28/05/2013
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Médio | Geografia | Espaços agrários, globalização e modernização |
- Reconhecera reforma agrária como uma política de Estado voltada à distribuição de terras;
- Compreender o papel dos movimentos sociais brasileiros na luta pela terra como um dos direitos fundamentais dos cidadãos.
Movimentos sociais
Conflitos agrários
Reforma agrária
Cidadania
Sugestão de atividades para a 3ª série do ensino médio.
Esta atividade permite a construção e exercício das cinco habilidades elencadas na matriz de referência para o ENEM: Dominar linguagens; compreender fenômenos; enfrentar situações-problema; construir argumentação; elaborar propostas.(MEC, 2009) O caráter investigativo da aula está sintetizado no título, promovendo situações de aprendizagem que favorecem o protagonismo juvenil.
Procedimentos didáticos
Para iniciar o desenvolvimento do tema o professor deverá propor aos alunos que respondam a uma enquete elaborada por ele, considerando as perguntas sugeridas na sequência. Essas respostas deverão ser respondidas oralmente, sem a necessidade de anotações no caderno, pois objetivam realizar um levantamento diagnóstico da percepção da turma sobre o tema a ser estudado.
Observações
1- Se o professor considerar conveniente, poderá imprimir as perguntas e, a partir da tabulação das respostas, estabelecer um perfil sociográfico da turma em relação ao tema;
2- Essa opinião será confrontada no encerramento da atividade, quando se propõe a realização de uma mesa redonda entre os alunos, como descrito mais adiante no item encerramento da atividade.
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Enquete
1- Você é a favor ou contra a reforma agrária? ( ) A favor. Por que? ( ) Contra. Por que?
2- Você sabe o que é reforma agrária? ( ) Não ( ) Sim
3- Quem promove a reforma agrária? ( ) Estado ( ) Movimentos sociais ( ) camponeses ( ) fazendeiros
4- Onde você obteve ou obtém informações sobre a reforma agrária?
( ) TV ( ) jornais ( ) escola ( ) membros de movimentos sociais ( ) familiares ( ) amigos ( ) outros ............................
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Atividade 1
Na sequência, o professor deverá apresentar as letras das duas músicas selecionadas para interpretação. Caso considere oportuno, o professor poderá acessar os links dispostos logo abaixo das letras e projetar os vídeos aos alunos.
VITÓRIA DO TRIGO Dante R. Ledesma Não precisa ser herói para lutar pela terra Porque quando a fome dói, qualquer homem entre em guerra. É preciso ter cuidado para evitar esta luta Pois cada pai é um soldado quando é o pão que se disputa. Se somos todos irmãos, se todos somos amigos Basta um pedaço de pão para a vitória do trigo. As planícies que somem desde o horizonte ao rio E a vida morre de fome com tanto campo vazio. Ao longo dessas porteiras de sesmarias sitiadas A ambição ergue trincheiras contra o sonho das enxadas.
http://www.youtube.com/watch?v=5PzQystzCpo
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O CIO DA TERRA Milton Nascimento e Chico Buarque de Holanda Debulhar o trigo Recolher cada bago do trigo Forjar no trigo o milagre do pão E se fartar de pão
Decepar a cana Recolher a garapa da cana Roubar da cana a doçura do mel, Se lambuzar de mel
Afagar a terra Conhecer os desejos da terra Cio da terra, propícia estação De fecundar o chão. https://www.youtube.com/watch?v=_xCEtXlrZLE
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Atividade 2
Para a atividade seguinte, o professor deverá organizar a turma em quatro grupos de alunos para que interpretem as questões apresentadas no quadro disposto na sequência, relacionando-as às mensagens das músicas e ao conteúdo disponível nas fontes sugeridas. Cada grupo deverá responder apenas uma das perguntas, pois terão que ler o conteúdo sugerido em cada uma delas.
As leituras e as discussões internas para a resposta das questões subsidiarão os alunos na emissão de suas opiniões. Os textos sugeridos podem ser impressos pelo professor ou acessados no laboratório de informática.
O professor supervisionará o trabalho dos grupos, esclarecendo dúvidas e estimulando a participação de todos. As conclusões deverão ser anotadas no caderno. Após um tempo pré estabelecido para as pesquisas e respostas, o professor deverá abrir um debate para que todos possam comunizar suas investigações e, ao mesmo tempo, expressar suas ideias.
