24/05/2013
Helen Otoni Vieira Batista, Antomar Araújo Ferreira, Angela Cristina dos Santos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Números e operações |
Ensino Médio | Matemática | Números e operações |
- representação de números decimais e a comparação entre eles;
- interpretação de dados tabelados.
1º Momento:
Professor, para iniciar a aula, apresente cada slide abaixo (figuras 1, 2, 3 e 4) aos seus alunos.
Comentário: Se não houver recursos de mídia (projetor multimídia, retroprojetor, por exemplo), os slides podem ser colocados em uma folha, copiados e entregues a cada aluno. Outra possibilidade é produzir cartazes, elaborados com letras grandes e figuras.
Oriente-os para uma leitura de revezamento e em alta voz.
Comentário: Esses slides contêm parte da reportagem que serve de inspiração para todo o trabalho que será desenvolvido nas próximas aulas.
Fonte: ALVARENGA, B. Acabou o imposto invisível. Revista Veja, São Paulo: Abril, n. 51, dez. 2012.
2º Momento:
Proponha um debate. Essa atividade proporciona ao aluno uma melhor compreensão do texto e possibilita ao professor diagnosticar os conhecimentos que seus alunos possuem a respeito do tema. Para direcionar as discussões, você poderá propor as seguintes questões:
1. O que vocês entendem por tributos? E impostos?
2. Qual é a importância social dos impostos?
3. Como você visualiza o retorno dos impostos para a sociedade?
4. É importante a exigência da Nota e do Cupom Fiscal?
5. Qual será a reação do consumidor diante da nova lei de “impostos visíveis”?
Atividade:
Para registrar os pontos mais relevantes do debate proponha aos seus alunos que produzam um texto coletivo. Você poderá redigi-lo na lousa enquanto eles argumentam. Para finalizar, todos devem copiar esse texto produzido coletivamente pela turma. Em casa, ele pode usar este texto de base e a sugestão descrita abaixo, para produzir outro texto, de sua autoria, para ser entregue na próxima aula. Esta atividade se configura como um instrumento de avaliação ao professor e alunos.
Sugestão: como atividade de casa proponha um trabalho de pesquisa para que os alunos possam adquirir uma visão mais elaborada sobre o tema. O professor pode sugerir para os alunos os mesmos sites indicados no tópico desta aula, denominado: “Recursos Complementares”.
3º Momento:
Apresente o próximo slide (Figura 5) contendo o modelo de um cupom fiscal.
Figura 5
Figura adaptada de: ALVARENGA, B. Acabou o imposto invisível. Revista Veja, São Paulo: Abril, n. 51, dez. 2012.
Leia com seus alunos os dados da tabela ilustrados na nota fiscal e certifique-se que eles compreenderam o significado de cada coluna. Questione-os a respeito do valor total:
- O que significa?
Comentário: Procure construir com seus alunos o conceito de valor final do produto, isto é, o valor do produto acrescido dos impostos.
- Qual é a ideia operacional para resolver esse problema?
Comentário: Aqui, aproveite para recordar diferentes aplicações da adição e seus respectivos sinônimos: acrescentar, juntar, adicionar, somar, reunir.
- Temos os recursos para resolver essas adições?
- Sabemos operar números com vírgula?
Peça a cada aluno que represente os numerais da coluna que indica o preço sem imposto da figura 5, no quadro valor de lugar. Solicite que fiquem atentos, pois, no quadro, agora apresentado, as ordens envolvem as casas decimais.
Modelo de Quadro Valor de Lugar (QVL)
Unid Milhar |
Centena |
Dezenas |
Unidades |
, |
décimos |
centésimos |
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Questione os alunos: “o que deve ser feito para completar cada linha do cupom fiscal?”.
Comentário: Espera-se que os alunos percebam que basta somar, em cada linha, o preço sem imposto, com o do imposto.
Percebendo que todos os alunos compreenderam a questão. Apresente a atividade:
- Utilizando o quadro valor de lugar, complete o cupom fiscal.
Peça aos alunos que montem as próximas operações dentro dos quadros a seguir. Você poderá reproduzir uma página com os quadros para cada aluno, se não for possível, eles mesmos poderão construí-los no caderno de classe. Lembre-os que devem voltar à nota fiscal para preenchê-la.
