Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Trabalhando leitura, escrita e conhecimentos linguísticos e matemáticos

 

20/06/2013

Autor e Coautor(es)
Laís de Castro Agranito
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizeti Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  • Ouvir histórias;
  • Interpretar informações oralmente;
  • Desenvolver habilidades de escuta e respeito à fala dos colegas;
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Reconhecer aspectos estruturantes das palavras (letra, sílaba, vogal, consoante);
  • Separar sílabas;
  • Produzir textos;
  • Reconhecer a estrutura de gêneros textuais como história e lista;
  • Resolver situações problema;
  • Realizar contagem convencional de forma crescente e decrescente;
  • Desenvolver noções de adição e de subtração;
  • Organizar dados em gráficos;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupo.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – cinco (5) aulas de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

Para a realização das atividades propostas nesta aula é necessário que o aluno esteja inserido no processo de alfabetização e tenha noções de escrita, de leitura e de contagem.

Estratégias e recursos da aula

alunos

Professor, esta aula tem como objetivo orientar práticas docentes contemplando as ações e referências do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O Pacto trata-se de um compromisso firmado pelo governo federal, com o Distrito Federal, os estados e os municípios que visa assegurar o direito de todas as crianças se alfabetizarem até os oito anos de idade. As ações do Pacto se constituem em um conjunto integrado de materiais e referências curriculares e pedagógicas a serem disponibilizados pelo MEC, que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores.

Para obter mais informações sobre o Pacto, você poderá acessar os sítios abaixo:

www.consed.org.br/index.php/artios/474-pacto-nacional-pela-alfabetização-na-idade-certa - Informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 01 de maio 2013.

http://wlcaminha.blogspot.com.br/ - Neste blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 01 de maio 2013.

Os materiais formativos do Pacto já estão disponibilizados no sítio do MEC. Acesse o link: "Sítio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa" http://pacto.mec.gov.br Acesso em: 06 de jun. 2013, e depois clique em "Cadernos de Formação".

 

Tendo em vista que esta é uma proposta interdisciplinar em uma aula poderemos dialogar com diferentes áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, Ética, dentre outras, ou mesmo trabalhar com apenas um conteúdo.

1ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

Introduzindo o tema: Explorando a história “Todos no sofá”

Professor, os alunos demonstram muita curiosidade pelo tema animais, pois alguns possuem animais de estimação, os veem em desenhos animados, zoológico, dentre outros lugares. Nesse sentido, propomos esse tema que além de motivar o interesse dos alunos, ainda possibilitará a abordagem de alguns direitos de aprendizagem dos alunos, de forma interdisciplinar, tais como:

 

  • Segmentar palavras em frases e textos;
  • Planejar intervenções orais em situações como contação de história;
  • Apreender assuntos / temas tratados em textos de diferentes gêneros;
  • Relacionar fala e escrita;
  • Dominar as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a escrever palavras e textos.

 

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios: ano 1: unidade 1, Brasília: MEC, SEB, 2012.

Nesta atividade você poderá trabalhar com os alunos o tema animais de forma lúdica e divertida. Para tanto, nossa sugestão é que explore a história “Todos no sofá” da autora Luísa Ducla Soares.

Para tanto, utilize um projetor multimídia para projetar a história em slides para seus alunos, disponível no sítio http://www.youtube.com/watch?v=nYZh8I6utyA - Acesso em: 01 de maio 2013.

 todos no sofá 1  

Fonte:Blog Todos na Escola- http://todosnaescola2.blogspot.com.br/2011_11_01_archive.html - Acesso em: 01 de maio 2013 - SOARES, Luísa Ducla. Todos no Sofá. Ilustrações de Pedro Leitão. Lisboa: Livros Horizonte, 2009. il. color.

  

Sinopse: Na história dez amigos estão sentados no sofá, dentre eles nove animais e um menino João Preguição. Porém, estão todos apertados. Um animal de cada vez, se levanta do sofá por um motivo específico. O rato, por exemplo: se levanta e sai correndo para comer o queijo. Ao final da história somente João Preguição fica no sofá todo esticado!

A história possibilita abordar além da leitura e da escrita, conteúdos como: numerais até dez, contagem decrescente, subtração, dentre outros.

Caso não disponha de um projetor multimídia, providencie o livro e leve-o para a rodinha para realizar a contação da história. Você também poderá utilizar outros recursos tais como: fantoches, dramatização, dentre outros.

Antes da contação da história, explore com seus alunos os seguintes aspectos: capa do livro, autora, editora, ilustrador, dentre outros.

