Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Brincar ou assistir televisão: qual a melhor forma de diversão?

 

24/05/2013

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Espaço e pluralidade
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e educação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Avaliar a quantidade de horas dedicadas à televisão;

Analisar os benefícios e malefícios da televisão;

Conscientizar sobre a importância de se fazer uma leitura crítica sobre os programas e propagandas de televisão;

Aprender a valorizar outras formas de entretenimento e diversão na infância.

Duração das atividades
Quatro aulas de 1hora
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o bom aproveitamento dessa aula faz-se necessário que os alunos estejam cursando pelo menos o terceiro ano do ensino fundamental e já tenham desenvolvido habilidades na alfabetização. Além disso, se a sua escola fizer parte do Projeto UCA, é fundamental que os alunos saibam utilizar recursos do Classmate como navegar com o Mozilla Firefox, utilizar a Webcam e o Tux Paint

Estratégias e recursos da aula

Aula 1:

1º momento:

Para introduzir o tema da aula utilize o recurso da TV Escola: Salto e reportagem criança e tevê, disponível em:http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=7611. Acesso em 19/05/2013.

Solicite aos alunos que utilizem seus notebooks/UCA e acessem o link citado por meio do Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet). Na falta desse recurso, leve os alunos ao laboratório de informática.

 

2º Momento:

Após a exibição do vídeo, convide os alunos para se sentarem em círculo para uma roda de conversa e questione:

1)    O que o vídeo retrata, denuncia, informa?

2)    Vocês sabiam dessa realidade?

3)    Para vocês, assistir televisão durante um longo período é prejudicial? Por quê?

4)    O que podemos aprender com a televisão?

5)    O que deixamos de fazer quando estamos assistindo televisão?

3º Momento:

Solicitar que cada aluno, individualmente, construa um quadro de sua rotina relatando/registrando todas as tarefas que realiza diariamente ao longo da semana, inclusive as horas dedicadas à televisão.

horário/dia da semana/atividade

Segunda-feira

Terça-feira

Quarta-feira

Quinta-feira

Sexta-feira

sábado

domingo

7:00

 

 

 

 

 

 

 

8:00

 

 

 

 

 

 

 

9:00

 

 

 

 

 

 

 

10:00

 

 

 

 

 

 

 

11:00

 

 

 

 

 

 

 

12:00

 

 

 

 

 

 

 

13:00

 

 

 

 

 

 

 

14:00

 

 

 

 

 

 

 

15:00

 

 

 

 

 

 

 

16:00

 

 

 

 

 

 

 

17:00

 

 

 

 

 

 

 

18:00

 

 

 

 

 

 

 

19:00

 

 

 

 

 

 

 

20:00

 

 

 

 

 

 

 

21:00

 

 

 

 

 

 

 

22:00

 

 

 

 

 

 

 

 

Após esse momento, cada aluno deverá apresentar o seu quadro de rotina aos demais colegas e o professor, deverá propor um debate. Fazer uma análise de quantas horas são destinadas à televisão, quais os programas mais assistidos, o que aprendem com tais programas, com quem as crianças estão quando assistem televisão, dentre outros. Os demais dados da lista serão posteriormente utilizados pelo professor, na sala de aula. 

Tarefa de casa:

Cada aluno deverá, juntamente com a família, pesquisar sobre os programas que assistem na televisão a partir dos seguintes pontos: objetivo do programa e indicação de faixa etária. O professor poderá indicar às famílias alguns textos ou vídeos sugeridos nos recursos complementares e que ampliam a compreensão sobre o tema dessa aula.  Em sala, caberá ao professor desencadear uma discussão sobre as tarefas apresentadas pelos alunos, buscando a sensibilização sobre os cuidados que devem ter ao escolherem os programas que irão assistir.

Aula 2:

1º Momento:

Propor aos alunos que se sentem em roda para ouvirem e cantarem a música:

Só TV? Não!

Compositora: Thelma Chan

“Ir pra rua pra jogar amarelinha,

Jogar bola na janela da vizinha

Correr, pular, brincar,

É uma curtição

Melhor que ver televisão!”

