20/06/2013
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizeti Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Metodologia de resolução de problemas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Professor, para a realização das atividades aqui propostas é necessário que o aluno esteja inserido no processo de alfabetização e tenha desenvolvido noções básicas de leitura e de escrita.
Professor, esta aula tem como objetivo orientar práticas docentes contemplando as ações e referências do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O Pacto trata-se de um compromisso firmado pelo governo federal, com o Distrito Federal, os estados e os municípios, que visa assegurar o direito de todas as crianças se alfabetizarem até os oito anos de idade. As ações do Pacto se constituem em um conjunto integrado de materiais e referências curriculares e pedagógicas a serem disponibilizados pelo MEC, que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores.
Para obter mais informações sobre o Pacto, você poderá acessar os sítios abaixo:
www.consed.org.br/index.php/artios/474-pacto-nacional-pela-alfabetização-na-idade-certa - Informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 01 de maio 2013.
http://wlcaminha.blogspot.com.br/ - Neste blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 01 de maio 2013.
Os materiais formativos do Pacto já estão disponibilizados no site do MEC. Acesse o link: "Sítio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa" http://pacto.mec.gov.br Acesso em: 06 de jun. 2013, e depois clique em "Cadernos de Formação".
Tendo em vista que esta é uma proposta interdisciplinar em uma aula poderemos dialogar com diferentes áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, Ética dentre outras.
1ª atividade – aproximadamente 60 minutos.
Introduzindo o tema: Caixa Surpresa
Professor, os alunos adoram recitar canções e textos fáceis de serem memorizados, e demonstram muito interesse por rimas. Nesse sentido o trabalho com poesias é pertinente por fazer parte do interesse das crianças, bem como, por proporcionar o desenvolvimento de diversas habilidades e conhecimentos no processo de alfabetização e de letramento. Assim, propomos esse tema que possibilitará a abordagem de alguns direitos de aprendizagem dos alunos, de forma interdisciplinar, tais como:
Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios: ano 1: unidade 1, Brasília: MEC, SEB, 2012.
Para motivar os alunos, nossa sugestão é que providencie anteriormente um objeto que instigue o interesse, como por exemplo: uma bola. Coloque-o dentro de uma Caixa Surpresa enfeitada e leve para a sua sala de aula.
Organize seus alunos em roda de conversa, e apresente a caixa questionando-os:
Depois que levantarem várias possibilidades, revele o objeto surpresa, a bola. Proponha aos seus alunos que falem sobre esse objeto, suas características, funções, utilidades, dentre outras.
Proponha que façam rimas com o nome do objeto, por exemplo:
Cola
Mola
Rola
Enrola
Depois, proponha aos alunos, que juntos tentem construir frases que rimem, falando sobre a BOLA. Veja um exemplo:
Escreva na lousa as frases construídas pelos alunos. Proponha a eles que deem um título para o que escreveram. Em seguida, explique-lhes que acabaram de criar uma poesia.
Explore os conhecimentos que os alunos têm sobre poesia, questionando-os:
Neste momento, deixe que seus alunos falem suas opiniões e aproveite para trabalhar com eles o direito de aprendizagem que propõe “Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala”. (BRASIL, 2012, p. 35.).
Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios: ano 1: unidade 1, Brasília: MEC, SEB, 2012.
Investigue o que os alunos sabem sobre o significado de uma poesia. É importante esclarecer que a poesia é um texto literário, geralmente escrito na forma vertical, isto é, um verso embaixo do outro. Pode ocupar o espaço do papel de várias maneiras, também é possível formá-la de versos e estrofes de tamanhos e números diferentes. A rima é uma característica da poesia, mas não é obrigatória, pois existem versos sem rimas.
Professor, “a poesia, ou gênero lírico ou lírica é uma das sete artes tradicionais, pela qual a linguagem humana é utilizada com fins estéticos, ou seja, ela retrata algo que tudo pode acontecer dependendo da imaginação do autor como a do leitor”. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Poesia. Acesso em: 20 de maio 2013.