Almoço em restaurante:
Unid Milhar |
Centena |
Dezena |
Unidade |
, |
décimo |
centésimo |
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Ar-condicionado:
Unid Milhar |
Centena |
Dezena |
Unidade |
, |
décimo |
centésimo |
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Barbie:
Unid Milhar |
Centena |
Dezena |
Unidade |
, |
décimo |
centésimo |
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Bola de Futebol:
Unid Milhar |
Centena |
Dezena |
Unidade |
, |
décimo |
centésimo |
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Carro Corola:
Dez Milhar |
Unid Milhar |
Centena |
Dezena |
Unidade |
, |
décimo |
centésimo |
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Comentário: Lembre aos alunos que o princípio da utilização do QVL permanece o mesmo: cada algarismo ocupa, no número, uma ordem e a adição é feita respeitando-se seus os valores relativos. Como o sistema é decimal, a cada agrupamento de 10, é feito a troca por uma “ordem” imediatamente superior.
Caso seja necessário, como exemplo, pode-se utilizar o primeiro item da atividade, “Almoço em restaurante”. Assim:
Dezena |
Unidade |
, |
décimo |
centésimo |
5 |
4 |
, |
4 |
0 |
2 |
5 |
, |
6 |
0 |
7 |
9 |
, |
10 |
0 |
Dezena |
Unidade |
, |
décimo |
centésimo |
5 |
4 |
, |
4 |
0 |
2 |
5 |
, |
6 |
0 |
7 |
9+1 |
, |
0 |
0 |
Dezena |
Unidade |
, |
décimo |
centésimo |
5 |
4 |
, |
4 |
0 |
2 |
5 |
, |
6 |
0 |
7+1 |
0 |
, |
0 |
0 |
Comentário: Professor, nessa atividade deve-se estar atento para verificar se todos a estão fazendo, e se algum aluno não está apresentando dificuldade no sistema de trocas. Se isso ocorrer, pode-se utilizar o Ábaco ou o Material Dourado como recurso para garantir a compreensão do processo de adição e assim, desenvolver essa habilidade.
Faça a correção de todas essas operações na lousa para que seus alunos possam conferir os resultados encontrados.
De posse dos cálculos realizados e preenchida a tabela referente à nota fiscal (Figura 5) faça uma comparação dos valores dados com os encontrados.
4º Momento:
Proponha novamente um debate, que tenha como direcionamento as seguintes questões.
- Os impostos correspondem a um valor significativo da mercadoria a ser consumida?
- Você concorda com os impostos que são cobrados? Por quê?
- De que forma podemos exercer nossa cidadania e contribuir para que o sistema tributário brasileiro atenda os cidadãos em suas necessidades básicas de vida como educação, saúde, lazer e segurança?
- Educação, saúde e segurança são serviços públicos de qualidade?
- É possível nossa intervenção no uso dos tributos para benefício da população? Como?
- Constantemente vemos patrimônios públicos danificados, como telefones (Orelhões), caixa postal (Correios), bancos de praças e brinquedos (parques), entre outros. Qual é a sua opinião sobre os atos de vandalismos?
Enriquecimento da aula:
Sugestão de uma atitude cidadã:
Proponha aos seus alunos que montem grupo (no máximo 6 alunos), construa um cartaz alertando a comunidade escolar em relação à nova lei “impostos visíveis” para ser afixado na área comum da escola. Incentive-os a comunicar suas descobertas.
O fechamento das ideias discutidas durante o debate será utilizado na confecção de cartazes e até mesmo de uma carta, de comum acordo entre os estudantes e professor, para ser entregue aos membros da comunidade (a divulgação pode ocorrer de porta em porta ou por meio dos estabelecimentos comerciais) e autoridades da cidade (vereadores, policiais, etc.).
http://www.receita.fazenda.gov.br/educafiscal/
http://www1.folha.uol.com.br/opiniao/1199110-gustavo-patu-impostos-visiveis.shtml
http://www.receita.fazenda.gov.br/Legislacao/ConstituicaoFederal/ConstFedTituloVI.htm
Acessos em: 19 de abril de 2013.
- Pelas falas dos alunos.
Comentário: Professor, você deverá ficar atento às falas de seus alunos durante os debates. Cada fala é uma oportunidade de explorar o tema.
- O cartaz e a carta serão registros nos quais se poderá avaliar o desempenho dos alunos.
- Outra avaliação é o texto produzido pelos alunos, provenientes das reflexões coletivas registradas pelo professor e alunos, em sala de aula, e da pesquisa realizada fora do horário de aula.
- Durante a execução das operações com números decimais.
Comentário: Na execução das operações, procure verificar o tempo gasto para realizá-las e identifique os alunos que ainda não estão usando o algoritmo corretamente. Faça as intervenções individuais necessárias.
Cinco estrelas 1 classificações
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30/05/2013
Cinco estrelasGostei muito do conteúdo que foi trabalhado, acho que vai despertar a atenção dos alunos, pois, trata de assunto de interesse mutuo, e instiga o mesmo a desenvolver habilidades necessárias para o dia a dia. Assunto muito interessante para o desenvolvimento da cidadania. Parabéns a todos!