Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Toda atividade física é esporte??

 

24/05/2013

Autor e Coautor(es)
CLEBER GARCIA CASAGRANDE
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leandro Rezende, Elizabet Rezende.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conceituar e diferenciar atividade física e esporte.
  • Identificar atividades físicas e práticas esportivas realizadas pelas pessoas em nossa sociedade;
  • Comparar essas atividades identificando as características específicas de cada uma assim como, os efeitos para as crianças, jovens, adultos e terceira idade.
Duração das atividades
08 horas/aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

1° AULA: Identificação do conhecimento prévio da turma sobre esporte

  • O professor iniciará a aula apresentando imagens de alguns esportes e de pessoas praticando atividades físicas. Antes da exposição das imagens, o professor orientará os alunos pensarem em duas questões: a) Quais práticas de atividades físicas que eles conhecem e já vivenciaram? b) Quais modalidades esportivas que eles conhecem e já praticaram?

Sugestões de imagens:

i1

 

Disponível em:  https://www.google.com.br/search?q=atividade+f%C3%ADsica&hl=pt-BR&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=l0-ZUZHrHuaS0QH9v4GgBA&sqi=2&ved=0CDMQsAQ&biw=1366&bih=643#imgrc=JTy-dvuda3oKrM%3A%3BVpQ8BaMX1PwceM%3Bhttp%253A%252F%252F2.bp.blogspot.com%252F_49RkSFJQn0Q%252FTL8simG-kFI%252FAAAAAAAAAGM%252FO7YzK_aMna8%252Fs1600%252Fatividade_fisica.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Ftecnutribrunacaemerer.blogspot.com%252F2010%252F10%252Fatividade-fisica-em-jejum-tome-cuidado.html%3B364%3B410 Acessado dia 15 de maio de 2013.

i2

Disponível em: https://www.google.com.br/search?q=ATIVIDADE+F%C3%8DSICa&hl=pt-BR&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=cVCZUYLcGqHk0gHRyoDIBg&sqi=2&ved=0CDMQsAQ&biw=1366&bih=643#imgrc=wTgiie7IvYSx_M%3A%3B7dCBOAYATAkn4M%3Bhttp%253A%252F%252Fmsalx.claudia.abril.com.br%252F2012%252F09%252F04%252F1325%252F9gWCn%252Fpilates-atividade-fisica-saude-teste.jpg%253F1346776238%3Bhttp%253A%252F%252Fclaudia.abril.com.br%252Ftestes%252Fqual-e-a-atividade-fisica-que-mais-combina-com-voce%253Fp%253D%252Fparticipe%252Ftestes%3B415%3B350 Acessado no dia 15 de maio de 2013.

i3

Disponível em: https://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1366&bih=643&q=esporte&oq=esporte&gs_l=img.3..0l10.2430.3337.0.4138.7.7.0.0.0.0.213.984.3j3j1.7.0...0.0...1ac.1.14.img.GQPiHRbv1D0#imgrc=n9EU6HxyE-HlqM%3A%3Bc6OzwjUTiJ987M%3Bhttp%253A%252F%252Fcatracalivre.com.br%252Fwp-content%252Fuploads%252F2012%252F06%252Fesportes-adolescentes.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fcatracalivre.com.br%252Fsp%252Furbanidade%252Fbarato%252Fesporte-jovem%252F%3B800%3B600 Acessado no dia 15 de maio de2013.

i4

Disponível em: https://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1366&bih=643&q=esporte&oq=esporte&gs_l=img.3..0l10.2430.3337.0.4138.7.7.0.0.0.0.213.984.3j3j1.7.0...0.0...1ac.1.14.img.GQPiHRbv1D0#imgrc=BBHW7QHFey-pFM%3A%3BXV7KQjMM30F6UM%3Bhttp%253A%252F%252Fmaisequilibrio.terra.com.br%252Fmaisequilibrio%252Fimagens%252Finteracao%252Foriginal%252F6%252Fo-esporte-e-o-desenvolvimento-da-crianca-3-459.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fmaisequilibrio.terra.com.br%252Fo-esporte-e-o-desenvolvimento-da-crianca-7-1-6-686.html%3B570%3B379 Acessado no dia 15 de maio de 2013.

2. Logo após esta dinâmica, o professor informará que devemos escolher uma das modalidades apresentadas nas 4 imagens anteriores para praticar utilizando o tempo do restante da aula. A escolha será por votação (opção votada pela maioria).

