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Doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) - Parte 2

 

24/05/2013

Autor y Coautor(es)
CLAUDIA REGINA MONTES GUMERATO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lérida de Oliveira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer as principais DSTs em termos de suas características básicas.

Utilizar recursos tecnológicos na construção do conhecimento sobre DSTs.

Organizar criteriosamente informações sobre DSTs oriundas de diferentes fontes.

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas de DSTs (Ensino Fundamental).

Noções básicas de Informática.

Interpretação de textos.

Estratégias e recursos da aula

Essa aula, como seu próprio título indica, representa a continuidade da aula Doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) - Parte 1, disponível no Portal do Professor.

Primeiro Momento: Conhecendo o Google Docs

Preparação do Ambiente:

Esse momento da aula poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Será necessário um computador com acesso à internet e um projetor multimídia para a exibição do vídeo selecionado abaixo.

O vídeo apresenta o passo-a-passo da criação de um texto colaborativo no Google Docs.

Vídeo 1 - Tutorial sobre o Google Docs (Motivação – 7:13)

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Disponível http://www.youtube.com/watch?v=0RAqWea1o7s (Acesso feito dia 18/05/2013)

Sendo necessário o professor, deve auxiliar os alunos na interpretação das informações sobre a criação de um texto colaborativo no Google Docs, o qual será um importante meio de comunicação, interação e exploração do conteúdo da aula.

Observação:

O professor pode também fazer o download do vídeo previamente e gravá-lo em DVD, para exibição em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula.

Segundo Momento: Criando textos colaborativos no Google Docs

Esse momento da aula deverá ser desenvolvido no Laboratório de Informática e nele, o  professor deverá orientar e acompanhar os alunos na criação de textos colaborativos no Google Docs, referente ao tema DSTs.

Os alunos devem retomar os sete grupos organizados previamente para os fins da aula Doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) - Parte 1, uma vez que o conteúdo para a elaboração dos textos colaborativos será constituído basicamente pelas informações e imagens sobre DSTs coletadas para a pesquisa realizada em tal aula.

Será necessário um computador por grupo. O professor deve orientar os grupos a acessar o site abaixo, por meio do qual poderão criar gratuitamente uma conta no Google Docs. Inicialmente, cada grupo deverá fazer sua inscrição no Google Docs com um e-mail e senha.
 

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Disponível:   https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=writely&passive=1209600&continue=https://docs.google.com/?tab%3Dwo%23&followup=https://docs.google.com/?tab%3Dwo&ltmpl=homepage (Acesso em 18/05/2013)
 

Finalizada a inscrição, cada grupo deverá inserir no Google Docs as informações e imagens coletadas, criando, assim, um arquivo próprio, que terá um caráter colaborativo na medida em que deverá ser construído conjuntamente pelos integrantes do grupo.

O professor deve acompanhar atentamente esse processo.

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O professor deverá orientar cada um dos grupos a fornecer a senha de acesso de seus arquivos aos demais grupos. Desse modo, os grupos poderão ter acesso aos arquivos uns dos outros, o que contribuirá para a socialização do conhecimento referente ao tema da aula.

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Os alunos ainda deverão ser orientados pelo professor a navegar nos arquivos dos colegas e comentá-los por meio de posts, reforçando, assim, o caráter colaborativo dos textos. Em casa, os alunos deverão ainda convidar seus familiares e amigos para navegarem em seus arquivos para explorar mais esse recurso digital. Além disso, os textos colaborativos poderão ser divulgados pelos alunos em suas mídias sociais.

Observação:

A criação de textos colaborativos no Google Docs poderá ser utilizada pelo professor em outras atividades da disciplina, fomentando, assim, o interesse dos alunos nas atividades escolares.


