21/05/2013
Éderson de Oliveira Passos, Antomar Araújo Ferreira, Angela Cristina dos Santos
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Médio | Matemática | Tecnologia para a matemática |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Médio | Geografia | Questões ambientais, sociais e econômicas |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Ambiente urbano, indústria e modo de vida |
Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas implicações sócio-espaciais, conforme habilidade H18 da matriz de referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias do ENEM;
Reconhecer, no contexto social, diferentes significados e representações dos números e operações - naturais, inteiros, racionais ou reais, conforme habilidade H24 da matriz de referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM;
Analisar informações expressas em gráficos ou tabelas como recurso para a construção de argumentos, conforme habilidade H26 da matriz de referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM.
Acessar e navegar na Internet;
Ler e interpretar gráficos de linha.
O computador é um importante recurso didático-pedagógico na prática docente e ele pode ser usado como um aliado no processo de ensino e aprendizagem.
Conforme apontam os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o computador pode ser empregado como apoio, como fonte de aprendizagem ou, ainda, como instrumento para o desenvolvimento de habilidades. Contudo, os PCN orientam que recursos didáticos, como computadores, precisam estar integrados a situações que levem a exercícios de análise e reflexão (BRASIL, 1997).
Por isso, em um laboratório de informática, com os computadores conectados à Internet, inicie a aula convidando os alunos a acessarem o endereço: <http://empresasefinancas.hsw.uol.com.br/idh.htm>. Acesso em: 10 mai. 2013. Neste site, convide os alunos para explorem os textos de três seções que compõem o texto disponibilizado: Introdução, Metodologia e Resultados. Professor, incentive os alunos a realizarem a leitura dos textos sobre o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Após a leitura, aconselha-se que seja permitido aos alunos um momento de discussão e reflexão coletiva de questões relativas às leituras sugeridas.
Apresente aos alunos questões como:
Quais são os índices considerados no cálculo do IDH?
O que significa um IDH de até 0,499? E, de 0,5 até 0,799? E se o índice ultrapassa 0,8?
Para um país ser considerado com alto desenvolvimento humano, é melhor um IDH mais próximo de 0 ou de 1?
O IDH é um índice homogêneo em todos os continentes e regiões do planeta?
Analisando as características do Brasil, como você considera o nosso IDH: muito bom, bom, ruim? Por quê?
O IDH brasileiro é homogêneo em todas as regiões brasileiras? E nos estados brasileiros? E nos municípios?
A divisão de toda a riqueza de um país pela sua população gera um resultado confiável de como a riqueza é distribuída neste país?
Da forma como o IDH é calculado, demonstra ser um índice confiável?
As respostas para estas perguntas são pessoais, mas espera-se que os alunos discutam e apresentem suas considerações sobre o IDH e que percebam que esse índice considera mais os aspectos materiais, não reconhecendo questões relevantes, tais como: a distribuição da renda do país e questões de ordem ecológica e sustentável, como exemplo: qualidade ambiental, riquezas naturais, mobilidade urbana, entre outros. Além disso, para realizar o cálculo do índice e considerar apenas os valores máximo e mínimo dos indicadores que o compõem relativiza o valor, embora seja uma medida de tendência central. De maneira geral, a expectativa é que os alunos apresentem argumentações prós e contras ao cálculo do IDH.
Professor, instigue os alunos sobre o que realmente importa em termos de qualidade de vida. Pergunte aos alunos, as opiniões, sobre o fato do IDH não considerar índices de satisfação da população. Questione, ainda, se um índice que leva em consideração a felicidade da população de um determinado país seria mais confiável para indicar o desenvolvimento humano.
Em seguida, recomenda-se que seja apresentado aos alunos o vídeo sobre o índice de Felicidade Interna Bruta (FIB), disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=lyXAD5HS2dY>. Acesso em 10 mai. 2013. Posteriormente, solicite que os alunos acessem o site: <http://www.felicidadeinternabruta.org.br/>. Acesso em 10 mai. 2013. Neste site, solicite que os alunos explorem os links disponíveis na página inicial, identificados como: FIB na teoria e, principalmente, suas seções: Histórico e Perguntas sobre o FIB. Além da seção: FIB na prática e, sobretudo, suas seções: Metodologia e Projetos Piloto do FIB.
Depois, apresente novos questionamentos sobre o FIB, tais como:
Se o Brasil adotasse o FIB como indicativo do desenvolvimento humano, vocês acreditam que o índice brasileiro seria melhor?
Vocês estão satisfeitos com as condições de vida no Brasil?
Que ações poderiam ser tomadas para que as condições de vida da população brasileira melhorem?
As respostas a estas perguntas são pessoais, mas espera-se que os alunos discutam e apresentem suas considerações sobre o FIB e as percepções individuais sobre as suas condições de vida. Também, considera-se importante que o professor instigue a discussão dos alunos sobre a adoção deste índice como indicador do desenvolvimento humano de um país. A expectativa é que os alunos percebam os dois índices como extremos.
Durante toda a aula, recomenda-se que o professor estimule os alunos a registrarem suas concepções sobre o tema proposto (o significado de IDH e FIB) e a identificar os índices que compõem o seu cálculo e a diferença entre os dois índices.
Após ouvir os alunos, peça a eles que acessem e que explorem o site: <http://noticias.uol.com.br/infograficos/2013/03/14/brasil-fica-na-85-posicao-no-ranking-mundial-de-idh-veja-resultado-de-todos-os-paises.htm>. Acesso em: 11 mai. 2013. Nesse site é apresentado um mapa múndi com informações de todos os países sobre o índice do IDH, a posição que cada um ocupa e a sua evolução em relação à última avaliação. Para visualização dos dados, basta que se passe o mouse sobre a representação de cada um dos países. Para orientar os alunos na atividade, é importante que o professor apresente a seguinte atividade: “Explorando e analisando as informações disponíveis no site, sobre o Brasil, explique os gráficos sobre o raio-x do país, bem como a expectativa de vida, de anos de estudo e de renda.”
Sugira, ainda, que os alunos façam comparativos entre os IDH de alguns países e solicite que expliquem, segundo a sua opinião, o porquê da diferença visualizada.
Como atividade final, solicite-lhes ainda, que escolham dois países distintos e que realizem uma pesquisa na Internet sobre as suas características socioeconômicas para serem apresentadas nas aulas seguintes.
Sugere-se, como recurso complementar para a aula ou material de leitura para o professor e para os alunos, o texto “Construção e interpretação de gráficos: tipo linha”. Disponível em: <http://alfaconnection.net/graficos/linha.htm>. Acesso em: 15 mai. 2013.
Referências
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.
Pondera-se como critérios para avaliação que o professor observe o envolvimento dos alunos nas discussões e realização das atividades propostas. Para isso, o professor pode adotar como critérios: o interesse, a motivação e a habilidade em reconhecer, no contexto social, os diferentes significados e representações numéricas, além da capacidade de análise e interpretação das informações expressas nos gráficos para a construção dos seus argumentos.
Quatro estrelas 1 calificaciones
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27/05/2013
Quatro estrelasAula interessante, tema atual. Permite interação com outras disciplinas, favorecendo a formação do aluno de maneira global.