Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Unidades de medida de massa e o desperdício de alimentos

 

24/05/2013

Autor e Coautor(es)
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A fim de desenvolver as competências da área 3 da matriz do ENEM, que é construir noções de grandezas e medidas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano e resolver situação-problema que envolva medidas de grandezas (H12), são propostos para essa aula os seguintes objetivos:

  • Ampliar a compreensão dos alunos sobre o processo de medição e percepção de que as medidas são úteis para descrever e comparar fenômenos;
  • Identificar a unidades de medida de massa no contexto diário;
  • Ler, interpretar e produzir registros utilizando a notação convencional das medidas de massa;
  • Resolver problemas que evidenciem para os alunos a necessidade de usar unidades de medidas de massa.
Duração das atividades
4 horas/aula (50 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Construção de tabelas e gráficos de barras;
  • Operações de adição, subtração, multiplicação e divisão envolvendo números decimais;
  • Porcentagem;
  • Unidades de medidas de comprimento.
Estratégias e recursos da aula
  • Balança Digital
  • Calculadora simples
  • Caneta marca texto
  • TV ou data-show
  • Folhetins de drogarias ou farmácias, de hipermercados ou de açougues.
  • Folhas de papel A4 com o texto O desperdício de alimentos no Brasil
  • Laboratório de Informática com acesso a internet
  • Revistas para recortes

 

PRIMEIRO MOMENTO:

Professor (a), espera-se que os alunos já saibam que “Medir é comparar uma grandeza com a outra, de mesma natureza, tomada como padrão”. Por exemplo, faça a seguinte pergunta para os alunos: “O que é maior: a temperatura da cidade nesse momento ou a sua altura?”. Esse tipo de pergunta causará algum estranhamento por parte dos alunos, pois, como já citamos anteriormente, só podemos comparar grandezas de uma mesma espécie: comprimento com comprimento, tempo com tempo, temperatura com temperatura, massa com massa, etc.

Inicie a aula perguntando aos alunos se eles sabem a diferença entre massa e peso. Em seguida, leve uma balança digital para a sala de aula, coloque algum objeto sobre ela e faça a pergunta: “Ao colocar esse objeto em uma balança, o que estamos medindo: o seu peso ou a sua massa?”.  Diferentes opiniões e explicações serão manifestadas durante a discussão, mas o importante é que todos cheguem à seguinte conclusão: Massa e Peso são grandezas diferentes. A Massa mede a quantidade de matéria de um corpo e o Peso mostra a relação da massa com a aceleração da gravidade local.

Aproveite o momento para contar um pouco da história de como os povos antigos faziam para medir, que recursos e padrões adotavam e quais desses padrões, apesar de hoje em dia já termos as unidades de medidas padronizadas, ainda estão presentes. Para saber mais acesse o arquivo “Pesos e medidas – Histórico” (disponível em http://www.fisica.net/unidades/pesos-e-medidas-historico.pdf .Acesso em maio 2013).

Após esse momento, em que a História ajuda na compreensão do espaço e tempo e que, tudo surge conforme a necessidade conforme a época em que vivemos, faça as seguintes perguntas para os alunos:

a) Quais unidades de medidas de massa vocês conhecem?

b) Onde essas unidades são mais utilizadas no dia a dia?

Divida os alunos em grupos e entregue para cada grupo revistas para recortes, folhetins de drogarias ou farmácias, de hipermercados ou de açougues. Peça para que cada recorte imagens que representem diferentes unidades de medida de massa e expliquem para os colegas. Certamente, aparecerão aquelas que mais utilizamos no dia a dia como o quilograma (kg), o grama (g) e o miligrama (mg).

Conclua esse primeiro momento passando para a turma o vídeo“Unidades de Medida de Massa (Peso) | Matemática Rio”, conforme ilustra imagem abaixo:

video unidades de medida de massa

Imagem: Vídeo 7min22s. Unidades de Medida de Massa (Peso) | Matemática Rio

Fonte: Unidades de medida de massa: disponível em https://www.youtube.com/watch?v=w-2xXCr_GTE Acesso em maio 2013.

SEGUNDO MOMENTO:

Professor (a) aproveite esse momento para fazer parcerias com os professores (as) de Ciências e de Geografia. Inicie a aula entregando para cada aluno a folha de papel A4 com o texto “O desperdício de alimentos no Brasil” (presente na tabela abaixo) e proponha a leitura do mesmo.

O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS NO BRASIL

O Brasil é o quarto produtor mundial de alimentos (Akatu, 2003), produzindo 25,7% a mais do que necessita para alimentar a sua população (FAO). De toda esta riqueza, grande parte é desperdiçada.

Segundo dados da Embrapa, 2006, 26,3 milhões de toneladas de alimentos ao ano tem o lixo como destino. Diariamente, desperdiçamos o equivalente a 39 mil toneladas por dia, quantidade esta suficiente para alimentar 19 milhões de brasileiros, com as três refeições básicas: café da manhã, almoço e jantar (VELLOSO, Rodrigo. Comida é o que não falta. Superinteressante. São Paulo: Ed. Abril, nº 174, março/2002).

De acordo com o caderno temático “A nutrição e o consumo consciente” do Instituto Akatu (2003), aproximadamente 64% do que se planta no Brasil é perdido ao longo da cadeia produtiva:

  • 20% na colheita;
  • 8% no transporte e armazenamento;
  • 15% na indústria de processamento;
  • 1% no varejo;
  • 20% no processamento culinário e hábitos alimentares.

