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Saúde e educação: cuidar da saúde é responsabilidade de cada um de nós!

 

24/05/2013

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de faria; Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Saúde Alimentação: necessidades corporais, socioculturais e emocionais
Ensino Fundamental Inicial Saúde Cuidados do corpo
Ensino Fundamental Inicial Saúde Valorização dos vínculos afetivos
Ensino Fundamental Inicial Saúde Sensações
Ensino Fundamental Inicial Saúde Correlações entre meio ambiente e saúde
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e educação
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Saúde Relações sociais, acordos e limites
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aprender uma nova concepção de saúde;

Conscientizar sobre a importância de se cuidar da saúde;

Conhecer formas de garantir bem estar físico e emocional;

Experimentar sensações e identificar seus sentidos;

Identificar a relação entre saúde e educação.

Duração das atividades
Nove aulas de 1 hora
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, ao trabalhar o tema saúde nas séries iniciais, não reduzir esse tema apenas a questões ligadas ao corpo humano ou às doenças que o acometem. É necessário explorar com os alunos algumas medidas importantes a serem adotadas por cada um de nós na busca de uma vida mais saudável. Nesse sentido, professor, antes de iniciar essa discussão em sala de aula, assista à Série Saúde e Educação, disponível no Programa Salto para o Futuro, composta por 4 programas, que discutem e apresentam experiências relacionadas à uma nova concepção de saúde.  

Estratégias e recursos da aula

Aula 1:

1º momento: Inicie sua aula perguntando aos alunos: O que é saúde pra você? Proponha uma tempestade de ideias, em que as crianças deverão relatar qualquer palavra que vier à sua mente. Aproveite para registrar tudo o que os alunos disserem.

2º Momento: Se a sua escola fizer parte do projeto UCA, solicite a cada aluno que utilize seu notebook e acesse os links abaixo por meio do Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet). Na falta desse recurso, leve os alunos ao laboratório de informática para assistirem os vídeos disponíveis na TV Escola:

1)    Ping e Pong- machucado

http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=1866. Acesso em 19/05/2013.

 

2)    Ping e Pong- mãos

http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=1869. Acesso em 19/05/2013.

 

3)    Ping e Pong-som

http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=1871. Acesso em 19/05/2013.

3º momento: Após a exibição dos vídeos, explore-os com os alunos por meio das seguintes perguntas:

Vídeo 1:

O que aconteceu com o personagem do vídeo?

Como ele se sentiu?

O que os seus amigos fizeram com ele?

Como tentaram ajudá-lo?

Como este vídeo está relacionado ao conceito de saúde?

Na escola, em que momentos vocês vivem o que o personagem do vídeo viveu?

Como os seus colegas lidam com isso?

Vídeo 2:

O que o vídeo 2 retrata?

Por que é importante lavar as mãos?

Vocês têm o hábito de lavar as mãos? Quando?

Em que momentos na escola é fundamental que se lave as mãos?

Como esse vídeo está relacionado com a saúde?

Vídeo 3:

O que aconteceu no vídeo?

Por que os personagens ficaram incomodados?

Vocês consideram que barulho em excesso incomoda? Por quê?

Em que momentos na escola você considera que há barulho em excesso?

Como esse vídeo está relacionado ao conceito de saúde?

Comentários ao professor:

Professor, o diálogo com as crianças é fundamental para compartilhar com elas o conhecimento sobre o tema e favorecer a expressão de suas opiniões. Ao dialogarem, as crianças trocam ideias e podem construir o conhecimento de forma dinâmica e cooperativa, uma vez que as soluções para as questões apresentadas poderão ser construídas coletivamente. Assim, ao abordar o vídeo 1, aproveite a oportunidade para retomar com os alunos momentos no pátio ou em outro espaço da escola em que as crianças correm, pulam, brincam e às vezes se machucam.  No que se refere ao vídeo 2 retome a importância dos hábitos de higiene para preservação da saúde. Quanto ao vídeo 3, ajude as crianças a retomarem situações na escola em que há barulho excessivo, como por exemplo a própria sala de aula, ou no refeitório, dentre outros espaços. Professor, é imprescindível que você reflita com as crianças sobre maneiras de se cuidar das situações apresentadas e de as crianças se ajudarem mutuamente. Procure ampliar a discussão sobre a importância de se fazer uma leitura diferenciada sobre o conceito de saúde, para além das questões ligadas a doenças e à prevenção das mesmas. Converse com os alunos sobre as ações que cada um de nós deverá realizar para uma vida mais saudável. Retome as respostas iniciais dos alunos sobre o conceito de saúde e confronte com as reflexões advindas das discussões.