Oriente os alunos a copiarem a poesia criada em seus cadernos de Língua Portuguesa e ilustrá-la.
Para finalizar essa atividade, leve seus alunos para o pátio de sua escola ou quadra de esporte e proponha algumas brincadeiras utilizando a bola (queimada, batata-quente, vôlei, futebol, dentre outras). Eles irão adorar.
Pesquisa com familiares
Oriente seus alunos a conversarem com seus familiares e explicarem que agora vão trabalhar com poesias na sala de aula. Para tanto, os alunos da turma terão que selecionar um tema do interesse da maioria para, a partir dele, explorar poesias.
Você poderá propor um instrumento para a realização da pesquisa com os pais e familiares. Veja um exemplo:
Pesquisa com familiares Queridos pais e familiares, estamos iniciando o trabalho em sala de aula com poesias e gostaríamos que vocês participassem desse momento, nos ajudando a escolher um tema para a partir dele, selecionarmos as poesias que vamos abordar em nossos estudos. Escolha juntamente com seu filho e marque sua sugestão: ( ) Brinquedos ( ) Animais ( ) Lugares ( ) Alimentos ( ) Outro ( Especificar): __________________________________________
|
2ª atividade – aproximadamente 60 minutos.
Socialização da pesquisa: escolhendo um tema sobre poesias
Organize seus alunos em roda de conversa para que socializem o resultado da pesquisa realizada com seus familiares.
Você poderá fazer uma votação com os alunos, para decidir qual tema será escolhido pela turma. Para tanto, monte uma tabela na lousa e registre os temas sugeridos por seus alunos juntamente com os familiares. Anote na frente de cada tema, a quantidade de votos que recebeu.
Em seguida, faça um gráfico representando o resultado da votação. Veja um exemplo de tabela com a tabulação dos dados coletados:
Tema para poesias |
Quantidade de votos recebidos |
1 - Brinquedos |
5 |
2 - Animais |
9 |
3 - Lugares |
3 |
4 - Alimentos |
3 |
5 - Sentimentos |
1 |
Fonte da tabela: Imagem da própria autora.
Veja um exemplo de gráfico:
Fonte: Imagem da própria autora.
Outra possibilidade é criar situações problema a partir do gráfico. Como por exemplo:
a) Qual foi o tema de poesia escolhido por nossa turma?
b) Quantos votos ele recebeu?
c) Qual foi o tema menos votado?
d) Quantos votos ele recebeu?
e) Quais temas receberam a mesma quantidade de votos?
f) Em qual tema você votou? Por quê?
Professor, proponha estas atividades por escrito, no caderno de Matemática, para que os alunos façam suas descobertas buscando a solução das situações problema da forma que conseguirem, depois, faça a correção coletiva.
Professor, depois do tema escolhido, selecione poesias sobre o mesmo para trabalhar com seus alunos.
Nesta aula, o tema escolhido foi animais, a seguir apresentaremos algumas poesias de Vinícius de Moraes, contemplando este tema, e sugestões de atividades que possibilitam o desenvolvimento da leitura e da escrita. Você também poderá contemplar outros conteúdos dentro do tema poesias como, por exemplo: características dos animais retratados nas poesias.
3ª atividade – aproximadamente 60 minutos.
Explorando poesias sobre animais: A foca
Algumas poesias de Vinícius de Moraes foram adaptadas em canções. No sítio http://letras.terra.com.br/vinicius-de-moraes/87208/ (Acesso em: 20 de maio 2013.) você encontra a letra e um vídeo cantado da poesia “A foca” de Vinícius de Moraes. Reproduza o vídeo para seus alunos ou então providencie um CD com a canção.
Fonte da imagem: http://letras.terra.com.br/vinicius-de-moraes/87208/ - Acesso em: 20 de maio 2013.
