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Quem quer casar com a Dona Baratinha? Despertando o gosto pela escrita por meio de uma história

 

20/06/2013

Autor y Coautor(es)
Laís de Castro Agranito
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes e Denize Donizeti Campos Rizzotto

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Ouvir histórias;
  • Interpretar informações oralmente;
  • Desenvolver habilidades de escuta e de respeito à fala de colegas;
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Produzir textos;
  • Resolver situações problema;
  • Identificar horas exatas no relógio analógico;
  • Produzir textos reescrevendo outro final para história;
  • Realizar contagem e notação numérica de forma convencional;
  • Reconhecer a estrutura de gêneros textuais como cantigas, convites, listas e receitas;
  • Elaborar lista e convite identificando suas características;
  • Ler e interpretar as informações contidas no gênero textual receita;
  • Organizar dados em gráficos;
  • Desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupo.
Duração das atividades
Aproximadamente 480 minutos - oito (8) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, para a realização das atividades aqui propostas é necessário que os alunos tenham desenvolvido capacidades básicas de leitura, de escrita, de contagem e de notação numérica, e demonstrem interesse por ouvir histórias.

Estratégias e recursos da aula

Professor, esta aula tem como objetivo orientar práticas docentes contemplando as ações e referências do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O Pacto trata-se de um compromisso firmado pelo governo federal, com os estados e os municípios, que visa assegurar o direito de todas as crianças se alfabetizarem até os oito anos de idade. As ações do Pacto se constituem em um conjunto integrado de materiais, referências curriculares e pedagógicas a serem disponibilizados pelo MEC, que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores.

Para obter mais informações sobre o Pacto, você poderá acessar os sítios abaixo:

www.consed.org.br/index.php/artios/474-pacto-nacional-pela-alfabetização-na-idade-certa - Informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 01 de maio :2013.

http://wlcaminha.blogspot.com.br/ -Neste blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 01 de maio 2013.

Os materiais formativos do Pacto já estão disponibilizados no site do MEC. Acesse o link: "Sítio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa" http://pacto.mec.gov.br Acesso em: 06 de jun. 2013, e depois clique em "Cadernos de Formação".

Tendo em vista que esta é uma proposta interdisciplinar em uma aula poderemos dialogar com diferentes áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Geografia, Matemática, Ética dentre outras, ou mesmo trabalhar com apenas um conteúdo.

 

1ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

Introduzindo o tema: vídeo

Professor, a fábula da Dona Baratinha encanta público de todas as idades, e além do mais, desperta o interesse dos alunos para a escrita e a leitura, bem como para a exploração de diversos gêneros textuais como convite e receita.

Para introduzir a história com os alunos, você poderá utilizar dois vídeos da coleção Disquinho, que abordam a história dividida em duas partes, de forma lúdica e divertida.

Você poderá levá-los até ao Laboratório de Informática de sua escola, ou então, projetar a história para eles na sala de aula. Veja os videos do youtube abaixo:

Dona Baratinha parte 1: http://youtu.be/LEa17NS7Uok - Acesso em: 01 de maio 2013.

Dona Baratinha parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=BBDRb0mQEDk&NR=1- Acesso em: 01 de maio 2013.

Professor, é importante ressaltar que há diferentes versões da fábula da Dona Baratinha, escolha uma delas ou então, você poderá abordar mais de uma versão. Os alunos irão adorar.

Em seguida, organize seus alunos em uma roda de conversa, e questione-os sobre a história:

  • Como era Dona Baratinha?
  • Qual era seu maior sonho?
  • O que fez Dona Baratinha pensar que poderia realizar seu sonho?
  • Quais animais queriam se casar com ela?
  • Por que eles foram rejeitados?
  • Com qual animal ela resolveu se casar?
  • Por que Dona Baratinha não se casou?
  • Se você estivesse no lugar de Dona Baratinha, qual pretendente você escolheria para se casar? Por quê?

Neste momento, deixe que seus alunos falem suas opiniões e aproveite para aprofundar com eles o direito de aprendizagem que propõe “Planejar intervenções orais em situações públicas: exposição oral, debate, contação de história”. (BRASIL, 2012, p. 35.).

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios: ano 1: unidade 1, Brasília: MEC, SEB, 2012.

Para finalizar esse momento solicite que seus alunos realizem a tentativa de escrita da letra da música que Dona Baratinha cantava em sua janela para atrair seus pretendentes. Veja um exemplo abaixo:

 d baratinha

Fonte imagem - blog: http://brincandocomcores.blogspot.com.br/2009/05/historia-da-dona-baratinha.html  - Acesso em: 01 de maio 2013.

2ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

Trabalhando com conceitos matemáticos

Faça uma lista com seus alunos e peça para que eles sugiram alguns animais como pretendentes para a Dona Baratinha. Anote todos os nomes no quadro, em seguida faça uma votação com os alunos sugerindo que eles escolham um dos pretendentes para se casar com a Dona Baratinha. Você poderá fazer um gráfico com eles e propor situações problema, a partir do que foi elencado na votação.

Veja um exemplo:

 

PRETENDENTES

NÚMERO DE VOTOS RECEBIDOS

1 - CAVALO

2

2- GIRAFA MACHO

1

3 - ELEFANTE

3

4 - SAPO

5

5 - BARATA MACHO

8

 Fonte: Imagem da própria autora.

 Veja um exemplo de gráfico:

 grafico d baratinha excel

 Fonte: Imagem da própria autora.

Outra possibilidade é criar situações problema a partir do gráfico. Como por exemplo:

a) Qual foi o pretendente escolhido para Dona Baratinha por nossa turma?

b) Quantos votos ele recebeu?

c) Qual foi o pretendente menos votado?

d) Quantos votos ele recebeu?

e) Em qual pretendente você votou? Por quê?

Você também poderá abordar a contagem e notação numérica com os alunos explorando palavras que aparecem na história. Veja uma sugestão:

 

PALAVRAS

QUANTIDADE DE LETRAS

QUANTIDADE DE SÍLABAS

QUANTIDADE DE VOGAIS

QUANTIDADE DE CONSOANTES

BARATINHA

 

 

 

 

DINHEIRO

 

 

 

 

MACACO

 

 

 

 

RATO

 

 

 

 

 

Fonte: Imagem da própria autora.

3ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

Explorando o gênero textual: Lista

Confeccione com seus alunos uma lista com os nomes dos convidados para o casamento da Dona Baratinha. Aproveite esse momento e explore as características desse tipo de texto.

Professor, se quiser você pode utilizar uma tabela, para isso, imprima para os alunos colarem no caderno de Língua Portuguesa, depois de preenchida aproveite para trabalhar gêneros (masculino / macho e feminino / fêmea).  Veja a sugestão a seguir:

 

 D baratinha e ratão

Lista de Casamento

da

Dona Baratinha

CONVIDADOS/FAMÍLIAS

QUANTIDADE

MACHO

FÊMEA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte da imagem: http://gracinhatristao51.blogspot.com.br/2009/12/retorno-da-dona-baratinha.html - Acesso em: 01 de maio 2013.

4ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

Explorando  o gênero textual: Convite

Na história, Dona Baratinha, tem que escrever um convite de casamento. Nossa sugestão é que você realize a reescrita com os alunos do convite de casamento da Dona Baratinha. Aproveite para abordar as características desse gênero textual, suas funções e particularidades.

Você poderá separar alguns modelos de convites e levar para a roda de conversa, em especial convites de casamento, para que os alunos explorem e vejam as suas características. Oriente-os, que observem as informações contidas neste gênero textual, em seguida, discuta sobre as informações que vão colocar no convite:

  • Nome do evento
  • Data
  • Hora
  • Local

Veja no sítio a seguir algumas sugestões de convites: http://tuca-cantinhoeducativo.blogspot.com.br/2011/01/modelos-de-convites.html - Acesso em: 01 de maio 2013.

Antes de confeccionar o convite com eles, explore primeiramente o convite original abordado na história. Reproduza para eles colarem  em seus cadernos, depois leia com eles.

 

CONVITE ORIGINAL (ABORDADO NA HISTÓRIA EM FORMA DE MÚSICA)

NA MATRIZ DO RANCHO VELHO,

DIA 7, CASARÃO

A SENHORA BARATINHA E O DOUTOR JOÃO RATÃO.

A SUA AMÁVEL PRESENÇA, SERÁ MUITO APRECIADA,

PODE TRAZER OS AMIGOS E TAMBÉM A CRIANÇADA.

PORQUE DEPOIS DO CASÓRIO, VAI HAVER FESTA ANIMADA

SENDO SERVIDO AOS CONVIVAS, UMA LAUTA FEIJOADA.

 

Posteriormente, explore oralmente alguns dados do convite:

- Quem são os noivos?

- Qual é o dia do casamento?

- Onde será o local da festa?

- Qual o horário em que será realizado o casamento? (Esse dado não consta no convite acima, mas será relevante questioná-lo para que os alunos percebam sua importância.).

- O que será servido para os convidados?

- Há alguma palavra desconhecida no convite? Vamos ver o significado das palavras destacadas no dicionário?

Para finalizar oriente-os na reescrita do convite. Distribua folha de papel aos alunos, para criarem os convites utilizando recursos diversos, tais como: pinturas, desenhos, recortes ou outras formas para ilustrar os convites.

 

5ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

Explorando o gênero textual: Receita

Na história, o Mestre Macaco executa uma receita de uma feijoada para o casamento de Dona Baratinha. Você também poderá trabalhar com esse gênero textual com os alunos para incentivá-los na leitura e na escrita.

