24/05/2013
Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
O professor deverá retomar/trabalhar com os alunos que a variação linguística é um fenômeno linguístico natural e decorre do fato de que as línguas são sistemas dinâmicos que podem variar, sendo essa variação influenciada por fatores como a região geográfica, o sexo, a idade, a classe social dos falantes e o grau de formalidade do contexto.
Dentro das variações linguísticas, temos as chamadas "variações de registro". Para apresentar aos alunos o que são variedades de registro, o professor exibirá um vídeo do youtube.
Os alunos deverão assistir ao vídeo, buscando compreender o que significa registro linguístico, e a relação entre os registros e os níveis de linguagem correspondentes.
Após assistirem ao vídeo, o professor orientará aos alunos que anotem em seus cadernos:
Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=mj8-nC1xAf4>. Acesso em 19 mai. 2013.
Após assistirem ao vídeo e responderem às questões, o professor sorteará alguns alunos para verificar se eles compreenderam o conceito de registro linguístico (ou situação de comunicação) e qual a relação entre esse registro e a variação linguística.
Em seguida, o professor discutirá com os alunos a noção de (in)adequação da variação de linguagem de acordo com os diferentes registros, ou seja, numa situação de registro formal, espera-se que os locutores utilizem a variedade padrão, da mesma forma que numa situação de registro informal, é comum que variedades de linguagem mais coloquiais sejam utilizadas.
Caso o professor ache pertinente, apresentar os seguintes níveis de linguagem:
1) Formal (culto): é o nível de em situações formais. Caracteriza-se por um cuidado maior com o vocabulário e pela obediência às regras da norma padrão estabelecidas. Observe o exemplo abaixo:
“Depois da campanha mais disputada e volátil dos últimos tempos, os resultados parciais de apuração e as projeções dão a vitória ao democrata Bill Clinton nas eleições à presidência dos Estados Unidos, realizadas ontem.”
2) Informal (coloquial/popular): é a fala que a maioria das pessoas utiliza no seu dia-dia, sobretudo nas situações mais formais. Caracteriza-se pela espontaneidade, pois não existe uma preocupação com as normas estabelecidas pela comunidade linguística. Observe o exemplo abaixo:
“Sei lá! Acho que tudo vai ficar legal. Pra que então ficar esquentando tanto? Me parece que as coisas no fim sempre dão certo.”
3) Técnico (profissional): é a fala que alguns profissionais (advogados, economistas, etc.) utilizam no exercício de suas atividades profissionais. Observe o exemplo abaixo:
“Vamos direto ao assunto: interface gráfica ou não, muitas vezes, é preciso trabalhar com o prompt do DOS, sendo aborrecedor esforçar-se na redigitação de subdiretórios longos ou comandos mal digitados.”
Disponível em: <https://sites.google.com/site/portugueschaveead/17> Acesso em: 19 mai. 2013.
Para a fixação do conteúdo apresentado, o professor pedirá aos alunos que formem duplas, para que eles realizem a tarefa a seguir:
O professor exibirá alguns trechos de vídeos do youtube, para cada trecho, os alunos deverão responder as seguintes questões:
Segue abaixo algumas sugestões de vídeos para essa atividade:
Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=HnsrMRZs7N8>. Acesso em: 19 mai. 2013.
Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=6NpHQmFqdbE>. Acesso em: 19 mai. 2013.
Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=y7cQtNsQm6k>. Acesso em: 19 mai. 2013.
Disponível em:<http://www.youtube.com/watch?v=5GZA6rZOwFk>. Acesso em: 19 mai. 2013.
O professor agrupará os alunos em trios. Para cada trio ele sugerirá alguma situação de comunicação específica, por exemplo:
Os alunos deverão elaborar um roteiros/textos, por escrito, contemplando a situação que foi entregue pelo professor para seu grupo.
O professor sorteará uma ordem de apresentação dos grupos, que deverão encenar o roteiro/diálogo criado pelo grupo, contemplando a situação entregue pelo professor. Ao final de cada apresentação os alunos que assistiram à apresentação deverão avaliar se os participantes realmente adequaram o nível de linguagem ao registro proposto.
Texto em espanhol sobre Registro:
Disponível em: <http://portalacademico.cch.unam.mx/alumno/tlriid2/unidad1/viciosyerrores/registrolinguistico>. Acesso em 19 mai. 2013.
Site sobre Registro - em português:
Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Registro_(lingu%C3%ADstica)>. Acesso em 19 mai. 2013.
Os alunos serão avaliados em relação à participação e o interesse durante todas as atividades propostas.
O professor deverá verificar se os alunos conseguiram resolver os exercícios propostos, se conseguiram construir definições e exemplos adequados para o conceito de registro linguístico e a relação existente entre o registro e variação linguística.
Cinco estrelas 2 classificações
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27/03/2014
Cinco estrelasGostei da aula,bem proveitosa.
18/02/2014
Cinco estrelasotima