Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A magia da poesia no processo de alfabetização e letramento

 

20/06/2013

Autor e Coautor(es)
Laís de Castro Agranito
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizeti Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Metodologia de resolução de problemas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Interpretar informações;
  • Reconhecer a estrutura do gênero textual poesia;
  • Ler em público poesias, utilizando os requisitos técnicos necessários a um bom leitor (dicção, entonação de voz, pontuação, postura e expressividade);
  • Realizar autoditado;
  • Produzir texto poético;
  • Elaborar gráfico;
  • Resolver situações problema;
  • Desenvolver habilidades de escuta e respeito à fala de colegas.
Duração das atividades
Aproximadamente 600 minutos - dez (10) aulas de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, para a realização das atividades aqui propostas é necessário que o aluno esteja inserido no processo de alfabetização e tenha desenvolvido noções básicas de leitura e de escrita.

Estratégias e recursos da aula

alunos

Professor, esta aula tem como objetivo orientar práticas docentes contemplando as ações e referências do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O Pacto trata-se de um compromisso firmado pelo governo federal, com o Distrito Federal, os estados e os municípios, que visa assegurar o direito de todas as crianças se alfabetizarem até os oito anos de idade. As ações do Pacto se constituem em um conjunto integrado de materiais e referências curriculares e pedagógicas a serem disponibilizados pelo MEC, que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores.

Para obter mais informações sobre o Pacto, você poderá acessar os sítios abaixo:

www.consed.org.br/index.php/artios/474-pacto-nacional-pela-alfabetização-na-idade-certa - Informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 01 de maio 2013.

http://wlcaminha.blogspot.com.br/ - Neste blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 01 de maio 2013.

Os materiais formativos do Pacto já estão disponibilizados no site do MEC. Acesse o link: "Sítio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa" http://pacto.mec.gov.br Acesso em: 06 de jun. 2013, e depois clique em "Cadernos de Formação".

Tendo em vista que esta é uma proposta interdisciplinar em uma aula poderemos dialogar com diferentes áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, Ética dentre outras.  

1ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

Introduzindo o tema: Caixa Surpresa

Professor, os alunos adoram recitar canções e textos fáceis de serem memorizados, e demonstram muito interesse por rimas. Nesse sentido o trabalho com poesias é pertinente por fazer parte do interesse das crianças, bem como, por proporcionar o desenvolvimento de diversas habilidades e conhecimentos no processo de alfabetização e de letramento. Assim, propomos esse tema que possibilitará a abordagem de alguns direitos de aprendizagem dos alunos, de forma interdisciplinar, tais como:

 

  • Segmentar palavras em textos;
  • Planejar intervenções orais;
  • Apreender assuntos/temas tratados em textos gêneros poéticos;
  • Relacionar fala e escrita;
  • Dominar as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a escrever palavras e textos;
  • Dentre outros.

 

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios: ano 1: unidade 1, Brasília: MEC, SEB, 2012.

 

Para motivar os alunos, nossa sugestão é que providencie anteriormente um objeto que instigue o interesse, como por exemplo: uma bola. Coloque-o dentro de uma Caixa Surpresa enfeitada e leve para a sua sala de aula.

Organize seus alunos em roda de conversa, e apresente a caixa questionando-os:

 

  • O que vocês acham que tem dentro dessa caixa?
  • Passem a caixa uns para os outros e usem seus sentidos para tentar adivinhar (como audição e olfato).

 

Depois que levantarem várias possibilidades, revele o objeto surpresa, a bola. Proponha aos seus alunos que falem sobre esse objeto, suas características, funções, utilidades, dentre outras.

Proponha que façam rimas com o nome do objeto, por exemplo:

  • Que palavras rimam com BOLA?
  • Vamos fazer uma lista na lousa!

