24/05/2013
Helen Otoni Vieira Batista, Antomar Araújo Ferreira, Angela Cristina dos Santos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Matemática | Números e operações |
Ensino Médio | Matemática | Números e operações |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática | Números e operações |
- Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais, conforme competência da área 1 da matriz de referência do ENEM;
- Avaliar a realidade atual da tributação brasileira;
- Analisar e comparar dados tabelados;
- Calcular a subtração de números decimais;
- Trabalhar a adição e a subtração enquanto operações inversas.
- representação de números decimais e a comparação entre eles;
- interpretação de dados tabelados.
Como objeto de motivação, use o mesmo cupom fiscal da aula “Números decimais no contexto da tributação brasileira - Parte I”, porém, acrescido de mais itens e sem os valores dos impostos pagos, conforme Figura 1.
Figura 1
Figura adaptada de: ALVARENGA, B. Acabou o imposto invisível. Revista Veja, São Paulo: Abril, n. 51, dez. 2012.
Professor, após apresentar o quadro com o cupom, instigue seus alunos a fazerem a verificação dos impostos pagos pelos 7 primeiros itens do cupom. Para isso, questione os alunos:
Em seguida, proponha a eles as seguinte atividades:
Atividade 1 - Usando, o Quadro Valor de Lugar (QVL), com unidades decimais, calcule o valor do imposto para cada produto listado no cupom fiscal (Figura 1):
Computador:
Unid Milhar |
Centena |
Dezena |
Unidade |
, |
décimo |
centésimo |
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Conta de Luz:
Unid Milhar |
Centena |
Dezena |
Unidade |
, |
décimo |
centésimo |
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Diária de Hotel:
Unid Milhar |
Centena |
Dezena |
Unidade |
, |
décimo |
centésimo |
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Etanol (ℓ):
Unid Milhar |
Centena |
Dezena |
Unidade |
, |
décimo |
centésimo |
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Gasolina (ℓ):
Unid Milhar |
Centena |
Dezena |
Unidade |
, |
décimo |
centésimo |
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iPhone 5
desbloqueado:
Unid Milhar |
Centena |
Dezena |
Unidade |
, |
décimo |
centésimo |
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IPod mano (16 Giga):
Unid Milhar |
Centena |
Dezena |
Unidade |
, |
décimo |
centésimo |
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Lancha:
Unid Milhar |
Centena |
Dezena |
Unidade |
, |
décimo |
centésimo |
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Lentilha:
Unid Milhar |
Centena |
Dezena |
Unidade |
, |
décimo |
centésimo |
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Mensalidade escolar:
Unid Milhar |
Centena |
Dezena |
Unidade |
, |
décimo |
centésimo |
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Moto 125 cc:
Unid Milhar |
Centena |
Dezena |
Unidade |
, |
décimo |
centésimo |
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Televisor LED:
Unid Milhar |
Centena |
Dezena |
Unidade |
, |
décimo |
centésimo |
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Urna funerária:
Unid Milhar |
Centena |
Dezena |
Unidade |
, |
décimo |
centésimo |
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Verifique se os alunos estão tendo dificuldades nos cálculos e, se necessário, auxíle-os individualmente.
Faça uma correção de todas essas operações na lousa para que seus alunos possam conferir os resultados encontrados.
Comentários:
1) Se possível, reproduzir uma página com os quadros impressos para cada aluno. Se não for possível, eles mesmos poderão construí-los no caderno de classe.
2) Se achar conveniente, faça os cálculos sem o uso do Quadro Valor de Lugar (QVL).
3) Certifique-se de que seus alunos compreenderam que a adição e a subtração são operações opostas. Nesse caso, se para encontrar o valor final pago pelo consumidor, acrescentamos o valor do imposto cobrado ao valor do produto, então, na situação oposta, que é encontrar o valor do imposto, devemos retirar do valor pago o valor do produto.
4) Aproveite a atividade para reforçar, com seus alunos, as diferentes expressões que podem estar relacionadas ao uso da subtração em nosso cotidiano: tirar, diminuir, deduzir, descobrir quanto falta, quanto a mais.
Observação: Se os alunos apresentarem dificuldades no sistema de trocas, no caso, na troca de uma ordem para uma ordem imediatamente inferior, use o exemplo em anexo (ANEXO 1).
Atividade 2 - Preencha, no cupom fiscal (figura 1), a coluna em branco referente ao imposto e faça uma análise dos valores encontrados.
Atividade 3 - Professor, após a realização e correção das atividades, divida a turma em grupos, com no máximo 5 alunos, e proponha uma pesquisa para o levantamento das seguintes questões:
- O que é Imposto?
- Qual é o objetivo do recolhimento de impostos?
- Onde ele é aplicado? Qual é a sua relevância social?
- Quem fiscaliza a arrecadação dos impostos?
- A população pode intervir na distribuição e no uso dos valores arrecados com os impostos?
- Quais são os produtos que têm a maior taxa para o recolhimento de imposto no nosso país? E os que têm a menor taxa?
- Existe algum critério para o estabelecimento da taxa de imposto?
- Destaque alguma curiosidade encontrada durante a sua pesquisa que se refira ao tema investigado (imposto).
Comentário: Ressalte com os alunos, a importância de se pesquisar em sites confiáveis e também da necessidade de se explicitar, no trabalho, a bibliografia.
Professor, promova um espaço de discussão com seus alunos, para discutirem e refletirem sobre as informções encontradas durante a pesquisa.
Atividade 4 - Peça aos alunos que façam um relatório, individual, de toda a atividade e que também reflitam e dissertem sobre a questão: "Como esse trabalho contribuiu para a minha formação?"
Como recurso complementar o professor pode acessar o portal do professor e consultar as aulas: "Como compreender o sistema de numeração decimal?", “O uso do Ábaco nas operações aditivas envolvendo os números decimais”, entre outras.
ANEXO 1
Se os alunos apresentarem dificuldades no sistema de trocas, em particular, na transformação de uma ordem para uma ordem imediatamente inferior, apresente o exemplo a seguir:
Qual é o valor pago pelos impostos na situação de um produto que apresenta preço de venda ao consumidor de R$6,50 e preço sem impostos de R$2,47?
Como é evidente que não podemos subtrair 7 centésimos de 0 centésimos, iremos fazer uma troca.
Dezena |
Unidade |
, |
décimo |
centésimo |
|
6 |
, |
5 |
0 |
|
2 |
, |
4 |
7 |
|
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Retome o agrupamento decimal no qual 1 décimo é equivalente a 10 centésimos e faça a troca.
Dezena |
Unidade |
, |
décimo |
centésimo |
|
6 |
, |
5-1 |
0+10 |
|
2 |
, |
4 |
7 |
|
|
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Assim, é possível realizar a subtração com facilidade.
Dezena |
Unidade |
, |
décimo |
centésimo |
|
6 |
, |
4 |
10 |
|
2 |
, |
4 |
7 |
|
4 |
, |
0 |
3 |
E finalmente, encontramos o valor pago em impostos na compra desse produto:
6,50 – 2,47 = 4,03
Professor, para avaliar o trabalho desenvolvido, você pode adotar como critérios: o desempenho do aluno nos cálculos, sua participação durante as discussões, sua atuação no debate proposto, o trabalho de pesquisa e o trabalho escrito final (relatório e dissertação).
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