Terceiro Momento: Testando o conhecimento

Esse momento poderá ser desenvolvido em sala de aula. Cabe ao professor entregar a cada aluno uma via impressa do questionário abaixo, o qual é constituído por questões inspiradas em questões de processos seletivos de universidades e do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Ressalte-se que o material disponibilizado aos alunos obviamente não deve apresentar as respostas, as quais se encontram destacadas em vermelho apenas para facilitar o trabalho do professor.

Questionário

1. Uma nova preocupação atinge os profissionais que trabalham na prevenção da AIDS no Brasil. Tem-se observado um aumento crescente, principalmente entre os jovens, de novos casos de AIDS, questionando-se, inclusive, se a prevenção vem sendo ou não relaxada. Essa temática vem sendo abordada pela mídia:

"Medicamentos já não fazem efeito em 20% dos infectados pelo vírus HIV.

Análises revelam que um quinto das pessoas recém-infectadas não haviam sido submetidas a nenhum tratamento e, mesmo assim, não responderam às duas principais drogas anti-AIDS. Dos pacientes estudados, 50% apresentavam o vírus FB, uma combinação dos dois subtipos mais prevalentes no país, F e B". (Adaptado do "Jornal do Brasil", 02/10/2001.)

Dadas as afirmações acima, considerando o enfoque da prevenção, e devido ao aumento de casos da doença em adolescentes, afirma-se que

I - Os vários tipos de vírus estão tão resistentes que não há nenhum tipo de tratamento eficaz e nem mesmo qualquer medida de prevenção adequada.

II - Os vírus estão cada vez mais resistentes e, para evitar sua disseminação, os infectados também devem usar camisinhas e não apenas administrar coquetéis.

III - O sucesso inicial dos coquetéis anti-HIV talvez tenha levado a população a se descuidar e não utilizar medidas de proteção, pois se criou a ideia de que estes remédios sempre funcionam.

Está correto o que se afirma em

a) I, II e III.

b) I, apenas.

c) II, apenas.

d) I e III, apenas.

e) II e III, apenas.


2. Considere as quatro afirmações seguintes.

I. Nem todo portador do vírus HIV tem AIDS.

II. O diafragma usado com espermicida é um método eficiente para se evitar o contágio pelo HIV.

III. O uso de preservativos é dispensável nas relações sexuais entre duas pessoas já infectadas pelo vírus HIV.

IV. Uma mulher HIV positiva pode transmitir o vírus ao seu filho durante a gravidez e o parto e pela amamentação.

Das afirmações apresentadas, são corretas:

a) I e III.

b) I e II.

c) I e IV.

d) II e III.

e) III e IV.


3. Leia o trecho sobre HIV/AIDS a seguir, extraído de um artigo que discute a trajetória da epidemia. Nele as autoras apresentam alguns relatos de jovens de escolas noturnas de São Paulo, ao mesmo tempo em que tecem seus comentários.

"A camisinha é considerada eficaz para a AIDS, porém pouco prazerosa e frágil: é muito fininha, rasga com facilidade, parece uma bexiga. Na verdade eles continuam sem saber como usá-la e isso tem sido descrito como o motivo maior de falha da camisinha . A maioria dos programas não chega nos detalhes para ajudá-los a utilizar o preservativo adequadamente, param no use camisinha , ou esquecem de ressaltar que se trata de um processo de aprendizagem e de adaptação". (PAIVA, Vera, BESSA, C. Peres. "Jovens e Adolescentes em tempos de AIDS". In Psicologia USP, vol. 13, n. 1, São Paulo, 2000)

Com o objetivo de organizar programas de prevenção do HIV/AIDS, levando em consideração a aprendizagem e a adaptação dos jovens, foram feitas as seguintes propostas:

I. Procurar conhecer os interesses, fé pessoal, problemas e necessidades do público-alvo.

II. Estimular a inclusão dos pais, professores e comunidade organizada nos projetos de prevenção.

III. Discutir as escolhas contraceptivas com os jovens, seus planos sobre gravidez, vida familiar e oportunidades profissionais.

