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Doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) – Parte 1

 

24/05/2013

Autor y Coautor(es)
CLAUDIA REGINA MONTES GUMERATO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lérida de Oliveira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer os métodos de prevenção das DSTs.

Identificar situações de vulnerabilidade frente às DSTs.

Compreender a importância da prática do sexo seguro para a saúde humana.

Duração das atividades
03 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas de DSTs (Ensino Fundamental).

Noções básicas de Informática.

Interpretação de textos.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro Momento: Conhecendo as DSTs

Preparação do Ambiente:

Esse momento da aula poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a exibição dos vídeos selecionados abaixo. O professor pode também fazer o download dos vídeos previamente e gravá-los em DVD, para exibição em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula.

Observação:

Fica a critério do professor a interrupção parcial dos vídeos para a discussão de algumas cenas. Essa estratégia possivelmente será mais proveitosa se a turma demonstrar, mediante comentários espontâneos, maior interesse em determinadas passagens. Outra possibilidade é a exibição completa dos vídeos seguida da discussão. 

Vídeo 1 – Descubra a diferença entre as doenças sexualmente transmissíveis (23:49)

1

Disponível: http://globotv.globo.com/rede-globo/bem-estar/v/descubra-a-diferenca-entre-as-doencas-sexualmente-transmissiveis/2097946/ (Acesso em 17/05/2013)

Vídeo 2 – Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) (8:36)

2

Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=RYQgyfiqwvU(Acesso em 17/05/2013)

Finalizada a exibição dos vídeos, o professor mediará um debate com os alunos por meio da apresentação de questões norteadoras. São elas:

1 – O que caracteriza as DSTs?

2 – Quais são os principais sintomas das DSTs?

3 – De que forma as DSTs podem ser prevenidas?

4 – De que forma as DSTs podem ser diagnosticadas?

5 – De que forma as DSTs podem ser tratadas?

6 – Quais são as principais complicações das DSTs?

O professor deve registrar os pontos principais do debate e ficar atento a possíveis equívocos, cabendo a ele imediatamente interferir e posicionar os alunos em relação às questões em pauta, assim como estimular a argumentação dos alunos por meio de perguntas complementares.

Segundo Momento: Ampliando o conhecimento sobre as DSTs

Esse momento da aula deverá ser desenvolvido no Laboratório de Informática. Agora serão utilizados computadores com acesso à internet, caderno para anotações, caneta e lápis. O professor deverá organizar a turma em sete grupos – preferencialmente com, no mínimo, três integrantes cada – para a utilização dos computadores, sendo necessário um computador por grupo.

Observação:

Caso o professor não disponha de um Laboratório de Informática, pode orientar os alunos a realizar a coleta de dados em casa, mantendo a organização em grupos.

Como se vê abaixo, cada um dos sete grupos ficará responsável por coletar dados sobre diferentes tipos de DSTs, consultando, para tanto, sites específicos.

Mais especificamente, cabe ao professor orientar cada um dos sete grupos a coletar dados referentes:

  • À caracterização das DSTs designadas para o grupo
  • A seu agente;
  • Às suas complicações e consequências;
  • À sua transmissão;
  • A seu período de incubação;
  • A seu diagnóstico;
  • A seu tratamento e
  • À sua prevenção

 

Cada um dos grupos deverá selecionar e arquivar, em um documento do Microsoft Word, as informações e as imagens que considerar mais importantes nos sites pesquisados a partir dos parâmetros estabelecidos, as quais serão utilizadas no momento seguinte da aula.

