Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Funções da linguagem: como reconhecê-las?

 

18/06/2013

Autor e Coautor(es)
SELMA SUELI SANTOS GUIMARAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias; Lazuíta Goretti de Oliveira.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer as funções da linguagem.
  • Reconhecer as diferentes funções da linguagem em textos diversos.
Duração das atividades
02 aulas de 50 minutos aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Habilidades de leitura e compreensão de textos.
  • Elementos da comunicação (emissor / receptor / mensagem / canal / código / referente)
  • Intencionalidade discursiva.
Estratégias e recursos da aula
  • Internet;
  • Projetor de multimídia (data show);
  • Vídeo do youtube;
  • Textos da internet;
  • Trabalho em grupo.

 

Módulo 1 - O que são funções da linguagem?

 

ATIVIDADE 1

Professor, o tema "Funções da linguagem" é importante e, de igual modo, interessante. Ele pode ser trabalhado de maneira lúdica e criativa. Procure despertar em seus alunos o interesse pelo tema. Para isso, comece sua aula lendo ou declamando um pequeno poema. Faça isso enfaticamente, procurando transmitir a mensagem do poema da forma mais expressiva que puder. Depois de lido/declamado o poema, imediatamente após, leia duas ou três manchetes de notícias. É importante que elas sejam curtas e de fácil compreensão. Procure fazer a leitura da manchete como fazem os jornalistas ao apresentarem uma emissão de notícias (com ênfase e clareza). Caso você queira envolver os alunos nessa introdução, passe a dois alunos as tarefas da leitura ou declamação do poema e a leitura das manchetes. Nesse caso, será preciso ensaiar com os alunos previamente. Feitas as leituras, pergunte aos alunos se eles percebem diferenças entre os textos apresentados a eles. Explique-lhes que a linguagem possui diferentes funções e que nos poemas, geralmente, predomina a linguagem poética, enquanto que, nos textos informativos, a função predominante é a referencial ou denotativa.

Nesse momento da aula, faça uma revisão dos seis elementos da comunicação que vocês estudaram na aula anterior (emissor / receptor / mensagem / canal / código / referente). Em seguida, explique aos alunos que a linguagem possui diferentes funções que variam de acordo com a ênfase que se quer dar a cada um dos elementos da comunicação. Nesse sentido, em um texto, oral ou escrito, o elemento mais evidente pode ser o emissor, em outro texto, pode ser o receptor e assim por diante. Como são seis os elementos da comunicação, seis também são as funções da linguagem.

 

Sugestões de poemas:

 

Eu não tenho filosofia; tenho sentidos...
Se falo na Natureza não é porque saiba o que ela é,
Mas porque a amo, e amo-a por isso
Porque quem ama nunca sabe o que ama
Nem sabe por que ama, nem o que é amar...

Amar é a eterna inocência,
E a única inocência não pensar...

Fernando Pessoa

Disponível em: http://www.insite.com.br/art/pessoa/ficcoes/acaeiro/207.php. Acesso em: 24 maio 2013.

 

Soneto de fidelidade – Vinícius de Moraes

Publicado por: Mariana Treska, em 11 agosto, 2010

SONETO DA FIDELIDADE Soneto de fidelidade   Vinicius de Moraes

De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.

By Vinícius de Moraes

Disponível em: http://www.poemasepensamentos.com.br/2010/08/soneto-de-fidelidade-vinicius-de-moraes/. Acesso em: 24 maio 2013.

 

Sugestões de manchetes:

 

 

 

 

Bombeiros controlam fogo em distribuidora de combustíveis no RJ

Os bombeiros continuam no local e jogarão areia na área incendiada, para aumentar a contenção do dique que foi afetado pelo fogo. A área segue isolada.

 

 

Disponível em: http://noticias.terra.com.br/brasil/cidades/bombeiros-controlam-fogo-em-distribuidora-de-combustiveis-no-rj,6e6a8885fb7de310VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html. Acesso em: 24 maio 2013.

Paris registra noite de maio mais fria desde 1887

Paris, 24 mai (EFE).- Os serviços meteorológicos franceses registraram esta madrugada uma temperatura mínima em Paris de 3,7 graus centígrados, o que transformou a noite passada na mais fria na capital francesa em um mês de maio desde 1887.

Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/paris-registra-noite-maio-fria-1887-142119367.html. Acesso em: 24 maio 2013.

 

ATIVIDADE 2

Leve os alunos ao laboratório de informática, ou providencie um computador e um projetor datashow e inicie a exibição de um vídeo explicativo sobre as funções da linguagem. Esse vídeo traz as explicações das seis funções da linguagem de forma clara e objetiva, além de trazer também bons exemplos. Com certeza, depois de assistirem ao vídeo, os alunos terão compreendido bem as funções da linguagem.

funções linguagem vídeo

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=tXUA3-m7fbo. Acesso em: 24 maio 2013.

 

ATIVIDADE 3

Ainda no laboratório de informática, divida os alunos em seis grupos. Cada grupo deverá estudar uma das seis funções da linguagem. Os alunos poderão rever o vídeo apresentado ou ver outros vídeos sobre as funções da linguagem (veja em  Recursos Complementares outros sites com vídeos explicativos).  Cada grupo deverá elaborar um conceito para a função da linguagem que está estudando e também preparar um ou mais exemplos do uso dessa função. Na próxima aula, cada grupo apresentará o conceito e o(s) respectivo(s) exemplo(s) aos colegas. 

 

Módulo 2 - Aprendendo e empregando as funções da linguagem

 

ATIVIDADE 1

Professor, inicie sua aula com a apresentação dos conceitos e exemplos que cada um dos seis grupos de alunos preparou na aula anterior. Aproveite a apresentação dos alunos como revisão do conteúdo estudado. Após a apresentação de cada grupo, corrija e/ou acrescente as informações que julgar necessárias. Verifique se todos os alunos compreenderam bem cada uma das funções da linguagem.

 

 

 

 

 

 

Imagem disponível em: http://emebcelmanoelthiagodecastro.blogspot.com.br/2011/02/apresentacao-do-trabalho-de-historia.html. Acesso em: 24 maio 2013.

 

ATIVIDADE 2

Terminada a atividade 1, entregue aos alunos um exercício sobre os conceitos das funções da linguagem. Prepare um exercício em forma de palavras cruzadas e aproveite para explicar aos alunos que o jogo "Palavras cruzadas" é um exemplo de utilização da função metalinguística. Veja abaixo uma sugestão de exercício com palavras cruzadas.

funções linguagem cruzadas

Exercício de palavras cruzadas criado pela formadora.

 

ATIVIDADE 3

Agora entregue aos alunos uma proposta de exercícios com questões retiradas de provas do ENEM sobre funções da linguagem. Entregue uma folha para cada aluno e peça-lhes que resolvam as quatro questões. Em seguida, faça a correção das questões, dissipando eventuais dúvidas dos alunos.

ENEM 2006

1) (ENEM-2006)
A linguagem
na ponta da língua
tão fácil de falar
e de entender.
A linguagem
na superfície estrelada de letras,
sabe lá o que quer dizer?
Professor Carlos Góis, ele e quem sabe,
e vai desmatando
 o amazonas de minha ignorância.
Figuras de gramática, esquemáticas,
atropelam-me, aturdem-me, sequestram-me.
Já esqueci a língua em que comia,
em que pedia para ir lá fora,
em que levava e dava pontapé,
a língua, breve língua entrecortada
do namoro com a priminha.
O português são dois; o outro, mistério.
 
Carlos Drummond de Andrade. Esquecer para lembrar. Rio de Janeiro: José
Olympio, 1979.
 
Explorando a função emotiva da linguagem, o poeta expressa o contraste entre marcas de variação de usos da linguagem em:
a) situações formais e informais.
b) diferentes regiões dos pais.
c) escolas literárias distintas.
d) textos técnicos e poéticos.
e) diferentes épocas.

Exercício disponível em: http://cadi1ano.blogspot.com.br/2013/02/exercicios-funcoes-da-linguagem.html. Acesso em: 25 maio 2013.

 

ENEM 2010

A biosfera, que reúne todos os ambientes onde se desenvolvem os seres vivos, se divide em unidades menores chamadas ecossistemas, que podem ser uma floresta, um deserto e até um lago. Um ecossistema tem múltiplos mecanismos que regulam o número de organismos dentro dele, controlando sua reprodução, crescimento e migrações.

