Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Recursos Verbais e Não-verbais

 

18/06/2013

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • definir recursos verbais e não verbais.
  • compreender a diferença entre recursos verbais e não verbais.
  • pesquisar sobre o assunto em sites de busca.
  • reconhecer a leitura de textos verbais e não verbais como possibilidade de acesso a diferentes informações.
  • valorizar a linguagem verbal e não verbal como instrumento de construção da cidadania. 
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Habilidades de leitura e escrita
Estratégias e recursos da aula
  • Uso da Internet
  • Uso do Laboratório de Informática
  • Trabalho em duplas
  • Seminário
  • Produção Textual (pequena narrativa)

Professor, o tempo todo estamos rodeados da linguagem verbal e não verbal, seja em casa, nas ruas, ou na escola. Elas fazem parte do nosso cotidiano. Diante disso, importante se faz trabalhar esse conteúdo com os alunos na escola, para que, fora dela, os estudantes possam compreender textos verbais e não verbais, exercendo assim sua cidadania com plenitude.

Dverbal e não verbal

Imagem disponível em:http://www.zun.com.br/linguagem-verbal-e-nao-verbal/ Acesso em: 24 maio 2013.

Módulo 1 - Pesquisando para intervir

Atividade 1

O professor deverá distribuir os alunos em grupos. Cada grupo deverá ter acesso a um computador (pode ser no Laboratório de Informática da escola ou em seus laptops, tablets) para acessarem os sites de busca e fazerem uma pesquisa sobre recursos verbais e não verbais.

Roteiro para a pesquisa

1. O que são recursos verbais?

2. O que são recursos não verbais?

3. Procure dois exemplos de recursos verbais e dois de recursos não verbais.

(Os alunos deverão responder às questões no word. Em relação aos exemplos, poderão copiá-los no arquivo word, não se esquecendo de colocarem a fonte de onde foram retirados. A tarefa deverá ser enviada para o e-mail do professor que corrigirá e devolverá aos alunos com um feed back.

 

Atividade 2

Na sequência, o professor deverá reproduzir as imagens ou os textos abaixo e distribui-las(os)  nos grupos. Depois da pesquisa e de posse da imagem, cada grupo deverá preparar uma apresentação oral (pequeno seminário) para os colegas.

Sobre a imagem:

  • Qual a predominância de recursos verbais e não verbais na imagem do grupo.
  • Sua imagem ou texto é usada(o)  para.... (função da imagem)

 

Texto 1

libras

Imagem disponível em: https://www.google.com.br/search?q=recursos+verbais+e+n%C3%A3o+verbais&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=YIOfUaiMGurg0QGftoDQCA&ved=0CFUQsAQ&biw=1366&bih=607#facrc=_&imgrc=n2spwuDjsX_mNM%3A%3BcGzpJrSQtAOY2M%3Bhttp%253A%252F%252Fportaldoprofessor.mec.gov.br%252Fstorage%252Fdiscovirtual%252Fgalerias%252Fimagem%252F0000000042%252F0000000374.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fportaldoprofessor.mec.gov.br%252FfichaTecnicaAula.html%253Faula%253D18423%3B500%3B375 Acesso em: 25 maio 2013.

Texto 2

Não verbal

Imagem disponível em: https://www.google.com.br/search?q=recursos+verbais+e+n%C3%A3o+verbais&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=YIOfUaiMGurg0QGftoDQCA&ved=0CFUQsAQ&biw=1366&bih=607#facrc=_&imgrc=abiO87R4n17NbM%3A%3BL85aiMm7vPcBCM%3Bhttp%253A%252F%252Fsucesso.powerminas.com%252Fwp-content%252Fuploads%252F2010%252F03%252FComunica%25C3%25A7%25C3%25A3o-n%25C3%25A3o-verbal1.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fsucesso.powerminas.com%252Fvoce-sabe-o-que-e-comunicacao-nao-verbal%252F%3B801%3B603 Acesso em: 24 maio 2013.

