Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Brincando e aprendendo com diferentes tipos de letras

 

20/06/2013

Autor e Coautor(es)
Laís de Castro Agranito
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizeti Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Reconhecer a estrutura de gêneros textuais como cantiga;
  • Reconhecer os diferentes tipos de grafia de letras;
  • Reescrever textos utilizando a letra cursiva;
  • Reconhecer seu nome;
  • Identificar as letras do alfabeto;
  • Desenvolver habilidades de escuta e respeito à fala dos colegas.
Duração das atividades
Aproximadamente 360 minutos - seis (6) aulas de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

Para a realização das atividades propostas nessa aula é necessário que os alunos estejam inseridos no processo de alfabetização e tenham iniciado o reconhecimento de letras e suas diferentes grafias.

Estratégias e recursos da aula

 

alunos

Professor, esta aula tem como objetivo orientar práticas docentes contemplando as ações e referências do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O Pacto trata-se de um compromisso firmado pelo governo federal, com o Distrito Federal, os estados e os municípios, que visa assegurar o direito de todas as crianças se alfabetizarem até os oito anos de idade. As Ações do Pacto se constituem em um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas a serem disponibilizados pelo MEC, que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores.

Para obter mais informações sobre o Pacto, você poderá acessar os sítios abaixo:

www.consed.org.br/index.php/artios/474-pacto-nacional-pela-alfabetização-na-idade-certa - Informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 01 de maio 2013.

http://wlcaminha.blogspot.com.br/ Neste blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 01 de maio 2013.

Os materiais formativos do Pacto já estão disponibilizados no site do MEC. Acesse o link: "Sítio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa" http://pacto.mec.gov.br Acesso em: 06 de jun. 2013, e depois clique em "Cadernos de Formação".

 

1ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

Introduzindo o tema: as letras do nosso alfabeto

Professor, reconhecer os diferentes tipos de letras do nosso alfabeto é muito importante para os alunos em processo de alfabetização. Além do mais, é um conteúdo no qual você poderá utilizar diversas estratégias lúdicas para consolidá-lo com seus alunos. Nesse sentido, propomos algumas atividades que abordam esse conteúdo, que poderão ajudar os alunos a avançarem no processo de aquisição do sistema de escrita e de leitura, e ainda, possibilitará a abordagem de alguns direitos de aprendizagem dos alunos, de forma interdisciplinar, tais como:

 

  • Reconhecer seu nome;
  • Identificar diferentes tipos de letras;
  • Revisar autonomamente os textos durante o processo de escrita, retomando as partes já escritas e planejando os trechos seguintes;
  • Relacionar fala e escrita;
  • Dominar as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a escrever palavras e textos;
  • Dentre outros.

 

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios: ano 1: unidade 1, Brasília: MEC, SEB, 2012.

Nossa sugestão é que, em se tratando de uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental Inicial, comece essa aula contando uma história para motivar os alunos sobre o tema.

Organize a turma em uma roda de conversa. Depois, proponha a contação de história “Alfabeto dos Pingos” dos autores: Eliardo França e Mary França, Editora Ática. O livro é escrito em letras maiúsculas o que facilita a compreensão das crianças que estão pré-silábicas, silábicas e em transição para o nível silábico-alfabético.

livro pingos

Fonte: http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/326464/alfabeto-dos-pingos-col-albuns-dos-pingos  Acesso em: 01 de maio 2013. FRANÇA, Eliardo; FRANÇA, Mary. Alfabeto dos Pingos. São Paulo: Ática, 2000.

 

A história aborda de forma lúdica as letras do alfabeto possibilitando aos alunos que se familiarizem com esse conteúdo. Na história os “Pingos” fazem um divertido passeio pelo alfabeto apresentando cada letra. Ela demonstra o quanto pode ser prazeroso a inserção no mundo da leitura e da escrita.

Anteriormente à contação de história lembre-se de explorar a capa do livro com os alunos, questionando-os:

 

  • Sobre o que este livro está falando?
  • O que aparece em sua capa?
  • Quem foram seus autores?
  • Quem conhece os Pingos?
  • O que vocês acham que acontece nessa história?

 

Para contar a história você poderá levar objetos leves ou imagens recortadas, cujos nomes iniciam com as letras do alfabeto para ilustrar a contação da história.

