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36, 37, 38, ... : que número você calça? Compreendendo a numeração dos sapatos.

 

21/05/2013

Autor e Coautor(es)
SILENE RODOLFO CAJUELLA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ângela Cristina dos Santos e Antomar Araujo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Atendendo as habilidades H1 e H2 da matriz de referência de Matemática do ENEM, ao final da aula o aluno deverá:

- Compreender como a numeração dos calçados foi criada.

- Reconhecer o significado da numeração de um calçado, identificando-a como um padrão numérico.

- Calcular a numeração do seu calçado.

- Analisar tabelas.

- Comparar a numeração dos calcados em alguns países. 

Duração das atividades
2 horas/aulas (50 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Operações com números decimais

- Leitura e interpretação de tabelas

- Conversão de unidades de medida de comprimento

- Uso da calculadora 

Estratégias e recursos da aula

- Texto e roteiro de atividades (uma cópia para cada aluno)

- Fita métrica

- Régua

- Calculadora

 

Professor(a), inicie a aula falando a respeito das etiquetas encontradas nos calçados importados,  os quais  trazem a  numeração daquele calçado nos diversos  países onde ele é comercializado..

 etiqueta de numeração

 Imagem: Etiqueta  de um tênis com numeração

Disponível em http://images04.olx-st.com/ui/10/90/08/t_1367973765_508188208_2.jpg  Acesso em Maio/2013

Acesso em Maio/2013

 

Em seguida, questione  os alunos quanto a importância de conhecer outros sistemas de numeração de calçados para realizar compras pela internet ou em viagem a outros países. Não se esqueça de salientar a necessidade de se comprar de empresas confiáveis, que respeitam a tabela de conversões de medidas.

MOMENTO 1

Professor, apresente aos alunos a seguinte atividade: Leia o texto a seguir: “De onde vem a Numeração dos Calçados?’  

 

De onde vem a Numeração dos Calçados?

"Texto adaptado de Sistema de Numeração de Calçados – Comprimento do Ponto Francês   de      

de FABIO MARCELO  disponível em http://fabiomarcelo.com/blog/?p=3723  Acesso em Maio/2013"

 

Quem nunca se perguntou: de onde vem a numeração do meu calçado?
Por exemplo: “Calço 42”! Mas 42 o que?

Esse número 42, não corresponde a centímetros, não corresponde a polegadas, não corresponde a milímetros. Então corresponde a que?!

A resposta é: 42 Pontos Franceses. Isso mesmo pontos franceses.
Primeiramente, um sistema de medidas serve para mensurar e padronizar os tamanhos dos calçados, fôrmas, solas e outros componentes utilizados na confecção dos calçados. Porém vale ressaltar, que existem vários sistemas de numeração para calçados, onde diversos países criaram os seus, ou adaptaram as suas técnicas.          

Na sua criação original o Ponto Francês tinha a medida de 10 milímetros, ou 1 centímetro. Durante sua utilização e com o passar do tempo notou-se, que a progressão de um número para outro se mostrou muito ampla, pois havia casos onde, por exemplo, um calçado 35 poderia ser apertado e um calçado 36 poderia ser folgado, principalmente nos calçados femininos.

Em virtude deste fato percebido pelos sapateiros de Paris, eles acabaram por constituir mudanças básicas neste sistema numérico, onde o fator de progressão que antes era de 10 milímetros, acabaria por ser de 6,66 milímetros, pois instituíram que: A medida de um Ponto Francês passaria a ser de 1/3 de dois Pontos Franceses, ou seja: 1/3 de 20mm = 6,66mm, ou  2/3 de 10mm = 6,66mm.             
 Logo após a implementação dessas mudanças houve uma melhora significativa no conforto dos calçados, principalmente os femininos, onde a progressão de número passou a ter uma menor diferença, amenizando assim o desconforto durante o período de adaptação na troca de tamanho dos calçados pelo crescimento dos pés.

Embora as adaptações tenham sido feitas pelos sapateiros de Paris, o sistema continuou conhecido como Ponto Francês e passou a ser utilizado pela maioria dos países europeus e por suas colônias da América Latina e África.

Na verdade o Ponto Francês tem a mesma medida em todos os países que o utilizem, porém existem interpretações ou adaptações na sua aplicação, antes de passarmos para um detalhamento maior vamos deixar bem claro que:


•Atualmente: Ponto Francês tem 6,66mm
Logo o fator de progressão entre um número e outro do calçado é de 6,66mm = 1 Ponto Francês.

Como mencionado acima, existe interpretações, ou adaptações no emprego do Ponto Francês, por isso países que utilizam o mesmo Ponto Francês em calçados com o mesmo tamanho têm numerações diferentes como, como por exemplo: Brasil = 35, Itália = 36 e França = 37.

Utilização do Ponto Francês na França: Na criação do Ponto Francês, os franceses determinaram como folga, ou margem de calce de 2 Pontos Franceses (2X (20/3)), ou 13,33mm, logo para obter-se o tamanho real da fôrma deve-se diminuir 2 Pontos Franceses proveniente de folga, ou margem de calce.

  • Ex. Número 37 é: 37 – 2 X (20/3) = 233,33mm.


Utilização do Ponto Francês na Itália: A aplicação do Ponto Francês na Itália visou uma questão estética, onde buscou explorar a vaidade feminina trazendo intrinsecamente uma estratégia de marketing, por isso a marcação da numeração teve sua escala diminuída em um Ponto. A real intenção foi conquistar o público feminino oferecendo calçado com numeração menor, isso devido que até num passado não muito distante, não era muito bem visto o fato de uma mulher ter um pé de tamanho mais avantajado. Com este artifício era possível uma mulher utilizar um calçado italiano supostamente menor do que um calçado francês. Este artifício foi conseguido em virtude da folga de calce ter sido reduzida de 2 pontos Franceses como é utilizado na França, para 1 Ponto Francês, logo para obter-se o tamanho real da fôrma na interpretação italiana deve-se diminuir 1 Ponto Francês proveniente folga, ou margem de calce.

