31/08/2009
Raimunda Porfírio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Conhecer cada um dos meios de transporte existente em nossa sociedade, sua importância e vantagens.
Atividade 1 – Observar em torno da residência e no caminho da escola os veículos que transportam as pessoas dentro da cidade.
1º momento – O professor orienta os pais para ajudar as crianças na observação dos veículos que circulam nas ruas e na busca de materiais que representem esses veículos (figuras de revista ou de outros materiais impressos), para recortar e levar para a sala de aula.
2º momento – O professor, de posse do material trazido pelas crianças, faz uma discussão sobre o estilo e do tipo (motorizado ou pedestre), segundo a circulação, para transportar pessoas de um lugar a outro (terrestre). A partir da discussão feita com as crianças, a professora inicia a elaboração de um painel com os achados das crianças, de modo que apareça:
a) a figura com a ilustração;
b) a escrita do estilo do transporte;
c) o nome do veículo;
d) o tipo segundo a circulação do transporte.
Atividade 2 – Procurar meios de transporte.
1º momento – O professor constrói um quadro colocando a figura de um meio de transporte e pergunta o nome às crianças. A partir daí, inicia uma investigação para descobrir o que é transportado pelo tipo de veículo apresentado, sua importância, bem como suas vantagens para as pessoas e para o mundo dos negócios e do trabalho. Ver figuras de meios de transportes.
2º momento - O professor conclui a tarefa do momento 2, da atividade 1 (construção do mural).
Fonte: www.navio.belcol.com.br/downloads2/navio_oficial.jpg
Fonte: http://atuleirus.weblog.com.pt/arquivo/aviao%20-%20SATA.bmp
Fonte: http://juliocordeiro.zip.net/images/Trem.jpg
Atividade 3 – Confecção com material reciclável ou dobraduras.
1º momento – O professor ensina as crianças a confeccionar artesanatos representando os tipos de transportes estudados, utilizando material reciclável ou papel.
Dica: pode montar uma exposição e as crianças explicarem para outras turmas a função e vantagem de cada meio de transporte.
Avaliam-se as crianças quanto:
a) à participação na pesquisa;
b) à ampliação de seu vocabulário;
c) aquisição de novos conhecimentos.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Cinco estrelasOLA PROFª PATRICIA, GOSTEI MUITO DAS ATIVIDADES.
24/03/2010
Quatro estrelasGostei muito da indicação dos diversos meios de transportes a partir do utilizado pelos alunos. Peso que poderia tentar fazer uma ponte com outras disciplina para uma pesquisa on-line e quem sabe utilizar para divulgação em um jornal próprio da escola ou até mesmo realizar a montagem de programas de radio para apresentar na comunidade onde existir rádio comunitária ou radio educativa. O tema apresentado para a comunidade pelos alunos, creio que a interação motivará mais os alunos na aprendizagem