Cola

Mola

Rola

Enrola

Depois, proponha aos alunos, que juntos tentem construir frases que rimem, falando sobre a BOLA. Veja um exemplo:

 

A bola é um brinquedo muito interessante,

Quando estou com ela me sinto um gigante;

Assim que ela rola,

Meu corpo parece uma mola,

Vira, corre, remexe, enrola

Na partida de futebol

Todos correm atrás da bola

Se alguém fizer um gol contra, Ai, Ai, Ai

Isso não cola!!!

Autora: Professora Laís

 

Escreva na lousa as frases construídas pelos alunos. Proponha a eles que deem um título para o que escreveram. Em seguida, explique-lhes que acabaram de criar uma poesia.

Explore os conhecimentos que os alunos têm sobre poesia, questionando-os:

 

  • O que é uma poesia?
  • Como vocês identificam um texto poético?
  • O que caracteriza um texto poético?
  • Existe rima na poesia?

 

Neste momento, deixe que seus alunos falem suas opiniões e aproveite para trabalhar com eles o direito de aprendizagem que propõe “Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala”. (BRASIL, 2012, p. 35.).

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios: ano 1: unidade 1, Brasília: MEC, SEB, 2012.

Investigue o que os alunos sabem sobre o significado de uma poesia. É importante esclarecer que a poesia é um texto literário, geralmente escrito na forma vertical, isto é, um verso embaixo do outro. Pode ocupar o espaço do papel de várias maneiras, também é possível formá-la de versos e estrofes de tamanhos e números diferentes. A rima é uma característica da poesia, mas não é obrigatória, pois existem versos sem rimas.

Professor, “a poesia, ou gênero lírico ou lírica é uma das sete artes tradicionais, pela qual a linguagem humana é utilizada com fins estéticos, ou seja, ela retrata algo que tudo pode acontecer dependendo da imaginação do autor como a do leitor”. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Poesia. Acesso em: 20  de maio 2013.

Oriente os alunos a copiarem a poesia criada em seus cadernos de Língua Portuguesa e ilustrá-la.

Para finalizar essa atividade, leve seus alunos para o pátio de sua escola ou quadra de esporte e proponha algumas brincadeiras utilizando a bola (queimada, batata-quente, vôlei, futebol, dentre outras). Eles irão adorar.

 

menino tarefa  

Pesquisa com familiares

Oriente seus alunos a conversarem com seus familiares e explicarem que agora vão trabalhar com poesias na sala de aula. Para tanto, os alunos da turma terão que selecionar um tema do interesse da maioria para, a partir dele, explorar poesias.

Você poderá propor um instrumento para a realização da pesquisa com os pais e familiares. Veja um exemplo:

 

menino pesquisa

Pesquisa com familiares

Queridos pais e familiares, estamos iniciando o trabalho em sala de aula com poesias e gostaríamos que vocês participassem desse momento, nos ajudando a escolher um tema para a partir dele, selecionarmos as poesias que vamos abordar em nossos estudos.

Escolha juntamente com seu filho e marque sua sugestão:

(   ) Brinquedos

(   ) Animais

(   ) Lugares

(   ) Alimentos

( ) Outro ( Especificar): __________________________________________

 

 

 2ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

Socialização da pesquisa: escolhendo um tema sobre poesias

Organize seus alunos em roda de conversa para que socializem o resultado da pesquisa realizada com seus familiares.

Você poderá fazer uma votação com os alunos, para decidir qual tema será escolhido pela turma.  Para tanto, monte uma tabela na lousa e registre os temas sugeridos por seus alunos juntamente com os familiares. Anote na frente de cada tema, a quantidade de votos que recebeu.

Em seguida, faça um gráfico representando o resultado da votação. Veja um exemplo de tabela com a tabulação dos dados coletados:

 

Tema para poesias

Quantidade de votos recebidos

            1 - Brinquedos

5

2 - Animais

9

3 - Lugares

3

4 - Alimentos

3

5 - Sentimentos

1

 Fonte da tabela: Imagem da própria autora.