IV. Não levar em consideração as diferenças de cultura, de raça, de pensamento, de opção sexual e de opinião do público-alvo.

Assinale a alternativa que contém todas as medidas que procuram integrar a ideia de cidadania e direitos, aos temas da sexualidade.

a) Apenas I e II

b) Apenas I, II e III

c) Apenas I, II e IV

d) Apenas I, III e IV

e) Apenas II, III e IV


4. Em 25 anos o HIV matou 25 milhões de pessoas e está presente em outros 40 milhões. É a segunda doença infecciosa que mais faz vítimas no mundo, logo atrás da tuberculose. Em 2005, 3 milhões de pessoas morreram devido a AIDS; dessas vítimas, 570 mil eram crianças. Dentre as características biológicas citadas a seguir a única que pode ser encontrada no vírus da AIDS é:

a) DNA de fita simples.

b) membrana externa lipoprotéica.

c) parede celular formada por substâncias mucocomplexas.

d) enzima especial, a transcriptase reversa, para produzir DNA.

e) pequenos anéis de DNA, os plasmídeos, dispersos no capsídeo.


5. Já não se fala da AIDS (campanhas de prevenção e reportagens) como se falava há alguns anos, mas é sempre oportuno lembrar que o HIV continua infectando e matando milhares de pessoas por ano.

A esse respeito, leia o texto a seguir.

Em pouco menos de 20 anos, a AIDS já foi responsável por cerca de 19 milhões de óbitos no mundo inteiro. Somam-se a esses os quase 34 milhões de portadores vivos de AIDS no planeta. Acredita-se que grande parte desses indivíduos não sobreviverá, pois vive em países que são estrutural e economicamente incapazes de prover tratamento.

Supondo que a AIDS fosse controlada hoje (o que é obviamente uma impossibilidade) e somente esses dois números juntos totalizassem o seu número de mortes, ela seria responsável por mais de 53 milhões de óbitos. Esse número ultrapassa qualquer calamidade pública já vivida pelo homem, seja ela de caráter natural, médico ou social. A peste negra, por exemplo, matou de 22 a 45 milhões de pessoas na Europa. Mesmo a gripe espanhola, talvez a mais grave epidemia conhecida até então, matou cerca de 21 milhões de pessoas entre 1918 e 1919. Possivelmente, com as nossas atuais "armas", seríamos capazes de frear em grande escala essas outras doenças. (Extraído de "Folha explica a AIDS", de Marcelo Soares, Editora Publifolha, 2001.)

Com base no texto e em seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a afirmativa INCORRETA.

a) O tratamento com o coquetel anti-Aids favorece a disseminação do HIV.

b) O uso de antibióticos e vacinas, hoje disponíveis, poderia ser útil na prevenção da peste negra e a gripe espanhola, respectivamente.

c) Deve estar ocorrendo seleção de um número maior de indivíduos resistentes à AIDS nos países incapazes de prover tratamento para aidéticos.

d) O aumento da população mundial e a intensificação dos contatos entre as diferentes populações humanas favoreceram a pandemia de AIDS.


6. HIV e HPV são vírus responsáveis por duas das principais DSTs da atualidade, a AIDS e o condiloma (ou crista-de-galo), respectivamente. Em julho de 2003, os meios de comunicação divulgaram que foi liberado, apenas para testes, o uso de um gel que impediria o contágio pelo vírus da AIDS por meio do ato sexual. Esse gel, usado na vagina ou no ânus, possui substâncias que reconhecem e destroem a cápsula proteica do vírus.

