Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Professores, vamos fazer um filme com as nossas crianças?

 

15/06/2013

Autor e Coautor(es)
GILBERTO LOPES LERINA
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Giandréa Reuss Strenzel

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Movimento Expressividade
Ensino Fundamental Inicial Artes Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva
Ensino Fundamental Inicial Artes Teatro: Teatro como produto histórico-cultural
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Educação Infantil Movimento Coordenação
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Reconhecer o "espírito de equipe" e a estratégia em grupo;

- Ampliar o seu universo cultural e vivencial;

- Desenvolver a criatividade e a imaginação;

- Expor e ouvir a opinião do outro.

Duração das atividades
A atividade deverá ser dividida em três etapas, que podem durar entre 20 e 30 minutos, cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A proposta prevê que os professores habitualmente assistam filmes e discutam sobre o tema e como foi construído o processo de filmagem com o grupo. A proposta é indicada para crianças a partir de 05 a 06 anos de idade e com a intervenção de, no mínimo, 02 adultos.

Estar sensível ao percurso do processo de intervenção é tão importante quanto atingir o objetivo final.

Sugerimos o registro fotográfico dos vários momentos de cada proposta. Ao final dela, o professor poderá montar um painel de fotos para apresentação posterior às famílias, como também revisitar o arquivo fotográfico para auxiliá-lo no acompanhamento do processo pedagógico de cada criança em particular.

Estratégias e recursos da aula

Primeira Etapa - “Vamos fazer um filme?”

Duração: Aproximadamente uma hora. 

Material: Máquina fotográfica digital, caixa de papelão para envolver a máquina fotográfica.

Proposta:

O professor poderá propor esta atividade para 02 grupos de crianças de idades aproximadas de sua Instituição de ensino. Anteriormente à proposta, um dos professores deverá preparar uma máquina fotográfica para ser envolvida em uma pequena caixa de papelão, ou em algo que não permitam as crianças perceberem-na. O outro adulto deverá participar da atividade e filmá-la, de forma que todas as crianças apareçam no vídeo, como também o movimento do grupo a cada solicitação de imitação, com o cuidado para que as crianças não o notem.

 O professor inicia a aula reunindo o grupo e propõe um alongamento de forma bem descontraída, levando a alegria e o prazer de se esticar, podendo se basear na sugestão dos Recursos Complementares, sobre alongamento. Na sequência, solicitará que elas imitem borboletas, batendo asas por ali, e que voltem para junto do professor em seguida. Posteriormente, irá lhes propor que imitem um leão bravo, no som e na forma de se mover, e corram atrás dos adultos, que ali estiverem, os assustando. E assim, o professor deverá conduzir a outras imitações de bichos, podendo se inspirar em sapos, caranguejos etc. O professor deverá estar atento ao interesse das crianças.

Dando continuidade, ele deverá convidá-las para, juntos, deitados em colchonetes, fazerem um relaxamento, a partir do qual o professor deverá abrir uma contagem até dez e verificar quem consegue ficar mais relaxado com os olhos fechados, sem se mexer. Terminado este momento, ele convidará as crianças para irem a um determinado local (o qual deverá ser pensado previamente), onde será reproduzida uma filmagem surpresa. Ele deverá organizar as crianças em uma roda e perguntar-lhes sobre o que acham que vão assistir, levando, para este momento, alegria, e promovendo um clima de suspense acerca da atividade, suscitando dúvidas no grupo. Com as crianças acertando ou não o questionamento, o professor reproduzirá o registro filmado durante as imitações dos animais.

Em seguida, o professor levará uma reflexão acerca da importância do ato de se registrar os momentos vividos por meio de filmagens e de que maneira esta ação levou à evolução na humanidade (ver Recursos Complementares no que se refere ao filme) no que tange às reportagens, aos documentários, enfim, investigando sobre o que as crianças conhecem a respeito deste assunto, dando-lhes a oportunidade de se expressar individualmente, uma a uma. Ao final, de uma forma empolgante e instigante, o professor fará o grande convite: “Vamos fazer um filme juntos?”.