Reproduza para eles a receita da Feijoada do Mestre Macaco, para colarem no caderno. Depois, solicite que a leiam e ilustrem.

 

FEIJOADA DO MESTRE MACACO

INGREDIENTES:

FEIJÃO

CARNE SECA

LINGUIÇA MINEIRA

TOICINHO DE SOL

AJUDANTES:

10 MACAQUINHOS

MODO DE PREPARO:

LAVE A PANELA, ASCENDA O FOGÃO E, PARA O TRABALHO CORRER MAIS DEPRESSA, CANTE ESTA LINDA CANÇÃO:

ABANA O FOGO MACACADA, ABANA O FOGO

ABANA BEM, BOTA A PANELA NO FOGÃO

ESTÁ NA HORA DE APRONTAR A FEIJOADA

PARA O BANQUETE DO DOUTOR JOÃO RATÃO

ABANA O FOGO MACACADA, ABANA O FOGO

ABANA BEM, BOTA A PANELA NO FOGÃO

ESTÁ NA HORA DE APRONTAR A FEIJOADA

PARA O BANQUETE DO DOUTOR JOÃO RATÃO

FEIJÃO, CARNE SECA, LINGUIÇA MINEIRA, ORELHA DE PORCO, PRA DAR E VENDER

TOICINHO FRESQUINHO, TOICINHO GOSTOSO, TOICINHO CHEIROSO PRA GENTE COMER

TOICINHO CHEIROSO PRA GENTE COMER

TOICINHO CHEIROSO PRA GENTE COMER...

 

Explore a receita oralmente com eles, questionando-os:

- O que caracteriza uma receita?

- Quais os ingredientes usados pelo Mestre Macaco?

- O que mais é preciso para fazer esta feijoada?

- Quem já comeu feijoada? Quem fez? Gostou? Por quê?

 

Agora vamos fazer os doces para o casamento da Dona Baratinha?

 

6ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

Colocando a mão na massa – realizando uma receita de doce

Proponha aos seus alunos que façam os doces para a festa de casamento da Dona Baratinha. Dessa maneira você poderá abordar o gênero textual receita, de forma concreta, na medida em que os alunos vivenciam todo o processo para confeccionar os doces.

Nossa sugestão é o “Doce de Leite Ninho” que é fácil de ser preparado e não vai ao fogo, facilitando o preparo na sala de aula. Providencie toucas para seus alunos e imprima a receita para cada um.

Anteriormente ao preparo, explore a receita do “Doce de Leite Ninho” com eles. Para tanto, proponha situações problema a partir da receita, veja um exemplo:

  1. Qual a quantidade de leite de coco utilizada na receita?
  2. Quantas porções rende a receita?
  3. Nossa sala tem 20 alunos, se a receita rende 40 doces, quantos doces cada aluno poderá comer?
  4. Quanto tempo nós vamos gastar para preparar a receita?
  5. Se iniciarmos a receita às 2 horas da tarde, em qual horário ela estará pronta?

Você poderá realizar as atividades sugeridas registrando no caderno de Matemática. Veja outra opção de registro:

  • Marque nos relógios os horários em que iniciamos o preparo dos docinhos e quando terminamos:

 

relogio 

relogio 

Início do preparo dos docinhos

Término do preparo dos docinhos

 Fonte das imagens: http://colorirdesenhos.com/desenhos/1076-relogio-sem-ponteiros-pinta-tu-horas - Acesso em: 01 de maio 2013.

Receita: Doce de Leite Ninho Irresistível

  • Tempo de preparo 1h 00min.
  • Rendimento 40 porções.

Ingredientes

  • 1 vidro de leite de coco.
  • 1 lata de leite Ninho (se preferir pode usar o leite em pó).
  • 1 kg de açúcar refinado.

Modo de Preparo

  1. Em uma vasilha grande misture o leite Ninho e o açúcar.
  2. Quando estiver bem misturado adicione o leite de coco e amasse bem até obter uma massa homogênea.
  3. Espalhe em uma forma e coloque na geladeira até ficar mais durinho.
  4. Para a massa não grudar na mão, passe manteiga.
  5. Faça as bolinhas. Se optar poderá enfeitar colocando em cada docinho, um cravo da Índia ou uma uva passa ou um mini confetti.

Fonte: Sítio de receitas - http://tudogostoso.uol.com.br/receita/61450-doce-de-leite-ninho-irresistivel.html -  Acesso em: 01 de maio 2013.

Depois de pronta a receita, enrole a massa com seus alunos, fazendo bolinhas e proponha a degustação dos doces.

 

7ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

Reinventando um final para a história

Na história trabalhada no vídeo, Dona Baratinha não tem um final feliz, pois acaba ficando sozinha e não se casando com nenhum de seus pretendentes. Proponha aos seus alunos que realizem a reescrita da história inventando um outro final para ela.

