15/06/2013
Giandréa Reuss Strenzel
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Teatro: Teatro como produto histórico-cultural |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
- Reconhecer o "espírito de equipe" e a estratégia em grupo;
- Ampliar o seu universo cultural e vivencial;
- Desenvolver a criatividade e a imaginação;
- Expor e ouvir a opinião do outro.
A proposta prevê que os professores habitualmente assistam filmes e discutam sobre o tema e como foi construído o processo de filmagem com o grupo. A proposta é indicada para crianças a partir de 05 a 06 anos de idade e com a intervenção de, no mínimo, 02 adultos.
Estar sensível ao percurso do processo de intervenção é tão importante quanto atingir o objetivo final.
Sugerimos o registro fotográfico dos vários momentos de cada proposta. Ao final dela, o professor poderá montar um painel de fotos para apresentação posterior às famílias, como também revisitar o arquivo fotográfico para auxiliá-lo no acompanhamento do processo pedagógico de cada criança em particular.
Primeira Etapa - “Vamos fazer um filme?”
Duração: Aproximadamente uma hora.
Material: Máquina fotográfica digital, caixa de papelão para envolver a máquina fotográfica.
Proposta:
O professor poderá propor esta atividade para 02 grupos de crianças de idades aproximadas de sua Instituição de ensino. Anteriormente à proposta, um dos professores deverá preparar uma máquina fotográfica para ser envolvida em uma pequena caixa de papelão, ou em algo que não permitam as crianças perceberem-na. O outro adulto deverá participar da atividade e filmá-la, de forma que todas as crianças apareçam no vídeo, como também o movimento do grupo a cada solicitação de imitação, com o cuidado para que as crianças não o notem.
O professor inicia a aula reunindo o grupo e propõe um alongamento de forma bem descontraída, levando a alegria e o prazer de se esticar, podendo se basear na sugestão dos Recursos Complementares, sobre alongamento. Na sequência, solicitará que elas imitem borboletas, batendo asas por ali, e que voltem para junto do professor em seguida. Posteriormente, irá lhes propor que imitem um leão bravo, no som e na forma de se mover, e corram atrás dos adultos, que ali estiverem, os assustando. E assim, o professor deverá conduzir a outras imitações de bichos, podendo se inspirar em sapos, caranguejos etc. O professor deverá estar atento ao interesse das crianças.
Dando continuidade, ele deverá convidá-las para, juntos, deitados em colchonetes, fazerem um relaxamento, a partir do qual o professor deverá abrir uma contagem até dez e verificar quem consegue ficar mais relaxado com os olhos fechados, sem se mexer. Terminado este momento, ele convidará as crianças para irem a um determinado local (o qual deverá ser pensado previamente), onde será reproduzida uma filmagem surpresa. Ele deverá organizar as crianças em uma roda e perguntar-lhes sobre o que acham que vão assistir, levando, para este momento, alegria, e promovendo um clima de suspense acerca da atividade, suscitando dúvidas no grupo. Com as crianças acertando ou não o questionamento, o professor reproduzirá o registro filmado durante as imitações dos animais.
Em seguida, o professor levará uma reflexão acerca da importância do ato de se registrar os momentos vividos por meio de filmagens e de que maneira esta ação levou à evolução na humanidade (ver Recursos Complementares no que se refere ao filme) no que tange às reportagens, aos documentários, enfim, investigando sobre o que as crianças conhecem a respeito deste assunto, dando-lhes a oportunidade de se expressar individualmente, uma a uma. Ao final, de uma forma empolgante e instigante, o professor fará o grande convite: “Vamos fazer um filme juntos?”.
Convite aceito, ele solicitará que as crianças pensem sobre o assunto e deem ideias para este Projeto, o qual construirão juntos. O professor deverá fazer uma fala, de forma que, cada grupo deverá discutir separada e sigilosamente, para que, no próximo encontro, se inicie o processo de construção de um único Projeto. Por fim, cada criança escreverá (com auxílio do professor) para os seus familiares a ajudarem no que for preciso para esta grande proposição. Quem sabe não tem um pai ou mãe ator/atriz ou diretor/diretora, que possa contribuir neste processo?!
http://gartic.uol.com.br/jonesburgo/desenho-jogo/maquina-fotografica
Acesso em 13/06/13
Segunda Etapa 2: “O que tem por trás dos bastidores?”
