Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Será que Pitágoras responde?

 

03/01/2012

Autor e Coautor(es)
MARCO ANTONIO AMARAL
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Álgebra
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O estudante deverá conhecer a História e a Teoria de Pitágoras de Samus; Definir e compreender a linguagem matemática; Saber efetuar cálculos com números algébricos. Saber resolver situação-problema.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Unidades de medida e Figuras geométricas.

Estratégias e recursos da aula

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/494/imagens/nolaboratorio.gif

Esta aula será desenvolvida no laboratório de informática de forma dialogada. Os estudantes se organizarão em equipe (três) integrantes e será utilizado o computador com acesso à Internet.

No laboratório, a título de motivação, o professor poderá solicitar aos estudantes que acessem o endereço < http://br.youtube.com/watch?v=qjvy2jcbv8w > e ouçam a música do Teorema de Pitágoras.

 

 

O professor explicará o Teorema de Pitágoras utilizando o texto abaixo.


 

 

 

Em seguida, solicitará aos estudantes que, acessem o programa Régua e Compasso que está disponível no sitio < http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2180 > e construam o Teorema de Pitágoras.

 

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/494/imagens/teopit.JPG

   

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/494/imagens/verificando.jpg

Para verificar a aprendizagem, o professor poderá se recorrer a ficha que disponibilizamos adaptando-a aos objetivos que deseja que sejam alcançados.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Teorema de Pitágoras Hipertexto
Recursos Complementares

Os estudantes poderão acessar o sitio: Para aprofundar o conteúdo o professor poderá acessar o sitio: Neste endereço encontrarão um texto interessante: . No sítio da Clínica de Matemática pode-se saber um pouco mais sobre Pitágoras e sua escola. Os estudantes, encontrarão vasto material para pesquisa sobre este e outros conteúdos no sitio da UFPR Programa - O programa Régua e Compasso pode servir para exercitar o conteúdo que estamos trabalhando. Basta acessar o sitio: Vídeo: No endereço o aluno pode buscar mais vídeos sobre este conteúdo.

Avaliação
A verificação da aprendizagem é necessária pois permitirá ao professor avançar ou retomar o conteúdo trabalhado. Será importante observar como os estudantes planejaram e desenvolveram a produção textual na wiki, além disso como expressaram a compreensão do conteúdo. Poderá também, observar como desenvolveram os exercícios e atuaram em equipe.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 5/6 - 83.33%
  • Quatro estrelas 0/6 - 0%
  • Três estrelas 1/6 - 16.67%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Gláucia Cristina Belasque Vriesmann, Colégio Estadual Padre Arnaldo jansen , Paraná - disse:
    vriesmannglaucia@ig.com.br

    23/10/2010

    Cinco estrelas

    Olá professor Marco Sou pedagoga do Estado do PR - São José dos Pinhais. Outro dia você avaliou meu TCC do curso de Mídias da UFPR em forma de banner. Hoje, sou tutora do curso de Mídias e venho avaliar a tarefa de uma cursista que analisou sua aula com o uso das mídias. Mundo pequeno! Parabéns pelo plano de aula! Com carinho, Gláucia


  • Márcia Cristina de Souza, Col. Est. Barbosa Ferras - EFM , Paraná - disse:
    marcia.c.souza_4@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    O cálculo algébrico é de difícil compreensão para o aluno principalmente quando abordado de maneira transmissiva. A maneira que o professor sugere que esse conteúdo seja trabalhado, em sala de informatica, apresentando outra linguagem matemática através de programas utilizados no computador já oferece bastante motivação para que o aluno sinta-se mobilizado para aprender. Parabéns pela criatividade.


  • Márcia Cristina de Souza, Col. Est. Barbosa Ferras - EFM , Paraná - disse:
    marcia.c.souza_4@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    O cálculo algébrico é de difícil compreensão para o aluno principalmente quando abordado de maneira transmissiva. A maneira que o professor sugere que esse conteúdo seja trabalhado, em sala de informatica, apresentando outra linguagem matemática através de programas utilizados no computador já oferece bastante motivação para que o aluno sinta-se mobilizado para aprender. Parabéns pela criatividade.


  • Natty, Universidade Federal de São Carlos , São Paulo - disse:
    natty280790@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Três estrelas

    Acredito que essa aula possa dar certo pois apresenta muitos pontos positivos, como: saída da sala de aula quebrando assim a rotina à qual os alunos estão acostumados; o ambiente de trabalho ser o computador; a interação da turma uma vez que a atividade é desenvolvida em grupos de três, além de ser puramente prática, uma vez que eles poderão contruir o Teorema, e não apenas estudá-lo como teoria.


  • Regina Gonçalves Viana, CEDERJ - PÓLO SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA , Rio de Janeiro - disse:
    reg.viana@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Fiquei encantada com esta aula.Os alunos que não conseguiram assimilar o conteúdo dado, através dessa aula interativa, com certeza irá abrir alguns horizontes. Além de ser estimulante com música, outro fator importante é que pode ser em grupo de três, o que facilita mais, pois, se alguém do grupo estiver com dificuldade, o colega poderá ajudá-lo, pois, sabemos, que muitas vezes, o aluno não aprende com o professor, mas com seu colega ele compreende. A régua e compasso também merece PARABÉNS!!!


  • Alexsander Saluci Esquincalha, EMEB Oscar Montenegro Filho , Espírito Santo - disse:
    alexsaluci@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito da aula proposta pelo Prof. Ela esta adequada para o nível de ensino ao qual se propõe. Nãso vejo dificulades em aplicar a aula mas fica como sugestão a apresentação de resolução de problemas para fixação do conteúdo. A música do Teoremas de Pitágoras é uma boa alternativa para fixar a fórmula, sem contar que chama a atenção dos alunos que logo a aprendem. Excelente.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.