Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Identificando os tipos de textos

 

24/05/2013

Autor e Coautor(es)
ANA CLAUDIA CUNHA SALUM
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- identificar os diferentes tipos de textos e suas diferentes finalidades; 

- reconhecer que, tanto a gramática quanto a estrutura utilizada no texto, podem auxiliar no seu propósito e na sua compreensão. 

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Noção dos gêneros textuais do português,  por exemplo, saber diferenciar um texto narrativo de um texto publicitário.
Estratégias e recursos da aula

Recursos a serem utilizados na aula:

- laboratório de informática;

- datashow, tablets, notebooks

- slides, vídeos, textos, atividades de livros.

 

Módulo 1

                                  ATIVIDADE 1   

 

 WARM UP:

Como atividade de introdução ao tema, o professor deverá discutir com os alunos o fato de que diferentes textos servem para diferentes propósitos e finalidades. Juntamente com os alunos, o professor deverá levantar as possibilidades que um texto pode ter, por exemplo, um texto com o intuito de causar uma reflexão sobre um tema qualquer, um texto de argumentos, um texto de instrução, de persuasão, dentre muitos outros. O professor deve provocar nos alunos a curiosidade e a vontade de levantar as mais diversas variedades de texto possíveis, assim como os propósitos de cada um deles, completando a seguinte tabela:

 

                          EXAMPLES OF TEXTS                          PURPOSE
short stories, films to entertain
a diary entry to recount
a character profile to describe
a school report to evaluate
a newspaper article to inform
a debate to argue
a movie poster, a book review to persuade
a text book to instruct

 

    Fonte adaptada: http://www.schools.nsw.edu.au/learning/7-12assessments/naplan/teachstrategies/yr2011/index.php?id=literacy/reading/lr_evld/lr_evld_s3a_11 

Acesso em: 16/05/ 2013.

 

OBS: À tabela acima, alunos (com a ajuda do professor) poderão ser acrescentados outros exemplos de textos que servem para o mesmo propósito.

  

                                       ATIVIDADE 2

 

No laboratório ou na sala de aula, com o uso do datashow:

 

Nessa atividade, o professor colocará um slide, disponível no site:< http://www.slideshare.net/robsonjp/ingls-instrumental-aula-3> (acesso em 19/05/2013) com diferentes gêneros textuais e, a partir dele, deverá levantar as seguintes questões, que deverão ser respondidas pelos alunos:

 

a) Elenque os diferentes tipos de texto apresentados pelo slide?

Resposta: receita, email, dicionário, resumo (abstract), cartoon, resenha

 

b) Com que objetivo você faria a leitura de cada um desses gêneros textuais?

Sugestão de resposta: receita: para aprender a fazer um bolo; email: para receber notícias de alguém, marcar um encontro de negócios ou pessoal; dicionário: para conhecer o significado de uma palavra; resumo: para saber do que se trata um trabalho acadêmico; cartoon: para me divertir; resenha crítica: para obter informações sobre um filme, um livro ou uma peça teatral.

 

c) O que caracteriza cada um desses gêneros textuais quanto 'à sua estrutura?

Sugestão de resposta:

receita: texto geralmente longo, em tópicos, com uma linguagem clara e objetiva, com uma estrutura mais padronizada com a finalidade de ensinar/instruir o leitor;

email: dependendo do assunto, sua estrutura é simples e pode ser formal ou informal, dependendo para quem se escreve. No caso do slide, é um email entre amigos, curto, com cabeçalho, corpo e não há anexo;

dicionário: texto curto, com informações sobre a classe gramatical da palavra, seus significados, pronúncia e escrita e algumas palavras que servem como sinônimo.

resumo: apresenta-se como um texto curto, objetivo e com o própósito de informar pesquisadores, participantes ou organizadores de eventos acadêmicos e científicos, ou ainda, leitores em geral, sobre os conteúdos de um artigo ou pesquisa concluída ou em andamento;

cartoon: um texto para uma leitura rápida, com figuras, ilustrado e com personagens, cuja fala pode aparecer em forma de ballons. É um texto constituído de linguagem não verbal, podendo ou não trazer a linguagem verbal;

resenha crítica: em geral, não se trata de um texto longo, cujo objetivo é o de divulgar objetos de consumo cultural (livros, filmes, peças). Geralmente é veiculado por jornais e revistas e apresenta a seguinte estrutura textual: título, referência bibliográfica da obra, alguns dados bibliográficos do autor ou escritos da obra, o resumo ou síntese do conteúdo e avaliação crítica, que deve estar presente durante todo o texto e não apenas no final.

 

d) Que vantagens pode ter o leitor ao reconhecer um gênero textual, de acordo com o slide?