Reproduza e entregue a letra da música para seus alunos. Veja abaixo:
A FocaVinícius de Moraes |
|
QUER VER A FOCA |
LÁ VAI A FOCA |
Faça a leitura da poesia para que os alunos vejam como se lê. Use a entonação de voz adequada a um texto poético e depois, solicite que realizem a leitura silenciosa da poesia. Caso eles ainda não estejam lendo convencionalmente, solicite que observem as letras e as palavras que conhecem e as circulem.
Você poderá propor que a turma se divida em dois grupos: o grupo das meninas lê a primeira estrofe e grupo dos meninos lê a segunda, assim, vão alternando as estrofes. Os alunos gostam muito deste tipo de leitura jogralizada, pois ela envolve os alunos que se empenham em ler melhor que o outro grupo.
Converse com seus alunos:
Aproveite esse momento para discutir como devemos tratar os animais, a importância de mantê-los em seu habitat natural e de preservá-los.
a) Separe as estrofes da música recortando-as.
b) Utilize a primeira estrofe que você recortou e siga as instruções:
c) Agora, cante a música e organize as palavras que você recortou, de acordo com sua ordem na letra da música. Em seguida, cole-as em seu caderno de Língua Portuguesa.
Você poderá fazer esse exercício explorando todas as estrofes da música, especialmente se a sua turma estiver no 1º ano do Ensino Fundamental, dessa forma, eles compreenderão e passarão a distinguir um texto, de uma frase e de uma palavra.
Realize a atividades no caderno para explorar a interpretação escrita. Veja a seguir:
1) No verso “No seu nariz.” A palavra nariz, refere-se:
( ) ao circo.
( ) ao nariz da foca.
( ) ao compositor Vinícius de Moraes.
( ) à menina.
2) Sobre a poesia não é correto dizer:
( ) A foca fica feliz quando põem uma bola no seu nariz.
( ) A foca trabalha para ganhar um sorvete.
( ) A foca se arruma para dançar no circo para a garotada.
3) O verso “Quer ver a foca comprar uma briga? É espetar ela
bem na barriga” quer dizer que:
( ) A foca gosta de ser maltratada.
( ) A foca gosta de brigar.
( ) A foca fica brava quando a machucam.
A) Qual parte da poesia te chamou mais a atenção? Justifique.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
B) A letra da música fala que a foca tem que trabalhar muito para ganhar uma sardinha. Você acha isso correto?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
C) Transcreva todas as palavras da música que têm rr e nh.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
D) Desenhe o animal abordado na música.
4ª atividade – aproximadamente 60 minutos.
Explorando poesias sobre animais: O peru
Providencie a poesia “O peru” de Vinícius de Moraes, escrita em letra de imprensa maiúscula, em uma cartolina, e leve-a para a sala de aula.
Realize a leitura da poesia coletivamente com seus alunos. Em seguida, recite a poesia e solicite que eles observem a entonação, a voz e a postura utilizada por você para recitar a poesia.
Reproduza a poesia para seus alunos, peça que a leiam, recitem-na e colem em seus cadernos. Veja abaixo a poesia:
O PeruVinícius de MoraesGlu! Glu! Glu!Abram alas pro Peru! |
Atividades:
Bingo de palavras da poesia: entregue uma ficha para seus alunos e oriente-os a escolherem seis palavras contidas na poesia “O peru” e escrevê-las nos quadros da ficha. Veja o exemplo a seguir:
PERU |
RODA |
BELEZA |
PAVÃO |
DANÇA |
CHÃO |
Em seguida, brinque de bingo com seus alunos explorando as palavras da poesia que eles escolheram.
Colorindo rimas: oriente seus alunos a colorirem na poesia com a mesma cor, as palavras que rimam.
5ª atividade – aproximadamente 60 minutos.