Após a contação, dialogue com os alunos indagando-os:

 

  • Sobre o que a história estava falando?
  • Quem conhece as letras do alfabeto?
  • Para que elas servem?
  • Por que elas são importantes?
  • Vamos falar em voz alta o nome de cada letra do alfabeto?
  • Quantas letras têm nosso alfabeto? Vamos contar. (Utilize o livro para contar as letras do alfabeto.).
  • Quais letras são vogais?
  • E consoantes?
  • Existem outras formas de escrever as letras do alfabeto? Quais vocês conhecem?

 

Neste momento, deixe que seus alunos falem suas opiniões e aproveite para trabalhar com eles o direito de aprendizagem que propõe “Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala”. (BRASIL, 2012, p. 35.).

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios: ano 1: unidade 1, Brasília: MEC, SEB, 2012.

 

Entregue para seus alunos uma folha de papel com as letras do alfabeto e peça que registrem outras formas de escrever cada letra. Essa atividade será relevante para sondar os conhecimentos prévios dos alunos e assim poder propor atividades interventivas. Veja um exemplo abaixo:

  

A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

Q

R

S

T

W

X

Y

Z

 

 Fonte: Imagem da própria autora.

 

2ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

Explorando diferentes tipos de letras a partir do nome próprio

 

Para essa aula providencie fichas contendo os nomes dos alunos escritos com diferentes tipos de letra (letra de fôrma maiúscula, letra de fôrma minúscula e letra cursiva.). Ou seja, cada aluno terá três fichas com seu nome escrito.

Organize seus alunos em roda de conversa, em seguida, coloque as fichas escritas com letra de fôrma maiúscula no chão e solicite que um aluno de cada vez, encontre a ficha com seu nome.

Posteriormente, entregue aleatoriamente as fichas com os nomes escritos em letra de fôrma minúscula. Solicite que cada aluno leia o nome que está na ficha que ele pegou, e depois entregue-a para a pessoa correspondente ao nome.

Em seguida, coloque as fichas com nomes escritos em letra cursiva dentro de um saquinho. Tire uma de cada vez e mostre para a turma. Lance o desafio para que os alunos descubram de quem é o nome escrito na ficha.

Após entregar as três fichas para cada aluno, solicite que eles as observem e comparem a grafia de cada letra nas três fichas. Esse momento será interessante para que os alunos observem as semelhanças e diferenças entre os tipos de grafia, e aprofundem o conhecimento.

Para finalizar essa atividade, proponha um registro no qual os alunos terão a oportunidade de registrar as letras que aparecem no seu nome de diferentes formas. Veja uma sugestão:

  

LETRAS DO SEU NOME

LETRA DE FÔRMA MAIÚSCULA

LETRA DE FÔRMA MINÚSCULA

LETRA CURSIVA MAIÚSCULA

LETRA CURSIVA MINÚSCULA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Fonte: Imagem da própria autora.

 Observação: Professor, lembre-se de abordar com seus alunos que o nome próprio sempre se inicia com a letra maiúscula. Na atividade anterior, abordamos as letras do nome de forma individual o que permite colocá-las na forma minúscula de escrita.

 

3ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

Explorando diferentes tipos de letras: pesquisando nos espaços de nossa escola

Realize um passeio com seus alunos nos diferentes espaços da escola e oriente-os a observarem os tipos de letras do nosso alfabeto que são usados em cartazes, placas, informativos, dentre materiais escritos disponíveis nas paredes, murais e salas de aula da escola.

Durante o passeio dialogue com seus alunos sobre as semelhanças, diferenças e características dos diversos traçados de letras encontrados, e faça comparações mostrando que a mesma letra pode ser representada em diferentes grafias.

Volte para sua sala de aula e apresente um cartaz contendo as letras do alfabeto escritas de diferentes formas, para que os alunos possam visualizá-las e conhecê-las. Veja um exemplo:

 alfabeto cursivo alfabeto imprensa

Fonte: http://pedagogiccos.blogspot.com.br/2012/04/alfabeto.html  - Blog de Gisele Farias sobre atividades pedagógicas -  Acesso em: 01 de maio 2013.

 

Professor, lembre-se que agora nosso alfabeto contém 26 letras e não apenas 23, pois foram incluídas as letras: k, w e y. No sítio http://www.ensinar-aprender.com.br/2011/05/alfabeto-com-todas-os-tipos-de-letras.html (acesso em: 01 de maio 2013.) você encontra o alfabeto com as letras escritas de diferentes formas.