 

Texto 3

H Q

Imagem disponível em:https://www.google.com.br/search?q=recursos+verbais+e+n%C3%A3o+verbais&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=YIOfUaiMGurg0QGftoDQCA&ved=0CFUQsAQ&biw=1366&bih=607#facrc=_&imgrc=7AUCMIq8cuoXYM%3A%3BunLF3uIengoCuM%3Bhttp%253A%252F%252F2.bp.blogspot.com%252F-NfitmyJtZ1g%252FT3DCK2fKsKI%252FAAAAAAAAAbQ%252FuoVgr7IDV5Q%252Fs1600%252Fch.png%3Bhttp%253A%252F%252Ffundamentallpt.blogspot.com%252F2012%252F04%252Fverbal-e-nao-verbal-iii.html%3B614%3B360 Acesso em: 25 maio 2013.

Texto 4

Mafalda

Imagem disponível em: http://seliganotexto.com/?tag=linguagem-nao-verbal Acesso em: 25 maio 2013.

Texto 5

linguagem verbal e não verbal

Imagem disponível em: http://mundomagicoprofjuliana.blogspot.com.br/2012/08/linguagem-verbal-e-nao-verbal.html Acesso em: 29 maio 2013.

 

Módulo 2  - Intervenção do professor

Atividade 1

Professor, prepare os slides com as informações abaixo para mostrar aos alunos. Coloque as informações em power point. Leve seus alunos para o laboratório de Informática ou apresente no datashow da escola. Trabalhe com a metodologia - aula expositiva interativa-dialogada. Enquanto apresenta, faça perguntas, incentive seus alunos a falarem sobre o tema. Não fique falando sozinha.

 

SLIDE 1

LINGUAGEM VERBAL: as dificuldades de comunicação ocorrem quando as palavras têm graus distintos de abstração e variedade de sentido. O significado das palavras não está nelas mesmas, mas nas pessoas (no repertório de cada um e que lhe permite decifrar e interpretar as palavras);

SLIDE 2

LINGUAGEM NÃO-VERBAL: as pessoas não se comunicam apenas por palavras. Os movimentos faciais e corporais, os gestos, os olhares, a entonação são também importantes: são os elementos não verbais da comunicação.

SLIDE 3 

Os significados de determinados gestos e comportamentos variam muito de uma cultura para outra e de época para época.

SLIDE 4

A comunicação verbal é plenamente voluntária; o comportamento não-verbal pode ser uma reação involuntária ou um ato comunicativo propositado.

SLIDE 5

Alguns psicólogos afirmam que os sinais não-verbais têm as funções específicas de regular e encadear as interações sociais e de expressar emoções e atitudes interpessoais.

a) expressao facial: não é fácil avaliar as emoções de alguém apenas a partir da sua expressão fisionômica. Por vezes, os rostos transmitem espontaneamente os sentimentos, mas ... muitas pessoas tentam inibir a expressão emocional.

b) movimento dos olhos: desempenha um papel muito importante na comunicação. Um olhar fixo pode ser entendido como prova de interesse, mas  em outro contexto pode significar ameaça, provocação.

Desviar os olhos quando o emissor fala é uma atitude que tanto pode transmitir a ideia de submissão como a de desinteresse.

SLIDE 6

c) movimentos da cabeça: tendem a reforçar e sincronizar a emissão de mensagens.

d) postura e movimentos do corpo: os movimentos corporais podem fornecer pistas mais seguras do que a expressão facial para se detectar determinados estados emocionais. Por ex.: inferiores hierárquicos adotam posturas atenciosas e mais rígidas do que os seus superiores, que tendem a mostrar-se descontraídos.

e) comportamentos não-verbais da voz: a entonação (qualidade, velocidade e ritmo da voz) revela-se importante no processo de comunicação. Uma voz calma geralmente transmite mensagens mais claras do que uma voz agitada.

f) aparência: a aparência de uma pessoa reflete normalmente o tipo de imagem que ela gostaria de passar. Através do vestuário, penteado, maquiagem, apetrechos pessoais, postura, gestos, modo de falar etc, as pessoas criam uma projeção de como são e de como gostariam de ser tratadas. As relações interpessoais serão menos tensas se a pessoa fornecer aos outros a sua projeção particular e se os outros respeitarem essa projeção.