Explorando poesias sobre animais: O elefantinho
Providencie a poesia “O elefantinho” de Vinícius de Moraes, escrita em letra de imprensa maiúscula, em uma cartolina, e leve para a sala de aula.
Realize a leitura da poesia coletivamente com seus alunos. Em seguida, recite a poesia e solicite que eles observem a entonação, a voz e a postura utilizada por você para recitar a poesia.
Reproduza a poesia para seus alunos, peça que leiam, recitem-na e colem em seus cadernos. Veja abaixo a poesia:
O ELEFANTINHOVinicius de Moraes
ONDE VAIS, ELEFANTINHOCORRENDO PELO CAMINHOASSIM TÃO DESCONSOLADO?ANDAS PERDIDO, BICHINHOESPETASTE O PÉ NO ESPINHOQUE SENTES, POBRE COITADO?— ESTOU COM UM MEDO DANADOENCONTREI UM PASSARINHO! |
Atividades:
Brincando com o alfabeto móvel: reúna sua turma em grupos de três a quatro alunos, e entregue o alfabeto móvel para que formem palavras contidas na poesia. Em seguida, eles deverão registrar as palavras que formaram na ficha abaixo e fazer o que se pede:
PALAVRA FORMADA |
QUANTIDADE DE LETRAS |
QUANTIDADE DE VOGAIS |
QUANTIDADE DE CONSOANTES |
SEPARE EM SÍLABAS |
Caminho |
7 |
3 |
4 |
Ca-mi-nho |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Fonte: Imagem da própria autora.
6ª atividade – aproximadamente 60 minutos.
Explorando poesias sobre animais: As borboletas
Providencie a poesia “As borboletas” de Vinícius de Moraes, escrita em letra de imprensa maiúscula, em uma cartolina, e leve para a sala de aula.
Realize a leitura da poesia coletivamente com seus alunos. Em seguida, recite a poesia e solicite que eles observem a entonação, a voz e a postura utilizada por você para recitar a poesia.
Reproduza a poesia para seus alunos, peça que leiam, recitem-na e colem em seus cadernos. Em seguida solicite que circulem na poesia a palavra “BORBOLETAS” e contem quantas vezes ela aparece na poesia.
Veja abaixo a poesia:
AS BORBOLETAS |
Texto fatiado: recorte cada linha da poesia “As borboletas” e entregue para os alunos dentro de um saquinho. Em seguida, recite a poesia e solicite que eles montem-na em seus cadernos na sequência correta.
Registrando a poesia: oriente seus alunos a registrarem a poesia em seus cadernos utilizando a letra cursiva. Em seguida eles deverão ilustrar a poesia.
7ª atividade – aproximadamente 60 minutos.
Explorando poesias sobre animais: O pato
Providencie a poesia “O pato” de Vinícius de Moraes, escrita em letra de imprensa maiúscula, em uma cartolina, e leve para a sala de aula.
Realize a leitura da poesia coletivamente com seus alunos. Em seguida, recite a poesia e solicite que eles observem a entonação, a voz e a postura utilizada por você para recitar a poesia.
Reproduza a poesia para seus alunos, peça que leiam, recitem-na e colem em seus cadernos. Veja abaixo a poesia:
O PATOVinícius de Moraes |
|
QUÉN! QUEN! QUÉN! QUÉN! |
QUÁ! QUÁ! QUÁ! QUÁ QUÁ! |
Você encontra o vídeo da poesia cantada no sítio http://letras.mus.br/vinicius-de-moraes/86808/ (Acesso em 20 de maio de 2013.). Leve seus alunos até ao Laboratório de Informática de sua escola ou utilize um projetor multimídia para projetar o vídeo. Eles vão adorar!
Em seguida proponha um autoditado a partir de imagens de palavras contidas na poesia. Veja abaixo uma sugestão abordando as palavras: tigela – panela – pato – galinha – cavalo.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Fontes das imagens:
IMAGEM TIGELA: http://www.etna.com.br/MINI-TIGELA--OBIRU-5935.aspx/p - Acesso em: 20 de maio 2013.