Depois, divida-os em grupos de quatro alunos. Entregue para cada grupo uma cartolina com uma tabela desenhada. Oriente-os a escreverem as letras do alfabeto em ordem alfabética, uma em cada quadrinho, dessa forma você poderá trabalhar com eles esse critério.

Distribua jornais, revistas, livros, cartazes, informativos,  dentre outros portadores de textos. Peça que identifiquem o tipo de letra utilizado em cada material. Aproveite esse momento para explorar com os alunos, os motivos de se utilizar cada tipo de letra, em determinados portadores de texto, questione-os sobre:

 

  • Por que se utiliza letra de fôrma nos jornais e revistas e não a cursiva?
  • Por que se usa letra de fôrma maiúscula em cartazes e informativos?
  • Por que os títulos de livros e histórias vêm escritos em letras maiúsculas e em destaque?

 

Após esse momento, entregue para os integrantes dos grupos: revistas, tesoura e cola. Oriente-os a recortarem diferentes tipos de cada letra e colarem no quadrinho correspondente a ela. Quando terminarem poderão anexar os cartazes de cada grupo, no mural da sala de aula.

Veja uma sugestão de quadro abaixo:

 

 

A

 

B

C

D

E

F

 

G

 

H

I

J

K

L

 

M

 

N

O

P

Q

R

 

S

 

T

U

V

W

X

 Y

 

Z

 

 Fonte: Imagem da própria autora.

Para finalizar esse momento, reproduza uma cópia do alfabeto ilustrado, abaixo, para cada aluno, e peça para os alunos colorirem. Dessa forma, poderão colar esse alfabeto no caderno de Língua Portuguesa para poderem acessá-lo em casa também.

alfabeto ilustrado

Fonte: http://tialenise.blogspot.com/2011/04/atividades-de-alfabetizacao-o-alfabeto.html - Blog da tia Lenise tem o intuito de postar projetos escolares com sugestões de atividades de alfabetização. Acesso em: 01 de maio 2013.

 

4ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

Explorando diferentes tipos de letras a partir de uma cantiga de roda

Organize seus alunos em roda de conversa. Brinque e cante com eles a cantiga “Pirulito que bate bate”, eles vão adorar, pois é uma canção fácil de ser memorizada e provavelmente alguns alunos  já conhecem essa cantiga.

Reproduza a letra da cantiga, utilizando diferentes tipos de grafia: letra de fôrma maiúscula e letra de fôrma minúscula.

 

LETRA DE FÔRMA MAIÚSCULA

LETRA DE FÔRMA MINÚSCULA

PIRULITO QUE BATE BATE

(DOMÍNIO POPULAR)

 

PIRULITO QUE BATE BATE

PIRULITO QUE JÁ BATEU

QUEM GOSTA DE MIM É ELA

QUEM GOSTA DELA SOU EU

 

PIRULITO QUE BATE BATE

PIRULITO QUE JÁ BATEU

A MENINA QUE EU GOSTAVA

NÃO GOSTAVA COMO EU

 

Pirulito que bate bate

(Domínio popular)

 

Pirulito que bate bate

Pirulito que já bateu

Quem gosta de mim é ela

Quem gosta dela sou eu

 

Pirulito que bate bate

Pirulito que já bateu

A menina que eu gostava

Não gostava como eu

 

Em seguida, solicite que os alunos sentem em seus lugares e entregue as duas versões escritas da cantiga para cada aluno. Oriente-os a lerem a cantiga e compararemos dois tipos de letras utilizadas.

Solicite que colem as letras da música em seus cadernos de Língua Portuguesa e em seguida, pintem da mesma cor as palavras iguais nos dois textos, grafadas de forma diferente.

Para finalizar, oriente-os a reescreverem a cantiga em seus cadernos, utilizando a letra cursiva. Para tanto, eles poderão utilizar a ficha com as letras do alfabeto, cursivas, entregues na atividade 3 desta aula, para auxílio, além de  ilustrar.

 

5ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

Construindo um jogo da memória e explorando diferentes tipos de letras

Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet. Se não possuírem estas ferramentas, leve-os ao Laboratório de Informática, use um projetor multimídia para projetar o vídeo.

clip monica

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=sGMv8DhqOhk  - Vídeo com clip da Turma da Mônica sobre o alfabeto - Acesso em: 01 de maio 2013.