Duração: Uma hora aproximadamente.
Material: Máquina fotográfica digital, papel pardo e canetas hidrocor.
Local: Sala de aula ou pátio da Instituição.
Proposta: O professor deverá iniciar este momento solicitando que o grupo forme duplas com uma criança de cada grupo diferente, objetivando-se assim a interação entre grupos. Deve propor uma massagem, dois a dois, de forma que alternem quem faz a massagem e quem a recebe. As crianças deverão ficar de pé, uma criança na frente e a outra atrás, de modo que, quem estará na frente será massageado, e a criança que estiver atrás será o massagista. O professor deve fazer desta proposta um momento lúdico, sem se preocupar com o desempenho ou com a perfeição do movimento solicitado. Deve sim dar importância à tranquilidade, ao toque leve e sutil, a fim de que as crianças não se machuquem, mas que se conheçam e se aproximem dentro do possível. Caso haja um número ímpar de crianças, o professor deverá fazer dupla com alguém, de forma que, à medida que ele vai massageando, também vai conduzindo o processo, falando que partes do corpo massagear, podendo se apoiar nos Recursos Complementares, no que se refere a massagens.
Na sequência, o professor solicitará que as crianças sentem em uma roda e levará, para discussão em grupo, o tema do encontro anterior, de modo que, aquele, desejoso de se pronunciar, levante a mão e se expresse. Em seus apontamentos, o professor irá ficar atento, anotando as questões no que diz respeito às sugestões como também das individualidades, da submissão, entre outros pontos perceptíveis entre as crianças. O aprofundamento da questão, dar-se-á por meio de perguntas sobre o que as crianças conhecem sobre o tema, se têm ideia de como são feitos os documentários, os filmes, os desenhos, as novelas etc.; se sabem o que é verdade ou não; se conhecem algo acerca da montagem, do figurino, da maquiagem, do cenário, entre outros. O professor deve ir aprofundando o assunto sempre alerta para o interesse e para a fala das crianças, respeitando a faixa etária. O professor poderá aprofundar sobre detalhes de como proceder para a confecção de um filme caseiro na sugestão de um de uma reportagem nos Recursos Complementares).
A partir disso, o professor lhes solicitará que pensem e reflitam sobre o que poderiam criar e de que forma pensam em fazê-lo, pois, numa próxima etapa, elas iniciarão o Projeto em si. A proposta é que as crianças façam um Projeto por grupo e, ao final, o professor tentará aglutinar as duas propostas dos diferentes grupos.
Terceira Etapa 3- “Qual será a história e quem vai fazer o quê?”
Duração: Aproximadamente uma hora.
Material: Máquina fotográfica.
Local: Na Instituição ou fora da Instituição.
Proposta: O professor reunirá os dois grupos de crianças e os convidará para uma brincadeira de alongamento, propondo que as crianças alcancem, com as mãos, determinadas partes do corpo, de modo que se alonguem. Este momento deve ser marcado pela alegria e ludicidade.
Ao final do alongamento, o professor proporá que os grupos exponham suas ideias, o que pensaram para o Projeto e qual seria o nome do filme, para cada grupo. Este momento deverá ser organizado com o levantar de mãos e o escutar das ideias dos dois grupos. O professor poderá ajudar neste processo de construção do filme de forma bem participativa, porém, com cautela, para não interferir nas ideias das crianças e, ao mesmo tempo, poder torná-las reais e possíveis de serem executadas. Além disso, o professor deverá instigar as crianças a pensarem na união das duas propostas, tanto como neste novo nome do filme. Os grupos deverão pensar no passo a passo detalhadamente, no começo, meio e fim; escolher os locais, o cenário, o figurino; e designar as funções de cada um. Caso as crianças decidam por um figurino mais rebuscado, o professor poderá ajudá-las a escrever uma carta aos pais para eles auxiliarem na proposta ou mesmo na elaboração de uma campanha para o empréstimo de roupas para o filme.