DUARTE, M.O guia dos curiosos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

 

Predomina no texto a função da linguagem:

a) emotiva, porque o autor expressa seu sentimento em relação à ecologia.

b) fática, porque o texto testa o funcionamento do canal de comunicação.

c) poética, porque o texto chama a atenção para os recursos de linguagem.

d) conativa, porque o texto procura orientar comportamentos do leitor.

e) referencial, porque o texto trata de noções e informações conceituais.

Exercício disponível em: http://soumaisenem.com.br/portugues/lingua-e-linguagem/funcoes-da-linguagem. Acesso em: 24 maio 2013.

 

ENEM 2009 - CANCELADO

 
4) (Enem Cancelado-2009)
 
Sentimental
Ponho-me a escrever teu nome
com letras de macarrão.
No prato, a sopa esfria, cheia de escamas e debruçados na
mesa todos contemplam
esse romântico trabalho.
Desgraçadamente falta uma letra,  uma letra somente para
acabar teu nome!
— Está sonhando? Olhe que a sopa esfria!
Eu estava sonhando...
E há em todas as consciências este cartaz amarelo: "Neste
país é proibido sonhar."
ANDRADE, C. D. Seleta em Prosa e Verso. Rio de Janeiro: Record, 1995.
 
Com base na leitura do poema, a respeito do uso e da predominância das funções da linguagem no texto de Drummond, pode-se afirmar que:
a) por meio dos versos "Ponho-me a escrever teu nome" e "esse romântico trabalho", o poeta faz referências ao seu próprio ofício: o gesto de escrever poemas líricos.
b) a linguagem essencialmente poética que constitui os versos "No prato, a sopa esfria, cheia de escamas e
debruçados na mesa todos contemplam" confere ao poema uma atmosfera irreal e impede o leitor de reconhecer no texto dados constitutivos de uma cena realista.
c) na primeira estrofe, o poeta constrói uma linguagem centrada na amada, receptora da mensagem, mas, na
segunda, ele deixa de se dirigir a ela e passa a exprimir o que sente.
d) em "Eu estava sonhando...", o poeta demonstra que está mais preocupado em responder à pergunta feita anteriormente e, assim, dar continuidade ao diálogo com seus interlocutores do que em expressar algo sobre si mesmo.
e) no verso "Neste país é proibido sonhar.”, o poeta abandona a linguagem poética para fazer uso da função referencial, informando sobre o conteúdo do "cartaz amarelo" presente no local.
 
Exercício disponível em: http://cadi1ano.blogspot.com.br/2013/02/exercicios-funcoes-da-linguagem.html. Acesso em: 24 maio 2013.
 
 

ENEM 2009 - CANCELADO

3) (Enem Cancelado-2009)
 
O texto a seguir é um trecho de uma conversa por meio de um programa de computador que permite comunicação direta pela Internet em tempo real, como o MSN Messenger. Esse tipo de conversa, embora escrita, apresenta muitas características da linguagem falada, segundo alguns linguistas. Uma delas é a interação ao vivo e imediata, que permite ao interlocutor conhecer, quase instantaneamente, a reação do outro, por meio de suas respostas e dos famosos emoticons (que podem ser definidos como “ícones que demonstram emoção").
 
João diz: oi
Pedro diz: blz?
João diz: na paz e vc?
Pedro diz: tudo trank J
João diz: oq vc ta fazendo?
[...]
Pedro diz: tenho q sair agora...
João diz: flw
Pedro diz: vlw, abc
 
Para que a comunicação, como no MSN Messenger se dê em tempo real, é necessário que a escrita das informações seja rápida, o que é feito por meio de:
 
a) frases completas, escritas cuidadosamente com acentos e letras maiúsculas (como “oq vc ta fazendo?”).
b) frases curtas e simples (como “tudo trank”') com abreviaturas padronizadas pelo uso (como “vc” – você
“vlw” - valeu!).
c) uso de reticências no final da frase, para que não se tenha que escrever o resto da informação.
d) estruturas coordenadas, como “na paz e vc”.
e) flexão verbal rica e substituição de dígrafos consonantais por consoantes simples (“qu" por “k”).

Exercício disponível em: http://cadi1ano.blogspot.com.br/2013/02/exercicios-funcoes-da-linguagem.html. Acesso em: 24 maio 2013.

