24/05/2013
Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Intenção discursiva.
Primeiramente, para situar os alunos e ativar conhecimentos prévios, o professor deverá fazer uma distinção entre receptor e destinatário de um texto, por meio de exposição oral. Segue um trecho de uma dissertação de mestrado sobre o perfil textual e paratextual do público alvo em tradução, de autoria de Ana Cristina Jorge Gaspar, da Universidade de Lisboa.
"Aguiar e Silva distingue o destinatário do receptor da seguinte forma:
O destinatário de uma mensagem é a entidade, com capacidade semiósica efectiva ou apenas simbólico-imaginária, à qual o autor empírico ou o autor textual, nuns casos explicitamente, noutros casos de modo implícito, endereçam essa mesma mensagem, ao passo que o receptor de uma mensagem é a entidade com capacidade semiósica efectiva que, em condições apropriadas, pode descodificar essa mensagem. (Aguiar e Silva 1967: 304)
A distinção que o referido autor propõe, apresenta o destinatário como a entidade a quem a mensagem se dirige, e apresenta o receptor como aquele que decodifica a mensagem, ou seja, tratando-se de um texto literário, o receptor é aquele que lê o texto, sendo ou não o seu destinatário. No entanto, só o primeiro pode influenciar e condicionar o processo da escrita, pois é ele que o autor tem em mente (Aguiar e Silva 1967: 308).
O leitor implícito é aquele que o emissor tem em mente quando escreve um texto. Genette refere-se a este como sendo um leitor potencial (Genette 1997: 22) e Aguiar e Silva como destinatário, tal como referimos anteriormente."
Disponível em: <http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/1933/1/ulfl072334_tm.pdf>. Acesso em: 19 mai. 2013.
Obs. O professor pode ficar livre para explicar a distinção entre receptor de um texto (qualquer pessoa que leia efetivamente um texto) e destinatário ou público-alvo do texto (o tipo de público que o autor tinha em mente quando escreveu seu texto). A explicação acima é uma apenas uma sugestão de um material de apoio bem elaborado.
Tendo em mente esta distinção feita entre receptor e destinatário, consideremos aqui o "Público-alvo" de um texto como sendo o destinatário, ou seja, o tipo de leitor que o autor de um texto quer atingir com determinada produção textual.
Os alunos poderão ser agrupados, de forma que possam trocar ideias sobre cada um dos textos/imagens que serão analisados, em relação ao público alvo.
É importante que o professor faça pelo menos a análise de um dos textos com os alunos, projetando o texto e a imagem, utilizando-se do datashow, e explorando aspectos linguísticos verbais (escolha de vocabulário, campo semântico, etc.) e não verbais (imagens, símbolos que indicam qual o público-alvo do texto em análise). Os outros textos e imagens podem/devem ser entregues em um handout para que os alunos consigam visualizar melhor cada imagem e os textos, e para que possam trocar ideias nos grupos.
Para analisar cada texto, sugere-se que o professor utilize o seguinte questionário:
Texto 1
Disponível em : <http://todateen.uol.com.br/toda-diva-make/copie-o-make-de-amora-personagem-da-novela-sangue-bom/>. Acesso em: 19 de mai. de 2013.
Texto 2
Disponível em: <http://veja.abril.com.br/noticia/vida-digital/educacao-e-tecnologia-o-sarrafo-subiu>. Acesso em: 19 de mai. de 2013.
Texto 3
Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/colunas/fernandorodrigues/2013/05/1280816-troca-geracional-na-oposicao.shtml>. Acesso em: 19 de mai. de 2013.
Texto 4
Dsponível em: <http://marcospublicidade2012.blogspot.com.br/2012/10/publicidade.html>. Acesso em: 19 de mai. de 2013.
Texto 5
Dsponível em: <http://portfolio.interatron.com/?p=233>. Acesso em 19 de mai. de 2013.
Texto 6
Dsponível em: <http://desmontarfalacias.blogspot.com.br/2010_04_01_archive.html>. Acesso em: 19 de mai. de 2013.
Texto 7
Dsponível em: <http://www.cuidardeidosos.com.br/campanha-de-vacinacao-contra-a-gripe-2009/>. Acesso em 19 de mai. de 2013.
Texto 8
"Se o cara que inventou o sutiã bebesse Skol, ele não seria assim. Seria assim.
Com Skol tudo fica redondo."
Dsponível em: <http://quasepublicitarios.wordpress.com/2010/06/23/anuncios-da-skol/>. Acesso em 19 de mai. de 2013.
Os alunos deverão ir ao laboratório de informática, assentados dois alunos por computador. No caso de a escola já ter sido contemplada com o projeto UCA, cada aluno deverá pegar seu laptop, para fazerem a atividade a seguir.
O professor, entregará, no mínimo, duas fichas para cada dupla de alunos, contendo informações sobre um público-alvo específico (exemplos abaixo).
Ficha 1
Ficha 2
Para fazerem a pesquisa, sugere-se que os alunos pesquisem no sites abaixo relacionados,
www.google.com.br;
www.g1.com.br;
www.r7.com.br;
capricho.abril.com.br;
todateen.uol.com.br;
www.folha.uol.com.br;
super.abril.com.br,
www.globo.com
Para esta atividade, cada aluno deverá projetar no datashow os textos que conseguiram salvar na pesquisa que fizeram no laboratório de informática, ou nos laptops.
Nessa apresentação eles deverão:
O professor pedirá que cada aluno projete no datashow os textos encontrados, e os colegas que estiverem assistindo à apresentação deverão avaliar se os textos realmente estão adequados ao público-alvo pretendido.
Site sobre público-alvo (empresas)
http://www.slideshare.net/renatodelmanto/aula-perfil-dopublicoalvo
Sobre público-alvo:
http://ocalangoabstrato.blogspot.com.br/2011/10/o-que-e-um-publico-alvo.html
Os alunos serão avaliados em relação à participação e o interesse durante todas as atividades propostas.
O professor deverá verificar se os alunos conseguiram resolver os exercícios propostos, se conseguiram analisar qual o público-alvo de cada um dos textos/imagens e se compreenderam bem quais recursos linguísticos verbais e não verbais colaboram para a identificação do público-alvo de um texto.
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