Crianças no alongamento
Arquivo institucional NDI/2012
Foto: Giandréa Reuss
Quarta Etapa 4-“Combinações, ensaios e muita calma nesta hora!”
Duração: Em torno de uma hora.
Material: Máquina fotográfica.
Local: Sala de aula, ou pátio da Instituição.
Proposta: O professor deverá organizar uma roda com as crianças a fim de relembrar a proposta e os pontos já definidos na etapa anterior, como os ensaios, a participação de cada um na filmagem, os locais de filmagem etc. Enfim, muitos procedimentos serão necessários, dependendo do que as crianças pensem sobre o filme, devendo o professor estar atento aos detalhes para viabilizar a proposta. É importante o professor entender que este processo exige uma atenção que, nem sempre, é mantida por muito tempo por parte das crianças desta faixa de idade e, portanto, o estímulo e a alegria na construção do processo deverão ser mantidos para que se tenha uma atmosfera criativa e crítica na construção do Projeto. Por outro lado, o professor não poderá exigir muito no que diz respeito a uma performance artística por parte das crianças. O professor poderá se apoiar nos Recursos Complementares, em que o autor, em parceria com diferentes profissionais da Instituição de ensino na qual atua, fizeram um filme: “Os 10 Pestinhas Enxeridos”.
Hora dos combinados
Arquivo institucional NDI/2013.
Foto: Giandréa Reuss
Quinta Etapa-“Luz, câmera, ação!”.
Duração: Aproximadamente uma hora.
Material: Máquina fotográfica digital (a melhor que o professor conseguir).
Local: O local escolhido para filmagem.
Proposta: O professor deverá avaliar previamente as condições climáticas, a segurança, os materiais para composição do cenário, do figurino etc. Os familiares deverão ser lembrados, com antecedência, caso queiram cooperar.
Este momento deve ser bem planejado pelo professor, pois, o processo de filmagem requer silêncio e organização. O professor deve considerar que não é uma atividade fácil – esta do ensaio – e que algumas crianças talvez não queiram participar. Além disso, não é sempre possível todos participarem do mesmo momento e, por este motivo, é interessante também preparar uma atividade paralela ao ensaio, que vise a entreter as crianças que não estarão participando daquela cena.
Uma vez que as cenas estejam filmadas, o professor deverá buscar alguém dentro da Instituição, ou mesmo fora, que entenda de edição de imagens, para que o ajude neste processo, isto é, de cortes, ajustes, melhoria da imagem, enfim.
E, para finalizar, o professor poderá marcar um dia na Instituição para que todos possam ver o filme produzido, com direito a pipoca e momento de autógrafos. Sugerimos que as famílias das crianças sejam convidadas, bem como os demais grupos da escola.
Sobre alongamento :
http://www.youtube.com/watch?v=mt4jsXPcMts
Sobre filme :
http://pt.wikipedia.org/wiki/Filme
Sobre massagens :
http://pt.wikipedia.org/wiki/Massagem
Sobre sugestão de como fazer um filme caseiro :
http://www.youtube.com/watch?v=B-voAMsCjs8
Sobre o filme "Os 10 Pestinhas Enxeridos":
Ao final da atividade, o professor organizará o grupo em uma roda a fim de tecer e de ouvir comentários acerca da proposta, de forma que todos tenham a possibilidade de se pronunciar sobre a atividade e acerca da importância do tema sob a ótica das crianças. O professor deve parabenizar as turmas pelo feito e enfatizará a importância de se construir um projeto desta natureza em grupo, devendo perceber se as crianças compreenderam o valor de se respeitar a fala dos colegas.
Revisão ortográfica e gramatical: Lygia Schmitz
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