3. Antes de conduzir os alunos para quadra (ou para outro espaço adequado à prática mais votada), o professor indicará como tarefa de casa, uma Enquete, que eles deverão participar votando em uma das alternativas de respostas à pergunta: Toda Atividade Física é Esporte? Com as respostas da Enquete o professor identificará o conhecimento prévio da turma em relação à compreensão conceitual de “Atividade Física” e “Esporte”.

Clique no link abaixo Imagem para acessar a Enquete.

enquete

http://www.enquetes.com.br/popenquete.asp?id=1065924, Acessado em 20 de maio de 2013.

Sugestões de sites de criação de Enquete:

http://www.enquetes.com.br, Acessado em 18 de maio de 2013.

http://www.criarenquete.com.br/, Acessado em 18 de maio de 2013.

Sugestões de vídeos com tutoriais:

Como fazer um Quis em Flash, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=nOJDIjsRyZc  Acessado em 15 de maio de 2013.

2ª E 3ª AULAS: Discussão dos resultados da Enquete

 

  1. O professor iniciará a aula a partir da tarefa de casa da aula anterior. Será feita uma exposição dos resultados da Enquete: “Toda Atividade Física é Esporte?”.

Atenção Professor!! O ideal é fazer a exposição dos resultados tantos por números como por percentuais. Nesse caso, basta clicar no segundo “botão” virtual -  Resultado Parcial - inserido na parte inferior da Enquete (veja imagem abaixo). Ao clicar nesse ícone você terá tanto os percentuais de votação como o número da quantidade de votos até o momento. Esses números deverão ser projetados para os alunos, de modo a se tornarem objeto de discussão na aula.

Veja na imagem abaixo como você deve fazer para ter acesso aos resultados parciais da Enquete:

enq 2

2. Em seguida, o professor deverá conduzir a discussão, solicitando que os alunos justifiquem suas respostas. Ele permitirá que os alunos que se sentirem à vontade revelem qual foi o seu voto, no entanto, deverão responder o “por que” de sua resposta. A dinâmica pode ser realizada em diálogo aberto entre professores e alunos.

3. Após a discussão o professor convidará os alunos para escolherem vivenciarem a 2ª prática mais votada na aula anterior. E, quanto às respostas da Enquete, deixará suspenso, o gabarito, e os alunos curiosos para descobrirem como encontrarão a resposta correta para a referida Enquete.

4. Na aula seguinte, o professor apresentará um vídeo denominado: Esporte na escola – (Programa 03) do site TV Escola. O professor apresentará o vídeo no intuito de voltar a problematizar os argumentos presentes na polêmica lançado desde o início: Afinal, toda atividade física é esporte?

tv escola

Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=5056 Acesso em 15 de maio de 2013.

  1. Logo depois da apresentação do vídeo, o professor permitirá que os alunos se expressem em relação às modalidades que eles viram e que podem estar associadas ao conceito de Atividade Física ou Esporte. Algumas perguntas podem orientar a discussão, tais como:

a)    Quais modalidades do vídeo você mais gostou? Por quê?

b)    Algumas delas poderiam ser chamadas de Atividades Físicas? Esportes? Ou as duas coisas?

Exemplo: A tradicional “Corrida de Jerico” em Pernambuco, pode ser considerada Esporte?

6.  Em seguida, o professor solicitará, como tarefa de casa, que os alunos pesquisem para próxima aula, algumas definições de Atividade Física e Esporte. Nesse caso, o professor deverá indicar um roteiro de sites para que os alunos não se percam em consultas na internet que não atendam o objetivo da atividade.

 

Sugestões de sites que podem compor o Roteiro:

 

Definições de Atividade física:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Atividade_f%C3%ADsica, Acessado em 18 de maio de 2013.

O que é atividade física? http://www.dicasdetreino.com.br/o-que-e-atividade-fisica/ Acessado em 18 de maio de 2013.

http://arquivos.portaldaindustria.com.br/portlet/200/14256/20120529074346888762e.pdf Acessado em 18 de maio de 2013.

Definições de Esporte:

http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=esporte Acessado em 18 de maio de 2013.

http://www.cdcc.usp.br/ciencia/artigos/art_22/esportesaude.html Acessado em 18 de maio de 2013.

http://www.infojovem.org.br/infopedia/tematicas/esporte/esporte-educacional/ Acessado em 18 de maio de 2013.

