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O IDH e o FIB: discutindo índice de desenvolvimento humano e a felicidade interna bruta

 

21/05/2013

Autor y Coautor(es)
SILENE RODOLFO CAJUELLA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Éderson de Oliveira Passos, Antomar Araújo Ferreira, Angela Cristina dos Santos

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Matemática Tecnologia para a matemática
Ensino Fundamental Final Matemática Tratamento da informação
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Ensino Fundamental Final Geografia Ambiente urbano, indústria e modo de vida
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas implicações sócio-espaciais, conforme habilidade H18 da matriz de referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias do ENEM;

  • Reconhecer, no contexto social, diferentes significados e representações dos números e operações - naturais, inteiros, racionais ou reais, conforme habilidade H24 da matriz de referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM;

  • Analisar informações expressas em gráficos ou tabelas como recurso para a construção de argumentos, conforme habilidade H26 da matriz de referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM.

Duração das atividades
1 a 2 horas/aulas (50 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Acessar e navegar na Internet;

  • Ler e interpretar gráficos de linha.

Estratégias e recursos da aula

O computador é um importante recurso didático-pedagógico na prática docente e ele pode ser usado como um aliado no processo de ensino e aprendizagem.

Conforme apontam os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o computador pode ser empregado como apoio, como fonte de aprendizagem ou, ainda, como instrumento para o desenvolvimento de habilidades. Contudo, os PCN orientam que recursos didáticos, como computadores, precisam estar integrados a situações que levem a exercícios de análise e reflexão (BRASIL, 1997).

Por isso, em um laboratório de informática, com os computadores conectados à Internet, inicie a aula convidando os alunos a acessarem o endereço: <http://empresasefinancas.hsw.uol.com.br/idh.htm>. Acesso em: 10 mai. 2013. Neste site, convide os alunos para explorem os textos de três seções que compõem o texto disponibilizado: Introdução, Metodologia e Resultados. Professor, incentive os alunos a realizarem a leitura dos textos sobre o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Após a leitura, aconselha-se que seja permitido aos alunos um momento de discussão e reflexão coletiva de questões relativas às leituras sugeridas.

Apresente aos alunos questões como:

  • Quais são os índices considerados no cálculo do IDH?

  • O que significa um IDH de até 0,499? E, de 0,5 até 0,799? E se o índice ultrapassa 0,8?

  • Para um país ser considerado com alto desenvolvimento humano, é melhor um IDH mais próximo de 0 ou de 1?

  • O IDH é um índice homogêneo em todos os continentes e regiões do planeta?

  • Analisando as características do Brasil, como você considera o nosso IDH: muito bom, bom, ruim? Por quê?

  • O IDH brasileiro é homogêneo em todas as regiões brasileiras? E nos estados brasileiros? E nos municípios?

  • A divisão de toda a riqueza de um país pela sua população gera um resultado confiável de como a riqueza é distribuída neste país?

  • Da forma como o IDH é calculado, demonstra ser um índice confiável?

As respostas para estas perguntas são pessoais, mas espera-se que os alunos discutam e apresentem suas considerações sobre o IDH e que percebam que esse índice considera mais os aspectos materiais, não reconhecendo questões relevantes, tais como: a distribuição da renda do país e questões de ordem ecológica e sustentável, como exemplo: qualidade ambiental, riquezas naturais, mobilidade urbana, entre outros. Além disso, para realizar o cálculo do índice e considerar apenas os valores máximo e mínimo dos indicadores que o compõem relativiza o valor, embora seja uma medida de tendência central. De maneira geral, a expectativa é que os alunos apresentem argumentações prós e contras ao cálculo do IDH.

Professor, instigue os alunos sobre o que realmente importa em termos de qualidade de vida. Pergunte aos alunos, as opiniões, sobre o fato do IDH não considerar índices de satisfação da população. Questione, ainda, se um índice que leva em consideração a felicidade da população de um determinado país seria mais confiável para indicar o desenvolvimento humano.

