24/05/2013
Angela Cristina dos Santos e Antomar Araujo
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Álgebra |
Para o sucesso desta aula recomenda-se que o professor tenha trabalhado o conceito de Função utilizando a aula O conceito de Função num contexto de Copa do Mundo
RECURSOS MATERIAIS
1º MOMENTO: Determinando a lei de formação de uma função e conceituando seus elementos
Professor, não se esqueça de solicitar que os alunos preencham seus roteiros sempre antes de mostrar as respostas na apresentação. Mostre o slide 5 ou retome-o caso esteja continuando a aula sobre Funções.
Slide 5
Fonte: O autor
Solicite que os alunos preencham a tabela no roteiro.
Peça aos alunos que expliquem com suas palavras qual é a relação entre a quantidade de colegas e a quantidade de salgados, analisando a tabela coluna por coluna. Após o preenchimento da tabela, peça aos alunos para representarem estes valores por meio de um diagrama formado pelo conjunto C (número de colegas) e pelo conjunto S (quantidade de salgados) e, em seguida, verifiquem se todos os valores do primeiro conjunto têm uma, e apenas uma, correspondência no segundo conjunto, confirmando, então, que se trata de uma função.
Apresente o slide 6.
Slide 6
Fonte: O autor
Explique que a fórmula representa a relação entre o número de colegas e a quantidade de salgados que foi descrita anteriormente com palavras, agora representada pela linguagem algébrica.
Professor, apresente o slide 7, solicite que os alunos façam a correspondência no roteiro. Verifique se ficou claro para a turma a condição(todos os valores do primeiro conjunto têm uma, e apenas uma, correspondência no segundo conjunto), necessária para que uma relação seja considerada uma função. Se os alunos ainda apresentarem dúvidas, apresente um contraexemplo onde os conjuntos não satisfazem a condição.
Slide 7
Fonte: O autor
Ao apresentar o slide 8 comente com os alunos a importância da utilização da linguagem algébrica neste conteúdo e reforce o fato de que se uma relação entre dois conjuntos numéricos não pode ser representada por uma fórmula, então esta relação não é uma função.
Slide 8
Fonte: o autor
Mostre o slide 9 e, em seguida, peça aos alunos que façam as atividades do roteiro que não constam nos slides.
Slide 9
Fonte: O autor
Atividades do roteiro (não fazem parte dos slides):
Registre aqui o conceito que você daria para os seguintes elementos de uma função:
- Domínio:___________________________________________________________________
- Imagem: ___________________________________________________________________
- Variáveis: __________________________________________________________________
2º MOMENTO: A visualização de uma Função por meio de gráfico
Discuta com os alunos a ideia de que o gráfico é uma “fotografia” de uma função, isto é, através do gráfico é possível visualizar a relação entre as duas ou mais variáveis. Mostre o slide 10.
Slide 10
Fonte: O autor
Professor, com esta aula pretende-se mostrar que uma função pode ser visualizada através de um gráfico. A confecção de gráficos deve ser abordada, passo a passo, em outro momento.
Comentário: Para a construção de gráficos, o professor pode adotar como estratégia, a folha quadriculada ou, se a escola possuir um laboratório de informática, um computador que tenha nele instalado, o programa Excel (Office Windows) ou similar.
Utilize os slides 11, 12 para avaliar o desempenho dos alunos na aula:
Slide 11
Slide 12
Fonte : O autor
ANEXO 1 – TEXTO ROTEIRO
LEI DE FORMAÇÃO DE UMA FUNÇÃO, SEUS ELEMENTOS E SUA VISUALIZAÇÃO.
Em matemática, função representa uma correspondência entre dois conjuntos de grandezas (quantidades que se expressam por números). Por exemplo, Carlos vai recepcionar alguns colegas para juntos assistirem o jogo do Brasil hoje à tarde. Deseja fazer da ocasião uma festa. Decidiu encomendar alguns salgadinhos. A padaria disse que 12 salgadinhos são suficientes para cada convidado. Ele ainda não sabe quantos colegas virão, mas está fazendo algumas estimativas.
Preencha a tabela com os valores que faltam:
Número de colegas |
2 |
3 |
4 |
x |
||
Quantidade de salgados |
24 |
36 |
72 |
120 |
As grandezas presentes na tabela são:________________________ e ____________________.
Explique com palavras qual é a relação entre a quantidade de colegas e a quantidade de salgados, analisando a tabela coluna por coluna:
O número de salgados é _____________________________________________________________________________________________________.
