18/06/2013
Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
D
Imagem disponível em:http://www.zun.com.br/linguagem-verbal-e-nao-verbal/ Acesso em: 24 maio 2013.
O professor deverá distribuir os alunos em grupos. Cada grupo deverá ter acesso a um computador (pode ser no Laboratório de Informática da escola ou em seus laptops, tablets) para acessarem os sites de busca e fazerem uma pesquisa sobre recursos verbais e não verbais.
Roteiro para a pesquisa
1. O que são recursos verbais?
2. O que são recursos não verbais?
3. Procure dois exemplos de recursos verbais e dois de recursos não verbais.
(Os alunos deverão responder às questões no word. Em relação aos exemplos, poderão copiá-los no arquivo word, não se esquecendo de colocarem a fonte de onde foram retirados. A tarefa deverá ser enviada para o e-mail do professor que corrigirá e devolverá aos alunos com um feed back.
Na sequência, o professor deverá reproduzir as imagens ou os textos abaixo e distribui-las(os) nos grupos. Depois da pesquisa e de posse da imagem, cada grupo deverá preparar uma apresentação oral (pequeno seminário) para os colegas.
Sobre a imagem:
Texto 1
Texto 2
Texto 3
Texto 4
Imagem disponível em: http://seliganotexto.com/?tag=linguagem-nao-verbal Acesso em: 25 maio 2013.
Texto 5
Imagem disponível em: http://mundomagicoprofjuliana.blogspot.com.br/2012/08/linguagem-verbal-e-nao-verbal.html Acesso em: 29 maio 2013.
Professor, prepare os slides com as informações abaixo para mostrar aos alunos. Coloque as informações em power point. Leve seus alunos para o laboratório de Informática ou apresente no datashow da escola. Trabalhe com a metodologia - aula expositiva interativa-dialogada. Enquanto apresenta, faça perguntas, incentive seus alunos a falarem sobre o tema. Não fique falando sozinha.
SLIDE 1
LINGUAGEM VERBAL: as dificuldades de comunicação ocorrem quando as palavras têm graus distintos de abstração e variedade de sentido. O significado das palavras não está nelas mesmas, mas nas pessoas (no repertório de cada um e que lhe permite decifrar e interpretar as palavras);
SLIDE 2
LINGUAGEM NÃO-VERBAL: as pessoas não se comunicam apenas por palavras. Os movimentos faciais e corporais, os gestos, os olhares, a entonação são também importantes: são os elementos não verbais da comunicação.
SLIDE 3
Os significados de determinados gestos e comportamentos variam muito de uma cultura para outra e de época para época.
SLIDE 4
A comunicação verbal é plenamente voluntária; o comportamento não-verbal pode ser uma reação involuntária ou um ato comunicativo propositado.
SLIDE 5
Alguns psicólogos afirmam que os sinais não-verbais têm as funções específicas de regular e encadear as interações sociais e de expressar emoções e atitudes interpessoais.
a) expressao facial: não é fácil avaliar as emoções de alguém apenas a partir da sua expressão fisionômica. Por vezes, os rostos transmitem espontaneamente os sentimentos, mas ... muitas pessoas tentam inibir a expressão emocional.
b) movimento dos olhos: desempenha um papel muito importante na comunicação. Um olhar fixo pode ser entendido como prova de interesse, mas em outro contexto pode significar ameaça, provocação.
Desviar os olhos quando o emissor fala é uma atitude que tanto pode transmitir a ideia de submissão como a de desinteresse.
SLIDE 6
c) movimentos da cabeça: tendem a reforçar e sincronizar a emissão de mensagens.
d) postura e movimentos do corpo: os movimentos corporais podem fornecer pistas mais seguras do que a expressão facial para se detectar determinados estados emocionais. Por ex.: inferiores hierárquicos adotam posturas atenciosas e mais rígidas do que os seus superiores, que tendem a mostrar-se descontraídos.
e) comportamentos não-verbais da voz: a entonação (qualidade, velocidade e ritmo da voz) revela-se importante no processo de comunicação. Uma voz calma geralmente transmite mensagens mais claras do que uma voz agitada.
f) aparência: a aparência de uma pessoa reflete normalmente o tipo de imagem que ela gostaria de passar. Através do vestuário, penteado, maquiagem, apetrechos pessoais, postura, gestos, modo de falar etc, as pessoas criam uma projeção de como são e de como gostariam de ser tratadas. As relações interpessoais serão menos tensas se a pessoa fornecer aos outros a sua projeção particular e se os outros respeitarem essa projeção.
SLIDE 7
Conclusão: na interação pessoal, tanto os elementos verbais como os não verbais são importantes para que o processo de comunicação seja eficiente.
INFORMAÇÕES disponíveis em: http://www.salves.com.br/virtua/comverbn-verb.html Acesso em: 25 maio 2013.
Professor, leve seus alunos para o Laboratório de Informática e mostre a eles o vídeo abaixo que versa sobre o recurso não verbal.
1. Converse com seus alunos sobre:
Peça aos alunos para escreverem um pequeno texto sobre o vídeo. (Façam uma narração contando o que aconteceu no vídeo)
Pesquisa para casa:
Professor, sugira que seus alunos observem, durante o percurso de casa até a escola, as diferentes formas de comunicação contidas nas placas, outdoors, comércios, etc. Lembre a eles que, com seus celulares, poderão fotografar algumas dessas formas para mostrar à turma.
No dia seguinte:
1. Promova uma discussão sobre o que observaram.
2. Professor, retome os objetivos e faça perguntas que o leve a avaliar se os alunos sabem:
Professor, acesse os sites abaixo, leia os textos, veja os vídeos e enriqueça suas aulas sobre recursos verbais e não verbais:
1. SOUZA, Amanda Maria Bicudo de. A linguagem verbo-visuais das propagandas. http://site.unitau.br//scripts/prppg/la/5sepla/site/comunicacoes_orais/artigo-amanda_maria.pdf Acesso em 25 maio 2013.
2. VILARINHO, Sabrina. (Equipe Brasil Escola) Linguagem verbal e Linguagem Não verbal Disponível em: http://www.brasilescola.com/redacao/linguagem.htm
Vídeos:
Use bem os recursos não verbais na comunicação Disponível em: http://exame.abril.com.br/videos/mais-videos/recursos-nao-verbais-na-comunicacao Acesso em: 29 maio 2013.
Linguagem verbal e não verbal Disponível em: http://infolaboratorio.blogspot.com.br/2012/03/linguagem-verbal-e-nao-verball.html Acesso em: 01 maio 2013.
A avaliação deve ser processual. O professor deverá observar a participação dos alunos durante as atividades realizadas, verificando principalmente se eles conseguiram alcançar os objetivos:
A pequena produção textual deverá ser corrigida e comentada individualmente com os estudantes, uma vez que as diferentes percepções sobre o vídeo devem ser consideradas pelo professor.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!