
- Organizando a sala: você poderá organizar em duplas ou em quartetos, para isso agrupe os alunos de forma que se aproximem alunos com diferentes níveis de aprendizagem, assim a possibilidade de um ajudar o outro é maior.
- Motive os alunos e explore as regras previamente, se necessário, faça uma demonstração para que compreendam a dinâmica do jogo.
Meta do jogo:
Ganha quem formar uma trinca de cartas contendo figuras de palavras que rimam.
Jogadores:
Duplas ou quartetos.
Componentes:
Fonte: Fonte: Kit jogos de jogos educativos - CEEL ( Centro de Estudos em Educação e linguagem) - Universidade Federal de Pernambuco
Regras:
Professor, é importante que, antes do início do jogo, as palavras representadas pelos desenhos sejam faladas em voz alta. Esse procedimento é importante porque é possível que os alunos conheçam o objeto representado por outro nome e, por isso, não consigam encontrar seus pares. Por outro lado, muitas vezes, ao olharmos uma imagem, temos dúvidas sobre o que elas estão, de fato, representando.
1. Como desdobramento, inicialmente, solicite aos alunos que pensem em outras palavras que rimem com a trinca encontrada.
2. Peça aos alunos que escrevam as palavras que rimam e circulem as partes que possuem as mesmas letras (rimas).
3. Elabore questionamentos sobre a ordem em que aparecem as letras que formam as rimas, fazendo o aluno perceber que se mudarmos a sequência de letras teremos mudança no som das palavras.
4. Após o jogo, realize um caça-palavras denominado “CAÇA-RIMAS”, com algumas palavras da trinca mágica, solicitando aos alunos que coloram da mesma cor as palavras com segmentos sonoros iguais.
5. Prepare uma atividade de cruzadinha com algumas palavras da trinca mágica associadas às figuras.
Professor, propomos o jogo: Batalha de Palavras, pois consideramos que contar o número de sílabas e comparar o tamanho das palavras é uma atividade fundamental para os alunos em processo inicial de alfabetização, pois, assim, eles podem compreender que existe uma regularidade na composição das palavras, ou seja, à medida que os alunos são levados a pensar sobre quantas partes tem cada palavra e refletir sobre qual palavra é maior (quanto à quantidade de sílabas) estão sendo levados a perceber que as palavras são constituídas por unidades silábicas.
Meta do jogo:
Vence o jogo quem tiver mais fichas ao final.
Jogadores:
Duplas.
Componentes:
Regras:
Fonte: Kit jogos de jogos educativos - CEEL ( Centro de Estudos em Educação e linguagem) - Universidade Federal de Pernambuco.
Professor, para que os alunos iniciem o jogo é importante que entendam que é preciso contar as sílabas das palavras. Dê exemplos segmentando palavras em sílabas e comparando-as, até que se perceba certa autonomia para jogar. Observe:
Fe – li – pe Mar – ce – la Ma – ri – a
Faça comparações entre os nomes: quantas sílabas têm esse nome? E esse outro? Qual nome da sala possui a maior quantidade de sílabas? Qual nome da sala possui a menor quantidade de sílabas? Dentre outros apontamentos.
Peça para os alunos pensarem em:
Professor, a partir do jogo BATALHA DE PALAVRAS pode-se realizar diferentes trabalhos com os alunos. Observe:
1. Continue completando o quadro, de acordo com a legenda.
Fonte: Acervo da autora.
2. Resolva as cruzadinhas escrevendo o nome das figuras (uma sílaba em cada quadrinho).
Fonte: Acervo da autora.
3. Que tal brincar de Jogo da Velha utilizando palavras no lugar dos sinais?
· O primeiro jogador escreve uma palavra de acordo com a sua escolha com relação ao número de sílabas, por exemplo, palavras que contém 3 sílabas.
· Depois é seguido pelo segundo jogador, que deve escolher palavras com outro número de sílabas, por exemplo, palavras com 4 sílabas.
· Ganha quem completar um trio de palavras
Fonte: Acervo da autora.
