Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Público-alvo. Como identificar quem está na mira?

 

24/05/2013

Autor e Coautor(es)
ROGERIO DE CASTRO ANGELO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar qual o público-alvo de um texto;
  • Diferenciar receptor de destinatário de um texto;
  • Analisar quais elementos textuais colaboram para estabelecer o público-alvo de um texto.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Intenção discursiva.

Estratégias e recursos da aula
  • Quadro-negro e giz;
  • Datashow;
  • Imagens de textos de diferentes gêneros;
  • Computadores com acesso à internet;
  • Atividades individuais e em grupo.

Módulo 1

Atividade 1 - Definição de Público-alvo

Público-alvo

Primeiramente, para situar os alunos e ativar conhecimentos prévios, o professor deverá fazer uma distinção  entre receptor e destinatário de um texto, por meio de exposição oral.  Segue um trecho de uma dissertação de mestrado sobre o perfil textual e paratextual do público alvo em tradução, de autoria de Ana Cristina Jorge Gaspar, da Universidade de Lisboa.

"Aguiar e Silva distingue o destinatário do receptor da seguinte forma:

O destinatário de uma mensagem é a entidade, com capacidade semiósica efectiva ou apenas simbólico-imaginária, à qual o autor empírico ou o autor textual, nuns casos explicitamente, noutros casos de modo implícito, endereçam essa mesma mensagem, ao passo que o receptor de uma mensagem é a entidade com capacidade semiósica efectiva que, em condições apropriadas, pode descodificar essa mensagem. (Aguiar e Silva 1967: 304)

A distinção que o referido autor propõe, apresenta o destinatário como a entidade a quem a mensagem se dirige, e apresenta o receptor como aquele que decodifica a mensagem, ou seja, tratando-se de um texto literário, o receptor é aquele que lê o texto, sendo ou não o seu destinatário. No entanto, só o primeiro pode influenciar e condicionar o processo da escrita, pois é ele que o autor tem em mente (Aguiar e Silva 1967: 308).

O leitor implícito é aquele que o emissor tem em mente quando escreve um texto. Genette refere-se a este como sendo um leitor potencial (Genette 1997: 22) e Aguiar e Silva como destinatário, tal como referimos anteriormente."

Disponível em: <http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/1933/1/ulfl072334_tm.pdf>. Acesso em: 19 mai. 2013.

Obs. O professor pode ficar livre para explicar a distinção entre receptor de um texto (qualquer pessoa que leia efetivamente um texto) e destinatário ou público-alvo do texto (o tipo de público que o autor tinha em mente quando escreveu seu texto). A explicação acima é uma apenas uma sugestão de um material de apoio bem elaborado.

Tendo em mente esta distinção feita entre receptor e destinatário, consideremos aqui o "Público-alvo" de um texto como sendo o destinatário,  ou seja, o tipo de leitor que o autor de um texto quer atingir com determinada produção textual.

Atividade 2 - Análise de textos

Os alunos poderão ser agrupados, de forma que possam trocar ideias sobre cada um dos textos/imagens que serão analisados, em relação ao público alvo.

É importante que o professor faça pelo menos a análise de um dos textos com os alunos, projetando o texto e a imagem, utilizando-se do datashow, e explorando aspectos linguísticos verbais (escolha de vocabulário, campo semântico, etc.) e não verbais (imagens, símbolos que indicam qual o público-alvo do texto em análise). Os outros textos e imagens podem/devem ser entregues em um handout para que os alunos consigam visualizar melhor cada imagem e os textos, e para que possam trocar ideias nos grupos.

Para analisar cada texto, sugere-se que o professor utilize o seguinte questionário:

1) Qual o público-alvo (destinatário) do texto? Procure identificar o máximo de informações, quais sejam:

  • faixa-etária;

  • sexo;

  • profissão;

  • classe social;

  • escolaridade;

  • perfil comportamental (preferências, hábitos de lazer, círculos de relacionamento).


2) Quais são as informações (explícitas ou não) que permitem a você identificar o interlocutor preferencial do texto?

  • Quais elementos são em linguagem verbal (textual)?

  • Quais elementos são em linguagem não verbal?

 

Texto 1

Novela

Copie o make de Amora, personagem da novela Sangue Bom

Que tal sair de casa com uma maquiagem parecida com a da It Girl Amora, personagem de Sophie Charlotte na novela Sangue Bom? Para conseguir o resultado bem natural da foto, e ainda assim ficar superdiva, é só seguir o passo a passo a seguir e arrasar!

Disponível em : <http://todateen.uol.com.br/toda-diva-make/copie-o-make-de-amora-personagem-da-novela-sangue-bom/>. Acesso em: 19 de mai. de 2013.

 

Texto 2

professores

Educação e tecnologia: o sarrafo subiu

Se a escola de seu filho ou cidade se vende por conta dos aparatos tecnológicos de que dispõe, tome muito cuidado. Assim como um babaca não se torna inteligente ao transferir suas divagações para um blog ou página de rede social, um mau professor não passará a dar uma boa aula simplesmente por contar com um tablet ou uma lousa mágica

Disponível em: <http://veja.abril.com.br/noticia/vida-digital/educacao-e-tecnologia-o-sarrafo-subiu>. Acesso em: 19 de mai. de 2013.

