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Números decimais no contexto da tributação brasileira - Parte II

 

24/05/2013

Autor e Coautor(es)
LEONARDO DONIZETTE DE DEUS MENEZES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Helen Otoni Vieira Batista, Antomar Araújo Ferreira, Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações
Ensino Médio Matemática Números e operações
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais, conforme competência da área 1 da matriz de referência do ENEM;

- Avaliar a realidade atual da tributação brasileira;

- Analisar e comparar dados tabelados;

- Calcular a subtração de números decimais;

- Trabalhar a adição e a subtração enquanto operações inversas.

Duração das atividades
2 a 3 horas/aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- representação de números decimais e a comparação entre eles;

- interpretação de dados tabelados.

Estratégias e recursos da aula

Como objeto de motivação, use o mesmo cupom fiscal da aula “Números decimais no contexto da tributação brasileira - Parte I”, porém, acrescido de mais itens e sem os valores dos impostos pagos, conforme Figura 1.

Figura 1

Cupom fiscal

Figura adaptada de: ALVARENGA, B. Acabou o imposto invisível. Revista Veja, São Paulo: Abril, n. 51, dez. 2012.

Professor, após apresentar o quadro com o cupom, instigue seus alunos a fazerem a verificação dos impostos pagos pelos 7 primeiros itens do cupom. Para isso, questione os alunos:

  • Como poderíamos encontrar esses valores?
  • Quais as operações necessárias para realizar a atividade proposta?
  • É possível estabelecer uma relação entre a adição e a subtração?

 

Em seguida, proponha a eles as seguinte atividades:

Atividade 1 - Usando, o Quadro Valor de Lugar (QVL), com unidades decimais, calcule o valor do imposto para cada produto listado no cupom fiscal (Figura 1):

Computador:

Unid Milhar

Centena

Dezena

Unidade

,

décimo

centésimo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conta de Luz:

Unid Milhar

Centena

Dezena

Unidade

,

décimo

centésimo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Diária de Hotel:

 

Unid Milhar

Centena

Dezena

Unidade

,

décimo

centésimo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Etanol (ℓ):

Unid Milhar

Centena

Dezena

Unidade

,

décimo

centésimo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gasolina (ℓ):

Unid Milhar

Centena

Dezena

Unidade

,

décimo

centésimo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

iPhone 5

desbloqueado:

Unid Milhar

Centena

Dezena

Unidade

,

décimo

centésimo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

IPod mano (16 Giga):

Unid Milhar

Centena

Dezena

Unidade

,

décimo

centésimo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Lancha:

Unid Milhar

Centena

Dezena

Unidade

,

décimo

centésimo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Lentilha:

Unid Milhar

Centena

Dezena

Unidade

,

décimo

centésimo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mensalidade escolar:

Unid Milhar

Centena

Dezena

Unidade

,

décimo

centésimo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Moto 125 cc:

Unid Milhar

Centena

Dezena

Unidade

,

décimo

centésimo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Televisor LED:

Unid Milhar

Centena

Dezena

Unidade

,

décimo

centésimo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Urna funerária:

Unid Milhar

Centena

Dezena

Unidade

,

décimo

centésimo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Verifique se os alunos estão tendo dificuldades nos cálculos e, se necessário, auxíle-os individualmente.

Faça uma correção de todas essas operações na lousa para que seus alunos possam conferir os resultados encontrados.

Comentários:

1) Se possível, reproduzir uma página com os quadros impressos para cada aluno. Se não for possível, eles mesmos poderão construí-los no caderno de classe.

2) Se achar conveniente, faça os cálculos sem o uso do Quadro Valor de Lugar (QVL).

3) Certifique-se de que seus alunos compreenderam que a adição e a subtração são operações opostas. Nesse caso, se para encontrar o valor final pago pelo consumidor, acrescentamos o valor do imposto cobrado ao valor do produto, então, na situação oposta, que é encontrar o valor do imposto, devemos retirar do valor pago o valor do produto.

4) Aproveite a atividade para reforçar, com seus alunos, as diferentes expressões que podem estar relacionadas ao uso da subtração em nosso cotidiano: tirar, diminuir, deduzir, descobrir quanto falta, quanto a mais.

Observação: Se os alunos apresentarem dificuldades no sistema de trocas, no caso, na troca de uma ordem para uma ordem imediatamente inferior, use o exemplo em anexo (ANEXO 1).

Atividade 2 -  Preencha, no cupom fiscal (figura 1), a coluna em branco referente ao imposto e faça uma análise dos valores encontrados.

Atividade 3 - Professor, após a realização e correção das atividades, divida a turma em grupos, com no máximo 5 alunos, e proponha uma pesquisa para o levantamento das seguintes questões:

- O que é Imposto?

- Qual é o objetivo do recolhimento de impostos?

- Onde ele é aplicado? Qual é a sua relevância social?

- Quem fiscaliza a arrecadação dos impostos?

- A população pode intervir na distribuição e no uso dos valores arrecados com os impostos?

- Quais são os produtos que têm a maior taxa para o recolhimento de imposto no nosso país? E os que têm a menor taxa?

- Existe algum critério para o estabelecimento da taxa de imposto?

- Destaque alguma curiosidade encontrada durante a sua pesquisa que se refira ao tema investigado (imposto).

Comentário: Ressalte com os alunos, a importância de se pesquisar em sites confiáveis e também da necessidade de se explicitar, no trabalho, a bibliografia.

Professor, promova um espaço de discussão com seus alunos, para discutirem e refletirem sobre as informções encontradas durante a pesquisa. 

Atividade 4 - Peça aos alunos que façam um relatório, individual, de toda a atividade e que também reflitam e dissertem sobre a questão: "Como esse trabalho contribuiu para a minha formação?"

Recursos Complementares

Como recurso complementar o professor pode acessar o portal do professor e consultar as aulas: "Como compreender o sistema de numeração decimal?", “O uso do Ábaco nas operações aditivas envolvendo os números decimais”, entre outras.

 

ANEXO 1

Se os alunos apresentarem dificuldades no sistema de trocas, em particular, na transformação de uma ordem para uma ordem imediatamente inferior, apresente o exemplo a seguir:

Qual é o valor pago pelos impostos na situação de um produto que apresenta preço de venda ao consumidor de R$6,50 e preço sem impostos de R$2,47?

Como é evidente que não podemos subtrair 7 centésimos de 0 centésimos, iremos fazer uma troca.

Dezena

Unidade

,

décimo

centésimo

 

6

,

5

0

 

2

,

4

7

 

 

 

 

 

Retome o agrupamento decimal no qual 1 décimo é equivalente a 10 centésimos e faça a troca.

Dezena

Unidade

,

décimo

centésimo

 

6

,

5-1

0+10

 

2

,

4

7

 

 

 

 

 

Assim, é possível realizar a subtração com facilidade.

Dezena

Unidade

,

décimo

centésimo

 

6

,

4

10

 

2

,

4

7

 

4

,

0

3

E finalmente, encontramos o valor pago em impostos na compra desse produto:

6,50 – 2,47 = 4,03

Avaliação

Professor, para avaliar o trabalho desenvolvido, você pode adotar como critérios: o desempenho do aluno nos cálculos, sua participação durante as discussões, sua atuação no debate proposto, o trabalho de pesquisa e o trabalho escrito final (relatório e dissertação).

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