24/05/2013
Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
- identificar os diferentes tipos de textos e suas diferentes finalidades;
- reconhecer que, tanto a gramática quanto a estrutura utilizada no texto, podem auxiliar no seu propósito e na sua compreensão.
Recursos a serem utilizados na aula:
- laboratório de informática;
- datashow, tablets, notebooks
- slides, vídeos, textos, atividades de livros.
ATIVIDADE 1 |
EXAMPLES OF TEXTS | PURPOSE |
short stories, films | to entertain |
a diary entry | to recount |
a character profile | to describe |
a school report | to evaluate |
a newspaper article | to inform |
a debate | to argue |
a movie poster, a book review | to persuade |
a text book | to instruct |
Fonte adaptada: http://www.schools.nsw.edu.au/learning/7-12assessments/naplan/teachstrategies/yr2011/index.php?id=literacy/reading/lr_evld/lr_evld_s3a_11
Acesso em: 16/05/ 2013.
OBS: À tabela acima, alunos (com a ajuda do professor) poderão ser acrescentados outros exemplos de textos que servem para o mesmo propósito.
ATIVIDADE 2 |
Nessa atividade, o professor colocará um slide, disponível no site:< http://www.slideshare.net/robsonjp/ingls-instrumental-aula-3> (acesso em 19/05/2013) com diferentes gêneros textuais e, a partir dele, deverá levantar as seguintes questões, que deverão ser respondidas pelos alunos:
a) Elenque os diferentes tipos de texto apresentados pelo slide?
Resposta: receita, email, dicionário, resumo (abstract), cartoon, resenha |
b) Com que objetivo você faria a leitura de cada um desses gêneros textuais?
Sugestão de resposta: receita: para aprender a fazer um bolo; email: para receber notícias de alguém, marcar um encontro de negócios ou pessoal; dicionário: para conhecer o significado de uma palavra; resumo: para saber do que se trata um trabalho acadêmico; cartoon: para me divertir; resenha crítica: para obter informações sobre um filme, um livro ou uma peça teatral. |
c) O que caracteriza cada um desses gêneros textuais quanto 'à sua estrutura?
Sugestão de resposta: receita: texto geralmente longo, em tópicos, com uma linguagem clara e objetiva, com uma estrutura mais padronizada com a finalidade de ensinar/instruir o leitor; email: dependendo do assunto, sua estrutura é simples e pode ser formal ou informal, dependendo para quem se escreve. No caso do slide, é um email entre amigos, curto, com cabeçalho, corpo e não há anexo; dicionário: texto curto, com informações sobre a classe gramatical da palavra, seus significados, pronúncia e escrita e algumas palavras que servem como sinônimo. resumo: apresenta-se como um texto curto, objetivo e com o própósito de informar pesquisadores, participantes ou organizadores de eventos acadêmicos e científicos, ou ainda, leitores em geral, sobre os conteúdos de um artigo ou pesquisa concluída ou em andamento; cartoon: um texto para uma leitura rápida, com figuras, ilustrado e com personagens, cuja fala pode aparecer em forma de ballons. É um texto constituído de linguagem não verbal, podendo ou não trazer a linguagem verbal; resenha crítica: em geral, não se trata de um texto longo, cujo objetivo é o de divulgar objetos de consumo cultural (livros, filmes, peças). Geralmente é veiculado por jornais e revistas e apresenta a seguinte estrutura textual: título, referência bibliográfica da obra, alguns dados bibliográficos do autor ou escritos da obra, o resumo ou síntese do conteúdo e avaliação crítica, que deve estar presente durante todo o texto e não apenas no final. |
d) Que vantagens pode ter o leitor ao reconhecer um gênero textual, de acordo com o slide?
Resposta: A familiaridade com o gênero textual possibilita leituras mais direcionadas e eficientes, uma vez que o leitor pode localizar as informações mais rapidamente. |
ATIVIDADE 3 |
Para esta atividade, o professor deverá pedir aos alunos que relacionem os diferentes tipos de textos com suas imagens. O professor poderá xeroxar as imagens para os alunos ou levá-los ao laboratório para que eles acessem cada uma delas.
a) a postcard - ( )
b) a ticket - ( )
c) an ad advertisiment - ( )
d) a poster - ( )
e) a message - ( )
f) a list - ( )
1)
2)
3)
4)
5)
6)
Imagens fonte:< http://k-8visual.info/exx_Text.html >(acesso em 12.05.2013)
ATIVIDADE 4 |
Para essa atividade, o professor deverá escolher um gênero textual para que os alunos possam identificar as diferentes estruturas e características que podem ajudar na finalidade e na compreensão do texto. Por exemplo, um postcard:
Com a ajuda de um datashow, o professor deverá exibir a imagem do postcard acima ilustrado e fazer as seguintes perguntas a serem respondidas oralmente pelos alunos:
a) What is the purpose of a postcard? (Qual o propósito de um cartão postal?)
b) Who would you send a postcard to? (Para quem você enviaria um cartão postal?)
c) What sort of information might you include in a postcard? (Que tipo de informação você incluiria em um cartão postal?)
d) What are the language features of a postcard? (Quais são as características linguísticas de um cartão postal?)
e) Is a postcard written in first, second or third person? (O cartão postal é escrito em primeira, segunda ou terceira pessoa?)
Fonte adaptada: http://www.schools.nsw.edu.au/learning/7-12assessments/naplan/teachstrategies/yr2011/index.php?id=literacy/reading/lr_evld/lr_evld_s3a_11
Acesso em: 13 maio 2013.
ATIVIDADE 5 |
O professor, com o datashow, apresentará diferentes textos e pedirá para que os alunos os identifiquem, caracterizando-os como um texto persuasivo, instrutivo, informativo e descritivo.
1) ___________________________________________________
2) __________________________________________________
You should not park where you see this signs and markings: "No Parking" - "double white lines in the middle of the road".
3) __________________________________________________
Visit Rome, capital of Italy, which is blessed with splendid ruins and delightful markets and intriguing narrow strees.
4) __________________________________________________
This car has an alumminium body to resist rust and bumper shields that can absorb an impact of up to 7 mph without distortion.
Atividade adaptada do site: http://www.bbc.co.uk/skillswise/worksheet/en03text-e3-w-identify-the-different-types-of-text
Acesso em: 12/05/ 2013.
Para estudos sobre gêneros textuais no ensino da língua inglesa, alunos e professores poderão acessar os sites:
http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem06pdf/sm06ss01_01.pdf (acesso em 19.05.2013)
http://repositorio.uff.br/jspui/bitstream/1/364/1/Ana%20Sousa-dissert.pdf (acesso em 19.05.2013)
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-18132012000200003&script=sci_arttext (acesso em 19.05.2013)
http://www.gelne.ufc.br/revista_ano4_no1_20.pdf (acesso em 19.05.2013)
http://anais.jiedimagem.com.br/pdf/2348.pdf (acesso em 19.05.2013)
http://www.youtube.com/watch?v=3nIHOFZYQp0 (acesso em 19.05.2013)
http://www.youtube.com/watch?v=2u---vulDwE (acesso em 19.05.2013)
Professor, depois de observar o interesse e a participação dos alunos no decorrer das atividades, peça a eles que que escolham um gênero textual e, apresentem-no para a classe, mostrem as especificidades do gênero escolhido, como as que se referem as gramaticais e as estruturais.
O professor deverá ajudar na escolha dos gêneros para que cada aluno apresente um gênero diferente. Dependendo do número de alunos na sala e para que não haja repetição dos gêneros, os alunos poderão trabalhar em duplas ou grupos.
O professor vai verificar se os objetivos foram alcançados.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!