Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Café da manhã em diferentes países: aprendendo o nome de comidas e bebidas em inglês

 

18/06/2013

Autor e Coautor(es)
ANA CLAUDIA CUNHA SALUM
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula, o aluno:

- conhecerá aspectos culturais de outros povos, por exemplo, o café da manhã em diferentes países.

- aprenderá o vocabulário sobre comida e bebida em inglês.

Duração das atividades
2 aulas/módulos de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário conhecimento prévio por parte do aluno, uma vez que as atividades da aula serão suficientes para introduzir e desenvolver o tema proposto.

Estratégias e recursos da aula

Recursos utilizados nesta aula:

  • material impresso/xerocado;
  • laboratório de informática: datashow, tablets, notebooks, vídeos, sites, slides.

                                                                      Módulo 1

                           ATIVIDADE 1: WARM UP

 

Introduzindo o tema: 

Para o início da aula, o professor deverá discutir com os alunos as seguintes questões, observando se há a participação e o envolvimento de todos, visando criar um clima propício para a introdução do tema da aula: 

  • O que você costuma tomar no café da manhã?
  • Você toma café da manhã em casa ou fora?
  • O que você considera importante comer no café da manhã?
  • Você já tomou café da manhã em outros países? Você acha que há diferenças entre o café da manhã do Brasil e o de outros países?  

                        ATIVIDADE 2: Aspectos culturais

 

Trabalhando com aspectos culturais: o café da manhã ao redor do mundo 

Para esta atividade, o professor deverá colocar o slide do site,       http://www.slideshare.net/Metalmaster69/breakfast-around-the-world-2041646?from_search=3 (acesso em 22.05.2013),      para que os alunos descubram como é o café da manhã em 5 diferentes países ao redor do mundo. A fim de direcionar a leitura, o professor deverá apresentar as perguntas, que deverão ser respondidas baseadas no slide. As respostas poderão ser dadas oralmente e o professor deverá observar se todos os alunos estão tendo a oportunidade de participar. Quanto ao vocabulário, o professor deverá incentivar os alunos a identificarem as palavras conhecidas e ajudar com as desconhecidas. 

 3

Figura 1: Imagem ilustrativa do slide do sitehttp://www.slideshare.net/Metalmaster69/breakfast-around-the-world-2041646?from_search=3 (acesso em 22.05.2013)

 Perguntas direcionadas ao slide

a) Onde as pessoas tomam chá no café da manhã?

b) Em que país as pessoas bebem leite ou suco de laranja?

c) Em que país o café é parecido com o norte-americano?

d) O que bebem os sul africanos no café da manhã?

e) Descreva o café da manhã típico da China. 

Respostas: a) China, Germany; b) Canadá; c) Austrália; d) Uuma caneca de café forte ; e) Na China eles comem arroz com grandes enrolados de massa e bebem água ou chá.

 

                                                                 MÓDULO 2

                                ATIVIDADE 3: vocabulary

Introduzindo o vocabulário sobre comida e bebida 

No laboratório de informática ou com um datashow, utilizando-se do recurso de um vídeo do site: http://www.youtube.com/watch?v=gN5kaK_4VA4 (acesso em 25.05.2013), o professor deverá introduzir o vocabulário sobre comida e bebida, solicitando aos alunos que repitam as palavras a fim de treinarem a pronúncia. Em seguida, poderá tirar o som do vídeo e pedir para que os alunos falem o nome de cada comida apresentada no vídeo, observando o quanto eles podem se lembrar e corrigindo possíveis erros de pronúncia.

 v

Figura 2: Imagem ilustrativa do vídeo. Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=gN5kaK_4VA4 (acesso em 25.05.2013)

 

                             ATIVIDADE 4: EXERCISING

Para esta atividade, o professor deverá entregar uma folha com a xerox de um exercício de vocabulário, que poderá ser feito pelos alunos em dupla, a fim de promover uma maior interação e cooperação entre eles. O professor deverá dar um tempo de aproximadamente 10 minutos para que os alunos finalizem a atividade, variando de acordo com o número de alunos e o grau de dificuldade apresentado por eles e identificado pelo professor.  Em seguida, o professor deverá realizar a correção, solicitando que cada aluno dê a resposta, observando se há a participação de todos durante a correção da atividade. Esse é mais um momento em que o professor deverá observar a pronúncia das palavras e a compreensão de palavras novas que até então não tinham sido introduzidas pelas atividades anteriores.

 Figura 3: Imagem do exercício do sitehttps://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnxjZW50cm9wZWRhZ29naWNvdWZtZ3xneDo3OGRkODQxNWFjYmE2YTNj (acesso em 25.05.2013) 

                               ATIVIDADE 5: DISCUSSING

 Para finalizar a aula, o professor deverá propor uma discussão sobre a frase:

"EAT BREAKFAST LIKE A KING, LUNCH LIKE A PRINCE AND DINNER LIKE A PAUPER" (Adele Davis)

(Tome café da manhã como um rei, almoce como um príncipe e jante como um indigente).

O professor deverá incentivar todos os alunos a participarem da discussão, revezando os turnos de fala e fazendo provocações, a fim de que os alunos se sintam motivados a participar.

 

Recursos Complementares

Professor, como sugestão de outra aula sobre o tema Food and Drinks no Portal do Professor, acesse: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9701 (acesso em 25.05.2013).

Como sugestão de exercícios, consulte o site: https://docs.google.com/viewer?v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnxjZW50cm9wZWRhZ29naWNvdWZtZ3xneDo3OGRkODQxNWFjYmE2YTNj (acesso em 25.05.2013)

Para uma lista de vocabulário sobre comida e bebida em inglês, acessar: http://www.infoescola.com/ingles/vocabulario-alimentos-food/ (acesso em 25.05.2013)Site em que o professor poderá trabalhar com mais vocabulário e pronúncia das palavras: http://www.cursandoingles.net/frutas_ingles_adjetivos.html (acesso em 25.05.2013)

Avaliação

Uma primeira avaliação poderá acontecer, durante as atividades propostas nas aulas, observando a participação e o envolvimento dos alunos. 

Como segunda parte da avaliação, o professor deverá solicitar aos alunos que providenciem um cardápio de café da manhã (brasileiro ou de qualquer outro país), incluindo figuras do vocabulário aprendido na aula. O cardápio poderá ser impresso ou feito em uma plataforma virtual. É importante o professor observar se o cardápio apresenta um número considerável de bebida e comida que foi apresentado durante os vídeos nas atividades da aula.   

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Fabiana, Escola Estadual , Mato Grosso do Sul - disse:
    fabianaayala@msn.com

    22/10/2013

    Cinco estrelas

    Gostei muito desta aula.


  • solange navarro, col elzira , Paraná - disse:
    solangenavarro@pop.com.br

    03/09/2013

    Cinco estrelas

    Não conhecia este site, mas adoooorei as aulas e planos


  • neusa aparecida brocco da silva, JOSE CARLOS BRAGA DE SOUZA DR , São Paulo - disse:
    neusabrocco@yahoo.com.br

    28/06/2013

    Quatro estrelas

    Excelente ideia, pois os alunos pesquisando aprendem mais, a respeito da primeira e importante refeição, em lugares diferentes e descobrindo os alimentos mais consumidos e a origem dos mesmos e concluindo os costumes de cada povo.


  • GISELE LUZ CARDOSO, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCACAO TECNOLOGICA DE SANTA CATARINA , Santa Catarina - disse:
    douspeakenglish@gmail.com

    23/06/2013

    Cinco estrelas

    very good and interesting


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.