Professor, você poderá também dialogar com a Matemática, pois os jogos sugeridos ao longo desta aula apresentam dados numéricos que podem ser utilizados na elaboração de situações problema e outras atividades que trabalham conceitos matemáticos.
CARLETO, Eliana Aparecida. Por que brincar é coisa séria: o lugar do lúdico nas práticas escolares e na formação do educador. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal de Uberlândia, 2000.
http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/35663/a-importancia-dos-jogos-nas-series-iniciais Artigo: A importância dos jogos nas Séries Iniciais - Acesso 18/05/2013
Professor, a avaliação deverá acontecer ao longo do ano letivo e, com base nela e nas atividades desenvolvidas diariamente, sugerimos um quadro de registro para cada aluno, de modo a poder acompanhar os avanços de cada um, com relação à análise linguística: apropriação do sistema de escrita alfabética que foi trabalhada nessa aula. Por meio desse quadro é possível, também, analisar o rendimento dos alunos de modo a pensar nas soluções para que efetivamente eles aprendam.
O acompanhamento da aprendizagem das crianças: sugestão de instrumento de registro da aprendizagem
Escola: _________________________________________________________________
Aluno: __________________________________________________________________
Análise Linguística: apropriação do Sistema de escrita Alfabética |
FEV. |
JUN. |
AGO. |
DEZ. |
Escreve o próprio nome. |
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Reconhece e nomeia as letras do alfabeto. |
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Diferencia letras de números e outros símbolos. |
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Conhece a ordem alfabética e seus usos em diferentes gêneros. |
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Reconhece diferentes tipos de letras em textos de diferentes gêneros e suportes textuais. |
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Compreende que palavras compartilham certas letras. |
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Percebe que palavras diferentes variam quanto ao número, repertório e ordem de letras. |
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Segmenta oralmente as sílabas de palavras e compara as palavras quanto ao tamanho. |
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Identifica semelhanças sonoras em sílabas e em rimas. |
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Reconhece que as sílabas variam quanto às suas composições. |
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Percebe que as vogais estão presentes em todas as sílabas. |
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Lê, ajustando a pauta sonora ao escrito. |
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Domina as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a ler palavras e textos. |
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Domina as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a escrever palavras e textos. |
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Legenda: (S) Sim; (P) Parcialmente; (N) Não
Fonte:
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios. Brasília: MEC, SEB, 2012, p. 38.
Quatro estrelas 10 classificações
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24/03/2015
Cinco estrelasExcelente!!!! Obrigada por nos auxiliar
16/12/2014
Cinco estrelasEstes jogos irão contribuir muito na sala de aee são ótimos para a compreenção da linguagem.... obrigada.
03/03/2014
Cinco estrelasMaterial excelente. Gostaria que tivessem todos os outros jogos. Parabéns.
01/11/2013
Quatro estrelasMUITO PODER RECORRER A ESSE SITE PARA UMA TROCA .
24/09/2013
Cinco estrelasAchei muito proveitoso!Me ajudou muito,obrigada!
10/09/2013
Cinco estrelasExcelente sugestão de alfabetização a ser feita com os alunos. O professor, em suas aulas, necessita ser dinâmico, interessante, atrativo e com essa proposta do PACTO vejo inúmeras possibilidades de interação dentro da sala de aula instigando os alunos a aprenderem de forma lúdica.
07/09/2013
Cinco estrelasEstou em formação e percebo que muitos materiais são simplesmente enviados às escolas e os educadores não sabem o que fazer. Conteúdo excelente!
28/08/2013
Cinco estrelasAchei muito relevante, é uma ótima maneira de ensinar brincando; tenho uma turma de 1º ano e sempre fazemos jogos, agora mais ainda depois do pacto que estamos fazendo.
28/08/2013
Quatro estrelasMuito bom. Usarei na prática de metologia da alfabetização.
24/07/2013
Cinco estrelasAchei a página perfeita e atual! Bem dentro da proposta do PACTO!