Veja um exemplo de gráfico:

 grafico poesias

 Fonte: Imagem da própria autora.

 

Outra possibilidade é criar situações problema a partir do gráfico. Como por exemplo:

a) Qual foi o tema de poesia escolhido por nossa turma?

b) Quantos votos ele recebeu?

c) Qual foi o tema menos votado?

d) Quantos votos ele recebeu?

e) Quais temas receberam a mesma quantidade de votos?

f) Em qual tema você votou? Por quê?

 

Professor, proponha estas atividades por escrito, no caderno de Matemática, para que os alunos façam suas descobertas buscando a solução das situações problema da forma que conseguirem, depois, faça a correção coletiva.

Professor, depois do tema escolhido, selecione poesias sobre o mesmo para trabalhar com seus alunos.

Nesta aula, o tema escolhido foi animais, a seguir apresentaremos algumas poesias de Vinícius de Moraes, contemplando este tema, e sugestões de atividades que possibilitam o desenvolvimento da leitura e da escrita. Você também poderá contemplar outros conteúdos dentro do tema poesias como, por exemplo: características dos animais retratados nas poesias.

 

3ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

Explorando poesias sobre animais: A foca

Algumas poesias de Vinícius de Moraes foram adaptadas em canções. No sítio http://letras.terra.com.br/vinicius-de-moraes/87208/ (Acesso em: 20 de maio 2013.) você encontra a letra e um vídeo cantado da poesia “A foca” de Vinícius de Moraes. Reproduza o vídeo para seus alunos ou então providencie um CD com a canção.

foca 

Fonte da imagem: http://letras.terra.com.br/vinicius-de-moraes/87208/ - Acesso em: 20 de maio 2013.

 

Reproduza e entregue a letra da música para seus alunos. Veja abaixo:

 

A Foca

Vinícius de Moraes

QUER VER A FOCA
FICAR FELIZ?
É PÔR UMA BOLA
NO SEU NARIZ

QUER VER A FOCA
BATER PALMINHA?
É DAR A ELA
UMA SARDINHA

QUER VER A FOCA
COMPRAR UMA BRIGA?
É ESPETAR ELA
BEM NA BARRIGA

LÁ VAI A FOCA
TODA ARRUMADA
DANÇAR NO CIRCO
PRA GAROTADA

LÁ VAI A FOCA
SUBINDO A ESCADA
DEPOIS DESCENDO
DESENGONÇADA

QUANTO TRABALHA
A COITADINHA
PRA GARANTIR
SUA SARDINHA

 

 Faça a leitura da poesia para que os alunos vejam como se lê. Use a entonação de voz adequada a um texto poético e depois, solicite que realizem a leitura silenciosa da poesia. Caso eles ainda não estejam lendo convencionalmente, solicite que observem as letras e as palavras que conhecem e as circulem.

Você poderá propor que a turma se divida em dois grupos: o grupo das meninas lê a primeira estrofe e grupo dos meninos lê a segunda, assim, vão alternando as estrofes. Os alunos gostam muito deste tipo de leitura jogralizada, pois ela envolve os alunos que se empenham em ler melhor que o outro grupo.

 

Dialogando sobre a poesia

Converse com seus alunos:

 

  1. Sobre qual assunto essa música fala?
  2. Você conhece esse animal?
  3. Será que o lugar da foca é no circo?
  4. Qual é o habitat da foca?
  5. Você acha que a foca é feliz no circo? Dê sua opinião.

 

Aproveite esse momento para discutir como devemos tratar os animais, a importância de mantê-los em seu habitat natural e de preservá-los.

 

Interpretação da poesia:

a) Separe as estrofes da música recortando-as.

b) Utilize a primeira estrofe que você recortou e siga as instruções:

  • Recorte duas frases contidas nessa estrofe;
  • Depois, recorte em cada frase as palavras que a formam.

c) Agora, cante a música e organize as palavras que você recortou, de acordo com sua ordem na letra da música. Em seguida, cole-as em seu caderno de Língua Portuguesa.