Aula 2: Explorando nossos sentidos

Comentários ao professor:

Professor, para que os próprios alunos consigam encontrar recursos neles mesmos para se preservarem e escolherem uma vida mais saudável é importante auxiliá-los na identificação: de suas necessidades, de suas sensações, de seus sentimentos, de seus sentidos, dentre outras questões. Além disso, faz-se imprescindível que sejam orientados sobre noções de higiene e cuidados com a alimentação, e ainda sobre a importância de atividades físicas, culturais e de lazer que propiciam um bem estar físico e emocional. 

1º Momento:

Professor, leve para a sala uma caixa cheia de materiais e diga para as crianças que é uma caixa mágica. Essa caixa deve conter: vendas para os olhos, brinquedos e objetos diversos (de tamanhos, formatos e texturas diferentes).

Você precisará ainda de um aparelho de som.

Visão: Convide os alunos a deitarem-se no chão e ficarem de olhos fechados para ouvirem a música:

Veja- Thelma Chan

"Ver é gostoso,

É maravilhoso!

Ver: no espelho,

Ver: o outro,

Ver tantas cores, frutos e flores,

Ver: os bichos,

Ver: as águas,

Ver com os olhos de dentro,

Ver pelo toque das mãos.

Ver é gostoso,

É maravilhoso...."

Você encontrará essa música no livro “Dos Pés à Cabeça” de autoria de Thelma Chan.

http://www.thelmachan.com.br/materiaisPedagogicos_dosPesCabeca.htm. Acesso em 19/05/2013.

Após ouvirem a música, pergunte aos alunos sobre o que fala a letra, o que a visão lhes proporciona, dentre outros. Dando continuidade, abra a caixa mágica e retire as vendas para colocar nos olhos de todas as crianças que deverão relatar o que conseguem ver com os olhos vendados. Explore a importância da nossa visão e o quanto ela pode nos ajudar no sentido de nos preservar.

Audição: Convide os alunos para fecharem os olhos e ficarem em silêncio, para tentarem ouvir os sons dentro e fora da sala.  Após alguns instantes, pergunte: o que estão ouvindo? Há muito barulho por perto? Pelo som, dá pra saber o que as pessoas estão fazendo? Por que o som é importante para nós? Trabalhar com os alunos o fato  e que o volume de som pode ser prejudicial à nossa saúde física e emocional.

Olfato: Novamente convide os alunos para ouvirem uma música:

Quais o que você não gosta? Thelma Chan

"Com cheiro bom, hha...

Que cheiro bom, hha...

O meu nariz fica feliz!

Com cheiro mau, ugh...

Cheiro ruim...

Não vou querer, não!

Perto de mim.

Gosto dos seguintes cheiros de:

lavanda, frutas na quitanda, pizza, pêssego,

incenso e do bom!

Chiclete, chocolate, chá mate, batom!"

Essa música é do mesmo livro da Thelma Chan "Dos pés à cabeça"

Após a audição da música, propor uma brincadeira de passar a bola, fazendo duas rodadas, em que cada criança deverá falar um cheiro que considera bom e outro cheiro que considera ruim. Terminada a apresentação, a turma deverá ser dividida em duas equipes, de meninos e meninas, para fazerem uma gincana de adivinhação de cheiros. Recorrer à caixa mágica para pegar pequenos potes com substâncias com cheiros diferentes, como shampoo, café, alho, desinfetante, dentre outros, estando uma em cada pote. A ideia é que cada criança cheire o produto e diga se o cheiro é bom ou ruim e logo após, tente identificar a substância. Explorar que o sentido do olfato nos ajuda e inclusive nos salva de alguns perigos, por exemplo: pelo olfato posso reconhecer se uma comida está estragada, se está pegando fogo, dentre outros.

Paladar: Para a realização da atividade, professor, você precisará ter confeccionado um cartaz com o desenho da língua, dividida em regiões que mostrem onde sentimos os diferentes gostos – doce, salgado, azedo e amargo. Após apresentar o cartaz às crianças e explorá-lo, recorra à caixa mágica e retire alguns alimentos que devem estar acondicionados em caixas térmicas para conservação dos mesmos. Utilize as vendas para tapar os olhos das crianças e apresente os alimentos para que os experimentem. Solicite aos alunos que procurem identificar os sabores e as propriedades dos mesmos: doce, salgado, azedo, amargo, duro mole. Podem ser utilizados os seguintes alimentos: banana, maçã, ketchup, mostarda, jiló, goiabada, bolacha de água e sal, dentre outros.