Após contar a história, realize uma interpretação oral com seus alunos, questionando-os sobre:

 

  • Qual é o tema da história?
  • Você gosta de animais? Qual é o seu preferido?
  • Quantos animais havia na capa do livro?
  • Qual é o nome do menino que aparece na história?
  • Por que os animais vão se levantando do sofá?
  • Quem fica no sofá sozinho? Por quê?
  • Você gostou da história? Justifique sua resposta.

 

Neste momento, deixe que seus alunos falem suas opiniões e aproveite para trabalhar com eles o direito de aprendizagem que propõe “Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala”. (BRASIL, 2012, p. 35.).

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios: ano 1: unidade 1, Brasília: MEC, SEB, 2012.

  

Para finalizar esse momento, solicite que seus alunos façam um desenho da história contada e escrevam uma frase sobre ela no caderno de Língua Portuguesa.

 

 

 

Desenho da história “Todos no sofá” – Luísa Ducla Soares

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Frase: _____________________________________________________________

 

 Fonte: Imagem da própria autora.

 

2ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

Os sons da bicharada

Que tal imitar os ruídos dos bichos com seus alunos? Eles vão adorar essa brincadeira. Para tanto, anteriormente, faça uma lista com eles contendo nomes de animais que eles conhecem e gostariam de imitar, dessa maneira você poderá abordar a escrita e a leitura.

Entregue para cada aluno, uma tira de papel. Peça que cada um realize a tentativa de escrita do nome do animal que gostaria de imitar. Caso algum nome não seja escrito de forma convencional, realize a correção coletiva na lousa. Esse momento servirá também para sondar como está a escrita dos alunos, e propor atividades interventivas para auxiliá-los no avanço do processo de aquisição da escrita alfabética.

Depois de prontas as tiras, oriente seus alunos para colarem uma embaixo da outra no mural da sala de aula.

Depois de pronta a lista faça a brincadeira com seus alunos.

Para finalizar, você poderá fazer uma votação para escolher o nome do animal que seus alunos mais gostaram de imitar o som. Em seguida, faça uma tabela registrando o resultado da votação. Veja um exemplo de como tabular os dados em uma tabela:

  

ANIMAL

VOTOS RECEBIDOS

  • PORCO

8

  • LEÃO

4

  • CAVALO

1

  • VACA

3

  • SAPO

2

  • CACHORRO

5

  • GATO

6

 Fonte: Imagem da autora.

Professor, para a construção do gráfico você poderá entregar para cada aluno uma folha de papel quadriculado, isto facilitará o trabalho. Veja um exemplo de gráfico:

  grafico animais

 Fonte: Imagem da própria autora.

 

Outra possibilidade é criar situações problema a partir do gráfico. Como por exemplo:

a) Qual foi o animal que nossa turma mais gostou de imitar o som?

b) Quantos votos ele recebeu?

c) Qual foi o animal menos votado?

d) Quantos votos ele recebeu?

e) Em qual animal você votou? Por quê?

 

3ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

Explorando a escrita e a leitura a partir da história

Professor, em um segundo momento selecione algumas atividades de registro nas quais os alunos poderão trabalhar a escrita e a leitura a partir do tema animais. Nesse sentido você poderá auxiliá-los na evolução do processo de apropriação do sistema de escrita alfabética. Veja algumas sugestões:

 

1. Interpretação da história e construção de frases:

Professor, nesta atividade os alunos poderão avançar no processo de leitura e de interpretação, localizando informações explícitas no texto e realizando as orientações indicadas nos enunciados. Eles também poderão avançar na escrita por meio da construção de frases observando aspectos como: coesão, temporalidade, uso da letra maiúscula no inicio da frase, segmentação das palavras e pontuação.

todos sofá 1todos sofá 2

Fonte- Imagem da própria autora: atividades desenvolvidas pela professora Lais, com os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental- Escola de Educação Básica da UFU- 2013.

 

2. Explorando a estrutura das palavras: letras, vogais, consoantes, separação de sílabas

Professor, esta atividade é interessante para aprofundar com seus alunos conhecimentos sobre análise linguística de aspectos como: perceber que as palavras são compostas por sílabas, letras e consoantes; comparar palavras quanto ao tamanho; perceber que as vogais estão presentes em todas as sílabas e que as sílabas variam quanto às suas composições.

 todos sofá 3

Fonte - imagem da própria autora: atividade desenvolvida pela professora Lais, com os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental- Escola de Educação Básica da UFU- 2013.