Você poderá fazer esse exercício explorando todas as estrofes da música, especialmente se a sua turma estiver no 1º ano do Ensino Fundamental, dessa forma, eles compreenderão e passarão a distinguir um texto, de uma frase e de uma palavra.

 

Realize a atividades no caderno para explorar a interpretação escrita. Veja a seguir:

 

A) Assinale com um “X” a resposta correta para as questões 1, 2 e 3.

1) No verso “No seu nariz.” A palavra nariz, refere-se:

( ) ao circo.

( ) ao nariz da foca.

( ) ao compositor Vinícius de Moraes.

( ) à menina.

 

2) Sobre a poesia não é correto dizer:

( ) A foca fica feliz quando põem uma bola no seu nariz.

( ) A foca trabalha para ganhar um sorvete.

( ) A foca se arruma para dançar no circo para a garotada.

 

3) O verso “Quer ver a foca comprar uma briga? É espetar ela
bem na barriga”
quer dizer que:

( ) A foca gosta de ser maltratada.

( ) A foca gosta de brigar.

( ) A foca fica brava quando a machucam.

 

B) Responda:

A) Qual parte da poesia te chamou mais a atenção? Justifique.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

B) A letra da música fala que a foca tem que trabalhar muito para ganhar uma sardinha. Você acha isso correto?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

C) Transcreva todas as palavras da música que têm rr e nh.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

D) Desenhe o animal abordado na música.

 

4ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

Explorando poesias sobre animais: O peru

Providencie a poesia “O peru” de Vinícius de Moraes, escrita em letra de imprensa maiúscula, em uma cartolina, e leve-a para a sala de aula.

Realize a leitura da poesia coletivamente com seus alunos. Em seguida, recite a poesia e solicite que eles observem a entonação, a voz e a postura utilizada por você para recitar a poesia.

Reproduza a poesia para seus alunos, peça que a leiam, recitem-na e colem em seus cadernos. Veja abaixo a poesia:

 

O Peru

Vinícius de Moraes

 

Glu! Glu! Glu!

Abram alas pro Peru!


O Peru foi a passeio

Pensando que era pavão

Tico-tico riu-se tanto

Que morreu de congestão.


O Peru dança de roda

Numa roda de carvão

Quando acaba fica tonto

De quase cair no chão.


O Peru se viu um dia

Nas águas do ribeirão

Foi-se olhando foi dizendo

Que beleza de pavão!


Glu! Glu! Glu!

Abram alas pro Peru! 

 

Atividades:

Bingo de palavras da poesia: entregue uma ficha para seus alunos e oriente-os a escolherem seis palavras contidas na poesia “O peru” e escrevê-las nos quadros da ficha. Veja o exemplo a seguir:

 

PERU

RODA

BELEZA

PAVÃO

DANÇA

CHÃO

 

Em seguida, brinque de bingo com seus alunos explorando as palavras da poesia que eles escolheram.

Colorindo rimas: oriente seus alunos a colorirem na poesia com a mesma cor, as palavras que rimam.

 

5ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

Explorando poesias sobre animais: O elefantinho

Providencie a poesia “O elefantinho” de Vinícius de Moraes, escrita em letra de imprensa maiúscula, em uma cartolina, e leve para a sala de aula.

Realize a leitura da poesia coletivamente com seus alunos. Em seguida, recite a poesia e solicite que eles observem a entonação, a voz e a postura utilizada por você para recitar a poesia.

Reproduza a poesia para seus alunos, peça que leiam, recitem-na e colem em seus cadernos. Veja abaixo a poesia:

 

O ELEFANTINHO

Vinicius de Moraes

 

ONDE VAIS, ELEFANTINHO

CORRENDO PELO CAMINHO

ASSIM TÃO DESCONSOLADO?