  • Ex. Número 36 é: 36 – 1 X (20/3) = 233,33mm.



Utilização do Ponto Francês no Brasil: A aplicação do Ponto Francês no Brasil prevê o tamanho real do pé, sem qualquer folga do calce, a folga necessária para o calce será determinado pelo suplemento estabelecido no momento da criação da fôrma, o tamanho deste suplemento é determinado pelo tipo de bico da fôrma, logo o número da fôrma na interpretação brasileira é o comprimento mínimo real estabelecido pelo Ponto Francês.

  • Ex. Número 35 é: 35 X (20/3) = 233,33mm.

 

 Professor, após a leitura do texto, solicite que os alunos façam as seguintes atividades:

ATIVIDADE 1:

Para visualizar a diferença entre o Ponto Francês na sua versão original e na versão atual, utilize sua régua para construir:

  • A diferença entre um número e outro de calçado na versão original do Ponto Francês. Essa diferença é um segmento de _____ mm . (espera-se que os alunos, tenham estado atentos e que completem a frase com o numeral 10).
  •  A diferença entre um número e outro de calçado atualmente. Essa diferença é um segmento de _____ mm . (espera-se que os alunos, tenham estado atentos e que completem a frase com o numeral 6,66.

 

ATIVIDADE 2:

Se quisermos saber o comprimento aproximado do pé de uma pessoa que calça número 42 no Brasil, o que devemos fazer?

Padrão de resposta esperado: 42 x 6,66 = 279,72mm ou 27,97cm

ATIVIDADE 3:

a)Quero comprar um calçado para uma criança e não tenho certeza da numeração correta. Sei que o pé da criança tem 11cm ou 110mm de comprimento. O que devo fazer?

Padrão de resposta esperado: Saber quantos pontos franceses correspondem a 110mm, fazendo:  110 ÷ 6,66 = 16,51.

b)Assim, que número de calçado posso comprar já que o pé de criança cresce rápido?

 Padrão de resposta esperado:  Número 16 ou 17 (para que ela possa usar mais tempo).

MOMENTO 2

Professor, acesse o site www.maiscalcados.com.br/tabela-internacional-de-numeracao-do-calcado  para que os alunos possam visualizar a tabela abaixo, ou se não for possível, providencie a cópia da tabela para cada aluno.

Quando fazemos viagens internacionais ou quando queremos comprar um produto importado pela internet, podemos fazer uso de tabelas de conversão da numeração de calçados disponível em guias turísticos ou na internet. Veja a tabela abaixo:

Tabela de conversão de medidas

Imagem: Tabela de conversão de numeração de calçados

Disponível em http://www.maiscalcados.com.br/tabela-internacional-de-numeracao-do-calcado acesso em Maio/2013

 

Após a leitura da tabela, questione: podemos observar que em alguns países a numeração é muito diferente da nossa. Por quê?

Padrão de resposta esperado: A justificativa é que muitos destes países utilizam a polegada como unidade de medida.

 

Proponha aos alunos as seguintes atividades:

1. Fale a respeito da importância de termos padrões internacionais de medidas de calçados.

Resposta esperada: O aluno precisa demonstrar que com a facilidade de se comprar produtos importados torna-se necessário que as empresas respeitem os padrões internacionais de medidas e que nós precisamos saber utilizá-los.

 

2. Preencha a  tabela abaixo: 

 

Número do calçado no Brasil

Tamanho aproximado do pé em mm

Tamanho aproximado do pé em cm

21

Resposta esperada: 21 x 6,66 = 139,86mm

Resposta esperada: 13,98cm

36

Resposta esperada: 36 x 6,66 = 239,76mm

Resposta esperada: 13,98cm

41

Resposta esperada: 41 x 6,66 = 273,06mm

Resposta esperada: 27,3cm

 

3. Você quer comprar um presente para uma criança cujo pé mede 15cm. Que número ela calça no Brasil?

Resposta esperada: 15cm = 150mm → 150 ÷ 6,66 = 22,52, portanto ela calça número 22.

4. De acordo com a tabela, uma pessoa que calça 37 no Brasil, calça que número nos Estados Unidos?

Resposta esperada:Se a pessoa for do sexo feminino calça7, se for do sexo masculino calça 8½.

5. Você quer mandar um chinelo de presente para um amigo no Japão, ele te disse que lá o número dele é 26,5. Que número deve ser o chinelo que você vai comprar?

Resposta esperada: 40 

 

Bibliografia

FABIO MARCELO.Sistema de Numeração de Calçados – Comprimento do Ponto Francês. Disponível em http://fabiomarcelo.com/blog/?p=3723. Acesso: maio/2013 

Recursos Complementares

Sites que podem ser visitados e tratam do assunto:

http://www.convertworld.com/pt/tamanho-do-calcado/ Neste site o aluno pode fazer a conversão da sua numeração em vários outros países. 

http://blogdoarretadinho.blogspot.com.br/2012/10/historia-da-numeracao-dos-calcados.html   Este artigo conta um pouco mais a respeito da criação do calçado e sua numeração. 

Avaliação

Para avaliar o desenvolvimento da aula, o professor(a) poderá avaliar a participação dos alunos durante a aula e o seu desempenho nas atividades sugeridas.

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