Para tanto, elabore um roteiro para auxiliá-los na criação de seus textos. Nesse momento é interessante que aprofunde com eles direitos de aprendizagem como “Planejar a escrita de textos considerando o contexto de produção: organizar roteiros, planos gerais para atender a diferentes finalidades, com a ajuda de um escriba”. (BRASIL, 2012, p. 34.).

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios: ano 1: unidade 1, Brasília: MEC, SEB, 2012.

Corrija o texto individualmente com seus alunos, em seguida oriente-os a lerem para seus colegas e fazerem uma ilustração do final da história criada por eles.

 

8ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

Trabalhando uma cantiga: A Barata

Para finalizar o trabalho com a fábula da Dona Baratinha, explore com eles a cantiga “A barata diz que tem”, por meio do vídeo “A Baratinha – DVD Galinha Pintadinha” – no sítio http://www.youtube.com/watch?v=l7VsurR48Ew - Acesso em: 01 de maio 2013.

Professor, se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops para acessarem a história no sítio  sugerido, por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos >Navegador de Internet). Caso sua escola não possua os laptops, leve os alunos até ao Laboratório de Informática ou utilize um projetor multimídia.

Após cantar com seus alunos explore com eles oralmente, questionando-os:

  • Essa barata é a mesma da história?
  • Qual é sua maior característica?
  • É legal mentir? Por quê?

Em seguida, reproduza e explore a letra da música com os alunos, veja um exemplo:

A Barata Diz Que Tem

Cantigas Populares

A Barata diz que tem sete saias de filó
É mentira da barata, ela tem é uma só
Ah ra ra, iá ro ró, ela tem é uma só !

A Barata diz que tem um sapato de veludo
É mentira da barata, o pé dela é peludo
Ah ra ra, Iu ru ru, o pé dela é peludo !

A Barata diz que tem uma cama de marfim
É mentira da barata, ela tem é de capim
Ah ra ra, rim rim rim, ela tem é de capim

A Barata diz que tem um anel de formatura
É mentira da barata, ela tem é casca dura
Ah ra ra , iu ru ru, ela tem é casca dura

A Barata diz que tem o cabelo cacheado
É mentira da barata, ela tem coco raspado
Ah ra ra, ia ro ró, ela tem coco raspado

Fonte: Sítio com a letra da música “A Barata Diz Que Tem” e vídeo, disponível em http://letras.mus.br/cantigas-populares/983976/ - Acesso em: 01 de maio 2013.

Atividades a partir da música

  1. Quantas saias a Barata tem de verdade?
  2. Circule no texto a palavra Barata. Em seguida conte quantas vezes essa palavra aparece no texto da música e registre abaixo.
  3. Escreva abaixo uma palavra que rime com:

FILÓ:

MARFIM:

VELUDO:

FORMATURA:

Fazendo arte: construindo uma maquete

Proponha aos seus alunos que construam uma maquete representando a música " A Barata Diz Que Tem". Para tanto, providencie materiais como: copos descartáveis, palitos de picolé, cola, tesoura sem ponta, lápis de cor, dentre outros, e disponibilize para eles utilizarem na construção da maquete.

Você poderá expor a maquete dos seus alunos, para tanto, convide os pais e familiares para apreciarem o trabalho.

Recursos Complementares

Sítio com a letra e vídeo da cantora ELIANA cantando  DONA BARATINHA: : http://letras.mus.br/eliana/813563/- Acesso em: 01 de maio 2013.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES SOBRE A HISTÓRIA DONA BARATINHA: http://brincandocomcores.blogspot.com.br/2009/05/atividades-da-historia-dona-baratinha.html - Neste sítio são apresentadas algumas atividades interessantes sobre a história Dona Baratinha. Acesso em: 01 de maio 2013.

Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – Avaliação no ciclo de alfabetização, MEC. 2012, p. 24- 29. Observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se eles: realizaram a interpretação oral da história; produziram tentativas de escrita de textos e palavras aproximando-se da escrita convencional; resolveram situações problema; reconheceram a estrutura de gêneros textuais como cantigas, receitas, convites e listas; souberam organizar dados em gráficos; realizaram contagem e notação numérica de forma convencional. Registre suas observações para orientar seu planejamento.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

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Opiniones

  • Irma Lamin Domingues, Centro Educacional Rosinha de Souza em Itajaí , Santa Catarina - dijo:
    irmalamin@outlook.com

    02/10/2013

    Cinco estrelas

    Quando ouvi pela primeira vez a música em uma apresentação fabulosa me apaixonei pela estória de Dona Baratinha . Mas o que a Laís fez junto com Ana Maria e Denize é fantástico ,maravilhoso. Parabéns .De Irma


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