ANDAS PERDIDO, BICHINHO

ESPETASTE O PÉ NO ESPINHO

QUE SENTES, POBRE COITADO?

— ESTOU COM UM MEDO DANADO

ENCONTREI UM PASSARINHO!

 

 

Atividades:

Brincando com o alfabeto móvel: reúna sua turma em grupos de três a quatro  alunos, e entregue o alfabeto móvel para que formem palavras contidas na poesia. Em seguida, eles deverão registrar as palavras que formaram na ficha abaixo e fazer o que se pede:

 

PALAVRA FORMADA

QUANTIDADE DE LETRAS

QUANTIDADE DE VOGAIS

QUANTIDADE DE CONSOANTES

SEPARE EM SÍLABAS

Caminho

7

3

4

Ca-mi-nho

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Fonte: Imagem da própria autora.

 

6ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

Explorando poesias sobre animais: As borboletas

Providencie a poesia “As borboletas” de Vinícius de Moraes, escrita em letra de imprensa maiúscula, em uma cartolina, e leve para a sala de aula.

Realize a leitura da poesia coletivamente com seus alunos. Em seguida, recite a poesia e solicite que eles observem a entonação, a voz e a postura utilizada por você para recitar a poesia.

Reproduza a poesia para seus alunos, peça que leiam, recitem-na e colem em seus cadernos. Em seguida solicite que circulem na poesia a palavra “BORBOLETAS” e contem quantas vezes ela aparece na poesia.

Veja abaixo a poesia:

 

 

AS BORBOLETAS
Vinicius de Moraes


BRANCAS
AZUIS
AMARELAS
E PRETAS
BRINCAM
NA LUZ
AS BELAS
BORBOLETAS

BORBOLETAS BRANCAS
SÃO ALEGRES E FRANCAS.

BORBOLETAS AZUIS
GOSTAM DE MUITA LUZ.

AS AMARELINHAS
SÃO TÃO BONITINHAS!

E AS PRETAS, ENTÃO
OH, QUE ESCURIDÃO!

  

Texto fatiado: recorte cada linha da poesia “As borboletas” e entregue para os alunos  dentro de um saquinho. Em seguida, recite a poesia e solicite que eles montem-na em seus cadernos na sequência correta.

Registrando a poesia: oriente seus alunos a registrarem a poesia em seus cadernos utilizando a letra cursiva. Em seguida eles deverão ilustrar a poesia.

 

7ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

Explorando poesias sobre animais: O pato

Providencie a poesia “O pato” de Vinícius de Moraes, escrita em letra de imprensa maiúscula, em uma cartolina, e leve para a sala de aula.

Realize a leitura da poesia coletivamente com seus alunos. Em seguida, recite a poesia e solicite que eles observem a entonação, a voz e a postura utilizada por você para recitar a poesia.

Reproduza a poesia para seus alunos, peça que leiam, recitem-na e colem em seus cadernos. Veja abaixo a poesia:

 

O PATO

Vinícius de Moraes

QUÉN! QUEN! QUÉN! QUÉN!
QUÉN! QUEN! QUÉN! QUÉN!
QUÉN! QUÉN! QUÉN! QUÉN!
QUÉN! QUÉN! QUÉN! QUÉN!

LÁ VEM O PATO
PATA AQUI, PATA ACOLÁ
LÁ VEM O PATO
PARA VER O QUE É QUE HÁ...(2X)

O PATO PATETA
PINTOU O CANECO
SURROU A GALINHA
BATEU NO MARRECO
PULOU DO POLEIRO
NO PÉ DO CAVALO
LEVOU UM COICE
CRIOU UM GALO...

COMEU UM PEDAÇO
DE GENIPAPO
FICOU ENGASGADO
COM DOR NO PAPO
CAIU NO POÇO
QUEBROU A TIGELA
TANTAS FEZ O MOÇO
QUE FOI PRÁ PANELA...

