18/06/2013
Eliana Dias; Lazuíta Goretti de Oliveira.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações |
Professor, o tema "Funções da linguagem" é importante e, de igual modo, interessante. Ele pode ser trabalhado de maneira lúdica e criativa. Procure despertar em seus alunos o interesse pelo tema. Para isso, comece sua aula lendo ou declamando um pequeno poema. Faça isso enfaticamente, procurando transmitir a mensagem do poema da forma mais expressiva que puder. Depois de lido/declamado o poema, imediatamente após, leia duas ou três manchetes de notícias. É importante que elas sejam curtas e de fácil compreensão. Procure fazer a leitura da manchete como fazem os jornalistas ao apresentarem uma emissão de notícias (com ênfase e clareza). Caso você queira envolver os alunos nessa introdução, passe a dois alunos as tarefas da leitura ou declamação do poema e a leitura das manchetes. Nesse caso, será preciso ensaiar com os alunos previamente. Feitas as leituras, pergunte aos alunos se eles percebem diferenças entre os textos apresentados a eles. Explique-lhes que a linguagem possui diferentes funções e que nos poemas, geralmente, predomina a linguagem poética, enquanto que, nos textos informativos, a função predominante é a referencial ou denotativa.
Nesse momento da aula, faça uma revisão dos seis elementos da comunicação que vocês estudaram na aula anterior (emissor / receptor / mensagem / canal / código / referente). Em seguida, explique aos alunos que a linguagem possui diferentes funções que variam de acordo com a ênfase que se quer dar a cada um dos elementos da comunicação. Nesse sentido, em um texto, oral ou escrito, o elemento mais evidente pode ser o emissor, em outro texto, pode ser o receptor e assim por diante. Como são seis os elementos da comunicação, seis também são as funções da linguagem.
Eu não tenho filosofia; tenho sentidos...
Se falo na Natureza não é porque saiba o que ela é,
Mas porque a amo, e amo-a por isso
Porque quem ama nunca sabe o que ama
Nem sabe por que ama, nem o que é amar...
Amar é a eterna inocência,
E a única inocência não pensar...
Disponível em: http://www.insite.com.br/art/pessoa/ficcoes/acaeiro/207.php. Acesso em: 24 maio 2013.
Publicado por: Mariana Treska, em 11 agosto, 2010
De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.
Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento
E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama
Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.
By Vinícius de Moraes
Disponível em: http://www.poemasepensamentos.com.br/2010/08/soneto-de-fidelidade-vinicius-de-moraes/. Acesso em: 24 maio 2013.
Os bombeiros continuam no local e jogarão areia na área incendiada, para aumentar a contenção do dique que foi afetado pelo fogo. A área segue isolada.
Disponível em: http://noticias.terra.com.br/brasil/cidades/bombeiros-controlam-fogo-em-distribuidora-de-combustiveis-no-rj,6e6a8885fb7de310VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html. Acesso em: 24 maio 2013.
Paris, 24 mai (EFE).- Os serviços meteorológicos franceses registraram esta madrugada uma temperatura mínima em Paris de 3,7 graus centígrados, o que transformou a noite passada na mais fria na capital francesa em um mês de maio desde 1887.
Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/paris-registra-noite-maio-fria-1887-142119367.html. Acesso em: 24 maio 2013.
Leve os alunos ao laboratório de informática, ou providencie um computador e um projetor datashow e inicie a exibição de um vídeo explicativo sobre as funções da linguagem. Esse vídeo traz as explicações das seis funções da linguagem de forma clara e objetiva, além de trazer também bons exemplos. Com certeza, depois de assistirem ao vídeo, os alunos terão compreendido bem as funções da linguagem.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=tXUA3-m7fbo. Acesso em: 24 maio 2013.
ATIVIDADE 3
Ainda no laboratório de informática, divida os alunos em seis grupos. Cada grupo deverá estudar uma das seis funções da linguagem. Os alunos poderão rever o vídeo apresentado ou ver outros vídeos sobre as funções da linguagem (veja em Recursos Complementares outros sites com vídeos explicativos). Cada grupo deverá elaborar um conceito para a função da linguagem que está estudando e também preparar um ou mais exemplos do uso dessa função. Na próxima aula, cada grupo apresentará o conceito e o(s) respectivo(s) exemplo(s) aos colegas.
ATIVIDADE 1
Professor, inicie sua aula com a apresentação dos conceitos e exemplos que cada um dos seis grupos de alunos preparou na aula anterior. Aproveite a apresentação dos alunos como revisão do conteúdo estudado. Após a apresentação de cada grupo, corrija e/ou acrescente as informações que julgar necessárias. Verifique se todos os alunos compreenderam bem cada uma das funções da linguagem.
Imagem disponível em: http://emebcelmanoelthiagodecastro.blogspot.com.br/2011/02/apresentacao-do-trabalho-de-historia.html. Acesso em: 24 maio 2013.
ATIVIDADE 2
Terminada a atividade 1, entregue aos alunos um exercício sobre os conceitos das funções da linguagem. Prepare um exercício em forma de palavras cruzadas e aproveite para explicar aos alunos que o jogo "Palavras cruzadas" é um exemplo de utilização da função metalinguística. Veja abaixo uma sugestão de exercício com palavras cruzadas.
Exercício de palavras cruzadas criado pela formadora.
