Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como propor uma atividade com a problemática do meio ambiente com crianças pequenas.

 

14/06/2013

Autor e Coautor(es)
GILBERTO LOPES LERINA
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Giandréa Reuss Strenzel

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Educação Infantil Natureza e sociedade Os fenômenos da natureza
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Ensino Fundamental Inicial Saúde Correlações entre meio ambiente e saúde
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Educação Infantil Natureza e sociedade Os lugares e suas paisagens
Ensino Fundamental Inicial Saúde Relações sociais, acordos e limites
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Interagir com os seus pares;

- Expressar-se de maneira autoral por meio de fotos;

- Identificar o papel da sociedade na organização e reorganização do Meio Ambiente;

- Conscientizar-se da importância do desenvolvimento de atitudes para a melhoria do Meio Ambiente.

Duração das atividades
A atividade será dividida em 04 etapas e, cada uma delas, durará aproximadamente uma hora. A proposta deverá ser realizada em dias alternados.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A proposta é indicada para crianças a partir de 04 anos de idade e com a intervenção de, no mínimo, 02 professores por grupo. A proposta prevê que os professores habitualmente mostrem fotografias e imagens ao grupo e possibilitem que as crianças percebam, através de reflexões e discussões, que os seres humanos interferem no Meio Ambiente por meio de suas ações.

O professor deve estar atento ao percurso do processo de intervenção, porque ele é tão importante quanto atingir o objetivo final.

Estratégias e recursos da aula

Primeira Etapa: "Vamos pensar no planeta?"

Duração: Em torno de uma hora.

Material: 01 Máquina fotográfica digital; um equipamento para reprodução de imagens e de som (DVD e aparelho televisor, ou similares); pedaços de panos ou de TNT (ver sobre TNT, nos Recursos Complementares) de 04 cores diferentes, um para cada criança e de um tamanho que possam servir de vendas para os olhos; e um CD com músicas de que as crianças gostem e que seja divertida.

Local: Sala de aula, pátio da Instituição ou local amplo onde se possa reproduzir som e imagem.

Proposta:

Para esta atividade, o professor convidará 02 grupos de crianças de sua Instituição de ensino, com a faixa etária aproximada daquela já especificada acima.

O professor deverá organizar o material e pesquisar os locais onde realizará esta proposta. A atividade será iniciada com o professor solicitando às crianças que façam uma roda e o imitem enquanto ele executa alguns alongamentos. Na sequência, o professor proporá às crianças uma brincadeira: “Vamos brincar de todos juntos somos fortes!”. Em seguida, ele combinará com as crianças que, no momento da brincadeira, elas ficarão com as vendas nos olhos, e que, para conseguirem brincar, elas deverão estar bem atentas para, num dado momento, se unirem através da audição. Este convite deverá ser feito de forma empolgante no sentido de a criançada abraçar a proposta da brincadeira, para então o professor distribuir as vendas para as crianças se familiarizarem com o objeto e a sensação de ficarem sem a visão.

A brincadeira sugerida consiste em dividir o grupo em 04 subgrupos. Cada subgrupo representará um animal, de maneira que, ao se iniciar a brincadeira, as crianças deverão emitir o som característico deste animal. O professor deverá estar atento à escolha dos animais, de forma que os sons a serem reproduzidos não se assemelhem. Neste momento de início da brincadeira, as crianças estarão vendadas e distribuídas de forma irregular no espaço delimitado pelo professor. O professor dará o comando para que elas andem bem devagar e descontraidamente pelo espaço. Uma música alegre e divertida deverá ser colocada e, em um dado momento, o som cessará e as crianças deverão reproduzir o som dos animais convencionados nos subgrupos anteriormente. Enquanto sonorizam, elas deverão formar um só grupo daquele animal já estipulado e só poderão parar de emitir o som quando todas as crianças estiverem juntas. Os demais grupos procederão da mesma forma. A brincadeira acaba quando todos os “animais” estiverem juntos. Caso uma criança não consiga se unir ao seu subgrupo, o professor deverá ajudá-la. O professor poderá repetir a brincadeira, bem como solicitar que as crianças experimentem com outras crianças outros sons.

