03/01/2012
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Álgebra |
O estudante deverá conhecer a História e a Teoria de Pitágoras de Samus; Definir e compreender a linguagem matemática; Saber efetuar cálculos com números algébricos. Saber resolver situação-problema.
Unidades de medida e Figuras geométricas.
Esta aula será desenvolvida no laboratório de informática de forma dialogada. Os estudantes se organizarão em equipe (três) integrantes e será utilizado o computador com acesso à Internet.
No laboratório, a título de motivação, o professor poderá solicitar aos estudantes que acessem o endereço < http://br.youtube.com/watch?v=qjvy2jcbv8w > e ouçam a música do Teorema de Pitágoras.
O professor explicará o Teorema de Pitágoras utilizando o texto abaixo.
Em seguida, solicitará aos estudantes que, acessem o programa Régua e Compasso que está disponível no sitio < http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2180 > e construam o Teorema de Pitágoras.
Para verificar a aprendizagem, o professor poderá se recorrer a ficha que disponibilizamos adaptando-a aos objetivos que deseja que sejam alcançados.
Nome | Tipo |
---|---|
Teorema de Pitágoras | Hipertexto |
Os estudantes poderão acessar o sitio: Para aprofundar o conteúdo o professor poderá acessar o sitio: Neste endereço encontrarão um texto interessante: . No sítio da Clínica de Matemática pode-se saber um pouco mais sobre Pitágoras e sua escola. Os estudantes, encontrarão vasto material para pesquisa sobre este e outros conteúdos no sitio da UFPR Programa - O programa Régua e Compasso pode servir para exercitar o conteúdo que estamos trabalhando. Basta acessar o sitio: Vídeo: No endereço o aluno pode buscar mais vídeos sobre este conteúdo.
Quatro estrelas 6 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
23/10/2010
Cinco estrelasOlá professor Marco Sou pedagoga do Estado do PR - São José dos Pinhais. Outro dia você avaliou meu TCC do curso de Mídias da UFPR em forma de banner. Hoje, sou tutora do curso de Mídias e venho avaliar a tarefa de uma cursista que analisou sua aula com o uso das mídias. Mundo pequeno! Parabéns pelo plano de aula! Com carinho, Gláucia
24/03/2010
Cinco estrelasO cálculo algébrico é de difícil compreensão para o aluno principalmente quando abordado de maneira transmissiva. A maneira que o professor sugere que esse conteúdo seja trabalhado, em sala de informatica, apresentando outra linguagem matemática através de programas utilizados no computador já oferece bastante motivação para que o aluno sinta-se mobilizado para aprender. Parabéns pela criatividade.
24/03/2010
Cinco estrelasO cálculo algébrico é de difícil compreensão para o aluno principalmente quando abordado de maneira transmissiva. A maneira que o professor sugere que esse conteúdo seja trabalhado, em sala de informatica, apresentando outra linguagem matemática através de programas utilizados no computador já oferece bastante motivação para que o aluno sinta-se mobilizado para aprender. Parabéns pela criatividade.
24/03/2010
Três estrelasAcredito que essa aula possa dar certo pois apresenta muitos pontos positivos, como: saída da sala de aula quebrando assim a rotina à qual os alunos estão acostumados; o ambiente de trabalho ser o computador; a interação da turma uma vez que a atividade é desenvolvida em grupos de três, além de ser puramente prática, uma vez que eles poderão contruir o Teorema, e não apenas estudá-lo como teoria.
24/03/2010
Cinco estrelasFiquei encantada com esta aula.Os alunos que não conseguiram assimilar o conteúdo dado, através dessa aula interativa, com certeza irá abrir alguns horizontes. Além de ser estimulante com música, outro fator importante é que pode ser em grupo de três, o que facilita mais, pois, se alguém do grupo estiver com dificuldade, o colega poderá ajudá-lo, pois, sabemos, que muitas vezes, o aluno não aprende com o professor, mas com seu colega ele compreende. A régua e compasso também merece PARABÉNS!!!
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito da aula proposta pelo Prof. Ela esta adequada para o nível de ensino ao qual se propõe. Nãso vejo dificulades em aplicar a aula mas fica como sugestão a apresentação de resolução de problemas para fixação do conteúdo. A música do Teoremas de Pitágoras é uma boa alternativa para fixar a fórmula, sem contar que chama a atenção dos alunos que logo a aprendem. Excelente.