IMAGEM PANELA: http://www.asdeliciasdodudu.com.br/2012/02/acertando-na-escolha-da-panela.html - Acesso em: 20 de maio 2013.
IMAGEM PATO: http://www.sagradasmissoes.com.br/index.php/informativo/a-historia-do-pato/ - Acesso em: 20 de maio 2013.
IMAGEM GALINHA: http://www.significadodossonhosonline.com/2012/10/sonhar-com-galinha.html - Acesso em: 20 de maio 2013.
IMAGEM CAVALO: http://criancas.hsw.uol.com.br/como-desenhar-um-cavalo.htm - Acesso em: 20 de maio 2013.
Jogo da memória imagem/palavra: outra sugestão é construir com seus alunos um jogo da memória abordando a correspondência imagem/palavra. Para tanto, você poderá selecionar palavras da poesia, em seguida os alunos deverão ilustrá-las e escrevê-las.
Veja no exemplo abaixo:
|
TIGELA |
|
PANELA |
|
PATO
|
|
GALINHA
|
|
CAVALO |
Fontes das imagens:
IMAGEM TIGELA: http://www.etna.com.br/MINI-TIGELA--OBIRU-5935.aspx/p - Acesso em: 20 de maio 2013.
IMAGEM PANELA: http://www.asdeliciasdodudu.com.br/2012/02/acertando-na-escolha-da-panela.html - Acesso em: 20 de maio 2013.
IMAGEM PATO: http://www.sagradasmissoes.com.br/index.php/informativo/a-historia-do-pato/ - Acesso em: 20 de maio 2013.
IMAGEM GALINHA: http://www.significadodossonhosonline.com/2012/10/sonhar-com-galinha.html - Acesso em: 20 de maio 2013.
IMAGEM CAVALO: http://criancas.hsw.uol.com.br/como-desenhar-um-cavalo.htm - Acesso em: 20 de maio 2013.
Depois de pronto os alunos poderão brincar!
8ª atividade – aproximadamente 60 minutos.
Explorando poesias sobre animais: O leão
Providencie a poesia “O leão” de Vinícius de Moraes, escrita em letra de imprensa maiúscula, em uma cartolina, e leve para a sala de aula.
Realize a leitura da poesia coletivamente com seus alunos. Em seguida, recite a poesia e solicite que eles observem a entonação, a voz e a postura utilizada por você para recitar a poesia.
Reproduza a poesia para seus alunos, peça para que leiam, recitem-na e colem em seus cadernos. Veja abaixo a poesia:
O LeãoVinícius de Moraes |
|
Leão! Leão! Leão!Rugindo como um trovãoDeu um pulo, e era uma vezUm cabritinho montês. |
O salto do tigre é rápidoComo o raio; mas não háTigre no mundo que escapeDo salto que o Leão dá.Não conheço quem defronteO feroz rinoceronte.Pois bem, se ele vê o LeãoFoge como um furacão. |
Peça que os alunos circulem a palavra Leão na poesia e conte quantas vezes ela aparece.
Depois de ler e recitar a poesia várias vezes com seus alunos, e eles já tiverem memorizado, selecione um trecho da poesia para trabalhar texto lacunado. Veja abaixo uma sugestão:
Texto lacunado: complete o trecho da poesia com as palavras do quadro abaixo:
O LEÃOLeão! Leão! _____________Rugindo como um __________Deu um pulo, e era uma vezUm ___________ montês. |
Fonte: Imagem da própria autora.
9ª Atividade– aproximadamente 60 minutos.
Criando uma poesia
|
Escolha um animal que goste e pesquise sobre: -Seu modo de vida; -Origem e características. Depois, com a ajuda de seus familiares escreva uma poesia sobre esse animal, para apresentar aos colegas em um recital de poesias da escola. |
10ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.