Resposta: A familiaridade com o gênero textual possibilita leituras mais direcionadas e eficientes, uma vez que o leitor pode localizar as informações mais rapidamente.

 

MÓDULO 2

 

                                       ATIVIDADE 3

 

Para esta atividade, o professor deverá pedir aos alunos  que relacionem os diferentes tipos de textos com suas imagens. O professor poderá xeroxar as imagens para os alunos ou levá-los ao laboratório para que eles acessem cada uma delas.

a) a postcard - (            )

b) a ticket - (            )

c) an ad advertisiment -  (                  )

d) a poster - (               )

e) a message - (              ) 

f) a list - (                   )

 

 1)

p

2)

 

 ticket

3)

 a

4)

post

5)

ad

6)

l

 

 

Imagens fonte:< http://k-8visual.info/exx_Text.html >(acesso em 12.05.2013)

 

 

                              ATIVIDADE 4

 

Para essa atividade, o professor deverá escolher um gênero textual para que os alunos possam identificar as diferentes estruturas e características que podem ajudar na finalidade e na compreensão do texto. Por exemplo, um postcard:

post

Imagem fonte: http://www.schools.nsw.edu.au/learning/7-12assessments/naplan/teachstrategies/yr2011/index.php?id=literacy/reading/lr_evld/lr_evld_s3a_11 acesso em 12.04.2013

 

Com a ajuda de um datashow, o professor deverá exibir a imagem do postcard acima ilustrado e fazer as seguintes perguntas a serem respondidas oralmente pelos alunos:  

 

a) What is the purpose of a postcard?  (Qual o propósito de um cartão postal?)
 

b) Who would you send a postcard to?  (Para quem você enviaria um cartão postal?)

c) What sort of information might you include in a postcard?  (Que tipo de informação você incluiria em um cartão postal?)
 

d) What are the language features of a postcard? (Quais são as características linguísticas de um cartão postal?) 

 

e) Is a postcard written in first, second or third person? (O cartão postal é escrito em primeira, segunda ou terceira pessoa?)

 

 Fonte adaptada: http://www.schools.nsw.edu.au/learning/7-12assessments/naplan/teachstrategies/yr2011/index.php?id=literacy/reading/lr_evld/lr_evld_s3a_11 

Acesso em: 13 maio 2013.

  

                                ATIVIDADE 5

 

Identificando diferentes tipos de textos:

 

 

 

 

 O professor, com o datashow, apresentará diferentes textos e pedirá para que os alunos os identifiquem, caracterizando-os como um texto persuasivo, instrutivo, informativo e descritivo.

 

1) ___________________________________________________

  pp

 

2) __________________________________________________

You should not park where you see this signs and markings: "No Parking" - "double white lines in the middle of the road".

 

3) __________________________________________________

Visit Rome, capital of Italy, which is blessed with splendid ruins and delightful markets and intriguing narrow strees.

 

4) __________________________________________________

This car has an alumminium body to resist rust and bumper shields that can absorb an impact of up to 7 mph without distortion.        

 

 

 

 

 

 

c

 Atividade adaptada do site:  http://www.bbc.co.uk/skillswise/worksheet/en03text-e3-w-identify-the-different-types-of-text 

Acesso em: 12/05/ 2013.

Recursos Complementares

Para estudos sobre gêneros textuais no ensino da língua inglesa, alunos e professores poderão acessar os sites:

http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem06pdf/sm06ss01_01.pdf (acesso em 19.05.2013)

http://repositorio.uff.br/jspui/bitstream/1/364/1/Ana%20Sousa-dissert.pdf (acesso em 19.05.2013)

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-18132012000200003&script=sci_arttext (acesso em 19.05.2013)

http://www.gelne.ufc.br/revista_ano4_no1_20.pdf (acesso em 19.05.2013)

http://anais.jiedimagem.com.br/pdf/2348.pdf (acesso em 19.05.2013)

http://www.youtube.com/watch?v=3nIHOFZYQp0 (acesso em 19.05.2013)

http://www.youtube.com/watch?v=2u---vulDwE (acesso em 19.05.2013)

Avaliação

Professor, depois de observar o interesse e a participação dos alunos no decorrer das atividades, peça a eles que  que escolham um gênero textual e, apresentem-no para a classe, mostrem as especificidades do gênero escolhido, como as que se referem as gramaticais e as estruturais.

O professor deverá ajudar na escolha dos gêneros para que cada aluno apresente um gênero diferente. Dependendo do número de alunos na sala e para que não haja repetição dos gêneros, os alunos poderão trabalhar em duplas ou grupos.  

O professor vai verificar se os objetivos foram alcançados.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.