Convite aceito, ele solicitará que as crianças pensem sobre o assunto e deem ideias para este Projeto, o qual construirão juntos. O professor deverá fazer uma fala, de forma que, cada grupo deverá discutir separada e sigilosamente, para que, no próximo encontro, se inicie o processo de construção de um único Projeto. Por fim, cada criança escreverá (com auxílio do professor) para os seus familiares a ajudarem no que for preciso para esta grande proposição. Quem sabe não tem um pai ou mãe ator/atriz ou diretor/diretora, que possa contribuir neste processo?!

http://gartic.uol.com.br/jonesburgo/desenho-jogo/maquina-fotografica

Acesso em 13/06/13

 

 

Segunda Etapa 2: “O que tem por trás dos bastidores?”

Duração: Uma hora aproximadamente.

Material: Máquina fotográfica digital, papel pardo e canetas hidrocor.

Local: Sala de aula ou pátio da Instituição.

Proposta: O professor deverá iniciar este momento solicitando que o grupo forme duplas com uma criança de cada grupo diferente, objetivando-se assim a interação entre grupos. Deve propor uma massagem, dois a dois, de forma que alternem quem faz a massagem e quem a recebe. As crianças deverão ficar de pé, uma criança na frente e a outra atrás, de modo que, quem estará na frente será massageado, e a criança que estiver atrás será o massagista. O professor deve fazer desta proposta um momento lúdico, sem se preocupar com o desempenho ou com a perfeição do movimento solicitado. Deve sim dar importância à tranquilidade, ao toque leve e sutil, a fim de que as crianças não se machuquem, mas que se conheçam e se aproximem dentro do possível. Caso haja um número ímpar de crianças, o professor deverá fazer dupla com alguém, de forma que, à medida que ele vai massageando, também vai conduzindo o processo, falando que partes do corpo massagear, podendo se apoiar nos Recursos Complementares, no que se refere a massagens.

Na sequência, o professor solicitará que as crianças sentem em uma roda e levará, para discussão em grupo, o tema do encontro anterior, de modo que, aquele, desejoso de se pronunciar, levante a mão e se expresse. Em seus apontamentos, o professor irá ficar atento, anotando as questões no que diz respeito às sugestões como também das individualidades, da submissão, entre outros pontos perceptíveis entre as crianças. O aprofundamento da questão, dar-se-á por meio de perguntas sobre o que as crianças conhecem sobre o tema, se têm ideia de como são feitos os documentários, os filmes, os desenhos, as novelas etc.; se sabem o que é verdade ou não; se conhecem algo acerca da montagem, do figurino, da maquiagem, do cenário, entre outros. O professor deve ir aprofundando o assunto sempre alerta para o interesse e para a fala das crianças, respeitando a faixa etária. O professor poderá aprofundar sobre detalhes de como proceder para a confecção de um filme caseiro na sugestão de um de uma reportagem nos Recursos Complementares).

A partir disso, o professor lhes solicitará que pensem e reflitam sobre o que poderiam criar e de que forma pensam em fazê-lo, pois, numa próxima etapa, elas iniciarão o Projeto em si. A proposta é que as crianças façam um Projeto por grupo e, ao final, o professor tentará aglutinar as duas propostas dos diferentes grupos. 

 

 

Terceira Etapa 3- “Qual será a história e quem vai fazer o quê?”

Duração: Aproximadamente uma hora. 

Material: Máquina fotográfica.

Local: Na Instituição ou fora da Instituição.

Proposta: O professor reunirá os dois grupos de crianças e os convidará para uma brincadeira de alongamento, propondo que as crianças alcancem, com as mãos, determinadas partes do corpo, de modo que se alonguem. Este momento deve ser marcado pela alegria e ludicidade.

Ao final do alongamento, o professor proporá que os grupos exponham suas ideias, o que pensaram para o Projeto e qual seria o nome do filme, para cada grupo. Este momento deverá ser organizado com o levantar de mãos e o escutar das ideias dos dois grupos. O professor poderá ajudar neste processo de construção do filme de forma bem participativa, porém, com cautela, para não interferir nas ideias das crianças e, ao mesmo tempo, poder torná-las reais e possíveis de serem executadas. Além disso, o professor deverá instigar as crianças a pensarem na união das duas propostas, tanto como neste novo nome do filme. Os grupos deverão pensar no passo a passo detalhadamente, no começo, meio e fim; escolher os locais, o cenário, o figurino; e designar as funções de cada um. Caso as crianças decidam por um figurino mais rebuscado, o professor poderá ajudá-las a escrever uma carta aos pais para eles auxiliarem na proposta ou mesmo na elaboração de uma campanha para o empréstimo de roupas para o filme.