Tato: Convide as crianças para ficarem em roda para cantar a seguinte música do folclore popular:

“Palma, palma, palma

 Pé, pé, pé,

 Roda, roda, roda, caranguejo peixe é!” 

Mostre as crianças que essa música nos permite utilizar o sentido do Tato por meio das palmas, por meio do movimento dos pés no chão. Convide os alunos a retirarem os calçados e andar pelo chão. Explore como está o chão: frio, quente, áspero, liso.  Jogue folhas ou cascas de árvore no chão e peça aos alunos para contarem como estão sentindo o chão naquele momento. Depois sente em círculo com os alunos e oriente-os a massagear os ombros dos colegas. Explore a sensação das crianças que estão massageando e que estão recebendo a massagem.

Professor, você poderá utilizar diversos recursos para variar sua atividade de exploração dos sentidos. O objetivo maior dessa atividade nesse momento é dar a oportunidade aos alunos de experimentarem sensações e identificarem seus sentidos.

Aula 3: Explorando nossas emoções:

1º Momento: Convide os alunos para se sentarem para ouvirem a história: “Os porquês do coração”:

http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/3411020/os-porques-do-coracao-2-ed. Acesso em 19/05/2013.

SINOPSE: O livro conta a história de uma criança que vivia muito sozinha e triste. O pai a presenteou com um peixe que a deixou muito feliz. Quando viajou, sentiu saudades do animal de estimação. E quando chegou teve uma surpresa. É possível explorar vários sentimentos e emoções com a criança a partir da história.

2º momento: Explorar com as crianças todos os sentimentos e emoções experimentados pela personagem do livro. Perguntar se os alunos já se sentiram assim e quando. Viabilize que as crianças relatem situações de seu cotidiano e momentos de prazer e desprazer já vividos.

3º momento: Solicitar aos alunos que procurem em revistas pessoas expressando os sentimentos/emoções de raiva, tristeza, alegria, medo, saudade, dentre outros. Montar um painel com essas gravuras. É fundamental que os professores reforcem a importância de reconhecermos nossas emoções bem como situações que nos deixam tristes ou felizes, com medo ou fortes, com raiva, tranquilas, dentre outras emoções para que possamos fazer boas escolhas para nós mesmos e garantir uma vida mais saudável.

Professores, há uma infinidade de livros que trabalham as emoções e que você poderá utilizá-los para enriquecer sua aula.

Aula 4:

1º Momento: Retome com os alunos o que conversaram sobre saúde em atividades anteriores. Depois informe que vocês irão detalhar o conceito de saúde e proponha as seguintes questões: O que é saúde física? Como identificamos se estamos bem fisicamente? Quais sãos os sinais em nosso corpo que revelam que não estamos bem?

O que é saúde emocional? Como identificamos que estamos bem emocionalmente?

Fundamental registrar todas as respostas dos alunos. Caso seja possível, você poderá gravar em áudio ou filmar por meio de câmeras. Poderá selecionar um aluno da turma que fique responsável por isso. Esse material fornecerá subsídios para outras atividades.

2º Momento

Confeccione algumas fichas de cartolina com as seguintes palavras: brincar, divertir, rir, jogar bola, correr, jogar basquete, nadar, alimentar-se bem, dormir bem, passear, tomar banho, lavar as mãos antes das refeições, escovar os dentes, tomar vacinas, manter lugares limpos, ser solidário, ser cooperativo, ser amigo, ouvir música, dançar, dentre outras ações que colaboram para uma vida saudável.

3º Momento:

Escreva na lousa, de um lado, Saúde física e, de outro, Saúde Emocional. Solicite aos alunos que reflitam sobre as ações que poderemos fazer para preservar nossa saúde física e emocional. Após esse momento, distribua aos alunos as fichas com as palavras que deverão ser identificadas com o que está escrito na lousa. Auxiliar os alunos na compreensão de que algumas ações podem preservar tanto saúde física quanto emocional. Mostrar que todas aquelas ações são passíveis de serem realizadas pelas crianças e dependem, principalmente, da conscientização da importância das mesmas.

4º Momento: Divida a turma em pequenos grupos para confeccionarem um cartaz com imagens, desenhos produzidos pelos próprios alunos e palavras trabalhadas durante essa atividade. Como título do cartaz as crianças escreverão: Ações para uma vida saudável!

Aulas 5 a 9:

Propor aos alunos a realização de um Projeto: Ações saudáveis na escola: responsabilidade de todos.