ATIVIDADE 3
Agora entregue aos alunos uma proposta de exercícios com questões retiradas de provas do ENEM sobre funções da linguagem. Entregue uma folha para cada aluno e peça-lhes que resolvam as quatro questões. Em seguida, faça a correção das questões, dissipando eventuais dúvidas dos alunos.
Exercício disponível em: http://cadi1ano.blogspot.com.br/2013/02/exercicios-funcoes-da-linguagem.html. Acesso em: 25 maio 2013.
A biosfera, que reúne todos os ambientes onde se desenvolvem os seres vivos, se divide em unidades menores chamadas ecossistemas, que podem ser uma floresta, um deserto e até um lago. Um ecossistema tem múltiplos mecanismos que regulam o número de organismos dentro dele, controlando sua reprodução, crescimento e migrações.
DUARTE, M.O guia dos curiosos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
Predomina no texto a função da linguagem:
a) emotiva, porque o autor expressa seu sentimento em relação à ecologia.
b) fática, porque o texto testa o funcionamento do canal de comunicação.
c) poética, porque o texto chama a atenção para os recursos de linguagem.
d) conativa, porque o texto procura orientar comportamentos do leitor.
e) referencial, porque o texto trata de noções e informações conceituais.
Exercício disponível em: http://soumaisenem.com.br/portugues/lingua-e-linguagem/funcoes-da-linguagem. Acesso em: 24 maio 2013.
Exercício disponível em: http://cadi1ano.blogspot.com.br/2013/02/exercicios-funcoes-da-linguagem.html. Acesso em: 24 maio 2013.
Para conferir as respostas das questões do ENEM transcritas acima e para outras questões, acesse: http://projetomedicina.com.br/site/attachments/article/619/exercicios_portugues_redacao_funcoes_de_linguagem.pdf. Acesso em: 24 maio 2013.
ATIVIDADE 4
Prepare vários tipos de textos e/ou trechos e peça aos alunos que identifiquem a função predominante em cada um deles. Além das sugestões abaixo, o professor poderá preparar outros textos (ver Recursos Complementares):
Disponível em: http://g1.globo.com/politica/noticia/2013/05/caixa-antecipou-saques-do-bolsa-familia-um-dia-antes-de-boatos.html. Acesso em: 25 maio 2013.
Função predominante no texto: ..................................................................................
Imagem disponível em: https://www.google.com.br/search?q=palavras+cruzadas&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=kFyhUbS1Lunj0QG11YCIDg&ved=0CAcQ_AUoAQ&biw=1152&bih=730#facrc=_&imgrc=8GCeR1P8Hu4iNM%3A%3B06_Tq_Xh-ogObM%3Bhttp%253A%252F%252F1.bp.blogspot.com%252F_AWEaFSZNfnA%252FTIrD1SmjQgI%252FAAAAAAAABVM%252FhoXmagGePZU%252Fs640%252Fpalavra%252Bcruzada.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fcolegideal.blogspot.com%252Fp%252Fdiversao.html%3B423%3B636. Acesso em: 25 maio 2013.
Função predominante no texto: ..................................................................................
Imagem disponível em: http://tauanaecoisasafins.blogspot.com.br/2010/12/4-de-dezembro-dia-da-propaganda.html. Acesso em: 25 maio 2013.
Função predominante no texto: ..................................................................................
_ Está me ouvindo???
Imagem disponível em: http://redacaonocafe.wordpress.com/2012/02/08/funcao-fatica-mantenha-contato/. Acesso em: 25 maio 2013.
Função predominante no texto: ..................................................................................
BILHETE
Se tu me amas, ama-me baixinho
Não o grites de cima dos telhados
Deixa em paz os passarinhos
Deixa em paz a mim!
Se me queres,
enfim,
tem de ser bem devagarinho, Amada,
que a vida é breve, e o amor mais breve ainda...
Texto disponível em: http://pensador.uol.com.br/poemas_romanticos_pequenos/. Acesso em: 25 maio 2013.
Função predominante no texto: ..................................................................................
Para outros vídeos com explicações sobre funções da linguagem, acesse:
http://www.youtube.com/results?search_query=fun%C3%A7%C3%B5es+da+linguagem&oq=fun%C3%A7%C3%B5es+da+linguagem&gs_l=youtube.12...0.0.0.1927221.0.0.0.0.0.0.0.0..0.0...0.0...1ac..11.youtube.. Acesso em: 22 maio 2013.
http://soumaisenem.com.br/portugues/lingua-e-linguagem/funcoes-da-linguagem. Acesso em: 24 maio 2013.
http://www.brasilescola.com/redacao/funcao-poetica-linguagem.htm
Para mais exercícios sobre funções da linguagem, acesse:
http://projetomedicina.com.br/site/attachments/article/619/exercicios_portugues_redacao_funcoes_de_linguagem.pdf. Acesso em: 24 maio 2013.
A avaliação será feita de modo processual, durante toda a aula, observando-se a participação dos alunos nas atividades propostas. Uma avaliação quantitativa também poderá ser aplicada, por meio de exercícios orais e/ou escritos sobre os conceitos das funções e suas aplicações em diversos textos.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
03/05/2015
Cinco estrelasA aula é bem diversificada com vídeos e contextualizações claros. As atividades também foram bem selecionadas, incluindo as questões do ENEM. Gostei muito, porque é possível auxiliar o trabalho do professor facilmente.