QUÁ! QUÁ! QUÁ! QUÁ QUÁ!
QUÁ! QUÁ! QUÁ! QUÁ QUÁ!
QUÁ! QUÁ! QUÁ! QUÁ QUÁ!

LÁ VEM O PATO
PATA AQUI, PATA ACOLÁ
LÁ VEM O PATO
PARA VER O QUE É QUE HÁ...(2X)

O PATO PATETA
PINTOU O CANECO
SURROU A GALINHA
BATEU NO MARRECO
PULOU DO POLEIRO
NO PÉ DO CAVALO
LEVOU UM COICE
CRIOU UM GALO...

COMEU UM PEDAÇO
DE GENIPAPO
FICOU ENGASGADO
COM DOR NO PAPO
CAIU NO POÇO
QUEBROU A TIGELA
TANTAS FEZ O MOÇO
QUE FOI PRÁ PANELA...

 

Você encontra o vídeo da poesia cantada no sítio http://letras.mus.br/vinicius-de-moraes/86808/ (Acesso em 20 de maio de 2013.). Leve seus alunos até ao Laboratório de Informática de sua escola ou utilize um projetor multimídia para projetar o vídeo. Eles vão adorar!

Em seguida proponha um autoditado a partir de imagens de palavras contidas na poesia. Veja abaixo uma sugestão abordando as palavras: tigela – panela – pato – galinha – cavalo.

 

TIGELA

 

 panela

 

PATO

 

 GALINHA CO

 

 

CAVALO

 

 

 

Fontes das imagens:

IMAGEM TIGELA: http://www.etna.com.br/MINI-TIGELA--OBIRU-5935.aspx/p - Acesso em: 20 de maio 2013.

IMAGEM PANELA: http://www.asdeliciasdodudu.com.br/2012/02/acertando-na-escolha-da-panela.html - Acesso em: 20 de maio 2013.

IMAGEM PATO: http://www.sagradasmissoes.com.br/index.php/informativo/a-historia-do-pato/ - Acesso em: 20 de maio 2013.

IMAGEM GALINHA: http://www.significadodossonhosonline.com/2012/10/sonhar-com-galinha.html - Acesso em: 20 de maio 2013.

IMAGEM CAVALO: http://criancas.hsw.uol.com.br/como-desenhar-um-cavalo.htm - Acesso em: 20 de maio 2013.

 

 

Jogo da memória imagem/palavra: outra sugestão é construir com seus alunos um jogo da memória abordando a correspondência imagem/palavra. Para tanto, você poderá selecionar palavras da poesia, em seguida os alunos deverão ilustrá-las e escrevê-las.

Veja no exemplo abaixo:

                         

  TIGELA  

 TIGELA

   panela

 

PANELA

 PATO

 

 PATO

 

GALINHA CO

 

GALINHA

 

CAVALO

 

CAVALO

 

Fontes das imagens:

IMAGEM TIGELA: http://www.etna.com.br/MINI-TIGELA--OBIRU-5935.aspx/p - Acesso em: 20 de maio 2013.

IMAGEM PANELA: http://www.asdeliciasdodudu.com.br/2012/02/acertando-na-escolha-da-panela.html - Acesso em: 20 de maio 2013.

IMAGEM PATO: http://www.sagradasmissoes.com.br/index.php/informativo/a-historia-do-pato/ - Acesso em: 20 de maio 2013.

IMAGEM GALINHA: http://www.significadodossonhosonline.com/2012/10/sonhar-com-galinha.html - Acesso em: 20 de maio 2013.

IMAGEM CAVALO: http://criancas.hsw.uol.com.br/como-desenhar-um-cavalo.htm - Acesso em: 20 de maio 2013.

 

Depois de pronto os alunos poderão brincar!

 

8ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

Explorando poesias sobre animais: O leão

Providencie a poesia “O leão” de Vinícius de Moraes, escrita em letra de imprensa maiúscula, em uma cartolina, e leve para a sala de aula.