Disponível no livro Coralito- Thelma Chan. Editora Fermata do Brasil

Imagem disponível em:

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.comercialmufer.com.br/pt/secao/img/produto/1313/001_1313_g.jpg&imgrefurl=http://www.comercialmufer.com.br/pt/produto/88_141/1313/musicalizacao/coralito__com_cd_thelma_chan.aspx&usg=__yK8f-iR-ZKmAOe6cwgANQPhiEVI=&h=600&w=600&sz=37&hl=pt-BR&start=4&zoom=1&tbnid=7iTH_gbaSlVkVM:&tbnh=135&tbnw=135&ei=X2yaUdmKIaPH0gGs_IDQAQ&prev=/search%3Fq%3Dcoralito%2Bthelma%2Bchan%26um%3D1%26sa%3DN%26hl%3Dpt-BR%26biw%3D1366%26bih%3D639%26tbm%3Disch&um=1&itbs=1&sa=X&ved=0CDMQrQMwAw.  Acesso em 19/05/2013.

2º Momento:

Professor, caso não consiga a música, utilize a letra da mesma como se trabalhasse com um texto. Após a leitura por um aluno em voz alta, abra um debate na sala a partir das seguintes questões:

1) Sobre o que fala essa música/texto?

2) Vocês concordam que correr, pular e brincar é uma curtição?

3) O que vocês consideram uma curtição?

4) Vocês concordam que brincar é melhor que ver televisão? Por quê?

3º Momento: Pergunte aos alunos se eles sabem jogar amarelinha. Provavelmente você encontrará crianças no seu grupo que nunca brincaram de amarelinha. No final da aula, ou no momento do recreio aproveite essa brincadeira tradicional para mostrar às crianças o quanto é divertida e simples essa forma de entretenimento.

Professor, no endereço abaixo você encontrará várias maneiras de brincar de amarelinha, conforme a tradição de cada região do Brasil. Aproveite para atualizar suas brincadeiras também!

Alfabetização Mágica.  http://alfabetizacaomagica-dressa.blogspot.com.br/2010/05/como-brincar-de-amarelinha.html.  Acesso em 19/05/2013.

Aula 3:

1º momento:

Convidar os alunos para se sentarem em trios e distribuir um texto para cada grupo de crianças, para fazerem a leitura. Os alunos poderão utilizar seus notebook/UCA e acessar os links citados por meio do Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet). Na falta desse recurso, leve os alunos ao laboratório de informática:

Textos eletrônicos:

1) "A televisão e a criança",   disponível em  http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/comunicacao/0003.html. Acesso em 19/05/2013.

2) "Transtornos causados pela televisão nas crianças", disponível em http://br.guiainfantil.com/televisao/173-transtornos-causados-pela-televisao-nas-criancas.html. Acesso em 19/05/2013.

3) "A influência da televisão sobre as crianças", disponível em http://www.e-familynet.com/artigos/articles.php?article=235. Acesso em 19/05/2013.

4) "Guia para as crianças verem TV e vídeo", disponível em http://brasil.babycenter.com/a3400371/guia-para-as-crian%C3%A7as-verem-tv-e-v%C3%ADdeo. Acesso em 19/05/2013.

5) "Mitos  e verdades sobre a criança e a televisão", disponível em http://gnt.globo.com/maes-e-filhos/noticias/Mitos-e-verdades-sobre-a-crianca-e-a-televisao.shtml. Acesso em 19/05/2013.

6) "TV e Crianças: uma relação conflituosa", disponível em http://www.portaldafamilia.org/artigos/artigo436.shtml. Acesso em 19/05/2013.

7) "Criança feliz, feliz a brincar", disponível em http://veja.abril.com.br/210207/p_088.shtml. Acesso em 19/05/2013.

 

Curiosidade:

imagem disponível em: : http://veja.abril.com.br/210207/p_088.shtml. Acesso em 19/05/2013.

2º momento:

Cada trio deverá extrair do texto as ideias principais e registrá-las em seus notebooks para que sejam posteriormente apresentadas ao restante do grupo em forma de seminários, com vistas a ampliar o debate sobre o tema.