Ao final, o professor fará uma rodada sobre o que eles vivenciaram e comentará sobre a importância da audição, podendo, para tanto, se apoiar nos Recursos Complementares sobre a audição. Neste momento, o professor reproduzirá o som dos Saltimbancos, da obra de Chico Buarque de Holanda, com a música Todos juntos somos fortes!, e contará, resumidamente, a moral da história cantada ( ver sobre a obra dos Saltimbancos nos Recursos Complementares). Ao final da música, o professor iniciará uma conversa sobre o meio ambiente, comentando que o homem está muito descuidado com o meio ambiente e que isto é muito ruim, tanto para o próprio homem, como para as plantas e animais do planeta. Em seguida, o professor poderá mostrar algumas imagens belas de sua região e alguns lugares onde o descuido do homem apareça em relação ao lixo, podendo ser a cidade onde moram, um bosque, uma praça, uma praia, a beira de um rio, enfim, o professor deverá fazer uma investigação prévia do local e da possibilidade de as crianças posteriormente irem in loco para fotografar. Continuando, o professor mostrará um vídeo da Turma da Mônica em Um Plano para Salvar o Planeta - Parte 3 (Recursos Complementares) a partir do qual incentivará o trabalho em equipe para um mundo melhor. Trará à reflexão a importância de ajudar o nosso planeta e de ser e estar vigilante a estas questões.

 

Capa do CD Os Saltimbancos - Pintura de uma gata, um burro, um cachorro e uma galinha.

Capa do CD Os Saltimbancos - Pintura de uma gata, um burro, um cachorro e uma galinha.

http://brasileirinhos.wordpress.com/musica-os-saltimbancos/

Acesso: 13/06/13

 

O próximo passo é desafiar o grupo para que faça uma ação importante em defesa da natureza: “Uma maratona fotográfica sobre o Meio Ambiente e uma Passeata em defesa do Meio Ambiente!”. Assim, ele instigará as crianças a fazer um convite desenhado e/ou escrito aos pais para participarem e emprestarem-lhes as máquinas fotográficas digitais, no caso de eles a possuírem. Caso contrário, as máquinas que forem da instituição serão socializadas, para que todos possam registrar fotograficamente, devendo o professor organizar este momento. Assim, quando os responsáveis ou familiares forem buscar os seus filhos na instituição, o professor deverá reforçar o convite e estimular a participação.

O professor deverá fazer o registro fotográfico dos vários momentos de cada proposta. Ao final delas, o professor poderá montar um painel de fotos e organizar slides para apresentação posterior às famílias.

 

http://1.bp.blogspot.com/-33tT5vxrcso/TjmnFGrhq6I/AAAAAAAAAEw/cq_lSN3cnfs/s200/Untitled%2B11.jpg

http://1.bp.blogspot.com/-33tT5vxrcso/TjmnFGrhq6I/AAAAAAAAAEw/cq_lSN3cnfs/s200/Untitled%2B11.jpg

Acesso: 13/06/2013

 

 

SEGUNDA ETAPA: Vamos fazer uma maratona fotográfica em defesa do meio ambiente?”

Duração: Uma hora aproximadamente.

Material: As máquinas fotográficas digitais.

Local: Área escolhida para a Maratona Fotográfica.

Proposta:

O professor deverá convidar outros adultos, pais ou responsáveis, para, neste dia, participarem da atividade e combinar com eles estratégias de segurança e intervenção, se for necessário.

O grupo deverá ser organizado em uma roda e o professor deverá retomar as questões e os objetivos deste próximo momento. Deverá encaminhar, antes da saída dos grupos para o local, uma primeira familiarização com o equipamento, de forma mais efetiva e, caso não tenha uma máquina para cada criança, o professor deverá organizar e combinar um procedimento para que todos tenham a possibilidade de uso do equipamento através de empréstimos de máquinas. Os adultos envolvidos deverão estar atentos a este processo. Ao chegar ao local, o professor fará uma roda com as crianças e as instigará para a missão de resgatar imagens das atitudes negativas do seres humanos em relação à natureza. O “fotógrafo” deverá estar atento para registrar, no seu momento de posse da máquina, fotografias que julgar interessantes, que dizem respeito ao tema. De modo que serão, no máximo, 05 fotos para cada criança.

O professor deverá estar atento às fotos de cada um dos fotógrafos. Uma sugestão para marcar o trabalho de cada criança é iniciá-lo com a fotografia do próprio autor da sessão. Ao final, o professor fará uma roda com as crianças sentadas para exposições individuais do que experienciaram.

 

                                                     fotografo do meio ambiente

Arquivo institucional NDI/2013

Criança fotografando. Foto de: Gilberto Lerina

                 

 

                                                           

TERCEIRA ETAPA: "Vamos a luta, num bom sentido!"

Duração: Em torno de uma hora.

Material: Colchonetes ou tapetes; uma máquina fotográfica digital; um aparelho de som; cartolina ou papéis recicláveis para confecção de cartazes; cola; giz de cera; lápis de cor; caneta hidrocor; cabos de vassouras; tinta guache; e pedaços de madeira para fazer placas.

Local: Sala de aula ou outro ambiente que seja confortável para as crianças e para os adultos fazerem cartazes e placas.