Realize a leitura da poesia coletivamente com seus alunos. Em seguida, recite a poesia e solicite que eles observem a entonação, a voz e a postura utilizada por você para recitar a poesia.

Reproduza a poesia para seus alunos, peça para que leiam, recitem-na e colem em seus cadernos. Veja abaixo a poesia:

 

 

O Leão

Vinícius de Moraes

Leão! Leão! Leão!

Rugindo como um trovão

Deu um pulo, e era uma vez

Um cabritinho montês.


Leão! Leão! Leão!
És o rei da criação!


Tua goela é uma fornalha

Teu salto, uma labareda

Tua garra, uma navalha

Cortando a presa na queda.


Leão longe, leão perto

Nas areias do deserto.

Leão alto, sobranceiro

Junto do despenhadeiro.

Leão na caça diurna

Saindo a correr da furna.

Leão! Leão! Leão!

Foi Deus que te fez ou não?

O salto do tigre é rápido

Como o raio; mas não há

Tigre no mundo que escape

Do salto que o Leão dá.

Não conheço quem defronte

O feroz rinoceronte.

Pois bem, se ele vê o Leão

Foge como um furacão.


Leão se esgueirando, à espera

Da passagem de outra fera . . .

Vem o tigre; como um dardo

Cai-lhe em cima o leopardo

E enquanto brigam, tranqüilo

O leão fica olhando aquilo.

Quando se cansam, o Leão

Mata um com cada mão.


Leão! Leão! Leão!
És o rei da criação!

 

Peça que os alunos circulem a palavra Leão na poesia e conte quantas vezes ela aparece.

Depois de ler e recitar a poesia várias vezes com seus alunos, e eles já tiverem memorizado, selecione um trecho da poesia para trabalhar texto lacunado. Veja abaixo uma sugestão:

 

Texto lacunado: complete o trecho da poesia com as palavras do quadro abaixo:

 CABRITINHO        REI

 SALTO      LEÃO       QUEDA

TROVÃO

 

O LEÃO

Leão! Leão! _____________

Rugindo como um __________

Deu um pulo, e era uma vez

Um ___________ montês.


Leão! Leão! Leão!
És o _________ da criação!


Tua goela é uma fornalha

Teu ___________, uma labareda

Tua garra, uma navalha

Cortando a presa na _____________.

 

 

Fonte: Imagem da própria autora.

 

9ª Atividade– aproximadamente 60 minutos.

Criando uma poesia

 

menino tarefa 

Escolha um animal que goste e pesquise sobre:

-Seu modo de vida;

-Origem e características.

Depois, com a ajuda de seus familiares escreva uma poesia sobre esse animal, para apresentar aos colegas em um recital de poesias da escola.

 

10ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.

Recitando poesias e desenvolvendo o prazer pela leitura

 

Professor, essa atividade será um momento reservado para a socialização da Atividade de Casa, na qual, os alunos construíram uma poesia sobre um animal com o auxílio de seus familiares.

Nossa sugestão é que você leia as poesias construídas pelos alunos e seus familiares, anteriormente a apresentação. Faça a correção individualmente, caso seja necessário intervenha na estrutura do texto, ou na escrita de palavras.

Antes do recital, solicite que os alunos leiam suas poesias para os colegas, na sala de aula. Estabeleça que cada aluno poderá solicitar que três colegas façam a avaliação de sua leitura considerando as seguintes questões:

 

  • Leu respeitando a pontuação?
  • A leitura foi realizada em um bom tom e com dicção correta, possibilitando que todos pudessem ouvir com clareza?
  • Ao ler, demonstrou postura adequada e expressividade?

 

Lembre-os que a avaliação deverá ser pautada no respeito ao colega.

Depois, proponha aos alunos a realização de um RECITAL DE POESIAS, no qual eles irão socializar uns com os outros e com os colegas de outras turmas as poesias que construíram.

