18/06/2013
Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Com esta aula, o aluno:
- conhecerá aspectos culturais de outros povos, por exemplo, o café da manhã em diferentes países.
- aprenderá o vocabulário sobre comida e bebida em inglês.
Não é necessário conhecimento prévio por parte do aluno, uma vez que as atividades da aula serão suficientes para introduzir e desenvolver o tema proposto.
Recursos utilizados nesta aula:
ATIVIDADE 1: WARM UP |
Para o início da aula, o professor deverá discutir com os alunos as seguintes questões, observando se há a participação e o envolvimento de todos, visando criar um clima propício para a introdução do tema da aula:
ATIVIDADE 2: Aspectos culturais |
Para esta atividade, o professor deverá colocar o slide do site, http://www.slideshare.net/Metalmaster69/breakfast-around-the-world-2041646?from_search=3 (acesso em 22.05.2013), para que os alunos descubram como é o café da manhã em 5 diferentes países ao redor do mundo. A fim de direcionar a leitura, o professor deverá apresentar as perguntas, que deverão ser respondidas baseadas no slide. As respostas poderão ser dadas oralmente e o professor deverá observar se todos os alunos estão tendo a oportunidade de participar. Quanto ao vocabulário, o professor deverá incentivar os alunos a identificarem as palavras conhecidas e ajudar com as desconhecidas.
Figura 1: Imagem ilustrativa do slide do site: http://www.slideshare.net/Metalmaster69/breakfast-around-the-world-2041646?from_search=3 (acesso em 22.05.2013)
Perguntas direcionadas ao slide:
a) Onde as pessoas tomam chá no café da manhã?
b) Em que país as pessoas bebem leite ou suco de laranja?
c) Em que país o café é parecido com o norte-americano?
d) O que bebem os sul africanos no café da manhã?
e) Descreva o café da manhã típico da China.
Respostas: a) China, Germany; b) Canadá; c) Austrália; d) Uuma caneca de café forte ; e) Na China eles comem arroz com grandes enrolados de massa e bebem água ou chá. |
ATIVIDADE 3: vocabulary |
Introduzindo o vocabulário sobre comida e bebida
No laboratório de informática ou com um datashow, utilizando-se do recurso de um vídeo do site: http://www.youtube.com/watch?v=gN5kaK_4VA4 (acesso em 25.05.2013), o professor deverá introduzir o vocabulário sobre comida e bebida, solicitando aos alunos que repitam as palavras a fim de treinarem a pronúncia. Em seguida, poderá tirar o som do vídeo e pedir para que os alunos falem o nome de cada comida apresentada no vídeo, observando o quanto eles podem se lembrar e corrigindo possíveis erros de pronúncia.
Figura 2: Imagem ilustrativa do vídeo. Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=gN5kaK_4VA4 (acesso em 25.05.2013)
ATIVIDADE 4: EXERCISING |
Para esta atividade, o professor deverá entregar uma folha com a xerox de um exercício de vocabulário, que poderá ser feito pelos alunos em dupla, a fim de promover uma maior interação e cooperação entre eles. O professor deverá dar um tempo de aproximadamente 10 minutos para que os alunos finalizem a atividade, variando de acordo com o número de alunos e o grau de dificuldade apresentado por eles e identificado pelo professor. Em seguida, o professor deverá realizar a correção, solicitando que cada aluno dê a resposta, observando se há a participação de todos durante a correção da atividade. Esse é mais um momento em que o professor deverá observar a pronúncia das palavras e a compreensão de palavras novas que até então não tinham sido introduzidas pelas atividades anteriores.
Figura 3: Imagem do exercício do site: https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnxjZW50cm9wZWRhZ29naWNvdWZtZ3xneDo3OGRkODQxNWFjYmE2YTNj (acesso em 25.05.2013)
ATIVIDADE 5: DISCUSSING |
Para finalizar a aula, o professor deverá propor uma discussão sobre a frase:
"EAT BREAKFAST LIKE A KING, LUNCH LIKE A PRINCE AND DINNER LIKE A PAUPER" (Adele Davis)
(Tome café da manhã como um rei, almoce como um príncipe e jante como um indigente).
O professor deverá incentivar todos os alunos a participarem da discussão, revezando os turnos de fala e fazendo provocações, a fim de que os alunos se sintam motivados a participar.
Professor, como sugestão de outra aula sobre o tema Food and Drinks no Portal do Professor, acesse: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9701 (acesso em 25.05.2013).
Como sugestão de exercícios, consulte o site: https://docs.google.com/viewer?v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnxjZW50cm9wZWRhZ29naWNvdWZtZ3xneDo3OGRkODQxNWFjYmE2YTNj (acesso em 25.05.2013)
Para uma lista de vocabulário sobre comida e bebida em inglês, acessar: http://www.infoescola.com/ingles/vocabulario-alimentos-food/ (acesso em 25.05.2013)Site em que o professor poderá trabalhar com mais vocabulário e pronúncia das palavras: http://www.cursandoingles.net/frutas_ingles_adjetivos.html (acesso em 25.05.2013)
Uma primeira avaliação poderá acontecer, durante as atividades propostas nas aulas, observando a participação e o envolvimento dos alunos.
Como segunda parte da avaliação, o professor deverá solicitar aos alunos que providenciem um cardápio de café da manhã (brasileiro ou de qualquer outro país), incluindo figuras do vocabulário aprendido na aula. O cardápio poderá ser impresso ou feito em uma plataforma virtual. É importante o professor observar se o cardápio apresenta um número considerável de bebida e comida que foi apresentado durante os vídeos nas atividades da aula.
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
22/10/2013
Cinco estrelasGostei muito desta aula.
03/09/2013
Cinco estrelasNão conhecia este site, mas adoooorei as aulas e planos
28/06/2013
Quatro estrelasExcelente ideia, pois os alunos pesquisando aprendem mais, a respeito da primeira e importante refeição, em lugares diferentes e descobrindo os alimentos mais consumidos e a origem dos mesmos e concluindo os costumes de cada povo.
23/06/2013
Cinco estrelasvery good and interesting