Foto: Terra. Sebastião Salgado. Cia das Letras, 1997http://www.iar.unicamp.br/eventos/sebastiao-salgado.html |
1- Na música Vitória do trigo o autor apresenta várias metáforas. Algumas delas são: “Cada pai é um soldado quando é o pão que se disputa” e “A ambição ergue trincheiras contra o sonho das enxadas”. Interprete essas metáforas a partir da leitura do artigo Movimentos sociais: breve definição, disponível em http://www.brasilescola.com/sociologia/movimentos-sociais-breve-definicao.htm 2- Identifique o contraste que se observa na interpretação da foto e a mensagem expressa na estrofe 2 da música O cio da terra: Decepar a cana/ Recolher a garapa da cana/ Roubar da cana a doçura do mel,/ Se lambuzar de mel. Metáfora: figuras de palavras, variações e exemplos, disponível em http://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/metafora-figura-de-palavra-variacoes-e-exemplos.htm |
3- Identifique o emprego da palavra sesmaria na letra da música Vitória do trigo, procurando contextualizá-la a partir das informações disponíveis no artigo As raízes da concentração fundiária no Brasil |
4- Utopia, para os filósofos, refere-se a algo perfeito, porém irreal. É compreendido também como aquilo que poderá vir a ser. Isso pode ser observado na letra da música Cio da terra. Considerando utopia como aquilo que poderá vir a ser, leia o histórico do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, escrito por eles mesmo. a- Quando e por que surgiu esse movimento? b- O que reivindicam? c- Quais são as suas estratégias de luta? b- Sua luta pode ser caracterizada como um ideal irrealizável? Comente.
Fonte: Histórico do MST |
Atividade 3
Após o debate, o professor deverá propor uma nova investigação, dividindo a turma em dois grandes grupos. Um deles deverá pesquisar o histórico da luta pela terra no Brasil acessando o link http://www.ifcs.ufrj.br/humanas/0045.htm(Luta pela terra no Brasil: uma longa história).
A outra metade da turma pesquisará informações sobre experiências de reforma agrária em outros países, acessando o link http://www.adusp.org.br/files/revistas/10/r10a05.pdf (A luta pela reforma agrária: os desafios de toda a sociedade).
Os alunos deverão fazer a leitura no laboratório de informática ou em texto impresso pelo professor. As leituras deverão ser feita em voz alta, garantindo a participação e o envolvimento de todos. Na sequência, deverão anotar no caderno as principais ideias dos autores.
Encerramento da atividade
Para finalizar a atividade o professor poderá propor a formação de uma mesa redonda para que os alunos expressem suas opiniões sobre o tema, confrontando-as com as respostas iniciais, registradas na enquete. Houve ou não alteração no ponto de vista inicial dos estudantes?
Dois alunos, indicados pelos colegas, deverão representar os grupos na composição da mesa, sendo que um deles apresentará argumentos contrários e o outro apresentará argumentos favoráveis à reforma agrária. Um terceiro colega, também indicado pela turma, deverá fazer a mediação da exposição oral.
O papel do professor é esclarecer equívocos por meio de conceitos, dados estatísticos, fundamentação legal, comparação entre a experiência brasileira e a de outros países, porém respeitando a opinião dos alunos. Esta forma de socialização do conhecimento amplia a visão crítica dos alunos ao municia-los com informações fundamentadas, considerando aspectos objetivos (a estrutura fundiária brasileira, o direito à terra, o papel do Estado, entre outros) e aspecto subjetivos (a opinião do outro, as estratégias de luta pela terra tanto de fazendeiros quanto dos integrantes dos movimentos sociais, e as múltiplas consequências das desigualdades sociais e econômicas do país).
Matriz de referência para o ENEM: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2009/Enem2009_matriz.pdf
ODM no ensino médio: conhecendo pela sensibilização e aprendendo pela razão. A educação pela pesquisa na abordagem de um tema universal:
OBS: O artigo ODM no ensino médio: conhecendo pela sensibilização e aprendendo pela razão. A educação pela pesquisa na abordagem de um tema universal remete aos anais de um Congresso de Geografia. Todavia, a página, às vezes fica fora do ar e se isso acontecer, volte a tentar mais tarde. Um outro caminho para acesso ao artigo pode ser obtido no site do Congresso: http://www.eng2012.org.br/edp/edps-validos-educacao
Esta aula também faz parte de uma proposta maior, apresentada na coletânea de aulas de Geografia denominada “Erradicar a fome e a pobreza”: utopia universal ou possibilidade real? Olink de acesso éhttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=45856
Envolvimento nas atividades propostas: investigações teóricas, anotações, debate.
Quatro estrelas 2 calificaciones
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05/05/2014
Quatro estrelasAponta várias referências possíveis a um discussão clara com alunos.
07/06/2013
Cinco estrelasIzabel, gostei muito.