Sites indicados para consulta:

Grupo 1:   Cancro mole e condiloma acuminado (HPV)

Disponível: http://www.dst.com.br/pag02.htm(Acesso em 17/05/2013)

Disponível: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/hpv (Acesso em 17/05/2013)

Disponível: http://www.aids.gov.br/pagina/dst-1(Acesso em 17/05/2013)


Grupo 2: Clamídia e gonorreia

Disponível: http://www.brasilescola.com/doencas/clamidia.htm(Acesso em 17/05/2013)

Disponível: http://www.dst.com.br/pag04.htm(Acesso em 17/05/2013)

Disponível:  http://www.aids.gov.br/pagina/dst-1(Acesso em 17/05/2013)


Grupo 3: HIV (AIDS)

Disponível: http://www.dst.com.br/pag08.htm(Acesso em 17/05/2013)

Disponível: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/aids(Acesso em 17/05/2013)

Disponível: http://www.aids.gov.br/pagina/dst-1(Acesso em 17/05/2013)


Grupo 4: Doença inflamatória pélvica (DIP) e donovanose

Disponível: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?156(Acesso em 17/05/2013)

Disponível: http://www.infoescola.com/doencas/donovanose/(Acesso em 17/05/2013)

Disponível: http://www.aids.gov.br/pagina/dst-1(Acesso em 17/05/2013)


Grupo 5: Hepatite B e  herpes

Disponível: http://www.dst.com.br/pag06.htm(Acesso em 17/05/2013)

Disponível: http://www.dst.com.br/pag03.htm(Acesso em 17/05/2013

Disponível: http://www.aids.gov.br/pagina/dst-1(Acesso em 17/05/2013)


Grupo 6: Sífilis e  Tricomoníase

Disponível: http://www.dst.com.br/pag01.htm(Acesso em 17/05/2013)

Disponível: http://www.infoescola.com/doencas/tricomoniase/(Acesso em 17/05/2013)

Disponível: http://www.aids.gov.br/pagina/dst-1(Acesso em 17/05/2013)
 

Grupo 7: Infecção pelo Vírus T-linfotrópico humano (HTLV) e  Linfogranuloma venéreo

Disponível: http://www.medicinageriatrica.com.br/2012/08/25/doenca-sexualmente-transmitida-infeccao-pelo-virus-t-linfotropico-humano-htlv/ (Acesso em 17/05/2013)

Disponível: http://www.tuasaude.com/linfogranuloma-venereo/  (Acesso em 17/05/2013)

Disponível: http://www.aids.gov.br/pagina/dst-1 (Acesso em 17/05/2013)

Terceiro Momento: Organizando um seminário de pesquisa sobre as DSTs

Preparação do Ambiente:

Esse momento da aula pode ser desenvolvido em sala de aula ou em outro local a critério do professor, e consiste na apresentação de seminários de pesquisa.

Serão utilizadas as informações e imagens selecionadas e arquivadas pelos grupos no momento anterior da aula. Nesse sentido, cabe ao professor orientar os alunos a manter os mesmos grupos.

O seminário de pesquisa nada mais é do que um procedimento metodológico que envolve o estudo e a apresentação em grupo sobre um determinado assunto (vide link abaixo)

Disponível:  http://www.coladaweb.com/como-fazer/seminario(Acesso em 17/05/2013)

A apresentação dos grupos poderá ser feita por meio de exposição oral, utilização do quadro-negro, flip-chart, cartazes, etc.

Cabe ao professor fazer uma avaliação global sobre a apresentação dos grupos, enfatizando a adequação das informações veiculadas, bem como uma síntese das conclusões.

Observação:

Os grupos deverão arquivar as informações e as imagens obtidas nos sites e utilizadas para a elaboração do seminário para que possam também utilizá-las posteriormente, na continuidade dessa aula, intitulada Doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) – Parte 2.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições da turma como um todo, assim como a partir do envolvimento dos alunos nas atividades solicitadas ou, mais especificamente, do desempenho no seminário de pesquisa.

Opinión de quien visitó

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Opiniones

  • Luciane Galarça, Factum Ensino Técnico e Superior , Rio Grande do Sul - dijo:
    lu.cz@hotmail.com

    16/10/2013

    Cinco estrelas

    Gostei muito, consultei para fazer um trabalho da faculdade e achei tudo o que procurava. Os conteúdos estão bem explicado. Continem nesse mesmo ritmo. Obrigada. Aluna do Bacharelado em Enfermagem. Luciane Galarça


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