Considerando tal mecanismo de ação, pode-se afirmar corretamente que:

a) a prevenção da gonorreia, doença para a qual também não há vacina, poderia ser feita por um gel que apresentasse o mesmo mecanismo de ação.

b) embora a cápsula proteica seja destruída, se o material genético do vírus continuar íntegro, isso é suficiente para que ele infecte novas células naquele meio.

c) princípio de ação semelhante poderia ser usado para a produção de medicamentos contra o HPV, causador do condiloma ou crista-de-galo, mas não seria eficiente contra a sífilis.

d) o uso do gel, se der resultados, será mais eficiente que o uso de uma possível vacina na diminuição da incidência da doença, já que não incorre na inoculação de vírus mortos ou atenuados no corpo humano.

e) se os resultados forem completamente positivos, esse medicamento liberará a população do uso definitivo da camisinha como preservativo das DSTs de uma forma geral, mas não como método contraceptivo.


7. Temos assistido ao surgimento de muitas doenças, especialmente as virais, destacando-se a AIDS e ultimamente a Febre Aviária. Em relação a essas doenças podemos afirmar que:

( V ) O vírus HIV é um vírus altamente mutagênico, o que dificulta a indução de imunidade artificialmente pelo processo de vacinação, a qual geralmente protege contra infecções virais como a poliomielite.

(  ) A rubéola, apesar de ser uma virose benigna na infância, é grave em mulheres grávidas, pois atravessa a placenta e atinge o embrião, causando diversas anomalias, sobretudo até o terceiro mês de gestação.

(  ) Não se conhece doença viral transmitida por inseto. Normalmente, o modo de transmissão é pela saliva, por contato sexual ou por transfusão de sangue.

(  ) A rubéola, apesar de ser uma virose benigna na infância, é grave em mulheres grávidas, pois atravessa a placenta e atinge o embrião, causando diversas anomalias, sobretudo até o terceiro mês de gestação.

(  ) A migração dos pássaros tem sido um fator complicador para o controle da febre aviária, virose que tem feito um grande número de vítimas, sobretudo na Ásia.

(  ) O vírus da catapora pode permanecer latente nos indivíduos que tiveram a doença, e podem, em consequência de baixa de imunidade, voltar a causar febre forte, dor e vermelhidão na pele, o que é chamado de "Herpes Zóster" ou "cobreiro".


8. O HIV é o causador da AIDS. Em relação a esse vírus podemos afirmar que é composto de:

a) DNA e ataca as hemácias.

b) RNA e ataca as plaquetas.

c) RNA e ataca as hemácias.

d) DNA e ataca os linfócitos T.

e) RNA e ataca os linfócitos T.


9. Em relação à AIDS, analise as proposições a seguir:

1. É causada por um retrovírus.

2. Pode ser transmitida pelo leite materno das mães contaminadas pelo HIV.

3. O uso de preservativos (camisinha) durante as relações sexuais é uma das principais medidas profiláticas.

4. A transmissão é frequente pelo contato de mãos.

Considerando o estágio atual de conhecimentos, estão corretos:

a) 1, 2, 3 e 4

b) 2 e 4, apenas

c) 2 e 3, apenas

d) 1, 3 e 4, apenas

e) 1, 2 e 3, apenas

Gabarito:

  1. E

6. C

  1. C

7. V V F V V

  1. B

8. E

  1. D

9. E

  1. A

 

Quarto Momento: Socializando e aprendendo

Esse momento da aula envolve a realização de uma campanha para sensibilização e orientação à comunidade escolar sobre métodos de prevenção das DSTs, a ser desenvolvida pelos alunos com base no conteúdo trabalhado nos momentos anteriores da aula.

Essa campanha pode ter caráter educativo e envolver a elaboração de faixas, cartazes ou folders, assim como a realização de palestras. É possível ainda desenvolver a campanha por meio de uma apresentação artística, seja ela uma peça teatral ou um conjunto de esquetes. Essa apresentação artística pode ser feita para a escola em um sentido mais amplo, de modo que todos – alunos, funcionários, professores e pais – possam prestigiá-la e aprender mais sobre o assunto.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições da turma como um todo, assim como a partir do envolvimento dos alunos nas atividades solicitadas ou, mais especificamente, do desempenho na criação dos textos colaborativos.

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