Recitando poesias e desenvolvendo o prazer pela leitura
Professor, essa atividade será um momento reservado para a socialização da Atividade de Casa, na qual, os alunos construíram uma poesia sobre um animal com o auxílio de seus familiares.
Nossa sugestão é que você leia as poesias construídas pelos alunos e seus familiares, anteriormente a apresentação. Faça a correção individualmente, caso seja necessário intervenha na estrutura do texto, ou na escrita de palavras.
Antes do recital, solicite que os alunos leiam suas poesias para os colegas, na sala de aula. Estabeleça que cada aluno poderá solicitar que três colegas façam a avaliação de sua leitura considerando as seguintes questões:
Lembre-os que a avaliação deverá ser pautada no respeito ao colega.
Depois, proponha aos alunos a realização de um RECITAL DE POESIAS, no qual eles irão socializar uns com os outros e com os colegas de outras turmas as poesias que construíram.
Você também poderá organizar um dia para a realização desse recital e convidar as famílias para participarem. Para tanto, procure reservar com antecedência um local adequado em sua escola, de preferência que tenha palco, som e microfone para os alunos utilizarem.
Seria interessante também, que você confeccionasse com seus alunos, a decoração para o local da apresentação, representando o tema das poesias, no caso animais.
Proponha também a elaboração do convite para as famílias virem assistir ao recital, para tanto, trabalhe com esta modalidade de texto, chamando a atenção para os itens necessários ao convite. No sítio http://office.microsoft.com/pt-br/templates/results.aspx?qu=modelos+de+convites&ex=1&origin=FX010059549#ai:TC102626006| (acesso em: 20 de maio 2013.) os alunos poderão visualizar imagens de diferentes modelos de convites.
O recital é um momento rico em interação, aprendizagem e diversão. Os alunos e seus familiares terão a oportunidade de interagir e emocionar, bem como ampliar sua cultura e desenvolver a leitura.
Veja algumas sugestões de modelos de convites:
Fonte: Sítio com diferentes modelos de convites, http://office.microsoft.com/pt-br/templates/results.aspx?qu=modelos+de+convites&ex=1&origin=FX010059549#ai:TC102626006| Acesso em: 20 de maio 2013.
JOSÉ, Elias. A Poesia pede passagem. Um guia para levar a poesia às escolas. Campinas, SP: Papirus. ( Coleção paradidática).
Sítio com poesias para crianças: http://saladeliteraturainfantil.blogspot.com/2009/04/poesia-para-criancas.html - Acesso em: 20 de maio 2013.
Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se eles: realizaram a interpretação das poesias; produziram tentativas de escrita de textos e palavras aproximando-se da escrita convencional; resolveram situações problema; reconheceram a estrutura de gêneros textuais como poesias, convites e listas; souberam organizar dados em gráficos; e desenvolveram habilidade de ler em público, utilizando os requisitos técnicos necessários a um bom leitor (dicção, entonação de voz, pontuação, postura e expressividade). Registre suas observações para orientar seu planejamento.
Quatro estrelas 6 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
23/05/2014
Cinco estrelasSou estudante de pedagogia amei muito interessante mesmo.
29/10/2013
Cinco estrelasOs textos foram bem selecionados e bem trabalhados para o público alvo. Acredito que trabalhos como estes precisam estar frequentemente nas salas de alfabetização.
28/10/2013
Cinco estrelasMaravilhosa aula !
04/09/2013
Cinco estrelasObrigada voce ajudou muito.Mas eu estou a procura de como enfocar as letras que descem e letras que sobem sem usar o metodo de caligrafia ;vc teria aolg?
03/09/2013
Cinco estrelasMuito bem elaborada, eu vou trabalhar esta poesia e me ajudou a modificar minha aula, Parabéns!!!
02/09/2013
Quatro estrelasMuito interessante essa aula, deu pra aproveitar muita coisa! Parabéns!