Proposta:

O professor poderá iniciar esta etapa propondo um alongamento bem humorado, imitando o espreguiçar de animais que as crianças conheçam, podendo ser de um gato ou de um cachorro, por exemplo. Após o alongamento, sugerirá que todos sentem em roda e proporá que os “fotógrafos” apresentem as suas fotos e comentem como foi a atividade e o que mais os chamou atenção. Iniciará apresentando as fotos imprensas e convidará cada “fotógrafo” para se pronunciar a respeito dos seus registros fotográficos, enquanto o professor fará suas anotações a respeito do que mais chamou a atenção das crianças individualmente.

Ao final das apresentações, o professor instiga as crianças a darem continuidade ao trabalho em forma de um grande protesto, com cartazes, fotos e placas para chamar a atenção, e desenhos para serem entregues em uma passeata a ser realizada no local onde foram tiradas as fotos. A partir disso, elas deverão se unir para a elaboração de cartazes, para confecção de placas de madeira e de desenhos no outro lado das folhas onde foram impressas as fotos etc. Este convite deverá ser feito com empolgação e alegria, na forma de um desafio, no sentido de motivar as crianças a se envolver com a atividade.

Diante disso, o professor organizará os materiais necessários. As frases serão de autoria das crianças e o professor poderá viabilizar este processo. Este momento deverá ser marcado pela descontração e alegria, observada a especificidade desta faixa de idade. Cartazes, placas e desenhos prontos, o professor reunirá o grupo em uma roda final para apresentação individual do material. Ao final, o professor abrirá espaço para considerações das crianças e as convidará para a última etapa.

 

 

QUARTA ETAPA: "ÃO, ÃO, ÃO, ABAIXO O LIXÃO!"

Duração: Em torno de uma hora.

Material: Uma máquina fotográfica digital; cartazes, placas e desenhos produzidos na terceira etapa; cabos de vassouras; 30 metros de fio de nylon (de varal ou de outro material que possa ser utilizado para amarrar as placas de madeira); apitos (um para cada criança); e/ou instrumentos de percussão.

Local: Local onde foram feitas as fotos. 

Proposta:

O professor deverá organizar o material a ser utilizado previamente, uma vez que estará em visita ao local onde foi realizada a maratona fotográfica. Antes de sair para o local, ele indagará as crianças se elas sabem ou já ouviram falar sobre o que significa uma passeata e/ou o quê elas conhecem sobre o assunto. E, para exemplificar, o professor poderá falar um pouco, ao final, e mostrar algumas imagens, se apoiando nos Recursos Complementares que mostrará algumas imagens de algumas passeatas. O professor deverá convidar outros adultos, pais ou responsáveis, para, neste dia, participarem da passeata.

 O professor poderá informar a algum órgão da imprensa escrita ou televisiva sobre o projeto e a ação deste dia e os convidar para fazerem uma cobertura. Quem sabe?!

Ao chegar ao local, o professor organizará nova roda e combinará como será a passeata. Poderá construir com as crianças palavras de ordem, como, por exemplo: “ão, ão,ão, este local não é um lixão!”, ou “eza, eza, eza, vamos ajudar a natureza!, de uma forma alegre e não pejorativa.

O professor organizará para que o grupo dê algumas voltas pelo local e os adultos ficarão atentos às crianças e ao percurso. Nesta caminhada, as crianças poderão apitar, dançar, cantar, batucar nos instrumentos de percussão e chocalhos, brincar com as frases de ordem, enfim, se manifestar livremente, e o professor, sempre atento, deverá estar próximo às manifestações, para garantir que este momento seja pacífico e alegre.

Esta etapa, como as demais, deverá ser registrada com uma máquina fotográfica e todo o material deverá ser organizado para uma exposição para os pais das crianças e outros visitantes. A exposição deve ter uma descrição sucinta do professor para embasamento do que foi vivido e o que mais chamou a atenção na sua leitura da atividade.

 

 

                                                                           passeata

                                                                                     

Arquivo institucional NDI/2013

Passeata

Foto de: Gilberto Lerina

 

Recursos Complementares
Avaliação

Por fim, o professor organizará o grupo em uma roda a fim de tecer e de ouvir comentários acerca da proposta, de forma que todos tenham a possibilidade de se pronunciar sobre a atividade e sobre a importância do tema sob a ótica das crianças. Ele deve retomar sobre a importância do assunto para a paz mundial, para a preservação do planeta e para a preservação da espécie.

Em seus apontamentos, o professor fará uma reflexão de como os grupos reagiram às propostas, como interagiram entre si e se seus objetivos traçados inicialmente foram atingidos. É importante ter um olhar para as crianças individualmente e para o grupo como um todo.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • EPIFANIO FERREIRA DOS R. NETO, Faculdade de Direito de Araguaína , Tocantins - disse:
    leitura01@hotmail.com

    20/06/2013

    Quatro estrelas

    A escola é único lugar em que nós podemos garantir que todas as crianças terão um tempo dedicado à instrução. gostei muito ... Parabéns


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.