Explore o vídeo oralmente com seus alunos, questionando-os sobre as letras do alfabeto, se eles gostaram, dentre outras questões. Posteriormente, proponha a construção de jogos que abordam as letras do alfabeto e suas diferentes grafias.

 

Jogo 1: Letras

Monte com seus alunos um jogo da memória com as diferentes grafias das letras do nosso alfabeto. Para tanto, forme grupos de quatro alunos e entregue para eles quatro pedaços de cartolina, riscados com espaços para que escrevam em cada um, as letras em ordem alfabética nas formas (fôrma maiúscula, fôrma minúscula, cursiva maiúscula e cursiva minúscula). Em seguida eles deverão recortar. Se preferir utilize as letras do alfabeto móvel.

 

Depois de pronto o jogo, deixe que os alunos o explorem. Você poderá explorar o jogo aproveitando as diferentes variações e correspondências das letras alternadamente, por exemplo:

 

  • Letra de fôrma maiúscula e letra de fôrma minúscula;
  • Letra cursiva maiúscula e letra cursiva minúscula;
  • Letra de fôrma maiúscula e letra cursiva maiúscula;
  • Letra de fôrma minúscula e letra cursiva minúscula;
  • Todas as variações juntas;
  • Dentre outras.

 

Anteriormente ao jogo, explique algumas regras aos seus alunos, tais como:

1- Decida quem será o primeiro a jogar por meio do dado (quem tirar o maior número inicia a partida.);

2- O primeiro jogador vira uma ficha;

3- Em seguida ele vira outra ficha. Se aparecer a mesma letra na segunda ficha que ele virar encontrando o par correto, deve recolher as fichas e terá direito a mais uma jogada. Se não acertar o par, deverá ceder a vez para o outro jogador e deixar as fichas no lugar inicial;

4- Vence o jogo, quem obtiver o maior número de fichas (letras).

 

Jogo 2: Palavras

Outra opção é confeccionar o jogo explorando palavras e suas diferentes grafias, aumentando o grau de dificuldade para os alunos, que terão que ler a palavra escrita.

Selecione algumas palavras do universo dos alunos como, por exemplo: nomes de: brinquedos, animais, objetos escolares, dentre outros e confeccione um jogo da memória em que o desafio será encontrar o par de palavras escritas em letra cursiva e letra de fôrma maiúscula.

Em outra ocasião, você poderá propor à turma o jogo da memória com o uso de palavras escritas em letra de fôrma minúscula e letra de fôrma maiúscula ou, ainda, letra de fôrma minúscula e letra cursiva.

 

6ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.

Jogando com as letras do alfabeto

Professor, para finalizar o trabalho sobre as diferentes grafias das letras do alfabeto, leve seus alunos ao Laboratório de Informática de sua escola e oriente-os a acessarem os jogos abaixo. Eles irão abordar o tema, de forma divertida e lúdica.

Mas, se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet.

Jogo 1: Fazendo correspondência das letras de fôrma maiúsculas e minúsculas

 

pooh 

Fonte: http://www.achejogos.com/infantis/Alfabeto_do_Pooh_4062.html - Jogo sobre o alfabeto- Acesso em: 01 de maio 2013.

 Encerrados os jogos, discuta com os alunos sobre o que aprenderam com eles sobre os diferentes tipos de letras. À medida que forem falando, vá registrando as ideias na lousa para posteriormente montar um texto coletivo com os alunos e solicitar que copiem no caderno de Língua Portuguesa.

Recursos Complementares

 

Vídeo sobre o alfabeto: http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/alfabeto.html (Acesso em: 01 de maio 2013.).

Música Eliana – Alfabeto: http://letras.terra.com.br/eliana/533123/ (Acesso em: 01 de maio 2013.).

Sítio fala sobre a incorporação das letras: w,k e y ao nosso alfabeto: http://www.vivalinguaportuguesa.com.br/estudos/acordo/a.php ( Acesso em: 01 de maio 2013).

Avaliação

 

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Observe ainda se: realizaram leituras interpretando as informações das atividades; reconheceram a estrutura de gêneros textuais como cantiga; identificaram as letras do alfabeto e suas diferentes formas de grafia e realizaram o traçado das diferentes formas de grafia das letras do alfabeto de maneira convencional. Registre suas observações para orientar seu planejamento.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.