Objetivos:

1.    Auxiliar as crianças na percepção e na proposição de ações que promovam saúde, bem estar físico e emocional na escola;

2.    Levantar com as crianças os principais problemas enfrentados na escola;

3.    Pensar em estratégias de resolução dos problemas;

4.    Identificar ações promotoras de saúde na escola;

5.    Despertar nos alunos a compreensão de que saúde não é simplesmente ausência de doença;

6.    Aprender atitudes de cooperação como a manutenção da limpeza e da paz no ambiente escolar.

Participantes: Professores, alunos e familiares.

Local:  O projeto será realizado na própria escola.

Procedimentos:

1) Como primeira etapa do projeto, os alunos deverão dar uma volta pela escola, buscando identificar situações e problemas que interferem no bem estar físico e mental de alunos e professores. É importante que os alunos tenham em mãos, material para registro.

2) De volta à sala explore com os alunos o que observaram e registraram. Caso os alunos não tenham conseguido perceber questões na escola que interferem no bem estar físico e emocional dos alunos e professores, pergunte sobre: Como é a acústica da escola? Há muito barulhos nos corredores, nas salas, no refeitório, no pátio? O que é possível fazer para melhorar essa situação? Como está a preservação da limpeza na escola? As pessoas jogam lixo no chão? Como é a conservação dos banheiros: estão limpos? Há papéis no chão?  E os vasos sanitários? Qual é o lanche oferecido pela escola? É produzido na própria escola? Quais são as condições de higiene da cantina na preparação e conservação dos alimentos servidos na escola?

Caso seja necessário leve os alunos para novamente observarem a escola e buscarem perceber outras questões.

3) Propor ações coletivas para a resolução dos problemas encontrados. Ex: Incentivar os alunos a pensarem em alternativas para o problema do barulho em excesso, como horários diferentes de as crianças utilizarem o pátio ou o refeitório. Programar brincadeiras e jogos para o momento do recreio de forma a fazer uso desse momento e espaço como algo prazeroso e divertido. Definir que cada turma ficará responsável por dia para sensibilizar os demais alunos da escola sobre a importância de manter a escola limpa. Conversar com as famílias sobre o lanche enviado à escola, dando preferências a frutas e alimentações mais saudáveis, dentre outros.

4) Promover um recreio Cultural em que as crianças apresentarão o Projeto: Ações saudáveis na escola por meio de uma dramatização. Para essa atividade, é fundamental o envolvimento do professor de artes da escola para orientar na montagem da peça teatral, auxiliar nos ensaios e confecção de cenário para compor uma bela apresentação.

Comentários ao professor:

O professor tem um importante papel como agente social e precisa ajudar as crianças a tornarem-se conscientes das suas responsabilidades sociais, favorecendo que essas crianças possam interagir com o contexto, refletir, discutir, propor e agir sobre o fenômeno. 

Recursos Complementares

Vídeos:

SALTO PARA O FUTURO - SAÚDE E EDUCAÇÃO - PGM. 1: INTEGRAÇÃO DAS POLÍTICAS DE SAÚDE E EDUCAÇÃO

http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=1248. Acesso em 19/05/2013.

SALTO PARA O FUTURO - SAÚDE E EDUCAÇÃO - PGM. 2: SAÚDE E COTIDIANO ESCOLAR

http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=1723. Acesso em 19/05/2013.

SALTO PARA O FUTURO - SAÚDE E EDUCAÇÃO - PGM. 3: LINGUAGENS E TECNOLOGIAS

http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=1724. Acesso em 19/05/2013.

SALTO PARA O FUTURO - SAÚDE E EDUCAÇÃO - PGM. 4: OUTROS OLHARES

http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=1725. Acesso em 19/05/2013.

Caminhos da escola- saúde do professor

http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=3971. Acesso em 19/05/2013.

Outros recursos:

Subsídios para a campanha não à medicalização da vida

http://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2012/07/Caderno_AF.pdf. Acesso em 19/05/2013.

Semana Saúde na Escola. Guia de Sugestões de Atividades

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/semana_saude_escola_guia_sugestao_atividades.pdf. Acesso em 19/05/2013.

Avaliação

A avaliação deverá ser contínua, processual. Professor procure observar se os alunos identificaram os problemas enfrentados na escola. Pergunte a eles se a partir das aulas foi possível compreender uma nova concepção de saúde  e o compromisso de todos na promoção da saúde. No decorrer das atividades procure perceber se os alunos conseguiram identificar sensações e sentidos, bem como as emoções vivenciadas cotidianamente na relação com o outro. No final, solicite aos alunos que divulguem o projeto realizado em uma escola da comunidade em que vivem, com o objetivo de sensibilizar outras pessoas sobre a importância do envolvimento de todos na busca de um bem estar físico e emocional.

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