 

3. Explorando formação de frases e palavras:

 

Professor na atividade seguinte, você poderá abordar a formação de palavras e frases com seus alunos de forma lúdica e divertida. Eles irão adorar recortar as letras de revistas e jornais para a formação das palavras. Outra opção seria formar palavras com letras móveis. Nesta atividade eles poderão aprofundar conhecimentos como: planejar e revisar sua escrita; reconhecer que as vogais estão presentes em todas as palavras, dentre outras.

Escolha palavras presentes na história “Todos no sofá”.  Em seguida recorte letras de jornais, forme as palavras; ilustre e produza uma frase contendo a palavra.

Veja um exemplo na imagem abaixo:

sofás

 

Fonte-  BLog Espaço Educar disponível em:  http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2012/06/letramento-sugestao-de-atividade-com.html - Acesso em: 01 de maio 2013.

 

4. Explorando a estrutura das palavras: quantidade de letras, vogais, consoantes, sílabas

Professor, essa atividade, também servirá para aprofundar com seus alunos conhecimentos sobre análise linguística de aspectos como: perceber que as palavras são compostas por sílabas, letras e consoantes; comparar palavras quanto ao tamanho; perceber que as vogais estão presentes em todas as sílabas e que as sílabas variam quanto às suas composições.

 

Escreva o nome de alguns animais que você conhece, no local indicado no quadro abaixo. Em seguida, faça o que se pede:

 

ANIMAIS

QUANTIDADE DE LETRAS

QUANTIDADE DE VOGAIS

QUANTIDADE DE CONSOANTES

SEPARE EM SÍLABAS

ELEFANTE

 

 

 

 

GIRAFA

 

 

 

 

MACACO

 

 

 

 

CACHORRO

 

 

 

 

SAPO

 

 

 

 

BORBOLETA

 

 

 

 

GALINHA

 

 

 

 

URSO

 

 

 

 

BOI

 

 

 

 

 

Fonte: Imagem da própria autora.

 

5. Identificação da relação grafema/fonema

 

Professor, na atividade abaixo os alunos poderão explorar a relação grafema / fonema, ou seja, letra / som, o que possibilitará o avanço dos mesmos no reconhecimento das letras do alfabeto.

 

Marque com um X as figuras cujos nomes iniciam com a letra em destaque:

cruzadas

Fonte- imagem disponível no Blog biboca ambiental: http://bibocaambiental.blogspot.com.br/2011/04/cruzadinhas-com-tema-ambiental-ii.html - Acesso em: 01 de maio 2013.

  

6. Hipóteses de escrita de nomes de animais: cruzadinha

 

Professor, a atividade de cruzadinha com nomes de animais, possibilitará aos alunos que ainda não estão alfabetizados, testarem suas hipóteses de escrita, ao escreverem os nomes dos animais (sendo uma letra em cada quadro) da maneira como pensam. Em seguida, eles poderão entrar em conflito cognitivo, caso fique sobrando ou faltando quadrinhos, pois perceberão que a escrita precisa ser revisada.

 cruzadinhas

Fonte - imagem disponível no blog amigo nícola: http://blogdoamigonicola.blogspot.com.br/2010/07/palavras-cruzadas-animais.html - Acesso em: 01 de maio 2013.

 

 menino tarefa

Professor, aproveite o tema e proponha uma atividade de casa.

Na atividade 1, os alunos poderão desenvolver conhecimentos sobre dados do livro de Literatura como: título; autor; ilustrações; editora, dentre outros.  Veja a sugestão a seguir:

 tarefa 1

Fonte - imagem da própria autora: atividade desenvolvida pela professora Lais, com os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental- Escola de Educação Básica da UFU- 2013.

 

Já na segunda atividade de casa, você poderá explorar com seus alunos a estruturação de frases observando aspectos como: concordância, uso da letra maiúscula no início da frase, pontuação, dentre outros. Bem como rimas entre palavras.

 tarefa 2 certas

Fonte - Imagem da própria autora. Atividade desenvolvida pela professora Lais, com os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental- Escola de Educação Básica da UFU- 2013.

 

 

4ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

Trabalhando conceitos matemáticos a partir da história

 

Proponha aos alunos a realização de algumas atividades que abordem conhecimentos lógicos matemáticos a partir da história, com elas você poderá aprofundar com seus alunos conhecimentos como: contagem em ordem crescente e decrescente; noções de adição e subtração. Veja algumas sugestões de atividades:

 

1. Contagem em ordem crescente

Construa um painel com tampinhas de garrafas pet, realizando a contagem decrescente. Cada tampinha representa um amigo que estava sentado no sofá.