SLIDE 7

Conclusão: na interação pessoal, tanto os elementos verbais como os não verbais são importantes para que o processo de comunicação seja eficiente.

INFORMAÇÕES disponíveis em: http://www.salves.com.br/virtua/comverbn-verb.html Acesso em: 25 maio 2013.

 

Atividade 2

Professor, leve seus alunos para o Laboratório de Informática e mostre a eles o vídeo abaixo que versa sobre o recurso não verbal.

  1. Linguagem não verbal - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=ocqpmU80584
    29/03/2012 - Vídeo enviado por Vinícius Lago
    Recursos utilizados: Microsoft PAINT Adobe PHOTOSHOP ...You need Adobe Flash Player to watch ...
     
  2. Mais vídeos para vídeo sobre recursos verbais e não verbais »
  3. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ocqpmU80584 Acesso em: 29 maio 2013.

1. Converse com seus alunos sobre:

  • o que entenderam do texto do vídeo? Seriam necessárias palavras escritas para que entendessem o vídeo?

Atividade 3

 Peça aos alunos para escreverem um pequeno texto sobre o vídeo. (Façam uma narração contando o que aconteceu no vídeo)

Atividade 4

Pesquisa para casa:

Professor, sugira que seus alunos observem, durante o percurso de casa até a escola, as diferentes formas de comunicação contidas nas placas, outdoors, comércios, etc. Lembre a eles que, com seus celulares, poderão fotografar algumas dessas formas para mostrar à turma.

No dia seguinte:

1. Promova uma discussão sobre o que observaram.

2. Professor, retome os objetivos e faça perguntas que o leve a avaliar se os alunos sabem:

  • definir recursos verbais e não verbais.
  • compreender a diferença entre recursos verbais e não verbais.
  • reconhecer a leitura de textos verbais e não verbais como possibilidade de acesso a diferentes informações.
  • valorizar a linguagem verbal e não verbal como instrumento de construção da cidadania. 
Recursos Complementares

Professor, acesse os sites abaixo, leia os textos, veja os vídeos e enriqueça suas aulas sobre recursos verbais e não verbais:

1. SOUZA, Amanda Maria Bicudo de. A linguagem verbo-visuais das propagandas. http://site.unitau.br//scripts/prppg/la/5sepla/site/comunicacoes_orais/artigo-amanda_maria.pdf Acesso em 25 maio 2013.

2. VILARINHO, Sabrina. (Equipe Brasil Escola) Linguagem verbal e Linguagem Não verbal Disponível em: http://www.brasilescola.com/redacao/linguagem.htm

 

Vídeos:

Use bem os recursos não verbais na comunicação Disponível em: http://exame.abril.com.br/videos/mais-videos/recursos-nao-verbais-na-comunicacao Acesso em: 29 maio 2013.

Linguagem verbal e não verbal Disponível em: http://infolaboratorio.blogspot.com.br/2012/03/linguagem-verbal-e-nao-verball.html Acesso em: 01 maio 2013.

Avaliação

A avaliação deve ser processual. O professor deverá observar a participação dos alunos durante as atividades realizadas, verificando principalmente se eles conseguiram alcançar os objetivos:

  • definir recursos verbais e não verbais.
  • compreender a diferença entre recursos verbais e não verbais.
  • pesquisar sobre o assunto em sites de busca.
  • reconhecer a leitura de textos verbais e não verbais como possibilidade de acesso a diferentes informações.
  • valorizar a linguagem verbal e não verbal como instrumento de construção da cidadania.

 

A pequena produção textual deverá ser corrigida e comentada individualmente com os estudantes, uma vez que as diferentes percepções sobre o vídeo devem ser consideradas pelo professor.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.