 

Crianças no alongamento

Arquivo institucional NDI/2012

Foto: Giandréa Reuss

 

 

Quarta Etapa 4-“Combinações, ensaios e muita calma nesta hora!”

Duração: Em torno de uma hora. 

Material: Máquina fotográfica.

Local: Sala de aula, ou pátio da Instituição.

Proposta: O professor deverá organizar uma roda com as crianças a fim de relembrar a proposta e os pontos já definidos na etapa anterior, como os ensaios, a participação de cada um na filmagem, os locais de filmagem etc. Enfim, muitos procedimentos serão necessários, dependendo do que as crianças pensem sobre o filme, devendo o professor estar atento aos detalhes para viabilizar a proposta. É importante o professor entender que este processo exige uma atenção que, nem sempre, é mantida por muito tempo por parte das crianças desta faixa de idade e, portanto, o estímulo e a alegria na construção do processo deverão ser mantidos para que se tenha uma atmosfera criativa e crítica na construção do Projeto. Por outro lado, o professor não poderá exigir muito no que diz respeito a uma performance artística por parte das crianças. O professor poderá se apoiar nos Recursos Complementares, em que o autor, em parceria com diferentes profissionais da Instituição de ensino na qual atua, fizeram um filme: “Os 10 Pestinhas Enxeridos”.

Hora dos combinados

Arquivo institucional NDI/2013.

Foto: Giandréa Reuss

 

Quinta Etapa-“Luz, câmera, ação!”.

Duração: Aproximadamente uma hora. 

Material: Máquina fotográfica digital (a melhor que o professor conseguir).

Local: O local escolhido para filmagem.

Proposta: O professor deverá avaliar previamente as condições climáticas, a segurança, os materiais para composição do cenário, do figurino etc. Os familiares deverão ser lembrados, com antecedência, caso queiram cooperar.

Este momento deve ser bem planejado pelo professor, pois, o processo de filmagem requer silêncio e organização. O professor deve considerar que não é uma atividade fácil – esta do ensaio – e que algumas crianças talvez não queiram participar. Além disso, não é sempre possível todos participarem do mesmo momento e, por este motivo, é interessante também preparar uma atividade paralela ao ensaio, que vise a entreter as crianças que não estarão participando daquela cena.

Uma vez que as cenas estejam filmadas, o professor deverá buscar alguém dentro da Instituição, ou mesmo fora, que entenda de edição de imagens, para que o ajude neste processo, isto é, de cortes, ajustes, melhoria da imagem, enfim.

E, para finalizar, o professor poderá marcar um dia na Instituição para que todos possam ver o filme produzido, com direito a pipoca e momento de autógrafos. Sugerimos que as famílias das crianças sejam convidadas, bem como os demais grupos da escola.

Recursos Complementares

Sobre alongamento :

http://www.youtube.com/watch?v=mt4jsXPcMts

Sobre filme :

http://pt.wikipedia.org/wiki/Filme

Sobre massagens :

http://pt.wikipedia.org/wiki/Massagem

Sobre sugestão de como fazer um filme caseiro :

http://www.youtube.com/watch?v=B-voAMsCjs8

Sobre o filme "Os 10 Pestinhas Enxeridos":

http://www.youtube.com/watch?v=CuBo2ZxspNw

Avaliação

Ao final da atividade, o professor organizará o grupo em uma roda a fim de tecer e de ouvir comentários acerca da proposta, de forma que todos tenham a possibilidade de se pronunciar sobre a atividade e acerca da importância do tema sob a ótica das crianças. O professor deve parabenizar as turmas pelo feito e enfatizará a importância de se construir um projeto desta natureza em grupo, devendo perceber se as crianças compreenderam o valor de se respeitar a fala dos colegas.

 

 

Revisão ortográfica e gramatical: Lygia Schmitz

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.