Segundo Instituto Akatu, 2004: Os números supracitados fazem do Brasil um dos campeões mundiais de desperdício. Analisando estes dados de uma forma mais simples, isso significa que uma casa brasileira desperdiça, em média, 20% dos alimentos que compra semanalmente, o que remete a uma perda de US$ 1 bilhão por ano, ou o suficiente para alimentar 500 mil famílias.

Prova deste desperdício financeiro é ressaltada pela 8ª Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro, em 2007, que demonstra que os supermercados perderam 4,48% de seu movimento financeiro, em perecíveis. Além disso, uma estimativa realizada pela Coordenadoria de Abastecimento da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo indicara que perdas na cadeia produtiva dos alimentos equivalem a 1,4% do PIB – Produto Interno Bruto.

 

Fonte: disponível em http://www.bancodealimentos.org.br/o-desperdicio-de-alimentos-no-brasil/. Acesso em maio 2013.

Peça que os alunos destaquem com a caneta marca texto as unidades de medidas de massa e as informações mais relevantes presentes no texto. Faça uma discussão com a turma acerca do que é tratado no mesmo e dê oportunidade para os alunos se expressarem mediante as informações apresentadas.

No laboratório de informática com acesso a internet ou na sala de aula com o computador e a TV, passe o vídeo de 10min53s do programa CQC exibido em 18/06/13 com o título “Desperdício de comida”.

desperdício de comida

Imagem: Vídeo de 10min53s do programa CQC exibido em 18/06/13 com o título “Desperdício de comida”.

Fonte: disponível emhttp://www.youtube.com/watch?v=7bFLj1Ba680 Acesso em maio 2013.

Após o vídeo proponha que os alunos utilizem o texto“O desperdício de alimentos no Brasil”, para responder às seguintes perguntas:

a) Do total de alimentos que se planta no Brasil, qual é o percentual de alimentos que é desperdiçado?

b) Do percentual de alimentos desperdiçados no Brasil, qual é o percentual desperdiçado no processamento culinário e nos hábitos alimentares?

c) Segundo o texto 26,3 milhões de toneladas de alimentos ao ano tem o lixo como destino. Como podemos representar essa medida em quilogramas (kg)?

d) Diariamente, segundo o texto, desperdiçamos o equivalente a 39 mil toneladas por dia. Como podemos representar essa medida em quilogramas (kg)? E em gramas (g)?

Em seguida peça cada aluno faça uma pesquisa e responda as perguntas: Na rotina diária da sua casa é comum desperdiçar comida? Qual alimento é mais desperdiçado diariamente? É comum o hábito de reaproveitamento de alimentos?

No laboratório de informática com acesso a internet ou na sala de aula com o computador e a TV, passe o vídeo de 9min14s do programa “Ver Mais – Gourmet” que fala sobre como podemos reaproveitar alimentos que diariamente jogamos no lixo em nossas casas.

aproveitamento de alimentos

Imagem: Vídeo de 9min14s do programa “Ver Mais – Gourmet”

 Fonte: disponível em http://www.youtube.com/watch?v=d6jZvF1xGTM Acesso em maio 2013.

Professor(a), apresente o site da ONG Banco de Alimentos (disponível em http://www.bancodealimentos.org.br/o-desperdicio-de-alimentos-no-brasil/. Acesso em maio 2013) para que os alunos fiquem informados a respeito desse assunto e socializem as informações com seus familiares para que possam, na rotina diária, adquirir hábitos que minimizem o desperdício de alimentos.

Tome como exemplo a sugestão da revista Nova Escola e construa com os alunos um painel com o título “De olho na comida” contendo atitudes que podemos praticar diariamente para diminuirmos a quantidade de comida que vai para o lixo. Divulgue esse painel nos corredores ou no refeitório da escola.

nova escola

Imagem: Reportagem extraída da revista Nova Escola

Fonte:Revista Nova Escola. Todos podem ler e escrever assim. São Paulo. Ano XXVIII nº 261. Abril 2013. Editora Abril.

Para finalizar, o professor (a) pode propor uma atividade prática utilizando balanças digitais, calculadora simples e papel para os registros. Durante o recreio, os alunos podem calcular a massa total de alimentos que é desperdiçada na escola por dia. Os alunos podem também, em seguida, calcular o percentual, fazer transformações para diferentes unidades de medida de massa, construir cartazes e divulgar essa informação para toda comunidade escolar com o intuito de sensibilizá-los quanto ao tema.

Recursos Complementares

Professor (a) sugiro que você acesse os endereços a seguir:

Mãos na Massa

Fonte: disponível em http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/md_nelci_soares_vidotti.pdf .Acesso em maio 2013.

O desperdício de alimentos no Brasil

Fonte: disponível em http://www.bancodealimentos.org.br/o-desperdicio-de-alimentos-no-brasil/.Acesso em maio 2013.

Pesos e medidas – Histórico

Fonte: disponível em http://www.fisica.net/unidades/pesos-e-medidas-historico.pdf .Acesso em maio 2013.

 

Professor (a) sugiro que você leia o livro a seguir:

MACHADO, N.J. Medindo comprimentos. Parte da Coleção Vivendo a Matemática. Editora Scipione, 2000.

Avaliação

A participação e o envolvimento dos alunos nas atividades propostas ajudam no processo de construção do conhecimento acerca dos conteúdos ministrados. Por isso, professor (a), fique atento quanto a atitude de seus alunos durante as aulas ministradas, faça registros e intervenha quando for necessário.

Avalie, a partir dos registros dos alunos, das atividades, das discussões e da elaboração do painel, se as experiências vivenciadas durante as aulas contribuíram para um aprendizado significativo acerca das unidades de medida de massa e da sua importância no dia a dia.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.