Observe que:
Conforme aumenta o número de colegas,__________________o número de salgados que devem ser encomendados.
Atendendo a recomendação da padaria, é possível encontrarmos duas quantidades diferentes de salgadinhos para a mesma quantidade de convidados?________________________________________________________________
Considerando x um número qualquer de convidados, é possível elaborarmos uma fórmula para calcular a quantidade de salgadinhos. Que fórmula seria? .
É muito importante entender que em matemática, só podemos afirmar que é função uma relação entre dois conjuntos onde todos os elementos do primeiro conjunto tem apenas uma correspondência no segundo conjunto. Como aconteceu com o nosso exemplo.
Vamos representar a função entre os conjuntos das quantidades de convidados (C) e das quantidades de salgadinhos (S) através de um diagrama:
Observe que todos os elementos do conjunto C tem apenas uma correspondência no conjunto S.
Cada elemento do conjunto Sé encontrado ao multiplicarmos cada elemento de C por 12, portanto dizemos que existe uma função de C em S, ou seja, o número de convidados vai interferir diretamente no número de salgados a ser encomendado . Matematicamente, escrevemos assim:
(lê-se: função de C em S)
A lei de formação desta função é a fórmula que representa a relação entre os elementos dos dois conjuntos, ou seja, o número de salgadinhos(s) é igual ao número de convidados (c) multiplicado por 12. Veja:
Carlos pode convidar quantos colegas ele quiser, portanto cpode variar. Consequentemente, s também varia, por isso são chamados de variáveis.
Porém, observe que quem “manda”nessa relação é o c, por isso ele é chamado de domínio da função e o s é a sua imagem.
Em matemática generalizamos chamando sempreo domínio de x e a imagem que é calculada em função do valor de x, chamamos de f(x) ou de y. Portanto escrevemos assim:
Perceba, que temos uma igualdade aí, portanto uma equação.
Registre aqui o conceito que você daria para os seguintes elementos de uma função:
- Domínio:___________________________________________________________________
- Imagem: ___________________________________________________________________
- Variáveis: __________________________________________________________________
Podemos visualizar essa função através de um gráfico.
As duas informações do nosso gráfico serão os valores de x, representados em um eixo horizontal chamadoeixo das abscissas, e os valores de y, representados em um eixo vertical chamadoeixo das ordenadas. O conjunto dessas duas retas chama-se Plano Cartesiano.
Agora, vamos ver se aprendemos um pouquinho sobre funções.
ATIVIDADE 1: A Polícia Militar recomenda que em lugares de aglomeração, como um estádio de futebol, deve-se colocar no máximo 4 pessoas adultas em pé por metro quadrado.
Observe a tabela:
Metros quadrados (x) |
100 |
1000 |
10.000 |
100.000 |
x |
Quantidade de pessoas (y) |
400 |
4000 |
40000 |
400000 |
? |
Entre as expressões seguintes, qual relaciona os valores de x e y?
a) y = x + 4
b) y = 4x
c) y= x4
d) y = 4x
ATIVIDADE 2
Para a próxima aula, escreva com suas palavras o conceito de Função.
Bibliografia
ANDRINI, Álvaro - Praticando Matemática, 9º ano. São Paulo,Editora do Brasil, 2002.
BICUDO, Maria Aparecida Viggiani, BORBA, Marcelo de Carvalho (Orgs). Educação Matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez,2004.
MACHADO, Nilson José – Matemática por assunto, vol. 1 – São Paulo:Editora Scipione,1988
_______.Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II. Matemática:Caderno de Teoria e Prática 5 – TP5: diversidade cultural e meio ambiente: de estratégias de contagens ‘as propriedades geométricas. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica,2008.
PROJETO ARARIBÁ: Matemática obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela editora Moderna. 8.a série. 1.a Edição. Ed responsável Juliane Matsubara Barroso. São Paulo: Moderna,2006.
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Para avaliação, proponha para os alunos duas atividades:
Atividade 1:
A atividade apresentada nos slides 11 e 12. Ela tem por objetivo avaliar se os alunos entenderam como uma Função pode ser representada por uma fórmula (lei de formação).
Atividade 2:
Para a próxima aula, escreva com suas palavras o conceito de Função em matemática.
Ao elaborarem o conceito utilizando suas próprias palavras os alunos demonstrarão se entenderam o assunto abordado.
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