Você também poderá organizar um dia para a realização desse recital e convidar as famílias para participarem. Para tanto, procure reservar com antecedência um local adequado em sua escola, de preferência que tenha palco, som e microfone para os alunos utilizarem.

Seria interessante também, que você confeccionasse com seus alunos, a decoração para o local da apresentação, representando o tema das poesias, no caso animais.

Proponha também a elaboração do convite para as famílias virem assistir ao recital, para tanto, trabalhe com esta modalidade de texto, chamando a atenção para os itens necessários ao convite.  No sítio http://office.microsoft.com/pt-br/templates/results.aspx?qu=modelos+de+convites&ex=1&origin=FX010059549#ai:TC102626006| (acesso em: 20 de maio 2013.) os alunos poderão visualizar imagens de diferentes modelos de convites.

O recital é um momento rico em interação, aprendizagem e diversão. Os alunos e seus familiares terão a oportunidade de interagir e emocionar, bem como ampliar sua cultura e desenvolver a leitura.

Veja algumas sugestões de modelos de convites:

convite mni  

 

Fonte: Sítio com diferentes modelos de convites,  http://office.microsoft.com/pt-br/templates/results.aspx?qu=modelos+de+convites&ex=1&origin=FX010059549#ai:TC102626006| Acesso em: 20 de maio 2013.

Recursos Complementares

 

JOSÉ, Elias. A Poesia pede passagem. Um guia para levar a poesia às escolas. Campinas, SP: Papirus. ( Coleção paradidática).

Sítio com poesias para crianças: http://saladeliteraturainfantil.blogspot.com/2009/04/poesia-para-criancas.html - Acesso em: 20 de maio 2013.

Avaliação

 

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se eles: realizaram a interpretação das poesias; produziram tentativas de escrita de textos e palavras aproximando-se da escrita convencional; resolveram situações problema; reconheceram a estrutura de gêneros textuais como poesias, convites e listas; souberam organizar dados em gráficos; e desenvolveram habilidade de ler em público, utilizando os requisitos técnicos necessários a um bom leitor (dicção, entonação de voz, pontuação, postura e expressividade). Registre suas observações para orientar seu planejamento.

 

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 5/6 - 83.33%
  • Quatro estrelas 1/6 - 16.67%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Aparecida de Fatima Regini da silva, aparecida , Rio de Janeiro - disse:
    cidaregini@gmail.com

    23/05/2014

    Cinco estrelas

    Sou estudante de pedagogia amei muito interessante mesmo.


  • zuleide maria araujo da silva, Escola Eraldo Tinoco , Bahia - disse:
    silva.zu@hotmail.com

    29/10/2013

    Cinco estrelas

    Os textos foram bem selecionados e bem trabalhados para o público alvo. Acredito que trabalhos como estes precisam estar frequentemente nas salas de alfabetização.


  • ROSANGELA, Escola municipal vereador José sotero , Rio Grande do Norte - disse:
    grps_net@hotmail.com

    28/10/2013

    Cinco estrelas

    Maravilhosa aula !


  • Emilia Costa, sou prof inependente que dou reforço a crianças com dificuldades. , Rio Grande do Norte - disse:
    emiliaotavia@yahoo.com.br

    04/09/2013

    Cinco estrelas

    Obrigada voce ajudou muito.Mas eu estou a procura de como enfocar as letras que descem e letras que sobem sem usar o metodo de caligrafia ;vc teria aolg?


  • LUCIANA, E. M Prof. Rodrigues Ferriera , São Paulo - disse:
    lucianaldm@gmail.com

    03/09/2013

    Cinco estrelas

    Muito bem elaborada, eu vou trabalhar esta poesia e me ajudou a modificar minha aula, Parabéns!!!


  • Cintia, E.M. Hilda Leão , Minas Gerais - disse:
    cintia.ped@hotmail.com

    02/09/2013

    Quatro estrelas

    Muito interessante essa aula, deu pra aproveitar muita coisa! Parabéns!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.