Atenção, professor!

Para conferir as respostas das questões do ENEM transcritas acima e para outras questões, acesse: http://projetomedicina.com.br/site/attachments/article/619/exercicios_portugues_redacao_funcoes_de_linguagem.pdf. Acesso em: 24 maio 2013.

 

ATIVIDADE 4

Prepare vários tipos de textos e/ou trechos e peça aos alunos que identifiquem a função predominante em cada um deles. Além das sugestões abaixo, o professor poderá preparar outros textos (ver Recursos Complementares):

Texto A

1 O SENHOR é o meu pastor: nada me faltará.
2 Ele me faz descansar em pastos verdes e me leva a águas tranqüilas.
3 O SENHOR renova as minhas forças e me guia por caminhos certos, como ele mesmo prometeu.
4 Ainda que eu ande por um vale escuro como a morte, não terei medo de nada. Pois tu, ó SENHOR Deus, estás comigo; tu me proteges e me diriges.
5 Preparas um banquete para mim, onde os meus inimigos me podem ver. Tu me recebes como convidado de honra e enches o meu copo até derramar.
6 Certamente a tua bondade e o teu amor ficarão comigo enquanto eu viver. E na tua casa, ó SENHOR, morarei todos os dias da minha vida.
 
Salmos 23
 
Função predominante no texto: ..................................................................................
 

Texto B

Caixa antecipou saques do Bolsa Família um dia antes de boatos

Banco, que havia negado antecipação, liberou benefício com antecedência.
Segundo a Caixa, antecipação ocorreu por diversas melhorias em cadastro.

Disponível em: http://g1.globo.com/politica/noticia/2013/05/caixa-antecipou-saques-do-bolsa-familia-um-dia-antes-de-boatos.html. Acesso em: 25 maio 2013.

Função predominante no texto: ..................................................................................

Texto C

Imagem disponível em: https://www.google.com.br/search?q=palavras+cruzadas&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=kFyhUbS1Lunj0QG11YCIDg&ved=0CAcQ_AUoAQ&biw=1152&bih=730#facrc=_&imgrc=8GCeR1P8Hu4iNM%3A%3B06_Tq_Xh-ogObM%3Bhttp%253A%252F%252F1.bp.blogspot.com%252F_AWEaFSZNfnA%252FTIrD1SmjQgI%252FAAAAAAAABVM%252FhoXmagGePZU%252Fs640%252Fpalavra%252Bcruzada.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fcolegideal.blogspot.com%252Fp%252Fdiversao.html%3B423%3B636. Acesso em: 25 maio 2013.

Função predominante no texto: ..................................................................................

Texto D

Imagem disponível em: http://tauanaecoisasafins.blogspot.com.br/2010/12/4-de-dezembro-dia-da-propaganda.html. Acesso em: 25 maio 2013.

Função predominante no texto: ..................................................................................

Texto E

_ Está me ouvindo???

Imagem disponível em: http://redacaonocafe.wordpress.com/2012/02/08/funcao-fatica-mantenha-contato/. Acesso em: 25 maio 2013.

Função predominante no texto: ..................................................................................

Texto F

BILHETE
Se tu me amas, ama-me baixinho
Não o grites de cima dos telhados
Deixa em paz os passarinhos
Deixa em paz a mim!
Se me queres,
enfim,
tem de ser bem devagarinho, Amada,
que a vida é breve, e o amor mais breve ainda...

Mario Quintana

Texto disponível em: http://pensador.uol.com.br/poemas_romanticos_pequenos/. Acesso em: 25 maio 2013.

Função predominante no texto: ..................................................................................

 

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação será feita de modo processual, durante toda a aula, observando-se a participação dos alunos nas atividades propostas. Uma avaliação quantitativa também poderá ser aplicada, por meio de exercícios orais e/ou escritos sobre os conceitos das funções e suas aplicações em diversos textos.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Aline Ramos, Escola Galópolis , Rio Grande do Sul - disse:
    aline_bbb_@hotmail.com

    03/05/2015

    Cinco estrelas

    A aula é bem diversificada com vídeos e contextualizações claros. As atividades também foram bem selecionadas, incluindo as questões do ENEM. Gostei muito, porque é possível auxiliar o trabalho do professor facilmente.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.