 

Texto 3

Troca geracional na oposição

BRASÍLIA - Aécio Neves tem 53 anos e será eleito hoje presidente nacional do PSDB. Deve ser candidato ao Planalto no ano que vem. Os outros dois postulantes de oposição mais competitivos são Marina Silva, 55, e Eduardo Campos, 47. Disputarão contra Dilma Rousseff, 65.

Pela primeira vez desde a volta do país à democracia o campo da oposição será preenchido, em grande parte, por pessoas de uma geração pós-ditadura militar.

Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/colunas/fernandorodrigues/2013/05/1280816-troca-geracional-na-oposicao.shtml>. Acesso em: 19 de mai. de 2013.

Texto 4

pajero

Dsponível em: <http://marcospublicidade2012.blogspot.com.br/2012/10/publicidade.html>. Acesso em: 19 de mai. de 2013.

Texto 5

brinq

Dsponível em: <http://portfolio.interatron.com/?p=233>. Acesso em 19 de mai. de 2013.

Texto 6

volvo

Dsponível em: <http://desmontarfalacias.blogspot.com.br/2010_04_01_archive.html>. Acesso em: 19 de mai. de 2013.

Texto 7

idosos

Dsponível em: <http://www.cuidardeidosos.com.br/campanha-de-vacinacao-contra-a-gripe-2009/>. Acesso em 19 de mai. de 2013.

Texto 8

cerveja

"Se o cara que inventou o sutiã bebesse Skol, ele não seria assim. Seria assim.

Com Skol tudo fica redondo."

Dsponível em: <http://quasepublicitarios.wordpress.com/2010/06/23/anuncios-da-skol/>. Acesso em 19 de mai. de 2013.

 

Módulo 2

Atividade 1

Os alunos deverão ir ao laboratório de informática, assentados dois alunos por computador. No caso de a escola já ter sido contemplada com o projeto UCA, cada aluno deverá pegar seu laptop, para fazerem a atividade a seguir.

O professor, entregará, no mínimo, duas fichas para cada dupla de alunos, contendo informações sobre um público-alvo específico (exemplos abaixo).

Ficha 1

  • sexo = masculino

  • faixa etária = 40 - 45 anos

  • profissão = engenheiro civil

  • classe social = B/C

  • escolaridade = segundo grau completo

  • perfil comportamental (preferências, hábitos de lazer, círculos de relacionamento) = gosta de viajar para a fazenda/sítio, pescar.

Ficha 2

  • faixa-etária = 14 a 16 anos

  • sexo = feminino

  • profissão = estudante

  • classe social = C/D

  • escolaridade = cursando ensino médio

  • perfil comportamental (preferências, hábitos de lazer, círculos de relacionamento); gosta de festas, escuta música sertaneja, solteira, mora com os pais, sai sempre acompanhada de  duas amigas também solteiras.

Para fazerem a pesquisa, sugere-se que os alunos pesquisem no sites abaixo relacionados,

www.google.com.br;

www.g1.com.br;

www.r7.com.br;

capricho.abril.com.br;

todateen.uol.com.br;

www.folha.uol.com.br;

super.abril.com.br,

www.globo.com

Os alunos deverão buscar na internet textos, de diferentes gêneros (anúncios publicitários, textos de campanha comunitária, outdoors, propagandas, notícias de jornal, etc.) que a dupla acredita que interessaria a uma pessoa com o perfil descrito nas fichas que receberam.

Os alunos deverão salvar em um documento do word, ou mesmo do bloco de notas do computador o link e os textos/imagens que eles acreditam que interessariam àquele público-alvo. Os alunos deverão relacionar pelo menos 2 textos para cada perfil que forem pesquisar, além disso, deverão anotar abaixo de cada texto/imagem selecionado quais elementos linguísticos (verbais e não verbais) eles acreditam que interessaria ao público-alvo em questão.

Módulo 3

Atividade - socialização de resultados da pesquisa

Para esta atividade, cada aluno deverá projetar no datashow os textos que conseguiram salvar na pesquisa que fizeram no laboratório de informática, ou nos laptops.

Nessa apresentação eles deverão:

  • Mostrar os textos encontrados;

  • explicar para qual era o público-alvo que eles deveriam priorizar na escolha dos textos;

  • evidenciar quais elementos linguísticos verbais e não verbais chamariam a atenção do público-alvo em questão.

O professor pedirá que cada aluno projete no datashow os textos encontrados, e os colegas que estiverem assistindo à apresentação deverão avaliar se os textos realmente estão adequados ao público-alvo pretendido.

Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos serão avaliados em relação à participação e o interesse durante todas as atividades propostas.

O professor deverá verificar se os alunos conseguiram resolver os exercícios propostos, se conseguiram analisar qual o público-alvo de cada um dos textos/imagens e se compreenderam bem quais recursos linguísticos verbais e não verbais colaboram para a identificação do público-alvo de um texto.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.