Em seguida, recomenda-se que seja apresentado aos alunos o vídeo sobre o índice de Felicidade Interna Bruta (FIB), disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=lyXAD5HS2dY>. Acesso em 10 mai. 2013. Posteriormente, solicite que os alunos acessem o site: <http://www.felicidadeinternabruta.org.br/>. Acesso em 10 mai. 2013. Neste site, solicite que os alunos explorem os links disponíveis na página inicial, identificados como: FIB na teoria e, principalmente, suas seções: Histórico e Perguntas sobre o FIB. Além da seção: FIB na prática e, sobretudo, suas seções: Metodologia e Projetos Piloto do FIB.

Depois, apresente novos questionamentos sobre o FIB, tais como:

  • Se o Brasil adotasse o FIB como indicativo do desenvolvimento humano, vocês acreditam que o índice brasileiro seria melhor?

  • Vocês estão satisfeitos com as condições de vida no Brasil?

  • Que ações poderiam ser tomadas para que as condições de vida da população brasileira melhorem?

As respostas a estas perguntas são pessoais, mas espera-se que os alunos discutam e apresentem suas considerações sobre o FIB e as percepções individuais sobre as suas condições de vida. Também, considera-se importante que o professor instigue a discussão dos alunos sobre a adoção deste índice como indicador do desenvolvimento humano de um país. A expectativa é que os alunos percebam os dois índices como extremos.

Durante toda a aula, recomenda-se que o professor estimule os alunos a registrarem suas concepções sobre o tema proposto (o significado de IDH e FIB) e a identificar os índices que compõem o seu cálculo e a diferença entre os dois índices.

Após ouvir os alunos, peça a eles que acessem e que explorem o site: <http://noticias.uol.com.br/infograficos/2013/03/14/brasil-fica-na-85-posicao-no-ranking-mundial-de-idh-veja-resultado-de-todos-os-paises.htm>. Acesso em: 11 mai. 2013. Nesse site é apresentado um mapa múndi com informações de todos os países sobre o índice do IDH, a posição que cada um ocupa e a sua evolução em relação à última avaliação. Para visualização dos dados, basta que se passe o mouse sobre a representação de cada um dos países.  Para orientar os alunos na atividade, é importante que  o professor apresente a seguinte atividade: “Explorando e analisando as informações disponíveis no site, sobre o Brasil, explique os gráficos sobre o raio-x do país, bem como a expectativa de vida, de anos de estudo e de renda.”

Sugira, ainda, que os alunos façam comparativos entre os IDH de alguns países e solicite que expliquem, segundo a sua opinião, o porquê da diferença visualizada.

Como atividade final, solicite-lhes ainda, que escolham dois países distintos e que realizem uma pesquisa na Internet sobre as suas características socioeconômicas para serem apresentadas nas aulas seguintes.

Recursos Complementares

Sugere-se, como recurso complementar para a aula ou material de leitura para o professor e para os alunos, o texto “Construção e interpretação de gráficos: tipo linha”. Disponível em: <http://alfaconnection.net/graficos/linha.htm>. Acesso em: 15 mai. 2013.

 

 

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.

Avaliação

Pondera-se como critérios para avaliação que o professor observe o envolvimento dos alunos nas discussões e realização das atividades propostas. Para isso, o professor pode adotar como critérios: o interesse, a motivação e a habilidade em reconhecer, no contexto social, os diferentes significados e representações numéricas, além da capacidade de análise e interpretação das informações expressas nos gráficos para a construção dos seus argumentos.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

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Opiniones

  • IZABEL CASTANHA GIL, EUDECIO LUIZ VICENTE PROF ETE , São Paulo - dijo:
    izabelgil.adt@uol.com.br

    27/05/2013

    Quatro estrelas

    Aula interessante, tema atual. Permite interação com outras disciplinas, favorecendo a formação do aluno de maneira global.


Sem classificação.
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