3º momento: 

Retomar o quadro de rotina e identificar horas dedicadas às brincadeiras. Listar as brincadeiras apresentadas pelas crianças. Comparar horas dedicadas ao brincar com horas dedicadas à assistir televisão. Sensibilizar as crianças para a importância do brincar para o desenvolvimento intelectual e emocional.

Aula 4:

1º momento: 

Professor exiba dois vídeos:

1) Vamos brincar Brasil

disponível em http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=622 . Acesso em 19/05/2013.

 

Sinopse
Episódio da série "Vamos Brincar", em que crianças de diferentes nacionalidades mostram as brincadeiras e os jogos de rua de suas comunidades, ensinando um pouco sobre a cultura de cada um desses lugares.

2) É tempo de diversão- Diego no Brasil

disponível em http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=361. Acesso em 19/05/2013.

 

2º Momento:

Discuta com os alunos sobre as brincadeiras apresentadas no vídeo e aquelas mais comuns nos dias de hoje. Oriente as crianças a se sentarem em duplas para produzirem desenhos, que representam tais brincadeiras. Exponha os desenhos na sala e converse com os alunos sobre a importância de se cultivar o brincar como forma de lazer, diversão, entretenimento, além de viabilizar aprendizagem e desenvolvimento.

3º Momento:

Organize uma Gincana de brincadeiras. Cada aluno ficará responsável por pesquisar junto aos seus familiares uma brincadeira da época em que eram crianças. Convide um membro da família para estar presente no dia da gincana e conduzir a brincadeira juntamente com seu filho. Essa será uma oportunidade para estreitar a relação família-escola de uma forma lúdica e prazerosa.

Recursos Complementares

SALTO PARA O FUTURO - SÉRIE A TV PELO OLHAR DE QUEM VÊ composta por cinco programas, a saber:

Programa 1 – TV e Vida Cotidiana. Acesso em 19/05/2013.

Programa 2 – A Emergência do Espectador. Acesso em 19/05/2013.

Programa 3 – As Crianças e a TV . Acesso em 19/05/2013.

Programa 4 – Outros Olhares sobre TV e Espectadores. Acesso em 19/05/2013.

Programa 5 – TV e Espectadores em Debate. Acesso em 19/05/2013.

Outros vídeos:

A importância do brincar, http://www.youtube.com/watch?v=HpiqpDvJ7-8. Acesso em 19/05/2013.

Mário Sérgio Cortella - Que força tem a Televisão?, http://www.youtube.com/watch?v=q0JBam8AntY. Acesso em 19/05/2013.

Brincar - RIC TV, http://www.youtube.com/watch?v=WLi-F5EerHw. Acesso em 19/05/2013.

Artigos eletrônicos:

Televisão, criança e imaginário, http://www.eca.usp.br/nucleos/lapic/pesquisa/1pesquisa/1_pesquisa.html .  Acesso em 19/05/2013.

Crianças e televisão: o que elas pensam sobre o que aprendem com a tevê, http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v11n33/a10v1133.pdf. Acesso em 19/05/2013.

Brincadeira ou televisão, http://oficinadepsicologia.com/brincadeira-ou-televisao. Acesso em 19/05/2013.

Por que as crianças vêem televisão?, http://www.aliancapelainfancia.org.br/artigos.php?id_artigo=64. Acesso em 19/05/2013.

Criança pequena aprende mais brincando do que com TV, http://veja.abril.com.br/noticia/saude/criancas-pequenas-aprendem-mais-brincando-do-que-com-a-tv. Acesso em 19/05/2013.

Avaliação

A avaliação deverá ser processual e contínua. Observe se os alunos conseguiram refletir sobre a quantidade de horas dedicadas à televisão, bem como os malefícios desse ato. Observe se houve mudança de percepção e postura dos alunos sobre os programas e propagandas de televisão e se aprenderam a valorizar outras formas de entretenimento e diversão na infância. Solicitar aos alunos que como atividade avaliativa confeccionem um cartaz utilizando imagens de revistas ou com desenhos produzidos pelos próprios alunos, retratando, de um lado os prejuízos do excesso de televisão na vida das crianças e de outro, os benefícios e a importância do brincar para o desenvolvimento infantil.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.