 

4ª, 5ª E 6ª AULAS: Socialização das pesquisas e vivências

  1. No início desta aula, o professor solicitará que os alunos que sentirem vontade de falar, comentem individualmente as definições que encontrou.
  2. Em seguida, peça que os alunos dividam-se em grupos (máximo de 05 componentes), ediscutam em função de suas definições pesquisadas, e entrem em um consenso para formularem apenas uma definição para cada conceito de “Atividade Física” e “Esporte”, mencionado dois exemplos pelos menos.
  3. O professor informará que, na próxima aula, escolheremos (na forma de votação) doisdaqueles exemplos, para vivenciarmos, buscando identificar elementos desses conceitos nas características de cada atividade feita na aula sob orientação do professor.
  4. Na aula seguinte, o professor fará uma exposição de síntese sobre as definições de “Atividade Física” e “Esporte”, considerando as informações pesquisadas, inclusive partindo delas. O objetivo é esclarecer as aproximações e distanciamentos dessas definições e, finalmente, evidenciar cientificamente (com base em seus referenciais teóricos) as diferenças conceituais entre Atividade Física e Esporte.

- Diante da dinâmica acima, o professor poderá ainda:

a) Retomar a Enquete, e afirmar qual resposta esta correta com base na exposição síntese e definição fundamentada em suas referências científicas;

b) Selecionar trechos do vídeo, apontando quais modalidades entrariam em um ou em outro conceito, diante dos esclarecimentos do ponto de vista cientifico que ele mostrou à turma.

5. Após essa exposição e esclarecimentos de dúvidas, fazer a votação dentre os exemplos de modalidades dos grupos da aula anterior, e vivenciara primeira modalidade mais votada. Exemplo de atividade mais votada: Modalidade Esportiva: voleibol.

- Após a vivência, o professor solicitará que, em uma roda de conversa, os alunos comentem duas questões: porque a atividade que eles acabaram de fazer trata-se de um Esporte? Quais as características dessa modalidade que o define como práticaesportiva?

Na aula seguinte, vivenciar a segunda modalidade mais votada e, ao final, desenvolver a mesma discussão com a turma sobre identificação das características que a definem como Atividade Física ou Esporte.

Sugestões de sites sobre Instituições Esportes:

www.brasilhandebol.com.br/ Acessado em 18 de maio de 2013.

www.cbv.com.br/ Acessado em 18 de maio de 2013.

www.futsaldobrasil.com.br/ Acessado em 18 de maio de 2013.

Atenção Professor!!Caso você identifique possibilidades com a turma, e tenha um tempo maior, você pode ampliar um pouco mais a discussão. É possível abordar a diferença entre Atividade Física e Exercício Físico. Isto se justifica tendo em vista que até mesmo a literatura científica não é pacífica nessa diferenciação. Sendo assim, é possível resgatar, com base em alguns autores, as diferenças e similaridades desses conceitos. Nesse caso, o Esporte entraria como uma forma de se praticar Exercício Físico.

7º AULA: Quizz on line: Diferenças entre Atividade Física e Esporte

  1. Após o professor esclarecer conceitualmente essas diferenças,ele convidará a turma para um jogo virtual.

- Os alunos deverão ser conduzidos para o Laboratório de Informática da escola, e acessarão um link que os levarão à um Quiz on line, previamente elaborado e testado pelo professor quanto à sua funcionalidade. Para experimentar visite o link abaixo:

quiz

http://www.quizzes.com.br/pt/quiz/6864101/atividade-fisica-e-esporte Acessado em 18 de maio de 2013.

Sugestões de sites para criação de Quiz:

http://www.quizzes.com.br/pt/como-criar-um-quiz Acessado em 18 de maio de 2013.

http://www.zooming.com.br/fazer-site/crie-um-quiz-para-o-seu-site/ Acessado em 18 de maio de 2013.

Recursos Complementares
Avaliação
  1. A avaliação deverá ocorrer em todo processo na medida em que o professor observe e registre os domínios dos alunos sobre os conhecimentos teórico/práticos quanto à diferença entre os conceitos estudados.
  2. Na última aula (aula 08), o professor poderá solicitar que os grupos se reúnam mais uma vez, e elaborem um cartaz que abordem as diferenças conceituais entre Atividade Física e Esporte e exemplos de modalidades com imagens para exposição  na escola.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.