 

10 AMIGOS NO SOFÁ

9 AMIGOS NO SOFÁ

8 AMIGOS NO SOFÁ

7 AMIGOS NO SOFÁ

 6 AMIGOS NO SOFÁ

5 AMIGOS NO SOFÁ

 4 AMIGOS NO SOFÁ

 3 AMIGOS NO SOFÁ

 2 AMIGOS NO SOFÁ

 1 AMIGO NO SOFÁ

Fonte: Imagem da própria autora.

2. Noções de subtração

Aproveite para trabalhar com seus alunos nesse momento, noções de subtração. Para tanto, utilize termos como: menos, sobraram, quantos ficaram, dentre outros. Veja no exemplo abaixo:

 subtração

Fonte - imagem disponível no blog mágicos do saber:   http://magosdosaber.blogspot.com.br/2012/03/subtracao-no-sofa-luisa-ducla-soares_8.html -  Acesso em: 01 de maio de 2013.

 

3. Contagem na ordem crescente

Você poderá inverter a história e trabalhar a contagem na ordem crescente. Por exemplo: “Era um amigo no sofá, sozinho ele estava lá! De repente chega o elefante e se senta lá, sozinho João Preguição não mais está”.

 

4. Noções de adição

Nessa mesma atividade, também é possível trabalhar com noções de adição. Para tanto, utilize termos como: mais, ao todo, juntando, dentre outros, para se referir aos amigos que vão sentando no sofá.

 

5. História seriada

Entregue para seus alunos as imagens abaixo. Cada uma representa uma parte da história. Oriente-os a recortar e numerar de acordo com a sequência. Em seguida eles deverão colar em seus cadernos de Matemática.

 

se1  seq seq 3

Fonte - imagem disponível - blog todos na escola: http://todosnaescola2.blogspot.com.br/2011_11_01_archive.html - Acesso em 01 de maio de 2013 - SOARES, Luísa Ducla. Todos no Sofá. Ilustrações de Pedro Leitão. Lisboa: Livros Horizonte, 2009. il. color.

 

6. Resolução de situações problema envolvendo adição e subtração

Invente algumas questões a partir da história para que os alunos resolvam. Veja um exemplo:

 problema

Fonte - imagem da própria autora: atividade desenvolvida pela professora Lais, com os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental- Escola de Educação Básica da UFU- 2013.

 

5ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

Fazendo arte: construindo fantoches para a história

Para finalizar o trabalho sobre a temática, proponha aos seus alunos que confeccionem fantoches representando os personagens da história. Para tanto, você poderá providenciar moldes dos personagens para eles colorirem e depois construírem os fantoches, ou então, eles poderão criar seus próprios personagens.

 

Veja os personagens da história: elefante, girafa, vaca, porco, pato, coelho, gato, cavalo, rato e João Preguição.

fantoche

Fonte- imagem disponível no blog andanças do poeta: http://andancasdopoeta.blogspot.com.br/2008_11_01_archive.html - Acesso em 01 de maio de 2013.

 

Outra sugestão é dividir a turma em grupos de quatro alunos e solicitar que cada grupo crie uma história, inventando personagens. Eles poderão utilizar como personagens eles mesmos e animais diferentes dos que haviam na história trabalhada. Em seguida, poderão criar os fantoches a partir da história criada por eles.

Depois de prontos os fantoches, cada grupo poderá apresentar sua história utilizando os fantoches criados.

Recursos Complementares

 

Atividades sobre a história “Todos no sofá”, disponível no Sítio: Os coloridos: http://os-coloridos.webnode.pt/galeria-de-fotos/a2-%C2%BA%20periodo/a27-todos-no-sofa/a27-2-atividades/ - Acesso em: 01 de maio 2013.

Avaliação

 

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se eles: realizaram interpretação oral da história; produziram tentativas de escrita de textos e palavras aproximando-se da escrita convencional; resolveram situações problema; reconheceram a estrutura de gêneros textuais como histórias, listas; souberam organizar dados em gráficos; realizaram contagem de forma decrescente e crescente de forma convencional, e desenvolveram noções de adição e subtração. Registre suas observações para orientar seu planejamento.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • katia, avadde , Minas Gerais - disse:
    katiareginafl@hotmail.com

    28/02/2016

    Cinco estrelas

    muito boa adorei


  • Souza, E.E Pastor Paulo Nobre Nascimento , Minas Gerais - disse:
    reviem2012@hotmail.com

    16/09/2014

    Três estrelas

    Muito boa . Estou querendo uma para o 2º ano. Se for possível me envie. Desde já agradeço.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.